Вы находитесь на странице: 1из 31

TTULOS DE CRDITOS

LETRA DE CMBIO

A origem desse ttulo de crdito (ordem de pagamento), remota ao sculo XIV, e segundo os estudiosos j era praticada entre os assrios e entre os hebreus, sob a denominao de littera cambii. Os romanos, que praticaram as operaes de remessa de dinheiro entregue numa praa, para ser restituda em outra, chamava-a de pecnia trajecticia.

DECRETO LEI N 2.044/1908 No Brasil, data de 1908 o Decreto 2.044 que regula e disciplina as normas sobre o Instituto da Letra de Cmbio e da Nota Promissria.

Em junho de 1930, o Brasil subscreveu um Tratado (convnio, acordo, declarao ou ajuste firmado entre duas, ou mais naes, em virtude do que os pases signatrios se obrigam a cumprir e respeitar as clusulas e condies que no tratado contm) Internacional denominado de Conveno de Genebra, se incorporando desse modo, as demais naes, na obedincia a uma lei que regula, que disciplina de maneira uniforme as regras sobre as Letras de Cmbio e a Nota Promissria. Registre-se, j quela poca, a existncia no Brasil do Decreto Lei de n 2.044/1908, que assim, passou a ter em vigor 02 (duas) leis. A partir de 1942, se estabeleceu uma discusso interna, sobre qual

ordenamento jurdico se deveria obedecer, j que, no Brasil existia h mais de 34 (trinta e quatro) anos uma regulamentao interna, e para que se desse cumprimento integral a regulamentao da Conveno de Genebra, era necessrio a revogao (cessao da obrigatoriedade da lei, supresso ou cassao da lei) do nosso Decreto Lei.

A Conveno de Genebra possibilitava aos pases subscritores do Tratado determinadas reservas (determinado direitos) e dessa forma, o Brasil se reservou ao direito de aplicar internamente, de forma parcial, a Lei Uniforme, assim, passou a fazer uso tanto da Lei Internacional Uniforme de Genebra como do Decreto Lei 2.044/1908 de indiscutvel qualidade tcnica.

Sendo a LETRA DE CAMBIO uma ordem de pagamento, quando se materializa temos 03 situaes jurdicas que nascem juntamente com o ttulo. A primeira situao jurdica da pessoa que d a ordem, que determina que a quantia descrita no ttulo seja paga por uma pessoa a outra pessoa, este o sacador. A segunda situao jurdica daquela pessoa para quem a ordem dirigida, que dever efetuar o pagamento da importncia constante da Letra de Cmbio, esta o sacado. E, finalmente, a terceira situao jurdica que a do beneficirio, daquela pessoa a favor de quem foi feita a ordem de pagamento, o credor/tomador.

Do Saque:
Saque o prprio ato de criao de emisso da Letra de Cmbio. A partir desse momento, desse ato de criao, desse ato de emisso, o Tomador (aquela terceira pessoa que favorecida, que o credor), fica autorizado a procurar o Sacado (pessoa a quem a ordem de pagamento dirigida), para diante de certas condies, receber dele (sacado), a quantia expressa no ttulo. Desse modo, fica claro que para a formalizao da Letra de Cmbio, necessrio a participao de 03 (trs) diferentes pessoas, a saber: Sacador pessoa que d a ordem de pagamento, ou seja, aquele que determina que certa quantia seja paga por uma pessoa a outra pessoa.

Sacado ou Aceitante pessoa a quem a ordem de pagamento dirigida para a realizao do pagamento ordenado. Tomador ou Credor pessoa beneficiria da ordem de pagamento, quela em favor de quem se fez o ttulo de crdito. A Lei Uniforme (Conveno de Genebra), que nos referimos no incio do assunto, estabelece alguns requisitos indispensveis para que a Letra de Cmbio se revista dos efeitos cambiais previstos na lei. So eles: 1 - A expresso Letra de Cambio deve ser inscrita no corpo do ttulo e na lngua do pas de sua emisso; 2 - O mandado (determinao) para o pagamento da quantia expressa no ttulo;

3 - O nome do sacado e sua identificao atravs do RG, CPF/MF, TTULO DE ELEITOR ou CARTEIRA PROFISSIONAL (CTPS); 4 - O lugar do pagamento ao lado do nome do sacado onde tambm fica entendido como sendo o domiclio deste; 5 - O nome do tomador/credor. Por essa regra, fica claro que no se admite que esse ttulo Letra de Cmbio seja sacada ao portador; 6 - Local e data do saque; 7 - Finalmente, a assinatura do sacador

Se o sacador ou outro qualquer obrigado cambial no souber ou no poder assinar o ttulo, o procurador designado para o ato, somente poder faz-lo atravs de procurao pblica com poderes especiais para esse ato. No admissvel a utilizao de chancela mecnica na Letra de Cmbio.

Do Aceite: O sacado pelo fato do sacador lhe ter endereado a Letra de Cmbio, no tem obrigao cambial. Ele (sacado) s se vincula ao ttulo na ocasio em que concordar, em que aceitar atender ordem que lhe dirigida. Assim, podemos definir aceite como sendo a concordncia dada pelo sacado ao aceitar, ao acolher a letra de cmbio, no sendo, portanto, obrigado a aceitar o ttulo. O aceite resulta da assinatura do sacado no ttulo, ocasio em que, a partir desse momento passa a ser o principal devedor de letra de cmbio. Dessa forma, por ocasio do vencimento, o credor deve procurar inicialmente o aceitante (sacado) para cobrar o seu pagamento.

Como o sacado no est obrigado a aceitar a letra de cmbio, a recusa do aceite considerada uma atitude lcita. Entretanto, quando isso ocorre, para resguardar os interesses do credor/tomador, ocorre uma espcie de sano (penalizao), que vem a ser a antecipao do seu vencimento, o que significa dizer que, quando o sacado no aceitar ordem de pagamento que lhe foi dirigida, o credor/tomador poder cobrar de imediato o ttulo do sacador, j que o seu vencimento ficou, por fora de lei, antecipado em razo da recusa do aceite. A lei tambm prev o que denomina de prazo de respiro que vem a ser o prazo de 24 (vinte e quatro) horas depois, para que o sacado possa fazer consultas com vistas a aceitar ou recusar o aceite.

Do Endosso: A regra que a Letra de Cmbio um ttulo de crdito sacado a ordem Isso quer dizer que o credor pode negociar o crdito atravs da transferncia da titularidade chamada de endosso. Endossante e/ou Endossador o alienante do crdito. Endossatrio o adquirente do crdito. Ao endossar o ttulo, o endossante deixa de ser o credor da letra de cmbio transferindo esse direito ao endossatrio. O endosso produz, em princpio, 02 (dois) efeitos: 1 PRINCPIO transfere a titularidade do crdito; 2 PRINCPIO vincula o endossante ao pagamento do ttulo na qualidade de coobrigado.

O endosso sem garantia previsto no art. 15 da Lei Uniforme, no vincula o endossante ao pagamento do ttulo. Dessa forma, podemos conceituamos endosso como sendo o ato atravs do qual o proprietrio de uma letra de cmbio transfere a propriedade desse ttulo atravs da oposio de sua assinatura no verso do ttulo, para outrem, transferindo-lhe o direito originrio.

Do Aval:
O avalista garante o pagamento do ttulo em favor do devedor principal ou de um coobrigado. Para a lei, o avalista to responsvel quanto pessoa avalizada, contudo, sua obrigao autnoma, j que a nulidade da obrigao do avalizado no compromete sua obrigao. O aval resulta da simples assinatura do avalista no anverso da letra de cmbio. O aval pleno tambm chamado de aval em preto aquele que identifica o avalista. O aval representa uma obrigao oferecida por terceiro onde exista obrigao a pagar e no se confunde com a fiana j que o aval tido como uma garantia solidria.

Finalmente, diante do que aqui ficou apresentado, podemos concluir que: a obrigao do fiador acessria em relao do afianado (art.837 do CC), enquanto a obrigao do avalista autnoma, ou seja, independe da do avalizado.

NOTA PROMISSRIA

Assim como a Letra de Cmbio, a Nota Promissria se submete as disposies contidas na Lei Uniforme. Classificada tambm como ttulo de crdito, a nota promissria uma promessa de pagamento feita por uma pessoa outra pessoa. quele que promete o pagamento da quantia determinada na nota promissria, chamado de sacador/emitente ou subscritor, enquanto a quem se destina a promessa chamado de sacado/beneficirio. A nota promissria para se revestir do carter de legalidade deve possuir alguns requisitos previstos na lei uniforme, que so os seguintes:

1 - a expresso nota promissria deve ser escrita no corpo do ttulo, na ortografia do pas de sua redao; 2 - a promessa incondicional do pagamento da quantia determinada que lhe contem. 3 - nome do sacado/beneficirio a nota promissria no um ttulo sacado ao portador; 4 - data do pagamento saque 5 - local do saque; 6 - assinatura do sacador/emitente e sua identificao atravs do RG, CPF/MF, Ttulo de Eleitor ou CTPS. A Nota Promissria deve conter a data e local de pagamento.

O regime jurdico aplicvel na Letra de Cmbio para o endosso, aval, vencimento, pagamento, entre outros, so os mesmos aplicveis Nota Promissria Por ser a Nota Promissria uma promessa de pagamento no lhe aplicvel as mesmas normas da Letra de Cmbio que como j expressamos anteriormente, uma ordem de pagamento. Assim, o aceite, o vencimento antecipado por recusa de aceite, clusula no aceitvel, entre outras, no se aplicam a Nota Promissria. Quem subscreve a Nota Promissria, seu devedor principal, sua responsabilidade assemelhada a figura do aceitante na Letra de Cmbio.

Mesmo no admitindo o aceite a Nota Promissria pode ser emitida a certo tempo de seu vencimento. Quando isso ocorre, o credor deve apresentar o ttulo para receber a chancela, o visto do emitente, no prazo de um ano do saque. Comentamos anteriormente os institutos do endosso e do aval e para verificarmos a diferena de ambos, basta observarmos que o endosso sempre transfere a propriedade do ttulo, enquanto o aval se apresenta exclusivamente como uma garantia.

CHEQUE (Lei n 7.357/1985)

De logo podemos definir o que venha ser Cheque que uma ordem de pagamento vista, paga por um banco (sacado), quando da existncia de saldo disponvel (proviso de fundos), depositado pelo emitente/sacador A lei n 7.357/1985, tambm conhecida como lei do cheque considera nula, ineficaz qualquer clusula escrita no cheque, ou mesmo acordo entre as partes, que fuja a natureza desse ttulo de crdito, que uma ordem de pagamento vista. Por esta regulamentao, o acerto entre as partes e a emisso de um cheque para data futura, os chamados cheques pr-datados, no produz efeito cambial, pois se assim fosse, o cheque seria considerado um ttulo de crdito a prazo.

Mesmo que o cheque seja ps-datado, sua apresentao ao banco/sacado quando existir provises, ser pago. O banco/sacado no tem obrigao cambial, assim, o credor no pode responsabilizar o banco/sacado pela falta de proviso financeira do emitente/sacador, para pagamento do cheque. A instituio financeira s responsabilizada quando realiza pagamento indevido do cheque, como por exemplo: paga cheque cruzado diretamente ao seu portador. A proviso de fundos existente na conta-corrente de propriedade do correntista/sacador. A exemplo dos demais ttulos de crdito, cheque deve obedecer as seguintes regras:

1 - a expresso cheque escrita no texto do ttulo, na lngua de sua redao (art. 1, I da lei n 7.357/85); 2 - ordem para pagamento da quantia que nele se contm (art. 4 da lei n 7.357/85); 3 - identificao do banco/sacado (art. 1, III). O Brasil no admite a emisso de cheque contra sacado que no seja estabelecimento bancrio (art. 3 da lei n 7.357/85); 4 - local ou indicao do local de pagamento, ao lado do nome do banco/sacado (art. 1, IV e 2, I e II da lei n 7.357/85); 5 - data da emisso (art. 1. V);

6 - assinatura do emitente/sacador, ou seu mandatrio com poderes especiais, por exemplo: emisso de cheque por pessoa jurdica, assinado pelo gerente da empresa, o qual recebeu poderes especiais para realizao dessa operao. No cheque admissvel o uso da chancela mecnica (art. 1 VI, nico). O sacador/emitente identificado a exemplo dos demais ttulos de crdito atravs do seu RG, CPF/MF, Ttulo de Eleitor ou CTPS, sendo o mais comum a identificao atravs do CPF/MF. O cheque um ttulo chamado modelo vinculado, ou seja: recebe uma padronizao que fornecida pelo banco/sacado em forma de talo ao correntista.

Modalidades de cheques:
1 - cheque visado quele em que o banco/sacado declara suficincia de fundos, a pedido do emitente/sacador. O banco/sacado deve reservar o valor em conta-corrente para pagamento por ocasio da apresentao do cheque (art. 7, 1). 2 - cheque administrativo o cheque sacado pelo banco contra um dos seus prprios estabelecimentos. Sacador e sacado so identificados no cheque administrativo exemplo: emisso de travellercheck (cheque de viagem), o qual firmado pelo credor/emitente em dois momentos. Na aquisio e na liquidao.

3 - cheque cruzado a aposio pelo emitente/sacado ou portador, no anverso do cheque, mediante a colocao de duas linhas ou traos transversais.

A lei prev prazo para apresentao do cheque. Quando o cheque for da mesma praa, o prazo de 30 dias de sua emisso, sendo de 60 dias para os emitidos em outra praa (art. 33 da lei n 7.357/1985).
Quando o credor deixa de observar esses prazos fica sujeito as seguintes sanes:

a) perda do direito de executar os coobrigados do cheque (endossantes e avalistas); b) perda do mesmo direito contra o emitente do cheque (se existia fundos durante o prazo de sua apresentao art. 47, II 3 da lei do cheque). A lei prev 02 (duas) formas de sustao do cheque: 1 atravs da revogao tambm chamada de contra-ordem (art. 35 da lei do cheque); 2 atravs da oposio quando existir fundadas razes, por exemplo: extravio ou roubo do cheque (art. 36).

O cheque pode servir como prova de pagamento ou extino de uma obrigao na forma do art. 28 da lei do cheque. Finalmente, a emisso de cheque sem fundos tipificada como crime de fraude por pagamento de cheques (art. 171, 2 do Cdigo Penal, - Pena: Recluso de 1 a 5 anos + multa. A emisso de cheques sem proviso de fundos considerado um crime doloso. O correntista que tem o mesmo cheque devolvido 2 (duas) vezes por insuficincia de fundos ser inscrito no cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central do Brasil.

Cabe aqui referenciar, que muito embora o CC atravs dos arts. 887 a 926 traga normas sobre ttulos de crdito, estas s so aplicveis quando a lei especfica for lacunosa (regra do art. 903). Dessa maneira, a Letra de Cmbio e a Nota Promissria no se submetem as normas contidas no CC por fora do disciplinamento presente na Lei Uniforme de Genebra. O Cheque de igual maneira, pelo regramento da Lei n 7.357/1985, no recorre as normas do CC. Assim, as normas do CC se aplicam ao Warrant (ttulo de garantia) Agropecurio, ao Conhecimento de Depsito (ttulo de emisso dos armazns de depsitos em favor do depositante, como prova da existncia da mercadoria no depsito) Agropecurio (Lei 11.076/04) e a Letra de Arrendamento Mercantil (Lei 11.882/08).

Вам также может понравиться