Вы находитесь на странице: 1из 14

Modernizao do reino na segunda metade do sc.

XIX (1850-1900)

Depois da guerra civil os liberais puderam finalmente tomar medidas para desenvolver o reino, tornando assim a 2 metade do sc. XIX um tempo de regenerao.

MODERNIZA O DO REINO

ATIVIDADES PRODUTIVAS

TRANSPORTES E COMUNICAES

RECENSEAMENTOS, ENSINO E DIREITOS HUMANOS

ATIVIDADES PRODUTIVAS

1) 2) 3)

Modernizao da Agricultura Desenvolvimento da minerao Modernizao da Indstria

BENEFCIOS: - Melhor aproveitamento dos recursos - Maior produo - Menor n de trabalhadores PROBLEMAS: Acidentes Trabalho infantil

Poluio

Agricultura

Morgadio - direito que tinha o filho mais velho de herdar quase todos os bens paternos. Baldio terrenos no cultivados que pertencem a toda a comunidade. Pousio perodo de tempo durante o qual no se semeava a terra para ela descansar. Alternncia de culturas nova tcnica agrcola que permitia cultivar as terras todo o ano, variando os produtos cultivados.

Indstria
A mquina a vapor permitiu produzir-se produtos mais rapidamente e com menos mo-de-obra. O carvo era utilizado para muitos fins; para combustvel para as caldeiras das mquinas a vapor, combustvel para os altos-fornos, combustvel para uso caseiro e para a produo de gs para a iluminao pblica.

Explorao mineira Com a industrializao do pas e com a mquina a vapor a ser aplicada na minerao, a extrao mineira ser desenvolvida. O ferro, o cobre e o carvo eram

TRANSPORTES E COMUNICAES

1) Modernizao das vias de comunicao e meios de transporte 2) Inovaes nos meios de comunicao de ideias e informaes
Deslocaes mais rpidas, baratas e seguras Maior circulao de pessoas e mercadorias Maior troca de ideias

BENEFCIOS

PROBLEMAS

Grande consumo de carvo Mquinas caras

Em meados do sc. XIX Portugal tinha uma rede de estradas insuficiente e mal distribuda (existia sobretudo no litoral)e no tinha caminhos-de-ferro. Foi ento que Fontes Pereira de Melo apostou nas vias de comunicao , pois sabia que sem elas no era possvel o desenvolvimento econmico, social e cultural. Foram construdos muitos quilmetros de estradas macadamizadas onde circulavam as diligncias e a mala-posta. Tambm nas cidades surgem transportes colectivos, o americano que deslizava sobre carris e a chora carro de 4 rodas que era puxado por cavalos Comea a construo das vias de caminhos-de-ferro, tornando o comboio o meio de transporte mais importante da poca.

Comunicaes
As comunicaes vo ser igualmente desenvolvidos, os correios passaram a utilizar o selo adesivo, as cartas eram entregues atravs da mala-posta e mais tarde pelo comboio, surge o marco do correio para receber os envelopes postais. O telgrafo e o telefone surgiram tambm nesta altura e que permitiram uma maior facilidade na comunicao distncia. Neste perodo iniciou-se a publicao de jornais que depois eram entregues pelos ardinas.

RECENSEAMENTO, ENSINO E DIREITOS HUMANOS

1) Contagem da populao 2) Reformas do ensino


Saber o n total de portugueses Criao de escolas e liceus Acabar com a pena de morte e a escravatura

BENEFCIOS

PROBLEMAS

Continuaram a existir muitos analfabetos e muitas injustias

Os governos liberais criaram medidas para a defesa dos direitos humanos que foram, a abolio da pena de morte e acabaram com escravatura em todos os territrios portugueses.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_e mbedded&v=6oF7Y9Qq5dw

A vida quotidiana da (os) actividades

burguesia Profisses importantes (mdicos, advogados, membros do governo, banqueiros) e cargos tambm importantes. Seguia moda dita por paris

camponeses Trabalhos agrcolas e criao de gado

vesturio

Variava conforma as regies, o clima e as actividades que praticava, roupa prtica e fato domingueiro Po de milho ou centeio, sopa, azeitonas, um pouco de bacalhau, sardinha salgada e gordura de porco. Danas, jogos populares, festas religiosas

alimentao

Abundante e variada

diverses

Festas, bailes, pera, teatro e cinema

Вам также может понравиться