Вы находитесь на странице: 1из 19

ESTUDO DAS SOLUES

Professora:Michelli Costa

SOLUES
So

misturas homogneas de duas ou mais substncias. So formadas por dois componentes: Soluto (menor quantidade disperso) e o Solvente (maior quantidade dispersante).

MTODO PARA PREPARO LABORATORIAL DE


UMA SOLUO AQUOSA MATERIAL PARA MEDIDA DE VOLUME: Bquer: pouco preciso; apenas fornece medidas aproximadas de volume. Erlenmeyer:tambm pouco preciso; apenas fornece medidas aproximadas de volume. Proveta: um pouco mais precisa que o bquer e o erlenmeyer, fornecendo medidas razoveis para procedimentos que no exijam preciso muito grande. Balo volumtrico: apresenta um trao de calibrao a uma certa temperatura. Assim como a pipeta volumtrica, esse balo permite medir

Com boa preciso, na temperatura indicada, um dado volume de lquido. Nos laboratrios so comuns bales de 50ml,100ml,250ml,500ml, 1000ml,2000ml. Bureta: um instrumento de maior preciso que a proveta e til para medir de o volume de soluo adicionado a um frasco.

O preparo de uma soluo aquosa.(prtica).

CLASSIFICAO DAS SOLUES


Quanto ao estado fsico as solues podem ser: Solues Slidas: Ligas metlicas Solues Lquidas: Vinagre Solues Gasosas: O ar (mistura de gases).

CLASSIFICAO DAS SOLUES


Quanto a natureza do soluto : Moleculares ou inicas Moleculares: contm somente molculas dispersas. Exemplo: sacarose (C12H22O11) em gua . Inicas: so as que apresentam ons e molculas ou somente ons dispersos.Exemplo:NaCl na gua. As solues inicas tambm so chamadas de eletrolticas, pois conduzem corrente eltrica.

MECANISMO DA DISSOLUO

o mecanismo em que as substncias se dissolvem, atravs de foras intermoleculares que unem as partculas. As foras intermoleculares podem ser de dois tipos: Pontes de hidrognio e ligaes de Van der Walls As pontes de hidrognio esto presentes nas substncias polares, j as ligaes de Van der Walls esto presentes nas substncias apolares. As substncias polares s se dissolvem em solventes polares e as substncias apolares em solvente apolares, assim diz a regra da solubilidade Semelhante dissolve Semelhante.

EXEMPLOS
gua

e sal so substncias polares formadas por pontes de hidrognio. gua e leo so substncias apolares formadas por ligaes de Van der walls. Substncias polares no se dissolvem em apolares e vice-versa.

DISSOLUO ENTRE ONS NA C L E H2 O

FENMENO DA SATURAO
Por

exemplo: quando colocamos muito sal em gua, chega a um ponto em que o sal no se dissolve, ficando no fundo do recipiente, dizemos ento que a soluo alcanou o ponto de saturao. O ponto de saturao de uma soluo depende do soluto, solvente e das condies fsicas. Coeficiente de solubilidade: quantidade necessria de uma substncia para se dissolver em uma quantidade de solvente a certa temperatura e presso.

CLASSIFICAO DAS SOLUES


QUANTO AO PONTO DE SATURAO Insaturadas: pouco soluto para uma certa quantidade de solvente (no alcana o coeficiente de solubilidade). Saturadas: Quantidade ideal de soluto para o solvente (atingem o coeficiente de solubilidade). Supersaturadas: Quantidade de soluto mais do que o ideal para a quantidade de solvente (ultrapassa o coeficiente de solubilidade), esse tipo de soluo forma corpo de fundo ou corpo de cho.

EXEMPLO DE SOLUES INSATURADAS,


SATURADAS E SUPERSATURADAS

CURVAS DE SOLUBILIDADE

So grficos que apresentam a variao dos coeficientes de solubilidade das substncias em funo da temperatura.

CURVAS DE SOLUBILIDADE

OBSERVAES
A solubilidade

aumenta com a

temperatura. Curvas de solubilidade crescentes indicam maior dissoluo. Curvas de solubilidade decrescente menor dissoluo. Os gases so em geral pouco solveis em liquidos.

SOLUBILIDADE DE GASES EM LQUIDOS


Os gases so em geral pouco solveis em lquidos, portanto: Quanto maior temperatura= menor solubilidade Quanto menor temperatura=maior solubilidade Quanto maior presso= maior solubilidade Quanto menor presso= menor solubilidade Exemplo: O CO2 presente em refrigerantes, tende a ser expulso pelo lquido quando aberto formando assim espumas.

CONCENTRAO COMUM
Concentrao comum de uma soluo expressa a massa do soluto presente em um certo volume da soluo. Concentrao = quantidade de soluto (g) volume da soluo ( L) Ex. havendo 20 g de NaCl em 1 litro de soluo

SAIBA MAIS !

O monxido de carbono (CO) um subproduto da combusto da gasolina que afeta gravemente a nossa sade. Esse gs impede o transporte de oxignio atravs do sangue ,produz diminuio da viso e da coordenao motora . Se os nveis de CO no ar excedem a tolerncia (9ppm),isso pode ocasionar perda de conscincia, inclusive morte.

QUMICA A CINCIA DO CONHECIMENTO

OBRIGADO PELA ATENO Adoro vocs!!! Tia MI.

Вам также может понравиться