Вы находитесь на странице: 1из 26

RESISTNCIA DOS MATERIAIS

TORO

Aplicao do mtodo das sees


Assim como no caso de vigas solicitadas externamente, onde os esforos internos podem ser determinados pelo mtodo das sees, os esforos internos em eixos de seo circular solicitados por torques externos tambm podem. Considere ento o eixo solicitado por torques em 3 pontos ao logo do seu comprimento. O torque interno no trecho AB pode ser determinado da seguinte forma.

Premissas Bsicas
a) Uma seo inicialmente plana, perpendicular ao eixo de seo circular, permanece plana aps a aplicao dos torques. b) Em um membro circular sujeito ao de um torque, as deformaes angulares variam linearmente a partir do eixo central. Isto significa que as linhas radiais nos planos ao longo do eixo x permanecem retas aps a deformao. Observao: Estas premissas so vlidas somente para eixos de seo circular.

A frmula da toro
Para o caso linearmente elstico, a Lei de Hooke se aplica = G

O torque interno na seo transversal a soma dos torques infinitesimais atuantes em cada rea dA. onde o momento polar de inrcia de rea J dado da forma:

O momento polar de inrcia para o caso particular de uma seo circular da seguinte forma: onde d o dimetro da seo transversal. Substituindo a eq. (5.3) na eq. (5.1), a expresso da tenso mxima atuando na superfcie mais externa do eixo :

A tenso num ponto qualquer da seo circular distante do centro : Para tubos circulares de raio interno b e raio externo c, o momento polar de inrcia pode ser calculado como segue:

OBSERVAES SOBRE A FRMULA DA TORO

Observao Importante: Para o caso de materiais anisotrpicos (diferentes propriedades mecnicas nas direes x, y e z ) como por exemplo a madeira, o eixo se rompe ao longo de um plano paralelo ao eixo x.

Exemplo 1
Um eixo macio de raio c sujeito um torque T. Determine a frao de T que resistida pelo material contido na regio externa do eixo, de raio interno c/2 e raio externo c.

DESENVOLVIMENTO - SOLUO

A frao de T que resistida pela parte externa do eixo, T, pode ser calculada da forma:

E a expresso do torque total T sobre a rea :

Logo a relao dos torques ser:

Concluso: aprox 94% do torque resistido pela rea externa

Exemplo 2
O acoplamento abaixo usado para conectar dois eixos. Assumindo que a tenso de cisalhamento nos parafusos uniforme, determine o nmero de parafusos para que a mxima tenso de cisalhamento no eixo seja igual a tenso de cisalhamento nos parafusos. Cada parafuso tem dimetro d e est distante R do cento do eixo.

Impondo o equilbrio esttico na poro do eixo: T=n.V.R onde n nmero de parafusos, V o esforo cortante em cada parafuso e R a distncia do centro do parafuso at o centro do eixo. A tenso mdia nos parafusos pode ser calculada da seguinte forma:

Logo, o esforo cortante em cada parafuso V :

Sabe-se que a tenso mxima no eixo :

Da imposio do problema, m = max. Logo:

Da relao entre o torque T e o cortante V, temos:

Assim, o nmero necessrio de parafusos :

Projeto de membros circulares em toro


Uma vez conhecido o torque a ser transmitido pelo eixo, e selecionado a mxima tenso de cisalhamento, as propores do membro tornam-se fixas. Assim, tem-se:

O parmetro J/c utilizado para projetar eixos macios ou perfurados.

Exemplo 3
Selecione dois eixos macios para transmitir 200 CV de potncia cada um, de forma que nenhum deles ultrapasse a tenso de cisalhamento de 7 kgf/mm. Um desses eixos deve operar a 20 rpm, e o outro a 20.000 rpm. (1CV = 4500 kgf.m/min, (rad/min) = 2N(rpm))

Eixo 1:

Eixo 2:

Вам также может понравиться