Вы находитесь на странице: 1из 35

CHEQUE

- Decreto 57.595/66 Introduziu a Lei Uniforme sobre Cheques - Genebra - Lei 7.357/85 Adequao da legislao interna LUC
Ordem de pagamento vista, sacada contra um banco e com base em suficiente proviso de fundos depositados pelo sacador em mos do sacado ou decorrente de contrato de abertura de crdito. INTERVENIENTES EMITENTE ou SACADOR o correntista legitimado a emitir o cheque sobre os fundos disponveis. Quem d a ordem de pagamento para o banco (sacado), aps verificao de fundos, pagar. SACADO banco ou instituio financeira a ele equiparado, que detm os fundos disposio do sacador. BENEFICIRIO, TOMADOR ou CREDOR a pessoa a quem o sacado (banco) deve pagar a ordem emitida pelo sacador.
O EMITENTE quem se obriga com o BENEFICIRIO O SACADO (banco) no tem obrigao cambial

CHEQUE

banco, ou instituio financeira equiparada (art. 3 L. 7.357/85)

EMITENTE ou SACADOR

d a ordem para pagar

SACADO
obedece a ordem - paga

TOMADOR, BENEFICIRIO ou CREDOR


Pode ser o prprio sacador

O cheque ordem de pagamento vista, mesmo que com data ps-datada; O cheque pagvel no dia da apresentao, sendo a data futura considerada como no escrita. O cheque tem natureza pr solvendo no tem fora liberatria da obrigao causal

O banco no tem nenhuma obrigao cambial, no garante o pagamento do cheque, nem pode garanti-lo, pois a lei probe o aceite, o endosso e o aval de sua parte (Lei 7.357/85 - arts. 6; 18, 1 e 29).

CHEQUE

SACADO

TOMADOR, BENEFICIRIO ou CREDOR

SACADOR ou EMITENTE

CHEQUE
REQUSITOS REQUISITOS ESSENCIAIS DO CHEQUE (Art. 1 - L. 7.357/85) 1 - a denominao cheque inscrita no contexto do ttulo e expressa na lngua em que este redigido;

2 - a ordem incondicional de pagar quantia determinada;


3 - o nome do banco ou da instituio financeira que deve pagar (sacado); 4 - a indicao da data de emisso; 5 - a assinatura do emitente (sacador), ou de seu mandatrio com poderes especiais (pode ser por por chancela mecnica ou processo equivalente)

CHEQUE
REQUSITOS

REQUISITOS NO ESSENCIAIS DO CHEQUE (Art. 2 Art. 1 - L. 7.357/85) 1. Lugar do pagamento - omisso lugar designado ao lado do nome do sacado (BANCO)
2. Lugar de emisso - omisso no lugar designado, ao lado do nome do sacador Art . 2 O ttulo, a que falte qualquer dos requisitos enumerados no artigo precedente no vale como cheque, salvo nos casos determinados a seguir: I - na falta de indicao especial, considerado lugar de pagamento o lugar designado junto ao nome do sacado; se designados vrios lugares, o cheque pagvel no primeiro deles; no existindo qualquer indicao, o cheque pagvel no lugar de sua emisso; II - no indicado o lugar de emisso, considera-se emitido o cheque no lugar indicado junto ao nome do emitente

CHEQUE
Formas de emisso Ao portador at o valor de R$ 100,00. Art. 69 - L. 9.069/95 Nominal a partir de R$ 100,00 obrigatrio cheque nominal VISADO - aquele em que o sacado deve reservar, da conta corrente do sacador, em benefcio do credor, quantia equivalente ao valor do cheque, durante o prazo de apresentao. ADMINISTRATIVO - aquele emitido pelo prprio banco (sacado e sacador). tambm denominado cheque de tesouraria, de caixa ou bancrio . CRUZADO (em branco ou em preto) - atravessado em sua face por duas linhas paralelas em diagonal. . Significa que o cheque somente pode ser pago mediante crdito em conta. . O cruzamento pode ser geral, quando no indica o nome do banco, ou especial, quando o nome do banco aparece entre os traos de cruzamento. . O cruzamento no pode ser anulado.

CHEQUE
VISADO - aquele em que o sacado deve reservar, da conta corrente do sacador, em benefcio do credor, quantia equivalente ao valor do cheque, durante o prazo de apresentao. (art. 7)

CHEQUE
CRUZADO (em branco ou em preto) - atravessado em sua face por duas linhas paralelas em diagonal. Significa que o cheque somente pode ser pago mediante crdito em conta.
Art . 45 O cheque com cruzamento geral s pode ser pago pelo sacado a banco ou a cliente do sacado, mediante crdito em conta. O cheque com cruzamento especial s pode ser pago pelo sacado ao banco indicado, ou, se este for o sacado, a cliente seu, mediante crdito em conta. Pode, entretanto, o banco designado incumbir outro da cobrana..

CHEQUE
PARA SER CREDITADO EM CONTA
Art . 46 O emitente ou o portador podem proibir que o cheque seja pago em dinheiro mediante a inscrio transversal, no anverso do ttulo, da clusula para ser creditado em conta, ou outra equivalente. Nesse caso, o sacado s pode proceder a Ianamento contbil (crdito em conta, transferncia ou compensao), que vale como pagamento. O depsito do cheque em conta de seu beneficirio dispensa o respectivo endosso.

CHEQUE EM BRANCO
aquele preenchido de forma incompleta, desfalcado de algum dos requisitos e que, posteriormente, antes de sua apresentao, completado pelo portador ou beneficirio Art . 16 Se o cheque, incompleto no ato da emisso, for completado com inobservncia do convencionado com a emitente, tal fato no pode ser oposto ao portador, a no ser que este tenha adquirido a cheque de m-f.

CHEQUE
ACEITE
No h de se falar em aceite, pois trata-se de uma ordem de pagamento vista (art. 6).
O sacado (banco) no assume qualquer obrigao cambiria.

ENDOSSO

Mesmas regras da Letra de Cmbio.


CHEQUE

Ttulo ordem

Art . 17 O cheque pagvel a pessoa nomeada, com ou sem clusula expressa ordem, transmissvel por via de endosso. 1 O cheque pagvel a pessoa nomeada, com a clusula no ordem, ou outra equivalente, s transmissvel pela forma e com os efeitos de cesso. 2 O endosso pode ser feito ao emitente, ou a outro obrigado, que podem novamente endossar o cheque.

CHEQUE
CLUSULA NO ORDEM Deve ser expressa

CHEQUE
AVAL (art. 29 31) Mesmas regras da Letra de Cmbio. Aval em branco Em favor do emitente (sacador) art. 30, p. n.

PROTESTO
Mesmas regras da Letra de Cmbio. Somente por falta de pagamento. Pois no h aceite Substitudo por declarao da insuficincia de fundos datada e assinada pelo banco ou cmara de compensao carimbo de devoluo (art. 47, II)

CHEQUE
PRAZO PARA APRESENTAO AO PAGAMENTO
Mesma praa (cidade da emisso = cidade do sacado Praa diversa (cidade da emisso cidade do sacado

30 dias da emisso
60 dias da emisso

Perda do direito em relao aos coobrigados Apresentao fora do prazo


Perde o direito de execuo contra o emitente, se este tinha fundos disponveis durante o prazo de apresentao e os deixou de ter, em razo de fato que no lhe seja imputvel. Ex.: liquidao do banco (47, 3) Desconfigura o estelionato
Smula 600 STF . CABE AO EXECUTIVA CONTRA O EMITENTE E SEUS AVALISTAS, AINDA QUE NO APRESENTADO O CHEQUE AO SACADO NO PRAZO LEGAL, DESDE QUE NO PRESCRITA A AO CAMBIRIA.

CHEQUE
CHEQUE PR-DATADO (PS DATADO) Promessa de pagamento

Art . 32 O cheque pagvel vista. Considera-se no-estrita qualquer meno em contrrio. Pargrafo nico - O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emisso pagvel no dia da apresentao
A emisso de cheque ps-datado, popularmente conhecido como cheque prdatado, no o desnatura como ttulo de crdito, e traz como nica conseqncia a ampliao do prazo de apresentao.... (RECURSO ESPECIAL N 612.423 DF)

Prazo de apresentao

Conta a partir da data ps-datada

Apresentado antes da data prescrio conta a partir da apresentao Smula 370 STJ. Caracteriza dano moral a apresentao antecipada de cheque pr-datado

CHEQUE
SUSTAO OU OPOSIO ( art. 36) Dentro do prazo de apresentao - Ato do emitente ou portador legitimado - Durante o prazo de apresentao; - Informar as razes motivadoras do ato. Motivada por furto ou roubo apresentao do registro da ocorrncia policial

No cabe ao banco julgar o mrito das razes afirmados pelo emitente

CHEQUE
REVOGAO OU CONTRA ORDEM ( art. 35) Aps o prazo de apresentao

Ato do emitente S produz efeitos aps expirado o prazo de apresentao; Cheque pagvel no Brasil; Comunicao extrajudicial ou judicial; Informar as razes motivadoras do ato.

Motivada por furto ou roubo apresentao do registro da ocorrncia policial No ocorrendo a revogao ou contra ordem O banco deve pagar o cheque at a prescrio (35, par. n.)

No cabe ao banco julgar o mrito das razes afirmados pelo emitente 1 A oposio do emitente e a revogao ou contra-ordem se excluem reciprocamente.

CHEQUE
CHEQUE SEM FUNDOS

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa Fraude no pagamento por meio de cheque VI - emite cheque, sem suficiente proviso de fundos em poder do sacado, ou lhe frustra o pagamento.
Se o emitente pagar o cheque antes da denncia, no ficar configurado o crime de estelionato, mas, aps a denncia o fato ficar tipificado como crime. "CHEQUES SEM FUNDOS. PAGAMENTO ANTERIOR DENNCIA.AUSNCIA DE FRAUDE. FICA DESCARACTERIZADO O CRIME DO ART.171, 2, VI, DO CP SE O CHEQUE SEM FUNDOS PAGO ANTES DA DENNCIA DESDE QUE NO TENHA HAVIDO FRAUDE NA OPERAO. " (STF - RHC - rel Francisco Rezek, RTJ 130/653)

CHEQUE
INCLUSO NO CADASTRO CHEQUE SEM FUNDOS Motivos 12 - Cheque sem fundos - 2 apresentao; 13 - Conta encerrada; 14 - Prtica espria (ilegtima, ilegal) Compromisso de Pronto Acolhimento - Apresentao, no mesmo dia, mais de 3 cheques sem fundos de valor estabelecido em contrato (mximo 5 BTNs); - J tiverem sido pagos, em datas diferentes e em razo do referido Compromisso de Pronto Acolhimento, 3 ou mais cheques

CHEQUE
INCLUSO NO CADASTRO CHEQUE SEM FUNDOS

Conta conjunta Apenas o nome e o respectivo CPF do titular emitente do cheque. APELAO CVEL. NEGCIOS JURDICOS BANCRIOS. AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS. CONTA CONJUNTA. SOMENTE PODE A VIR A SER INSCRITO EM CADASTROS RESTRITIVOS AO CRDITO O PRPRIO EMITENTE DOS CHEQUES DEVOLVIDOS POR INSUFICINCIA DE FUNDOS. DANO MORAL CONFIGURADO. QUANTUM ARBITRADO. APELAO PROVIDA. (TJ-RS AC 70054393855 2013)
Ementa: APELAO CVEL. EMBARGOS AO MONITRIA. CHEQUE. LEGITIMIDADE PASSIVA. PRESCRIO. NUS DA PROVA. JUROS DE MORA. Responde isoladamente o correntista que emite cheques em conta-corrente conjunta. Solidariedade passiva no se presume. ...(Apelao Cvel N 70029781382, Dcima Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jos Francisco Pellegrini, Julgado em 07/12/2010)

EXECUO DO CHEQUE (Art . 47 ) Prazo prescrio (art. 59) Contra o emitente (e avalista) Contra os coobrigados (e avalistas) 6 meses do final do prazo para apresentao 6 meses do final do prazo para apresentao, desde que apresentado no prazo

emisso prazo de apresentao 30 ou 60 dias prazo para entrar com a execuo 6 meses

prescrio

O banco sacado deve pagar o cheque apresentado dentro do prazo de prescrio (art. 35, par. n.) COOBRIGADOS (e avalistas) entre si 6 meses do dia em que pagou o cheque ou do dia em que foi acionado.

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE

AO DE ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA (LOCUPLETAMENTO INDEVIDO) No ao executiva mas ao de pretenso condenatria ao cambial - dispensa a investigao da causa debendi - inoponibilidade das excees pessoais AO MONITRIA (ART. 1.102-A CPC)

AO ORDINRIA DE COBRANA

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE AO DE ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA (LOCUPLETAMENTO INDEVIDO)


Art . 61 A ao de enriquecimento contra o emitente ou outros obrigados, que se locupletaram injustamente com o no-pagamento do cheque, prescreve em 2 (dois) anos, contados do dia em que se consumar a prescrio prevista no art. 59 e seu pargrafo desta Lei. (L. 7.357/85 Lei do Cheque)

Prescrio 2 anos aps a prescrio ao executiva Proposta contra Emitente Endossantes Avalistas ?

(...) o portador que no exerceu a competente ao executiva contra sacador ou endossantes, no prazo legal, tem o direito de agir, j no mais cambiariamente mas ao comum, contra o sacador ou endossantes que hajam feito lucros ilegtimos sua custa. No poder agir, contudo, contra os avalistas porque esses so sempre obrigados cambirios e, prescrito o cheque, o documento perde a sua natureza cambiria para transformar-se em um quirgrafo comum. Da no ser devida a ao de locupletamento contra os avalistas, sejam eles do emitente ou dos endossantes, pois o aval, instituto cambirio, perece com a descaracterizao do cheque como ttulo cambiariforme (...). (Fran Martins. Ttulos de Crdito. Rio de Janeiro: Forense, 2008, p. 390).

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE


AO DE ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA (LOCUPLETAMENTO INDEVIDO) Proposta contra Emitente Endossantes Avalistas ?

O art. 61 prescreve que a ao de enriquecimento cabe em face do emitente e outros obrigados, que se locupletaram injustamente com o no pagamento do cheque, vale dizer, endossantes. O avalista no se locupleta com o no pagamento do cheque, porque a sua obrigao no decorre de causa alguma mas apenas de mero ato de liberalidade, tanto que o art. 25 do Anexo II da LUG a ele no se refere como devedor que tenha efeito lucros ilegtimos com o no pagamento do cheque. Assim, no cabe a ao de enriquecimento em face de avalista. Todavia, o STJ decidiu ser admissvel a ao monitria de enriquecimento sem causa em face de avalista de cheque, desde que o beneficirio demonstre, como causa de pedir na ao prpria, o locupletamento ilcito, inclusive do avalista. (Luiz Emygdio Franco da Rosa Junior. Ttulos de crdito. 3. ed. revista e atualizada, de acordo com o novo Cdigo Civil Rio de Janeiro: Renovar, 2004, p. 654.

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE


AO DE ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA (LOCUPLETAMENTO INDEVIDO) Proposta contra Emitente Endossantes Avalistas ?

Ementa: APELAO CVEL. DIREITO PRIVADO NO ESPECIFICADO. AO MONITRIA. CHEQUE PRESCRITO. AJUIZAMENTO DENTRO DO PRAZO DA AO DE LOCUPLETAMENTO. RESPONSABILIDADE DO AVALISTA AFASTADA. ... 3. No desnatura a cambiariedade do ttulo quando o ajuizamento da demanda monitria ocorre dentro do prazo previsto para a ao cambiria de locupletamento indevido (art. 61 da Lei n 7357/85). Precedentes desta Corte. Todavia, a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia assentou entendimento que, em tais casos, imprescindvel a comprovao da perfectibilizao do locupletamento dos (co)obrigados (in casu, avalista). Desnecessria tal prova somente quanto ao emitente contra o qual h presuno de locupletamento. Da por que no possui o avalista, no caso concreto, qualquer responsabilidade perante o portador do ttulo, visto que no houve comprovao de que tenha se locupletado em virtude do no-pagamento do ttulo. APELO PROVIDO EM PARTE. (TJ-RS. Apelao Cvel N 70024835571, Julgado em 07/08/2008)

Ao monitria. Cheque prescrito. Avalista. Prescrito o cheque, desaparece a relao cambial e, em conseqncia, o aval. Permanece responsvel pelo dbito apenas o devedor principal, salvo se demonstrado que o avalista se locupletou. (REsp 200492 / MG)

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE AO MONITRIA (ART. 1.102-A CPC)

Smula 299 STJ . admissvel a ao monitria fundada em cheque prescrito

DIREITO CIVIL. AO MONITRIA DE CHEQUE PRESCRITO. PRAZO PRESCRICIONAL.O prazo prescricional para propositura de ao monitria fundada em cheque prescrito de cinco anos (art. 206, 5, I, do CC), independentemente da relao jurdica que deu causa emisso do ttulo. Conforme a Sm. n. 299/STJ, admissvel a ao monitria fundada em cheque prescrito. Quanto ao prazo dessa ao, deve-se considerar que o cheque prescrito instrumento particular representativo de obrigao lquida, assim entendida aquela que certa quanto sua existncia e determinada quanto ao seu objeto, razo pela qual a ao monitria submete-se ao prazo prescricional disposto no art. 206, 5, I, do CC. Ademais, segundo a jurisprudncia do STJ, como no necessria a indicao do negcio jurdico subjacente por ocasio da propositura da ao monitria, no faz sentido exigir que o prazo prescricional para essa ao seja definido a partir da natureza jurdica da causa debendi. Precedentes citados: REsp 1.038.104-SP, DJe 18/6/2009; REsp 926.312-SP, DJe 17/10/2011; AgRg no REsp 721.029-SC, DJe 3/11/2008, e REsp 445.810-SP, DJ 16/12/2002. REsp 1.339.874-RS, Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 9/10/2012.

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE AO MONITRIA (ART. 1.102-A CPC)

Smula 299 STJ . admissvel a ao monitria fundada em cheque prescrito

Prescrio 5 anos aps a emisso do cheque ( 206, 5, I CC) Porque o cheque ordem de pagamento vista Smula 503 STJ (10/02/2014) : O prazo para ajuizamento de ao monitria em face do emitente de cheque sem fora executiva quinquenal, a contar do dia seguinte data de emisso estampada na crtula

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE AO MONITRIA (ART. 1.102-A CPC) CAUSA DEBENDI
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AO MONITRIA FUNDADA EM CHEQUE PRESCRITO. PRESCINDIBILIDADE DE DEMONSTRAO DA ORIGEM DO DBITO EXPRESSO NA CRTULA. RECURSO REPETITIVO (ART. 543-C DO CPC E RES. N. 8/2008-STJ).Em ao monitria fundada em cheque prescrito, ajuizada em face do emitente, dispensvel a meno ao negcio jurdico subjacente emisso da crtula. No procedimento monitrio, a expedio do mandado de pagamento ou de entrega da coisa feita em cognio sumria, tendo em vista a finalidade de propiciar celeridade formao do ttulo executivo judicial. Nesse contexto, h inverso da iniciativa do contraditrio, cabendo ao demandado a faculdade de opor embargos monitria, suscitando toda a matria de defesa, visto que recai sobre ele o nus probatrio. Dessa forma, de acordo com a jurisprudncia consolidada no STJ, o autor da ao monitria no precisa, na exordial, mencionar ou comprovar a relao causal que deu origem emisso do cheque prescrito, o que no implica cerceamento de defesa do demandado, pois no impede o requerido de discutir a causa debendi nos embargos monitria. Precedentes citados: AgRg no Ag 1.143.036-RS, DJe 31/5/2012, e REsp 222.937-SP, DJ 2/2/2004. REsp 1.094.571-SP, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 4/2/2013.

AO MONITRIA (ART. 1.102-A CPC)

EMBARGOS MONITRIA

PRESCRIO

... 4. Registre-se que, nesta hiptese, nada impede que o requerido oponha embargos monitria, discutindo o negcio jurdico subjacente, inclusive a sua eventual prescrio, pois o cheque, em decorrncia do lapso temporal, j no mais ostenta os caracteres cambirios inerentes ao ttulo de crdito. 5. Recurso especial provido. (REsp 926.312/SP - 17/10/2011)
CIVIL E PROCESSUAL. RECURSO ESPECIAL. MENSALIDADES ESCOLARES. COBRANA. AO MONITRIA. CHEQUES PRESCRITOS. PRESCRIO DO DIREITO DE FUNDO RECONHECIDA. ART. 178, 6, VII, DO CC DE 1916. RECURSO ESPECIAL IMPROVIDO. I. Prescritos os cheques que ensejariam a via executiva, a monitria neles embasada tem seu prazo prescricional, por sua vez, vinculado ao direito de fundo - cobranas de mensalidades escolares - pelo que o lapso extintivo de um ano, ao teor do art. 178, 6, VII, do Cdigo Civil anterior. II. Recurso especial improvido. (REsp 1127020/RN - 27/08/2010)

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE AO MONITRIA (ART. 1.102-A CPC) Proposta contra Emitente Endossantes Avalistas ?

Ementa: APELAO CVEL. DIREITO PRIVADO NO ESPECIFICADO. AO MONITORIA. CHEQUES PRESCRITOS. AGRAVO RETIDO. PRODUO DE PROVA TESTEMUNHAL. PEDIDO PREJUDICADO. DEMANDA PROCEDENTE. LEGITIMIDADE ATIVA. O endossatrio do cheque, ainda que o ttulo esteja nominal a terceiro endossante, possui legitimidade para cobrar o dbito em face do emitente da cambial PROVA DA CAUSA DEBENDI. DESNECESSIDADE. O cheque prescrito constitui documento idneo, passvel de se enquadrar no conceito de prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, exigido pelo art. 1.102-a do Cdigo de Processo Civil. Desnecessria a descrio da causa debendi na inicial, ante aplicao do art. 61 da Lei n 7.357/85. nus da prova de fato impeditivo, extintivo ou modificativo que compete parte r. Art. 333, II, do Cdigo de Processo Civil. REPUTARAM PREJUDICADO O AGRAVO RETIDO, DESACOLHERAM A PRELIMINAR E NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO DE APELAO. UNNIME. (Apelao Cvel N 70047542808, Dcima Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Pedro Celso Dal Pra, Julgado em 19/04/2012)

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE AO MONITRIA (ART. 1.102-A CPC) Proposta contra Emitente Endossantes Avalistas ?

Ementa: AO MONITRIA. CHEQUE PRESCRITO. LEGITIMIDADE DO ENDOSSANTE PARA FIGURAR NO PLO PASSIVO DA DEMANDA. Preliminar de ilegitimidade passiva afastada. O endossante do cheque prescrito, diante da sua condio de devedor, tem legitimidade para figurar no plo passivo da demanda Perdendo o cheque a eficcia de titulo executivo, passa a constituir prova escrita e idnea para servir de base ao monitria. Apelo desprovido. (Apelao Cvel N 70048496962, Dcima Quarta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Roberto Sbravati, Julgado em 17/05/2012)

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE AO MONITRIA (ART. 1.102-A CPC)

Proposta contra

Emitente

Endossantes

Avalistas ?

Ementa: APELAO CVEL. DIREITO PRIVADO NO ESPECIFICADO. AO MONITRIA. PROCESSUAL CIVIL. CHEQUE PRESCRITO. ILEGITIMIDADE PASSIVA DO AVALISTA. Prescrito o cheque perde o ttulo sua natureza cambiria. Em decorrncia, e face a vinculao estreita do aval com o direito cambirio, desaparece a obrigao do avalista, subsistindo apenas o vnculo obrigacional com o devedor principal. CHEQUE. JUROS DE MORA. INCIDNCIA. TERMO A QUO. Os juros de mora, na ao monitria ou de cobrana fundadas em ttulo de crdito prescrito ou que no satisfaa os requisitos de ttulo executivo, incidem a partir da citao, a teor do art. 219 do CPC e do art. 406 do CCB/2002. Precedentes desta Corte e do STJ. DERAM PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO DE APELAO E NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO ADESIVO. UNNIME. (TJ-RS. Apelao Cvel N 70050475839 - 08/11/2012) Ementa: APELAO CVEL. DIREITO PRIVADO NO ESPECIFICADO. AO MONITRIA. CHEQUE PRESCRITO. Impossibilidade de se cobrar do avalista valor contido em cheque prescrito. APELO PROVIDO. UNNIME. (Apelao Cvel N 70035092816, Dcima Primeira Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Antnio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, Julgado em 25/08/2010)

AES APS A PRESCRIO DO CHEQUE AO ORDINRIA DE COBRANA


Art . 62 Salvo prova de novao, a emisso ou a transferncia do cheque no exclui a ao fundada na relao causal, feita a prova do no-pagamento (L. 7.357/85 Lei do Cheque)

O cheque no tem fora liberatria da moeda, enquanto no disponvel o numerrio. O cheque no libera da obrigao causal, pendente de pagamento, que no tenha sido extinta por novao
DIREITO COMERCIAL E PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. CHEQUE ORDEM PRESCRITO. ENDOSSO. EFEITO DE CESSO DE CRDITO. LEGITIMIDADE DO ENDOSSATRIO PARA AJUIZAR AO MONITRIA FUNDADA EM CHEQUE PRESCRITO, SEM MENO AO NEGCIO JURDICO SUBJACENTE. MATRIA ENFRENTADA, PELA SEGUNDA SEO, NO JULGAMENTO DE RECURSO ESPECIAL, SOB O RITO DO ARTIGO 543-C DO CPC. 1. O cheque, ordem de pagamento vista, tem por funo extinguir a obrigao causal que ensejou sua emisso; sendo, em regra, pro solvendo, de modo que, salvo pactuao em contrrio, s extingue a dvida, isto , a obrigao que a crtula visa satisfazer consubstanciada em pagamento de importncia em dinheiro, com o efetivo pagamento.

Prescrio de acordo com a obrigao que gerou o cheque

Smula 388 - STJ A simples devoluo indevida de cheque caracteriza dano moral.

Smula 370 -STJ Caracteriza dano moral a apresentao antecipada de cheque pr-datado

Smula 28 - STF O ESTABELECIMENTO BANCRIO RESPONSVEL PELO PAGAMENTO DE CHEQUE FALSO, RESSALVADAS AS HIPTESES DE CULPA EXCLUSIVA OU CONCORRENTE DO CORRENTISTA.

MOTIVOS DE DEVOLUO DE CHEQUES


11 Insuficincia de fundos - 1 apresentao 12 Insuficincia de fundos - 2 apresentao 13 Conta encerrada

14 Prtica espria (Compromisso Pronto Acolhimento)


20 Folha de cheque cancelada por solicitao do correntista 21 Contra-ordem ou oposio ao pagamento 22 Divergncia ou insuficincia de assinatura 23 Cheques de rgos da administrao federal em desacordo com o Decreto-Lei 200 24 Bloqueio judicial ou determinao do BACEN (Banco do Brasil) 25 Cancelamento de talonrio pelo banco sacado 26 Inoperncia temporria de transporte 27 Feriado municipal no previsto 28 Contra-ordem (ou revogao) ou oposio (ou sustao), motivada por furto ou roubo, com apresentao do registro da ocorrncia policial 29 Falta de confirmao do recebimento do talonrio pelo correntista 30 Furto ou roubo de malotes 31 Erro formal de preenchimento

32 Ausncia ou irregularidade na aplicao do carimbo de compensao 33 Divergncia de endosso 34 Cheque apresentado por estabelecimento que no o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso-mandato 35 Cheque fraudado, emitido sem prvio controle ou responsabilidade do estabelecimento bancrio (cheque universal), ou ainda com adulterao da praa sacada 37 Registro inconsistente - CEL

40 Moeda invlida
41 Cheque apresentado a banco que no o sacado 42 Cheque no compensvel na sesso ou sistema de compensao em que apresentado e o recibo bancrio trocado em sesso indevida 43 Cheque devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34, persistindo o motivo de devoluo 44 Cheque prescrito 45 Cheque emitido por entidade obrigada a realizar movimentao e utilizao de recursos financeiros do tesouro nacional mediante ordem bancria 46 CR - Comunicao de Remessa cujo cheque correspondente no for entregue no prazo devido 47 CR - Comunicao de Remessa com ausncia ou inconsistncia de dados obrigatrios 48 Cheque de valor superior a R$ 100,00 sem identificao do beneficirio 49 Remessa nula, caracterizada pela reapresentao de cheque devolvido pelos motivos 12, 13, 14, 20, 25, 35, 43, 44 e 45 71 Inadimplemento contratual da cooperativa de crdito no acordo de compensao 72 Contrato de compensao encerrado (cooperativas de crdito)

Вам также может понравиться