Вы находитесь на странице: 1из 18

DIREITO CONSTITUCIONAL

SOLICITADORIA

PROGRAMA
4. A Teoria da Constituio Tpicos Essenciais: 1. A Constituio como Fundamento do Estado e do seu Ordenamento; 2. O Poder Constituinte, caracterizao; 3. A Identidade da Constituio; 4. O "Estado de Excepo" na Teoria Constitucional; 5. A Interpretao da Constituio; 6. A Estrutura Constitucional da Repblica Portuguesa Tpicos Essenciais: 1. Estrutura da Constituio; 2. Os Princpios Fundamentais da Constituio; 3. Organizao e funcionamento do Estado; 4. Os rgos de Soberania, em geral; 5. O Presidente da Repblica; 6. A Assembleia da Repblica; 7. O Governo; 8. Os Tribunais 9. As Regies Autnomas e o Poder Local; 10. A Criao das Leis; 7. A Garantia da Constituio da Repblica Tpicos Essenciais: 1. Composio e estrutura do Tribunal Constitucional; 2. A fiscalizao concreta da inconstitucionalidade; 3. A fiscalizao abstrata da constitucionalidade; 4. As consequncias da deciso de inconstitucionalidade; 5. A fiscalizao da inconstitucionalidade por omisso; 6. Os Limites formais e materiais Reviso Constitucional.

DIREITO CONSTITUCIONAL

1. ANO

DIREITO CONSTITUCIONAL O DIREITO

HOMEM

NORMA

SOCIEDADE

ESTADO

ORDEM

DIREITO CONSTITUCIONAL A RELAO JURDICA 4 ELEMENTOS: 1. SUJEITOS; 2. OBJECTO; 3. FACTO JURDICO; 4. GARANTIA. Norma Jurdica

A
direitos

B
deveres

deveres

direitos

DIREITO CONSTITUCIONAL NOO (Freitas do Amaral)

Direito Constitucional: ramo de direito pblico constitudo pelo sistema de normas jurdicas que regulam a organizao e o funcionamento dos Poderes do Estado, asseguram a proteco efectiva da constitucionalidade das leis e dos direitos fundamentais dos cidados, e definem as tarefas essenciais do Estado, bem como os grandes objectivos da governao pblica.

Constituio: acto normativo praticado pelo Povo soberano, directa ou indirectamente, e que aprova a norma fundamental e suprema do Estado, entendido como comunidade dos cidados.

DIREITO CONSTITUCIONAL

Contedo

Organizao e Funcionamento dos rgos de Soberania

Fixao dos Grandes Objectivos nas diferentes reas da Governao Pblica

Proteco efectiva dos direitos fundamentais dos cidados

Direito Constitucional

Definio das tarefas fundamentais do Estado

Actuao do Tribunal Constitucional e demais Tribunais, com vista fiscalizao da constitucionalidade das leis e demais normas jurdicas

DIREITO CONSTITUCIONAL Normativo


Constituio da Repblica Portuguesa Etc Lei do Tribunal Constitucional

Lei do Direito de Petio

Lei da Nacionalidade

Direito Constitucional
Lei Eleitoral da Assembleia da Repblica Regimento da Assembleia da Repblica

Lei do Referendo

Estatuto dos Deputados

Lei dos Partidos Polticos

Estatuto do Direito de Oposio

DIREITO CONSTITUCIONAL A Constituio como Fundamento do Estado e do seu Ordenamento


Ordem-Quadro i. Uma Ordem Fundamental e no um Cdigo constitucional exaustivamente regulador. Ii. A constituio pode e deve fixar no apenas uma estadualidade juridicamente conformada mas tambm estabelecer princpios relevantes para uma sociedade aberta bem ordenada (cf. artigos 67., 62., 80. CRP).

Ordem-Aberta i. Pretenso de estabilidade, na qualidade de ordem jurdica fundamental ou de estatuto jurdico ii. Pretenso de dinamicidade, tendo em conta a necessidade de ela fornecer aberturas para as mudanas no seio do poltico.

A Constituio como Ordem

DIREITO CONSTITUCIONAL A Constituio como Fundamento do Estado e do seu Ordenamento (cf. J. J. Gomes Canotilho)
Consenso Fundamental
Consenso Fundamental de uma comunidade poltica relativamente a princpios, valores e ideias directrizes que servem de padres de conduta poltica e jurdica nessa comunidade (exe: cf. art. 1., 2. CRP)

A constituio, de acordo com princpios que ela prpria define, cria os rgos constitucionais, de soberania e simples (art. 112. CRP), definindo ainda as competncias e atribuies desses rgos de forma a que se cumpra, de forma tendencial, o chamado princpio da tipicidade de competncias.

Organizao do Poder Poltico

Funes Clssicas da Constituio

Legitimidade e Legitimao da ordem jurdicoconstitucional


A Constituio confere legitimidade a uma ordem poltica e d legitimao aos respectivos titulares do poder poltico, assim se assumindo como estatuto jurdico do poltico. Pertence-lhe tambm uma importantssima funo de legitimao do poder.

Ordem e Ordenao
A constituio uma ordem fundamental do Estado, pois ela que conforma juridicamente a instituio social de natureza global, composta por uma multiplicidade de rgos diferenciados e interdependentes, que ns designamos estado; ela constitui ainda a pirmide de um sistema normativo que nela encontra fundamento (cf. art. 112. CRP) A norma das normas.

Garantia e Proteco
Funo Garantstica de direitos e liberdades. E de limitao do poder, vinculando polticos e titulares do poder.

DIREITO CONSTITUCIONAL Konrad Hesse A Fora Jurdica da Constituio

Realidade

Norma

Constituio Real

Constituio Jurdica

DIREITO CONSTITUCIONAL O Poder Constituinte

IDENTIDADE: uma questo de poder , de fora ou de autoridade poltica que est em condies de, numa determinada situao concreta, criar, garantir ou eliminar uma Constituio entendida como lei fundamental da comunidade poltica.

TITULARIDADE: O titular desse poder constituinte, hoje, s pode ser o povo, que se entende como uma grandeza pluralstica formada por indivduos, associaes, grupos, igrejas, comunidades, personalidades, instituies, veiculadoras de interesses, ideias, crenas e valores, plurais, convergentes ou conflituantes.

Poder Constituinte

PROCEDIMENTO: A elaborao e aprovao de uma constituio tem um procedimento prprio, que disciplina a forma procedimental de actuar do poder constituinte: legislativo, referendrio; plebiscitrio.

LIMITES: Problemtica do contedo e legitimidade de uma constituio e dos limites poder constituinte. O Poder constituinte, embora se afirme como poder originrio, no se exerce num vcuo histrico-cultural. Ele no parte do nada, e por isso, existem certos princpios -dignidade da pessoa, justia, liberdade, igualdade atravs dos quais poderemos aferir da bondade ou maldade intrnsecas de uma constituio.

DIREITO CONSTITUCIONAL A Interpretao da Constituio A. Questo Prvia: a interpretao da lei


ARTIGO 9 (Interpretao da lei) 1. A interpretao no deve cingir-se letra da lei, mas reconstituir a partir dos textos o pensamento legislativo, tendo sobretudo em conta a unidade do sistema jurdico, as circunstncias em que a lei foi elaborada e as condies especficas do tempo em que aplicada. 2. No pode, porm, ser considerado pelo intrprete o pensamento legislativo que no tenha na letra da lei um mnimo de correspondncia verbal, ainda que imperfeitamente expresso. 3. Na fixao do sentido e alcance da lei, o intrprete presumir que o legislador consagrou as solues mais acertadas e soube exprimir o seu pensamento em termos adequados.

Interpretar significa determinar o preciso significado, sentido e alcance da norma.

DIREITO CONSTITUCIONAL A Interpretao da Constituio A. Questo Prvia: a interpretao da lei

Esprito da Lei Letra da Lei (elemento literal: texto da lei) (elemento psquico ou volitivo: pensamento e vontade do legislador)

3 Ideias-chave:

1. Ao interpretar-se a lei no pode omitir-se que ela provm de um pensamento e de uma vontade: a vontade e o pensamento funcional do prprio rgo criador; 2. Nem sempre a redaco do texto da norma revela com exactido o pensamento e vontade do seu agente gerador; 2. Actualmente sublinhada a particular importncia que reveste, para a interpretao da lei, a considerao do seu esprito, reduzida a funo da letra da lei a mero instrumento, falvel, de expresso do pensamento e vontade da lei, aos quais no poder sobrepor-se.

DIREITO CONSTITUCIONAL A Interpretao da Constituio A interpretao da lei


Uma coisa o mrito da Lei ou o seu demrito; outra diferente o seu cumprimento. Podemos discutir o mrito da Lei, mas no podemos deixar de a aplicar

Classificao da interpretao: a. Quanto ao agente: i. Legal : realizada pelo prprio legislador; ii. Doutrinal: realizada por entidade distinta do legislador. b. Quanto ao resultado: i. Declarativa; ii. Restritiva; iii. Extensiva.

c. Quanto aos elementos ou instrumentos .

DIREITO CONSTITUCIONAL A Interpretao da Constituio A interpretao da lei


Classificao da interpretao:

c. Quanto aos elementos ou instrumentos:


A. Literal: debruada sobre a letra da lei, examinando as palavras em que a lei se expressa; B. Lgica ou Racional: determinar o que a lei quer, o seu esprito: i. Subelemento racional: dar a conhecer a ratio legis, a razo de ser da lei, o princpio superior do direito de que a lei interpretada a consequncia, facultando a occasio legis, ou seja das circunstncias da vida real que determinaram o comando legal, o fim prtico que a norma legal procurou alcanar, supondo o conhecimento das relaes sociais que a norma disciplina e a valorao que quelas atribuda pela ordem jurdica vigente;

ii. Subelemento histrico, por seu turno, reporta-se aos antecedentes da lei interpretanda, ao conhecimento das leis anteriores versando sobre a mesma matria: o direito velho prolonga-se no novo; este denuncia a mudana desejada, por comparao com o direito anterior; Cf. comparao dos textos da lei na sua verso originria, e da, as consequncias na ponderao do desejo de modificar, ou no, o regime jurdico aplicvel.

iii. Subelemento sistemtico, tem em conta que a lei no uma realidade isolada, vivendo apenas em si, e por si: a lei uma unidade de uma pluralidade, de um conjunto sistematicamente ordenado, obrigando ao estabelecimento de paralelos. Cf. posicionamento da norma e nela prpria dos nmeros entre si; o posicionamento da norma, na relao com outras disposies do mesmo diploma e de outros diplomas.

DIREITO CONSTITUCIONAL A Interpretao da Constituio A interpretao da lei


Tpicos da Interpretao Constitucional
Princpio da Unidade da Constituio: Ligado Constituio em sentido instrumental, define que a Constituio deve ser lida na sua unidade de sentido, como um nico instrumento jurdico e normativo. Daqui derivam 2 consequncias: 1. Igual dignidade hierrquica e normativa das diferentes normas da Constituio; 2. Representar e considerar as relaes de interdependncia semntica que se verificam entre as vrias normas constitucionais (A Constituio deve ser interpretada conforme a Constituio).

Princpio da Concordncia Prtica: Corolrio Lgico do Princpio da unidade da Constituio. Quando a interpretao de dois preceitos constitucionais conduza a

resultados contraditrios deve proceder-se a uma tarefa de conciliao que


permita dar um sentido til a ambos. Adquire especial relevo no caso de coliso de direitos fundamentais. Deve haver uma tentativa de harmonizao das pretenses em coliso de forma a garantir-lhes operatividade prtica, sem que nenhuma delas, quando possvel, seja inteiramente sacrificada.

DIREITO CONSTITUCIONAL A Interpretao da Constituio

A interpretao da lei
Tpicos da Interpretao Constitucional
Princpio da Mxima Efectividade: A igual dignidade hierrquica e normativa dos preceitos constitucionais, implica uma interpretao que lhes d a mxima efectividade.

Se uma norma constitucional admitir vrias interpretaes plausveis, o intrprete


deve fazer uma anlise dos resultados a que elas conduzem, optando, em seguida, pela interpretao que leve mais longe a realizao das finalidades constitucionais. Em caso de coliso de direitos ou bens constitucionalmente protegidos, o intrprete deve escolher, numa lgica de concordncia prtica, aquela interpretao que constitua o ponto ptimo da sua harmonizao e maximizao.

Princpio do Efeito Integrador: Importa que se obtenham solues hermenuticas que venham de algum modo esbater a conflitualidade e contribuir para uma maior integrao poltica e social, sem sacrifcio de valores constitucionais

fundamentais, inegociveis.

DIREITO CONSTITUCIONAL A Interpretao da Constituio A interpretao da lei


Tpicos da Interpretao Constitucional
Princpio da Conformidade Funcional: Traduz a exigncia de, no caso de existirem dvidas sobre o sentido exacto de uma determinada norma organizatria, se procurar um sentido que no ponha em causa o esquema constitucional de

competncias e funes, isto , que se mostre perfeitamente ajustado a esse esquema.

BIBLIOGRAFIA/FONTES

Fontes: i. Diogo Freitas do Amaral, Manual de Introduo ao Direito, Volume I, Almedina, Coimbra, 2004, com a colaborao de Ravi Afonso Pereira, pgs. 247 a 268 e 495 a 498; J.J. Gomes Canotilho, Direito Constitucional e Teoria da Constituio, 7 Edio, Almedina, Coimbra, 2003, pgs. 65 a 86 e 1435 a 1446; Konrad HESSE, 1991. A Fora Normativa da Constituio, trad., Porto Alegre: Sergio Fabris Ed.

ii.

iii.

Вам также может понравиться