Вы находитесь на странице: 1из 72

Universidade So Judas Tadeu

INTCEX INTRODUO AO COMRCIO EXTERIOR 2013

INTRODUO AO COMRCIO EXTERIOR


2 - INTRODUO AO COMRCIO EXTERIOR 2.1 Comrcio 2.2 Comrcio Internacional 2.3 Mercado Mundial 2.3.1 Relaes Internacionais/Pol. Externa 2.3.2 Acordos e tratados internacionais 2.3.2.1 Integrao Econmica 2.3.2.2 FMI, OMC,MERCOSUL, 2.3.2.3 ALADI, NAFTA, UE

2.1 - COMRCIO
Comrcio So relaes que implicam obrigatoriamente numa reciprocidade nas atividades de troca, permuta e venda de produtos ou servios. A atividade mercantil, as condies principais de que dependem as relaes comerciais, so as que envolvem o pagamento do valor econmico representado por qualquer forma.

2.1 - COMRCIO
Comrcio Nacional a mercadoria passada do vendedor ao comprador de forma direta. O Estado, embora regule a forma como se dar essa transferncia de propriedade, no interfere, salvo excees, na transferncia nem na posse ou propriedade do produto comercializado

2.2 - COMRCIO INTERNACIONAL


Comrcio Internacional Intercmbio de bens e servios entre naes distintas, resultante das especializaes de cada nao na diviso internacional do trabalho. Seu desenvolvimento depende do nvel dos termos do intercmbio ou das relaes de troca, que se obtm comparando o poder aquisitivo dos pases envolvidos no negcio.

2.2 - COMRCIO INTERNACIONAL


O comprador e o vendedor devem obedecer s leis internas de seus pases e aos parmetros legais ditados pelo direito internacional. O que leva ao comrcio internacional a diversidade de possibilidades de produo, combinada s vantagens comparativas de produzir com menor custo, um produto de maior qualidade

2.2 - COMRCIO INTERNACIONAL


Nenhum pas autossuficiente em tudo: exportam o excedente e importam o necessrio para atender s necessidades de produo e consumo. O comrcio internacional: fator de desenvolvimento econmico Aumenta a produtividade do pas Determina as polticas de investimento estrangeiro

2.2 - COMRCIO INTERNACIONAL


Determina as polticas de investimento nacional no exterior; Determina as polticas de transferncia de tecnologia A diversidade de possibilidades de produo entre os pases combinada as vantagens comparativas de produzir ao menor custo um produto de melhor qualidade.

2.2 - COMRCIO INTERNACIONAL


Princpio das Vantagens Comparativas: formulada por David Ricardo em 1817, sugere que cada pas deva se especializar na produo daquela mercadoria em que relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor), portanto, a mercadoria a ser exportada. Esse mesmo pas dever importar aqueles bens cuja produo implicar um custo relativamente maior (cuja produo relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especializao dos pases na produo de bens diferentes, a partir da qual concretiza-se o processo de troca entre eles.

2.2 - COMRCIO INTERNACIONAL


A teoria fornece uma explicao para os movimentos de mercadorias no comrcio internacional, a partir da oferta ou dos custos de produo existentes nesses pases. Os pases exportaro e se especializaro na produo dos bens cujo custo for comparativamente menor em relao queles existentes, para os mesmos bens, nos demais pases exportadores.

2.3 MERCADO MUNDIAL


2.3.1 RELAES INTERNACIONAIS - RI o estudo sistemtico das relaes polticas, econmicas e sociais entre diferentes pases cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado (governo, povo e territrio) . Entre os atores internacionais, destacam-se: Estados ou pases do sistema internacional Empresas transnacionais, que possuem matriz em seu pas de origem e atuam em outros pases atravs da instalao de filiais, ultrapassando os limites territoriais de sua nao para atuar no mercado exterior. (CocaCola, McDonalds, General Motors)

2.3.1 RELAES INTERNACIONAIS


Organizaes Internacionais , so associaes voluntrias constitudas mediante ato internacional (geralmente um tratado), de carter relativamente permanente, dotada de regulamento e rgos de direo prprios, cuja finalidade atingir os objetivos comuns determinados por seus membros constituintes. (OMC, MERCOSUL,ONU) Organizaes No Governamentais, grupo social organizado, sem fins lucrativos, constitudo formal e autonomamente, caracterizado por aes de solidariedade no campo das polticas pblicas e pelo legtimo exerccio de presses polticas em proveito de populaes excludas das condies da cidadania. (SOS Mata Atlntica, Instituto Ethos, ABRINQ)

2.3.1 RELAES INTERNACIONAIS


Alm da cincia poltica, as Relaes Internacionais mergulham em diversos campos como a Economia, a Histria, o Direito internacional, a Filosofia, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia e estudos culturais. Envolve uma cadeia de diversos assuntos incluindo: globalizao, soberania, sustentabilidade, proliferao nuclear, nacionalismo, desenvolvimento econmico, sistema financeiro, terrorismo, crime organizado, segurana humana, intervencionismo e direitos humanos.

2.3.1 POLTICA EXTERNA


POLTICA EXTERNA o conjunto de objetivos polticos que um Estado deseja alcanar nas suas relaes com os demais pases do mundo. Costuma ser planejada de modo a procurar proteger os interesses nacionais de um pas, sua segurana nacional, prosperidade econmica e valores. Esses objetivos podem ser obtidos por meios pacficos (cooperao internacional) violentos (guerra, explorao); o direito internacional, por intermdio da Carta das Naes Unidas, probe a agresso armada exceto em caso de legtima defesa (artigo 2, pargrafos 3 e 4).

2.3.1 POLTICA EXTERNA


Como regra, a poltica externa definida pelo Chefe de Governo, Dilma Roussef O Brasil uma repblica presidencialista onde o chefe de Estado tambm chefe de governo com o auxlio do ministro do exterior. Em alguns pases, o legislativo desempenha papel de superviso em assuntos de poltica externa. Tambm a poltica econmica de um pas pode ser considerada como parte da sua poltica externa, na medida em que, para manter o equilbrio do Balano de pagamentos, pode incluir medidas de proteo a determinados setores da economia em relao concorrncia externa, ou incluir medidas de estmulo a relaes comerciais com o exterior.

2.3.1 POLTICA EXTERNA DO BRASIL


fundamentada no artigo 4 da Constituio Federal de 1988, que determina, nas relaes do Brasil com outros pases e organismos multilaterais: os princpios da no interveno, da autodeterminao dos povos, da cooperao internacional e da soluo pacfica de conflitos.

2.3.1 POLTICA EXTERNA DO BRASIL


Ainda segundo a Constituio Federal de 1988, a poltica externa de competncia exclusiva do Poder Executivo Federal, cabendo ao Legislativo Federal as tarefas de ratificao de tratados internacionais e aprovao dos embaixadores designados pelo Presidente da Repblica.

2.3.1 POLTICA EXTERNA DO BRASIL


O Ministrio das Relaes Exteriores (MRE), tambm conhecido como Itamaraty, o rgo do Poder Executivo responsvel pelo assessoramento do Presidente da Repblica na formulao, desempenho e acompanhamento das relaes do Brasil com outros pases e organismos internacionais. A atuao do Itamaraty cobre as vertentes poltica, comercial, econmica, financeira, cultural e consular das relaes externas, reas nas quais exerce as tarefas clssicas da diplomacia: representar, informar e negociar. Atualmente (03/13)o MRE comandado por Antonio de Aguiar Patriota.

2.3.1 POLTICA EXTERNA DO BRASIL


Anualmente, durante a Assembleia Geral das Naes Unidas, em Nova Iorque, o Presidente da Repblica, ou o Ministro das Relaes Exteriores, faz um discurso onde so apresentados, ou reiterados, os temas de maior relevncia para o governo brasileiro. Ao longo das ltimas duas dcadas, o Brasil tem dado nfase : integrao regional (Mercosul); s negociaes de comrcio exterior em plano multilateral (Rodada de Doha, Organizao Mundial de Comrcio, soluo de contenciosos em reas especficas, como algodo, acar, gasolina, exportao de avies);

2.3.1 POLTICA EXTERNA DO BRASIL


expanso da presena brasileira na frica, sia, Caribe e Leste Europeu, por meio da abertura de novas representaes diplomticas (nos ltimos seis anos foram instaladas Embaixadas em 18 pases); reforma do Conselho de Segurana das Naes Unidas, (o Brasil deseja ser includo, juntamente com a ndia, Japo e Alemanha, no grupo de pases com assento permanente no Conselho e com direito a veto em qualquer votao, atualmente limitado a cinco: Estados Unidos, Rssia, China, Frana e Reino Unido.

2.3.1 POLTICA EXTERNA DO BRASIL


Na Amrica do Sul, o Brasil tem buscado adequar sua atuao s dimenses econmica, demogrfica e territorial que ocupa no subcontinente (o Brasil responde por metade da produo econmica, da populao e do territrio da Amrica do Sul). O exerccio de uma liderana, que os nmeros indicam ser natural, constrangida pela pouca consistncia de um projeto brasileiro de organizao continental, carente de recursos financeiros para gastos externos para: projetos de integrao fsica (hidrovias, estradas, aeroportos), energtica (gasodutos, refinarias), projetos de integrao financeira (consolidao de entidades que poderiam ser instrumentais para a arrecadao de recursos, como a Corporao Andina de Fomento, o FONPLATA, e um eventual Banco da Amrica do Sul proposto pelo Presidente Hugo Chvez).

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


So feitos para associar um grupo de pases (dois ou mais pases). As finalidades so: - iseno de tarifas alfandegrias, - unio econmica, - incentivo e desburocratizao das trocas comerciais. - ampliar o acesso ao mercado externo, mediante maiores preferncias para os produtos do pas com capacidade real ou potencial de exportao.

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


- beneficiar a sociedade como um todo, - aumentar a diversidade de produtos ofertados, - aumento da concorrncia com consequente reduo de preos, - aumento do nvel do emprego,

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


Os vrios enfoques dos acordos internacionais de comrcio: Direito Internacional - Estado soberano (composto de Governo, Populao e Territrio) Economia Internacional - regras de funcionamento, aspectos legais, trocas monetrias, fluxos de mercadorias e servios. Relaes Internacionais - relaes polticas, econmicas e sociais entre pases. Atores internacionais: Estados, as empresas, as organizaes internacionais e as organizaes no governamentais. Poltica externa brasileira - princpios da no interveno, da autodeterminao dos povos, da cooperao internacional e da soluo pacfica de conflitos.

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


MARGENS DE PREFERNCIA ou preferncias tarifrias: - percentuais de reduo sobre o Imposto de Importao vigente no pas outorgante. - melhores condies de acesso aos mercados preos mais competitivos, maiores margens de lucro, maior estmulo ao aumento da capacidade industrial

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


Exemplo: Produto X Imposto de Importao 20% Preferncia Comercial - 30% Desconto (30% sobre 20%) - 6% Imposto devido (20% - 6%) - 14%

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


INTEGRAO ECONMICA um conjunto de medidas que tem como objetivo promover a aproximao e a unio entre as economias de dois ou mais pases. Geralmente comeam com redues tarifrias; depois reduo s restries no tarifrias.

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


Blocos Econmicos So associaes de pases que estabelecem relaes econmicas privilegiadas entre si onde barreiras ao comrcio so reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes Os blocos econmicos podem classificar-se em:

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


Zona de Preferncia Tarifria ZPT Processo de integrao rudimentar, consiste apenas em assegurar nveis tarifrios preferenciais entre os pases membros do grupo, passando a trabalhar com tarifas inferiores s cobradas de pases no pertencentes ao grupo. Um exemplo desse tipo de integrao foi a ALADI Associao Latino-Americana de Integrao

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


Zona de Livre Comrcio - ZLC Consiste na eliminao de barreiras tarifrias e no tarifrias incidentes sobre o comrcio entre os pases envolvidos. Para ser considerado uma Zona de Livre Comrcio, devem ser eliminadas as barreiras que atingem pelo menos 80% dos produtos. Um exemplo deste modelo o NAFTA North American Free Trade Agreement (Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte), formado entre Estados Unidos, Mxico e Canad, cujo objetivo a eliminao de alquotas de importao no intercmbio de produtos.

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


Unio Aduaneira UA Consiste em uma Zona de Livre Comrcio, dotada tambm de uma Tarifa Externa Comum (TEC), aplicando-se uma mesma tarifa para os produtos importados provenientes de pases no pertencentes ao grupo. Um exemplo deste modelo o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), um projeto de construo de um Mercado Comum, cuja execuo encontra-se na fase de Unio Aduaneira.

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


Mercado Comum MC Este tipo de integrao no prev apenas a livre circulao de bens, como o caso da Unio Aduaneira, mas tambm a livre circulao de servios, capitais e mo de obra. Alm disso, o Mercado Comum pressupe a coordenao de polticas macroeconmicas, de maneira que todos os pases membros sigam os mesmos parmetros para fixar suas taxas de juros e cmbios e na definio de sua poltica fiscal. Exemplo nico, a Unio Europeia UE.

2.3.2 ACORDOS INTERNACIONAIS


Unio Econmica e Monetria UEM a mais elevada etapa de integrao, existe uma moeda nica uma poltica monetria unificada um banco central comunitrio. poltica macroeconmica comum. Essa fase ainda no alcanada nem mesmo pela Unio Europeia

2.3.2.1 INTEGRAO ECONMICA


INTEGRAO ECONMICA
TIPO ZPT ZLC UA MC UEM CARACTERSTICAS Preferncias tarifrias entre os participantes ZPT + eliminao de barreiras em 80% dos produtos ZLC + Tarifa Externa Comum (TEC) EXEMPLO ALALC NAFTA MERCOSUL

UA + livre circulao de servios, capitais e mo de obra + UNIO EUROPEIA coordenao de polticas macroeconmicas MC + unificao da moeda, banco central, poltica monetria e macroeconmica ---

2.3.2.2 FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL

FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL


O Fundo Monetrio Internacional uma organizao internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de cmbio e da balana de pagamentos, atravs de assistncia tcnica e financeira. Sua sede em Washington, DC, Estados Unidos da Amrica. presidido pela francesa Christine Lagarde.

FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL


O FMI uma organizao de 184 pases, trabalhando por uma cooperao monetria global, assegurando estabilidade financeira, facilitando o comrcio internacional, promovendo altos nveis de emprego e desenvolvimento econmico sustentvel, alm de reduzir a pobreza. O FMI foi criado em 1945 e tem como objetivo bsico zelar pela estabilidade do sistema monetrio internacional, notadamente atravs da promoo da cooperao e da consulta em assuntos monetrios entre os pases membros. Com exceo de Coria do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mnaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI. Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferncias de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econmica internacional do ps Guerra.

FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL


O FMI objetiva evitar que desequilbrios nos balanos de pagamentos dos pases membros possam prejudicar a expanso do comrcio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilbrios no balano de pagamentos. O FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistncia tcnica e treinamento para os pases membros.

2.3.2.3 ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO - OMC

ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO - OMC


A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) uma organizao internacional que trata das regras do comrcio internacional. Em ingls World Trade Organization (WTO) Sede: Centro William Rappard. Genebra Suia O Diretor geral o francs Pascal Lamy, desde 2008. Conta com 157 membros (agosto de 2012) www.wto.org

ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO - OMC


Funes da OMC gerenciar os acordos que compem o sistema multilateral de comrcio servir de frum para comrcio nacional (firmar acordos internacionais) supervisionar a adoo dos acordos e implementao destes acordos pelos membros da organizao(verificar as polticas comerciais nacionais).

ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO - OMC


Gerenciar o mecanismo de resoluo de controvrsias, criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicao dos acordos internacionais. Fornecer assistncia tcnica e cursos de formao em comrcio internacional para pases em desenvolvimento

ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO - OMC


Princpio da no discriminao: este princpio envolve duas consideraes.: 1 - princpio da nao mais favorecida se um pas conceder a outro pas um benefcio ter obrigatoriamente que estender aos demais membros da OMC a mesma vantagem ou privilgio. 2 -princpio do tratamento nacional, impedindo o tratamento diferenciado para os produtos importados evitando desfavorec-los na competio com os produtos nacionais. Princpio da Previsibilidade: para impedir a restrio ao comrcio internacional. Este princpio garante as regras e ao acesso ao comrcio internacional por meio da consolidao dos compromissos tarifrios para bens e servios.

ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO - OMC


Princpio da Concorrncia Leal: garante um comrcio internacional justo, sem prticas desleais, como os subsdios. Princpio da Proibio de Restries Quantitativas: impede restries quantitativas ou proibies a produtos internacionais como forma de proteger a produo nacional. Princpio do Tratamento Especial e Diferenciado para Pases em Desenvolvimento: os pases em desenvolvimento tero vantagens tarifrias, alm de medidas mais favorveis que devero ser realizadas pelos pases desenvolvidos.

ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO - OMC


Tambm conhecida como Rodada do Desenvolvimento, a Rodada de Doha tem como motivao inicial a abertura de mercados agrcolas e industriais com regras que favoream a ampliao dos fluxos de comrcio dos pases em desenvolvimento. A Rodada Doha surge devido ao desbalanceamento entre os interesses dos pases em desenvolvimento e os pases desenvolvidos onde novas disciplinas sobre Propriedade Intelectual e Servios foram propostas pelos pases desenvolvidos.

2.3.2.4 MERCOSUL, ALADI, NAFTA, ALCA, UE

ALADI

ALADI
Associao Latino Americana de Integrao, ou ALADI, tem sede na cidade de Montevidu, no Uruguai, criada pelo Tratado de Montevidu, assinado em 12 de agosto de 1980 visa a contribuir com a promoo da integrao da regio latino americana, procurando garantir seu desenvolvimento econmico e social. Este tambm o maior bloco econmico da Amrica Latina.

ALADI
A ALADI composta pelos pases do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), da Comunidade Andina (Bolvia, Colmbia, Peru, Equador e Venezuela) alm de Chile, Mxico e Cuba. Esse conjunto de pases totaliza 20 milhes de quilmetros quadrados e mais de 500 milhes de habitantes. Atualmente, a ALADI passa por um processo de expanso para a Amrica Central, com a Adeso de Nicargua e Panam.

ALADI
Objetivos da ALADI: - Reduzir e eliminar gradativamente as barreiras ao comrcio recproco de seus pases-membros; - Impulsionar o desenvolvimento de vnculos de solidariedade e cooperao entre os povos latinoamericanos; - Promover o desenvolvimento econmico e social da regio de forma harmnica e equilibrada, a fim de garantir um melhor nvel de vida para seus povos; - Criar uma rea de preferncias econmicas, tendo como objetivo final o estabelecimento de um mercado comum latino-americano.

MERCOSUL

MERCOSUL
O MERCOSUL ou Mercado Comum do Sul um processo de integrao econmica entre Argentina, Brasil, Paraguai,Uruguai e Venezuela(admitida em 2012) iniciado com a assinatura do Tratado de Assuno, em 26/03/1991. Produto Interno Bruto (PIB) US$3,2 trilhes (FMI 2011) Populao 275 milhes (FMI 2011) Produto Interno Bruto (PIB) per capita US$8.300 (2011 FMI)

MERCOSUL
Objetivos: livre circulao de bens, servios, trabalhadores e capital, por meio, entre outros, da reduo das barreiras tarifrias e no tarifrias e de medidas de efeito equivalente. poltica comercial uniforme comum em relao a terceiros pases/blocos, com a adoo de uma Tarifa Externa Comum - TEC

MERCOSUL
coordenao das polticas macroeconmicas e harmonizao das polticas alfandegria, tributria, fiscal, cambial, monetria, de investimentos, de comrcio exterior, de servios, de transportes, de comunicaes, agrcola, industrial, trabalhista, entre outras. harmonizao dos cdigos legislativos dos pases-membros nas reas definidas como pertinentes ao processo de integrao.

MERCOSUL
Aes do Mercosul : - aumento e diversificao da oferta de bens e servios com padres comuns de qualidade e seguindo normas internacionais, propiciando economias de escala. - promoo de modo coordenado do desenvolvimento cientfico e tecnolgico. - busca permanente de pautas comuns para o desenvolvimento sustentvel dos recursos regionais. - aumento da participao dos setores privados no processo de integrao.

MERCOSUL
Israel Em 2007, o Mercosul assinou um Tratado de Livre Comrcio (TLC) com Israel .Este foi o primeiro TLC do bloco e cobre 90% do fluxo comercial, com um cronograma de quatro fases para remoo de restries (imediata, 4, 8 e 10 anos). O intercmbio comercial entre o Mercosul e Israel fica em torno de US$5 bilhes em 2017. Os principais produtos de exportao do Mercosul so commodities, gros, calados, automveis, maquinaria pesada e avies, j Israel exporta software, agroqumicos e produtos de alta tecnologia.

MERCOSUL
Egito - Em 2010, o Mercosul assinou um Tratado de Livre Comrcio (TLC) com o Egito. um mercado de 76 milhes de consumidores para produtos primrios e industrializados. - A maior parte das exportaes do bloco entrar no pas rabe livre de alquotas de exportao. O Egito um pas estritamente importador e registrou em 2008 um dficit comercial de cerca de US$ 20 bilhes.

UNIO EUROPEIA

UNIO EUROPEIA
Unio Europeia (UE) unio econmica e poltica de 27 Estados-membros independentes que esto localizados principalmente na Europa com o lema: "Unidos na diversidade A Unio Europeia fundamenta-se juridicamente no Tratado de Lisboa de dezembro de 2007

UNIO EUROPEIA
Produto Interno Bruto (PIB) US$15 trilhes (2011 est.) Produto Interno Bruto (PIB) - Taxa de Crescimento Real 1,6% (2011 est.) Produto Interno Bruto (PIB) per capita US$34,000 (2011 est.)

UNIO EUROPEIA
Euro O euro () a moeda oficial de 17 dos 27 pases da Unio Europeia Com o propsito de unificao monetria e facilitao do comrcio entre os pases membros, a Unio Europeia adotou uma nica moeda. Em janeiro de 2002, os pases membros (com exceo da Gr-Bretanha e Dinamarca) adotaram o euro para livre circulao na chamada Zona do Euro, que envolve 17 pases: Alemanha, ustria, Blgica, Chipre, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Repblica da Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Malta, Pases Baixos e Portugal

UNIO EUROPEIA
Objetivos da Unio Europeia - Promover a unidade poltica e econmica da Europa; - Melhorar as condies de vida e de trabalho dos cidados europeus; - Melhorar as condies de livre comrcio entre os pases membros; - Reduzir as desigualdades sociais e econmicas entre as regies; - Fomentar o desenvolvimento econmico dos pases em fase de crescimento; - Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilbrio na Europa.

NAFTA

NAFTA
NAFTA North American Free Trade Agreement (Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte), formado entre Estados Unidos, Mxico e Canad, cujo objetivo a eliminao de alquotas de importao no intercmbio de produtos. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1 de janeiro de 1994.

NAFTA
Dados econmicos do NAFTA - Populao: 418 milhes de habitantes - Produto Interno Bruto- PIB: 10,3 trilhes de dlares - Renda per Capita (em US$): 25.341 (fonte: Banco Mundial 2011)

NAFTA
Objetivos do NAFTA - Garantir aos pases participantes uma situao de livre comrcio, derrubando as barreiras alfandegrias, facilitando o comrcio de mercadorias entre os pases membros; - Reduzir os custos comerciais entre os pases membros; - Ajustar a economia dos pases membros, para ganhar competitividade no cenrio de globalizao econmica; - Aumentar as exportaes de mercadorias e servios entre os pases membros;

NAFTA
Funcionamento do NAFTA (vantagens para os pases membros) - Empresas dos Estados Unidos e Canad conseguem reduzir os custos de produo, ao instalarem filiais no Mxico, aproveitando a mo de obra barata; - O Mxico ganha com a gerao de empregos em seu territrio; - O Mxico exporta petrleo para os Estados Unidos, aumentando a quantidade desta importante fonte de energia na maior economia do mundo;

NAFTA
- A gerao de empregos no Mxico pode ser favorvel aos Estados Unidos, diminuindo a entrada de imigrantes ilegais mexicanos em territrio norte americano; - Negociando em bloco, todos os pases membros podem ganhar vantagens com relao aos acordos comerciais com outros blocos econmicos. - O Chile est em fase de estruturao para fazer parte do NAFTA. As relaes comerciais entre este pas e o bloco econmico esto aumentando a cada ano. Em breve, o Chile poder ser um membro efetivo do NAFTA.

BILIOGRAFIA
GARCIA, Luiz Martins. Exportar: Rotinas e Procedimentos, Incentivos e Formao de Preos. 7 Edio. Edies Aduaneiras KEEIDI, Samir. ABC do Comrcio Exterior2 Edio. Edies Aduaneiras. LOPEZ, Jos Manoel Cortinas e Marilza Gama. Comrcio Exterior Competitivo2Edio. Edies Aduaneiras. MAIA, Jaime de Mariz. Economia Internacional e Comrcio Exterior9 Edio. Editora Atlas. RATTI, Bruno. Comrcio Internacional e Cmbio. 9 Edio. Edies Aduaneiras. SALLOUN, Eduardo. Comrcio Internacional. 11 Edio. Editora Vestcon. VASQUEZ, Jos Lopes. Comrcio Exterior Brasileiro. 6 Edio. Editora Atlas. VIEIRA, Aquiles. Importao: Prticas, Rotinas e Procedimentos. 1 Edio. Edies Aduaneiras.

BILIOGRAFIA
BIZELLI, Joo dos Santos. Importao: sistemtica administrativa, cambial e

fiscal. So Paulo: Lex;Aduaneiras,


Atlas, 2001. 336 p.

2006. 306 p.

VAZQUEZ, Jose Lopes. Comercio exterior brasileiro. 7. ed. So Paulo, SP: DALSTON, Cesar Olivier. Classificando mercadorias: uma abordagem didtica da cincia da classificao de mercadorias. So Paulo, SP: Lex: Aduaneiras, 2005. 458 p. GARCIA, Luiz Martins. Exportar : rotinas e procedimentos, incentivos e formao de preos. 9. ed. So Paulo, SP: Aduaneiras, 2007. 226 p. LOPEZ, Jose Manoel Cortinas.; GAMA, Marilza. Comrcio exterior competitivo. 3. ed. So Paulo, SP: Aduaneiras, 2007. 568 p.

BILIOGRAFIA
www.aladi.org www.bancomundial.gov.br www.bcb.gov.br www.desenvolvimento.gov.br www.mercosul.gov.br www.planalto.gov.br www.receita.fazenda.gov.br www.wto.org

BIBLIOGRAFIA
Kraemer, Armando. Introduo economia. Porto Alegre, Sulina, 1977 : Pp.147/148 http://relinter.webs.com/ http://www.geomundo.com.br

Вам также может понравиться