Вы находитесь на странице: 1из 22

Escola secundria Homem Cristo - Aveiro

As funes da comunicao

Trabalho realizado por: Carina Oliveira Cassandra Soreira Leandra Martins Lucia Paradinha

ndice
1. O problema das funes 2. Funo referencial 3. Funo interpessoal (ou expressiva) 4. Funo de auto- e heterorregulao (ou de verificao) 5. Funo de coordenao das sequencias interativas 6.Funo de metacomunicao

1. O problema das funes


A anlise das componentes da comunicao , sem dvida, preparatria a toda e qualquer discusso sobre o assunto e permite-nos avanar no tratamento de uma srie de problemas importantes no mbito da psicologia.
A linguagem apenas um sistema de comunicao de que os seres humanos dipem. A anlise das funes da comunicao permitem-nos, portanto pr no foco das nossas atenes a dinmica do processo comunicativo.

1. O problema das funes


Os autores do livro que lemos, tomaram como base a classificao proposta por Scherer, quanto s funes dos signos no verbais, e a de Fraser, quanto aos tipos de comunicao, para apresentar um quadro de referncias mais completo.

Obtiveram assim um esquema que, provavelmente, no ser exaustivo e de decerto no definitivo, no qual se incluem as seguintes funes da comunicao:
A) referencial (ou representativa); B) interpessoal (ou expressiva); C) de auto- e heterorregulao (ou de verificao); D) de coordenao das sequncias interativas; E) de metacomunicao;

1. O problema das funes


Todo o acontecimento comunicativo pode desempenhar mais de uma funo. Os diversos sistemas de comunicao so mutuamente substituveis e podem ser usados para exprimir qualquer das funes relacionadas. Uma relao de superioridadeinferioridade pode ser manifestada com igual clareza quer por uma expresso lingustica do tipo Quem manda sou eu quer por uma combinao de gestos, movimentos de cabea, olhares, posturas corporais, etc.

2. Funo referencial
definida como a funo fundamental da comunicao e consiste na troca de informaes entre os interlocutores sobre um objeto ou referente. o que se exemplifica no modelo tradicional de comunicao . Esta definio no abarca todas as trocas comunicativas (nem sempre a transmisso de informaes tem importncia ); mas ela um elemento central no estudo da comunicao, maxime da comunicao lingustica. Aprofundar a anlise desta funo significa enfrentar o problema do significado, isto , da semntica da linguagem.

2. Funo referencial
Para se ter uma troca comunicativa eficaz no plano referencial, evitando falsas interpretaes, ento importante que os interlocutores compartilhem uma mesma estrutura semntica. Na significao independente faz-se referncia aos sinais gestuais e faciais habitualmente codificados de um modo invariante e discreto que substituem os sinais verbais: isto d-se, principalmente, quando a comunicao impossvel por causa da distncia, do rudo ou da brevidade do encontro. Podemos ter pelo contrrio, uma amplificao, uma contradio ou uma modificao do significado de expresses verbais por obra do comportamento no- verbal. Ou seja: os sinais no- verbais podem acentuar, ilustrar ou esclarecer aquilo que se exprime linguisticamente mediante sublinhados paralingusticos, expresses faciais ou gestos explicativos.

2. Funo referencial
A contradio verifica-se quando surge uma discrepncia entre o significado do comportamento no- verbal e o do comportamento verbal do ato comunicativo: por exemplo, na ironia o significado de uma frase verbal posto em dvida ou contrariado por sinais noverbais. Fala-se ento de incoerncia entre canais. O uso dos prossupostos na comunicao um dispositivo necessrio para que haja trocas velozes e para que se avance sem precisar de a todo o momento incorrer em inteis redundncias. Se assim no fosse, ver-nos-amos obrigados a parfrases incrveis como as que o seguinte exemplo de Osgood mostra claramente. Se um pai disser ao seu filho Fecha a porta, por favor , provvel que assim suceda sem necessidade de mais ser dito. Se a informao referencial tivesse de ser transmitida integralmente, o pai teria de falar mais ou menos desta maneira: Ambos sabemos que tu s capaz de fechar uma porta. H uma porta ao fundo desta sala. Essa porta est aberta. Eu como teu pai, quero que tu a feches.

2. Funo referencial
A compreenso dos pressupostos(= provveis), fundamental para a comunicao em que predomina o aspeto (ou a funo) referencial, e implica tambm a anlise daquilo que intercambiado no plano interpessoal.

3. Funo interpessoal (ou expressiva)


Uma mensagem verbal nunca uma transmisso neutra de informaes sobre o mundo circundante: sempre tambm uma comunicao entre quem fala e os seus interlocutores. As frases so representaes explcitas do seu contedo semntico; mas, ao mesmo tempo, quando so pronunciadas num dado contexto interpessoal, apresentam reivindicaes cuja referncia a relao entre os interlocutores. Por exemplo, a reivindicao de superioridade no se exprime por meio de afirmaes explcitas do tipo eu sou superior a ti e, por isso, dou-te ordens mas pode ser transmitida de um modo implcito mediante o tom da voz, o olhar, o guardar uma certa distncia. So sinais significantes, se bem que no existe nenhum dicionrio de tais significados.

3. Funo interpessoal (ou expressiva)


As informaes trocadas dizem respeito a muitos aspetos relativos aos participantes na interao e s relaes existentes entre eles. Seguindo as indicaes der Fraser, essas informaes podem ser agrupadas em trs classes principais:
1. Identidade social e pessoal- podemos extrair da linguagem muitas inferncias sobre as caractersticas de uma pessoa: o esquema do seu discurso, as suas opes gramaticais e lexicais podem ser teis indicadores de caractersticas demogrficas como idade, sexo, ocupao, educao, instruo ou provenincia;

3. Funo interpessoal (ou expressiva)


2. Estados emocionais temporrios e atitudes habituais- A expresso de estados emocionais pode ser explcita, ou seja: declarada verbalmente (poe exemplo: hoje sinto-me feliz), ou ento realizada por meio de sinais no- verbais (por exemplo: o sorriso, a serenidade facial, o semblate sonhador). Em todos estes casos, os sistemas no- verbais parecem dotados de maior eficcia comunicativa. As emoes mais comuns so expressas de uma maneira evidente pelo comportamento exterior. Os interlocutores podem tentar ocultar o seu verdadeiro estado emocional ou manifestar condies emocionais diferentes daquelas em que se sentem;

3. Funo interpessoal (ou expressiva)


3. Relaes sociais- Em todos os encontros sociais so intercambiadas informaes referentes tambm s relaes sociais existentes entre os participantes.

4. Funo de auto- e heterorregulao (ou de verificao)


Existe um aspeto da comunicao a que se pode genericamente chamar instrumental, ou de regulao, orientada para a consecuo de determinado objetivo. Pedir o jornal a um jornaleiro, indicar mesa, o saleiro com o olhar ou com um gesto, pedir que abram a janela numa sala de fumo tudo isto so exemplos de comunicao com o fim de satisfazer necessidades pessoais por intermdio de outras pessoas.

4. Funo de auto- e heterorregulao (ou de verificao)


Soskin e John identificaram seis modalidades verbais diferentes, todas elas potencialmente eficazes para tentar obter o emprstimo de um casaco:
1) 2) 3) 4) 5) 6) Hoje est frio (enunciativa); Empresta-me o teu casaco (diretiva); Tenho frio (assinalativa); Esse teu casaco parece quentinho (mensurativa); Brr (expressiva): No sei se trouxe o meu casaco (dubitativa).

Por vezes a regulao no incide apenas no comportamento do outro mas tambm no seu estado afetivo: pensemos nas piadas, nas troas, nas embirraes, etc.

5. Funo de coordenao das sequncias interativas


Para haver troca de informaes, sejam elas de que tipo forem, obviamente necessrio que a interao entre os participantes se inicie e se mantenha. Para haver comunicao, e no uma aglomerao catica e incompreensvel de gestos e palavras, realmente preciso que os interlocutores compartilhem regras para o uso dos smbolos e tambm para uma srie de elementos como as permutas de papis entre falantes e ouvintes, os cumprimentos, as despedidas, etc.

5. Funo de coordenao das sequncias interativas


A conversao pode comear por um contato visual recproco que assinala o desejo e a inteno dos participantes de interagir. Depois de iniciada uma conversa, qualquer pessoa olha para a outra de vez em quando.
No caso em que o interlocutor no est presente, como por exemplo numa conversao telefnica, utiliza-se um comportamento de escuta mais verbalizado, interpondo expresses do gnero interessante, com certeza, sim, no me digas, hum, etc.

5. Funo de coordenao das sequncias interativas


A caracterstica alternncia de papis prpria de uma conversao exige, portanto, que cada participante emita e receba uma srie de sinais com o fim de regular o que se vai passando- quer para manter a fase atual que para permitir a passagem gradual a uma fase seguinte. Nos vrios tipos de encontros sociais h numerosos mecanismos que entram em sincronia com a interao. Pode dar-se a coordenao recproca de aes, que ocorre poe exemplo, quando uma pessoa acende um cigarro a outra. Uma sincronia muito particular a que se verifica quando uma pessoa repete, como um espelho, os movimentos da outra. Geralmente o ouvinte que repete os movimentos do falante, sublinhando assim a estreita ligao entre ambos.

6. Funo de metacomunicao
Toda a comunicao tem dois aspetos- um relativo ao contedo da mensagem, notcia transmitida, e o outro relativo ao modo como essa mensagem deve ser tomada e, portanto, relao entre os comunicantes. O aspeto relacionar constitui, precisamente, a comunicao sobre a comunicao: uma metacomunicao. Esta realiza-se quer com expresses verbais, quer de modo no- verbal, por exemplo gritando, sorrindo, carregando a sobrancelha, etc. Metacomunicar implica duas operaes distintas embora frequentemente interligadas: a) ter a noo de que o comportamento do prprio pode ser diferente do dos outros; b) pr em evidncia os aspetos relacionais prprios da troca comunicativa. O primeiro aspeto consiste na capacidade de realizar uma ao de reflexo sobre a linguagem utilizada.

6. Funo de metacomunicao
O xito da comunicao consiste em saber pr em discusso a mensagem, o cdigo e as premissas, mudar de esquemas de referncia em funo dos contextos, analisar a relao signo significado na sua prpria linguagem e na do outro, comparar os cdigos com base nos sistemas de valores prprios e alheios.
Muitas vezes, a discrdia e a m compreenso tm por base a relao existente entre os interlocutores, a definio de si que cada um deles deseja propor, a aceitao ou a rejeio desta proposta por parte do outro.

6. Funo de metacomunicao
Os aspetos no- verbais tm um papel muito importante a este respeito.
A funo metacomunicativa do comportamento verbal fornece elementos por intermdios dos quais se pode interpretar o significado das expresses verbais: de facto, os sinais no- verbais que acompanham o discurso podem constituir indicadores importantes para a avaliao dos reais sentimentos de quem fala.

Bibliografia
ZANI,Bruna; BITTI, Pio Ricci. A comunicao como Processo Social. 2 ed. Editorial Estampa, 1997.

Вам также может понравиться