Вы находитесь на странице: 1из 24

Escola Superior de Sade de Beja

ESQUIZOFRENIA E OUTRAS PERTURBAES PSICTICAS INTERVENES


DA EQUIPA

Ana Clara 2013

ESQUIZOFRENIA

O que a esquizofrenia; Teorias etiolgicas; Caractersticas psicopatolgicas; Tipos de esquizofrenia; Tratamento clnico; Intervenes de Enfermagem.

Escola Superior de Sade de Beja

O que a esquizofrenia ?

Grupo de transtornos de etiologia desconhecida e curso crnico, cujo ncleo comum a alterao da vida psquica em diferentes nveis: pensamento, afectividade, relao, comportamento e percepo da realidade; caracterizada pela presena de sintomas psicticos; Atinge adolescentes e jovens adultos entre os 16 e 25 anos (Rusin et al., 1993); Esquizofrenia mente desintegrada; 1s sinais insidiosos; Exibio de sintomas caractersticos durante pelo menos 6 meses (diagnstico); Escola Superior de Sade de Beja

Teorias Etiolgicas
A- Teorias psicanalticas ou da relao precoce; B- Teorias biolgicas - Genticas; - Bioqumicas; C- Teorias Familiares; D- Teorias Socioculturais (relacionadas com o stress e coping ineficaz).

Escola Superior de Sade de Beja

Caractersticas Psicopatolgicas

Transtornos do pensamento - Delrio (contedo); - Pensamento desorganizado (forma); - Bloqueio do pensamento; - Pensamento perseverante; - Neologismos e ecolalia; Alteraes da percepo - Alucinaes; - Despersonalizao. Escola Superior de Sade de Beja

Caractersticas Psicopatolgicas (continuao)

Alteraes da afectividade

- Embotamento ou aplanao afectiva; - Ambivalncia afectiva;

Alteraes da psicomotricidade
- Agitao psicomotora;

- Estupor; - Ecopraxia e estereotipias motoras;

Transtornos de comportamento
- Condutas excntricas ou inapropriadas ou agressivas.
Escola Superior de Sade de Beja

Sintomas positivos e negativos da esquizofrenia


Sintomas
Delrio

Descrio
Falsa crena Ideia ou fluxo de pens. sem sequncia Percepo sensorial falsa

Sintomas Positivos

Afrouxamento de associaes (pensamento desorganizado) Alucinaes

Sintomas negativos

Pert. do senso do self (despersonalizao)


Pert. do funcionamento interpessoal *Pert. Do comportamento psicomotor

Conceito mal definido de quem .


Autismo em sit. extremas Ou na act. Fsica ou mental

CRITRIOS DE DIAGNSTICO PARA ESQUIZOFRENIA


A- Sintomas caractersticos: 2 (ou mais) dos
seguintes, cada um presente por um perodo significativo de tempo durante um ms (ou menos, se tratado com xito): 1- ideias delirantes* (persecutrias, auto-referncia, somticas, religiosas, grandeza) 2- alucinaes* 3- discurso desorganizado 4- comportamento marcadamente desorganizado ou catatnico; 5- sintomas negativos (embotamento afectivo ou avolio).
Escola Superior de Sade de Beja

B- Disfuno social/ocupacional: desde o incio da perturbao e por um perodo significativo de tempo, uma ou mais reas principais de funcionamento, tais como o trabalho, o relacionamento interpessoal ou o cuidado com o prprio, esto marcadamente abaixo do nvel atingido antes do incio; C- Durao: os sinais contnuos da perturbao persistem pelo menos durante seis meses. Neste perodo de seis meses deve estar includo pelo menos um ms de sintomas que preencham o Critrio A (sintomas de fase activa) e podem estar includos perodos sintomas prodrmicos ou residuais.

Escola Superior de Sade de Beja

D- Excluso de perturbao esquizoafectiva ou do humor; E- Excluso de perturbaes relacionadas com substncias /estados fsicos gerais; F- Relao com uma perturbao global do desenvolvimento: caso exista histria de perturbao autstica ou de outra perturbao global do desenvolvimento, o diagnstico adicional de esquizofrenia s realizado se estiverem presentes ideias delirantes ou alucinaes proeminentes pelo perodo mnimo de um ms...

Escola Superior de Sade de Beja

Tipos de Esquizofrenia

Desorganizado (hebefrenica) Catatnico Paranide; Indiferenciado Residual.

Escola Superior de Sade de Beja

Tipo Desorganizado

Hebefrnico; Os transtornos afectivos e do comportamento so os mais importantes; a afectividade superficial e inadequada (risos sem causa); o discurso e o comportamento so desorganizados; As ideias delirantes e as alucinaes, se presentes, so transitrias e fragmentadas; O comportamento irresponsvel e imprevisvel, assim como os maneirismos so frequentes; Tem inicio precoce (15-20 anos) e insidioso e evoluo contnua sem remisses significativas ; Mau prognstico, devido ao aparecimento Escola Superior de Sade de Beja rpido dos sintomas negativos.

CRITRIOS DE DIAGNSTICO
Tipo de esquizofrenia na qual se encontram os seguintes critrios: A- Todos os seguintes so dominantes: (1) discurso desorganizado (2) comportamento desorganizados (3) afecto embotado ou inapropriado B- No se encontram critrios que preencham o tipo catatnico.

Escola Superior de Sade de Beja

Tipo Paranide

o tipo de esquizofrenia mais frequente; Predominncia de ideias delirantes, sobretudo persecutrias e de grandeza, e de alucinaes, sobretudo auditivas; A afectividade costuma ser menos embotada que nos outros sub-tipos; Inicio mais tardio que a as formas hebefrnica e catatnica; Prognstico melhor do que o dos outros tipos de esquizofrenia, nomeadamente em relao ao funcionamento profissional e capacidade para ter uma vida independente.
Escola Superior de Sade de Beja

CRITRIOS DE DIAGNSTICO

Tipo de esquizofrenia na qual se encontram os seguintes critrios:

A preocupao com uma ou mais ideias delirantes ou alucinaes auditivas frequentes; B - nenhum dos seguintes sintomas dominante: discurso desorganizado, comportamento desorganizado ou catatnico, ou afecto embotado ou inapropriado.

Escola Superior de Sade de Beja

Tipo Catatnico

A caracterstica predominante deste subtipo a presena de transtornos psicomotores graves, que variam desde a hipercinsia ao estupor ou da obedincia mecnica ao negativismo; Esteriotipias motoras; Ecolalia e ecopraxia; Durante a excitao ou estupor catatnico necessrio uma vigilncia cuidadosa para evitar auto ou heteroagresses.
Escola Superior de Sade de Beja

CRITRIOS DE DIAGNSTICO

(1) (2)

(3)

(4)

(5)

Tipo de esquizofrenia no qual o quadro clnico dominado pelo menos por dois dos seguintes: Imobilidade motora (catalepsia ou estupor) Actividade motora excessiva (aparentemente sem objectivo e no influenciada pelos estmulos externos) Negativismo extremo (resistncia a todas as instrues aparentemente sem motivo ou a manuteno de uma postura rgida contra todas as tentativas de ser mobilizado) ou mutismo; Peculiaridades dos movimentos voluntrios (posturas inapropriadas ou bizarras), movimentos estereotipados, maneirismos e trejeitos dominantes Ecolaia ou ecopraxia. Escola Superior de Sade de Beja

Tipo Indiferenciado

Proeminncia de sintomas psicticos que se encaixam em mais do que um subtipo;

Escola Superior de Sade de Beja

CRITRIOS DE DIAGNSTICO

Tipo de esquizofrenia na qual os sintomas que preenchem o Critrio A esto presentes, mas no so encontrados os critrios para os tipos paranide, desorganizado ou catatnico.

Escola Superior de Sade de Beja

Tipo Residual

Doentes com esquizofrenia crnica, com evoluo progressiva da doena; Apresentam, fundamentalmente, sintomas negativos e de deteriorao persistente. Os sintomas positivos, se presentes, so atenuados (comportamento excntrico, discurso ligeiramente desorganizado ou crenas estranhas).
Escola Superior de Sade de Beja

CRITRIOS DE DIAGNSTICO

Tipo de esquizofrenia na qual se encontram os seguintes critrios:

A- Ausncia de ideias delirantes dominantes, de alucinaes, de discurso desorganizado, bem como ausncia de comportamento marcadamente desorganizado ou catatnico; B- Existe uma evidncia constante da perturbao, traduzida pela presena de forma atenuada de sintomas negativos ou de 2 ou mais sintomas presentes no Critrio A da esquizofrenia apresentados.
Escola Superior de Sade de Beja

Tratamento mdico para doentes com esquizofrenia

Medicao; Terapia electroconvulsiva (TEC); Terapia (s)

Escola Superior de Sade de Beja

Interveno de ENFERMAGEM

Crise e Fase Aguda; Segurana do paciente Manejo dos delrios Manejo das alucinaes Fase de manuteno Preveno de recadas Envolvimento familiar

Escola Superior de Sade de Beja

Interveno na Fase de Manuteno


Ensino sobre sintomas que indiciam recada; Educao do doente e famlia; Intervenes comportamentais (ensino de competncias, resoluo de problemas, habilidades e estratgias de controlo); Medicao: - directrizes de psicofarmacologia; - educao do doente; - promoo da aderncia ao tratamento.

Escola Superior de Sade de Beja

Вам также может понравиться