Вы находитесь на странице: 1из 9

Ratione Materiae

1. Introduo
A distribuio constitucional de competncia visa

atender aos interesses da otimizao do exerccio da jurisdio, com a criao de Justias especializadas em determinadas matrias, com o que se pode falar em competncia ratione materiae.

2. Competncia da Justia Federal


Critrio para definio dos crimes Questes que poderiam afetar, direta ou indiretamente, os interesses federais e/ou nacionais. Interesses federais Proteo da Administrao Pblica Federal Infraes penais praticadas em detrimento de bens, servios ou interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas, excludas as contravenes e ressalvada a competncia da Justia Militar e da Justia Eleitoral (art. 109, IV, CF/88). Smula 157 do STJ: Compete Justia Federal processar e julgar os crimes praticados contra funcionrio pblico federal, quando relacionados com o exerccio da funo. Sempre que houver uma norma autorizando a gesto, administrao ou fiscalizao de qualquer atividade ou servio, por rgo da Administrao Pblica Federal, estar caracterizado o interesse pblico federal.

Interesse Nacional
Crimes

previstos em tratados e convenes internacionais (art. 109,V, CF) Crimes contra o sistema financeiro nacional e a ordem econmico financeira (art. 109, VI, CF)

3. Casustica Constitucional
Taxativa e exaustiva

a) Crimes polticos (art. 109, IV)


Delitos previstos na Lei n. 7.179 (art. 8, 18 e 19)

b) Crimes previstos em tratados ou convenes internacionais e incidente de deslocamento de competncia


Relao de internacionalidade Causas relativas a direitos humanos a que se refere o 5 do citado

artigo (art. 109, V) Nas hipteses de grave violao de direitos humanos, o ProcurdorGeral da Repblica, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigaes decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poder suscitar, perante o Superior Tribunal de Justia, em qualquer fase do inqurito ou processo, incidente de deslocamento de competncia para a Justia Federal.

c) Crimes contra a organizao do trabalho, sistema financeiro e a ordem econmico-financeira Art. 109, VI. Os crimes contra a organizao do trabalho e, nos casos determinados por lei, contra o sistema financeiro e a ordem econmico-financeira. Os crimes contra a organizao do trabalho, previstos nos arts. 197 a 207 do CP, so, em regra, da competncia da Justia Estadual. Somente competiro Justia Federal aquelas infraes em que tenham sido afetadas as instituies do trabalho e/ou o direito dos trabalhadores coletivamente considerados (STJ, STF) Crimes contra o sistema financeiro (Lei 7.492/86) e a ordem econmico-financeira (Lei 8.176, 91) previso expressa na lei

d) Crimes cometidos a bordo de navios e aeronaves (art. 109, IX) Interesse federal
Os servios de transportes areos, bem como aquavirio

entre portos brasileiros e fronteiras nacionais e de polcia martima, so atribudos a rgos federais (art. 21, XII e XXII, CF)

Nacional Transportes areos e martimos entre o Estado brasileiro e o estrangeiro

e) Disputa sobre direitos indgenas f) Crimes de ingresso ou permanncia irregular no pas g) Hiptese de concorrncia de competncia
Art. 109, 3 - a lei poder permitir que causas

originariamente da competncia da Justia Federal sejam julgadas em primeira instncia na Justia Estadual, sempre que o local da infrao no for sede de Vara do Juzo Federal.

4. Competncia da Justia Militar e da Justia Eleitoral


Crimes definidos em lei como crimes militares e/ou

eleitorais EC n. 45/04 lei estadual dever adequar a atual estrutura da Justia Militar nos Estados, que dever ser constituda, em primeiro grau, pelos Juzes de Direito e pelos Conselhos de Justia e, em segundo, pelo Tribunal de Justia, ou Tribunal de Justia Militar, nos Estados em que o efetivo militar seja superior a 20 mil integrantes (art. 125, 3, CF) Ressalvada a competncia do Tribunal do Jri (art. 125, 4)

Вам также может понравиться