Вы находитесь на странице: 1из 24

Pessoas, Grupos e Sade Mental

Psicologia Aplicada Administrao

Resultante do contexto globalizado, em que as grandes corporaes focam, em geral, apenas os resultados, cada dia representa, para o funcionrio - seja de alto escalo ou de postos intermedirios ou, mesmo, chode-fbrica - um desafio composto de metas a serem cumpridas, exigncias a serem satisfeitas, datas a serem respeitadas...

Somando-se presso externa, do mundo do trabalho, o funcionrio se v, ainda, s voltas com o prprio mundo interno e sua vida particular: famlia, necessidades pessoais, ideais, desejos, valores... No conciliando as diversas solicitaes dos vrios aspectos da prpria existncia, o funcionrio defronta-se com o espectro do abalo da sade mental!!

Estresse e Fatores Estressantes


O estresse um conceito indefinido; pode-se consider-lo como o processo pelo qual avaliamos e lidamos com as ameaas e desafios do ambiente. O processo envolve uma fase de alarme de choque (mobiliza recursos), resistncia (lida com o fator estressante) e exausto (reservas exauridas).

Fatores Estressantes
Problemas persistentes podem levar a uma condio de exausto mental, fsica e emocional, donde derivam respectivamente, depresso, queda acentuada no desempenho e exausto mental.

Fatores Estressantes
Catstrofes Mudanas significativas de vida Problemas do cotidiano
Os eventos so estressantes quando considerados como negativos e incontrolveis.

Fatores que causam mais morte


Doenas Cardacas Cncer Derrames Doenas pulmonares crnicas Associam-se: fumo, abuso de lcool, sexo sem proteo, desprezo s orientaes mdicas, insuficincia de exerccios fsicos, consumo de drogas ilcitas, alimentao inadequada

Estresse, personalidade e doena cardaca


A doena cardaca coronariana, a causa nmero um de morte, tem sido ligada personalidade Tipo A, que tem como caracterstica a competitividade, a impetuosidade, a impacincia e (especialmente) a propenso raiva. Sob estresse, o corpo de uma pessoa reativa e hostil secreta mais hormnios que aceleram o acmulo de placas nas paredes das artrias do corao.

Estresse e resistncia doena


O estresse desvia a energia do sistema imunolgico, tornando uma pessoa mais vulnervel a infeces e malignidade. Embora o estresse no cause doenas como o cncer, ele pode beneficiar a progresso da doena. Novos experimentos demonstram que o condicionamento tambm influencia as reaes do sistema imunolgico.

Fatores estressantes atuais


Rotina Competitividade Mutabilidade, Transitoriedade, Fugacidade Superficialidade Presso Incerteza Insegurana Reduo da privacidade Escassez de Tempo

DISTRBIOS - Doena Mental


Doena Mental > Patologia
Diagnstico Sintoma Terapia/Tratamento Cura

Comportamentos ANORMAIS
A-tpicos Perturbadores Desajustados Injustificveis

Fatores
Pr-disposies genticas Estados Fisiolgicos Dinmica Psicolgica Circunstncias scio-culturais

Distrbios
Neurticos: ainda apresenta pensamento racional e desempenho social Psicticos: irracionalidade

Distrbios de Ansiedade
(ansiedade aflitiva ou angustiante/persistente; comportamentos desadaptados que reduzem a ansiedade) Ansiedade Generalizada (tenso e inquietao) FOBIAS: medo irracional e paralisante TRANSTORNO Obsessivo-compulsivo: pessoa perturbada por pensamentos e/ou aes repetitivas

Distrbios Dissociativos
(sbita perca de memria ou identidade)
AMNSIA dissoc.: esquecimento de fatos, situaes dolorosas

FUGA dissoc.: esquecimento e fuga do ambiente conhecido e da prpria identidade

Distrbios de Dissociao de Identidade


Dissociao macia do eu da conscincia ordinria; Pessoa tem duas ou mais personalidades distintas que alternadamente controlam seu comportamento.

Distrbios de nimo
Depressivo profundo: desesperana e apatia
Depresso (apatia, sentimento de inutilidade, perda de interesse pela famlia, amigos, etc.)

Bipolar: loquacidade, hiperatividade, exultao


Mania (euforia, hiperatividade, otimismo desmedido... Exagero no otimismo e autoestima)

Distrbios de Personalidade
Padres de comportamento desajustado/desadaptado que prejudicam o funcionamento social da pessoa sem ansiedade, depresso ou delrios.
Podem ser dos seguintes tipos: histrinico, narcisista, limtrofe, anti-social.

Histrinica: exibe emoes superficiais para atrair a ateno; fazem de tudo para conquistar elogios e reforos dos outros. Narcisista: exageram a prpria importncia, ajudados por fantasias de sucesso. Acham as crticas difceis de aceitar, muitas vezes reagem com raiva ou vergonha.

Limtrofe: apresenta uma identidade instvel e emoes instveis


Anti-Social: tambm designada de sociopata ou psicopata; sentem pouco e temem pouco; expressa pouco arrependimento pela violao dos direitos dos outros; ausncia de remorso e de medo

ESQUIZOFRENIA
Distrbio psictico em que as pessoas perdem o contato com a realidade, experimentando idias bastante irracionais ou percepes distorcidas.
Diviso da realidade, distrbios de pensamento, distrbios perceptivos, emoes e aes imprprias

Esquizofrenia
Dist. de PENSAMENTO: DELRIOS Dist. PERCEPTIVOS: ALUCINAES (experincia sensorial sem estimulao) Tipos: Lenta (crnica, processo) e Depressa (aguda, reativa)

Esquizofrenia
Subtipos:
Paranico: preocupao com iluses ou alucinaes Desorganizado: fala ou comportamento desorganizado, emoo imprpria Catatnico: imobilidade ou movimento excessivo, sem propsito, negativismo extremado, repetio/imitao de outro Indiferente/Residual: no se enquadra nos tipos acima

Вам также может понравиться