Вы находитесь на странице: 1из 20

Transferncias, degradao e conservao de energia

Transferncias de energia
H trs processos de medir a energia transferida entre sistemas:
Calor
Processo de medir a energia transferida entre sistemas a temperaturas diferentes

Radiao
Processo de medir a energia transferida entre sistemas quando existem interaes eletromagnticas

Trabalho
Processo de medir a energia transferida entre sistemas sempre que actuam foras

Quando dois sistemas ou corpos, postos em contacto, esto a diferentes temperaturas a energia pode ser transferida entre eles como calor.
CALOR a energia interna transferida de um corpo a temperatura mais alta para um corpo a temperatura mais baixa O calor uma forma de se alterar a energia interna de um sistema. Quando termina a transferncia de energia os blocos ficam mesma temperatura e dizem-se em equilbrio trmico. No entanto, no tm de ficar com a mesma energia interna!
http://brip.escolavirtual.pt/page.php/resources/view_all?id=1fqa_27&full=1 &w_size=1280&h_size=768

A energia transferida atravs de calor proporcional variao de temperatura do corpo e calcula-se atravs da expresso:

Os corpos possuem calor? No


Os corpos possuem energia interna, que pode aumentar ou diminuir com o calor recebido ou cedido. O calor a energia transferida de um corpo com uma temperatura mais alta para um corpo com uma temperatura mais baixa, at ficarem os dois com a mesma temperatura

Calor
Este processo de transferncia pode ocorrer por dois mecanismos diferentes: Conduo Mecanismo que ocorre predominantemente nos slidos e caracterizada pela transmisso de energia de partcula a partcula. Conveco A transferncia de energia por conveco ocorre exclusivamente em lquidos e gases. O processo estabelecido pela movimentao de matria.

http://www.youtube.com/watch?v=da1nsfKoXAQ

Trabalho
Massa

Substncia

Calor

A quantidade de energia transferida para um sistema depende da massa desse sistema, da substncia de que constitudo e da variao de temperatura que ocorre durante a transferncia.

Por vezes, os sistemas tm necessidade de interatuar com a sua vizinhana. Se este tipo de interao envolve foras que so causadoras de movimento e traduz-se numa transferncia de energia entre sistemas. A este tipo de transferncia de energia d-se o nome de trabalho.

O trabalho realizado por uma fora cujo ponto de aplicao se desloca ao longo de uma trajetria retilnea dado por:
A unidade SI de trabalho o joule (J). Um joule o trabalho realizado por uma fora constante (F) de um newton quando desloca o corpo (x) um metro na direo e sentido da fora.

Radiao

Para alm de calor e trabalho, a energia tambm pode ser transferida como radiao.
Neste caso no necessita de um meio fsico para se propagar pois a radiao eletromagntica propaga-se no vazio.

A transferncia de energia por radiao geralmente envolve a faixa do espectro conhecida por infravermelho (IV). Qualquer objeto liberta energia radiante. Objetos a uma maior temperatura libertam mais energia radiante que objetos a uma menor temperatura.

Transferncia de energia sob a forma de radiao

Potncia: medida da velocidade da transferncia de energia


A potncia uma grandeza fsica que mede a quantidade de energia transferida em cada unidade de tempo. A sua unidade no SI o watt (W) que corresponde potncia constante de uma mquina que, num segundo, transfere um joule de energia. A potncia pode ser calculada pelo quociente entre a energia transferida, E, e o intervalo de tempo, t, em que essa transferncia ocorre.
A potncia pode ainda ser definida como o trabalho realizado durante a transferncia de energia, em cada unidade de tempo.

A potncia dos motores dos automveis costuma exprimir-se em cavalo-vapor (cv) ou em cavalo, em vez de watt que a unidade SI de potncia.

1 cv = 735 W

A quantidade de energia transferida durante o aquecimento de uma quantidade de gua, utilizando uma resistncia eltrica, pode ser calculada atravs da medio da ddp (U) nos terminais da resistncia e da intensidade da corrente eltrica (I)

E = U I t (porque P = U I)

Quando h transferncias de energia entre um sistema e a sua vizinhana, a energia total do sistema + vizinhana (universo) permanece constante. Se um sistema for isolado, a sua energia permanece inalterada. Assim, a energia s pode ser transferida ou transformada, pois toda aquela que existe no incio ir existir no fim em igual quantidade. Ento, a energia total existente no Universo a mesma que existia quando este se formou (h muitos milhes de anos), uma vez que este um sistema isolado.

Podemos concluir que numa transferncia de energia:

se um sistema recebe energia porque outro a cedeu, pois esta no produzida.


Ou seja, a energia no se cria nem se destri; apenas se transfere e se transforma. A energia total do Universo sempre constante.

Princpio da Conservao da Energia

Princpio da Conservao da Energia A energia de um sistema isolado mantm-se constante. A energia do universo constante: a energia no se cria nem se destri.

E fornecida Etil Edissipada


Esta expresso traduz o Princpio da Conservao de Energia:

a quantidade de energia que temos no final de um processo sempre igual quantidade de energia que temos no incio desse mesmo processo.
http://brip.escolavirtual.pt/page.php/resources/view_all?id=1fqa_27&full=1&w_s ize=1280&h_size=768

Concluses
Quando ocorre uma transferncia de energia, nem toda a energia recebida aproveitada para o que pretendemos A energia degrada-se! Perde qualidade!

E fornecida Etil Edissipada


O rendimento de qualquer processo sempre inferior a 100%. Princpio da conservao de energia: sempre que ocorre uma transferncia de energia, a quantidade de energia total do Universo no se altera: a mesma antes e depois da transferncia.

Quando um sistema no pode ser considerado isolado recorre-se ao balano energtico que baseado no Princpio da Conservao da Energia e onde se quantifica a energia que entra e sai do sistema.

Вам также может понравиться