Вы находитесь на странице: 1из 31

O que voc entende por Hospitalidade?

Um Sentimento ... Um Smbolo...

Uma Marca...
Um Servio...

Um Mito...
Um Estado de Esprito...
Bahia, Brasil

O que voc entende por Hospitalidade?

Host O senhor tem 30 anos de experincia no ramo hoteleiro. O que hospitalidade? Bonadona Hospitalidade uma questo que diz respeito mais pessoa. importante que, ao trabalhar no ramo hoteleiro, a pessoa tenha compromisso com a hospitalidade. E para isso ela deve gostar dessa atuao. Devemos contratar profissionais que tenham a preocupao de atender bem os hspedes, no apenas porque seu trabalho. Voc pode ir a um hotel muito caro, mas no se sentir bem recebido, no ver a preocupao com os detalhes, constatar que o apartamento no absolutamente limpo.

Host O Brasil um pas hospitaleiro? Bonadona um dos pases mais hospitaleiros do mundo, se no for o mais. Os brasileiros tm o DNA do bom atendimento. a grande fora do Brasil. Outros pases so grandes destinos tursticos, tm monumentos, museus, parques temticos... Mas nem sempre as pessoas atendem bem. Aqui as pessoas so alegres, atendem muito bem, todos gostam dos estrangeiros. um trunfo que temos de saber trabalhar melhor.
Revista Host Novembro de 2004

Bahia, Brasil

Conceituando a Hospitalidade.
Etmologia Grego philoxnia Amor ao estrangeiro Latim hospitalitas-atis Francs hospice

Abrigo ao estrangeiro
ato de acolher

Bahia, Brasil

Conceituando a Hospitalidade.
Como surgiu a Hospitalidade? Convvio Social
Razes Histricas

Sobre a Hospitalidade podemos afirmar: Est ligada proviso de conforto psicolgico e fisiolgico. Compreende essencialmente a prestao, gratuita ou no, de servios obtidos pelo indivduo, quando fora de seu habitat. Basicamente, abrange leito e/ou alimentao.

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Homindeos


a tendncia humana de compartilhar alimento, idia bsica da hospitalidade, teria se originado quando o homem desenvolveu a capacidade de matar grandes presas. Este tipo de caa muitas vezes o forava a associao.
(Franco, 2001, p 22.)

Homo sapiens
Trs pontos bsicos: 1. Fixou-se na terra. Desenvolveu a agricultura. 2. Produziu excedente; 3. Deslocou-se para trocar os produtos agrcolas.
(Castelli, 2005, p 14.)

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade.

Atravs dos anos e dos sculos, inmeros fatores imprimiram-lhe feies diversas, e entre eles salientam-se as alternativas de expanso do trnsito de pessoas, ao se deslocarem movidas pelos mais diferentes propsitos.
Belchior, E. & Poyares, R.

Partida

Necessidade de Abrigo Chegada

Deslocamento de Pessoas

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Antiguidade


Oriente Comrcio Caravanserai
2000 a.C.

Banquetes Japo Cerim nia do Ch

Segundo o conceito tradicional das relaes entre pessoas, o cdigo da hospitalidade sagrado. Beber da mesma gua e comer do mesmo sal cria um vnculo mstico e a hospitalidade uma comunho que cria laos duradouros.
(Belchior; Poyares, 1987. P.14)

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Antiguidade


A Hospitalidade na Civilizao Grega

Destaque na hierarquia de valores da vida civilizada.


Considerado como crime a violao ao direito de hospitalidade. O viajante deveria ser bem recebido, lavando os seus ps. Oferecer-lhe alimento e bebida. Proteger o hspede contra possveis tentativas de agresso e injrias.

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Antiguidade

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Antiguidade A Hospitalidade rabe


Hospitalidade

Questo de Sobrevivncia Caravanserai

Questo de Honra Coro

Sal Po Ch

Almunias Banhos Jardins

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Idade Mdia


Feudalismo

Viajante visto como um "hostis"

Sociabilidade marcada pelo "servilismo"

Qual a relao deste cenrio com a hospitalidade?


O vassalo serve ao senhor e este, por sua vez, ao senhor maior, at se chegar ao rei, em troca de proteo e de servios. Desse modo, o esprito hospitaleiro restringiu-se s pessoas que viviam nos feudos e, assim mesmo, marcado por um servilismo tpico, o que no contribui para o florescimento de um ambiente hospitaleiro.
(Castelli, 2005. p. 49)

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Idade Mdia

Cristianismo
Marce Marcas da Hospitalidade Ato de Beber, Ato de Comer, Ato de Acolher Igreja como grande Igreja como a grande "instituio anfitri"

Estradas foram construdas e mantidas pelos clrigos dos monastrios locais. Os alojamentos construdos nas Igrejas ofereciam um lugar para comer e dormir. As Igrejas no cobravam por essas acomodaes, apesar de esperar que os viajantes lhes fizessem uma contribuio.
(Chon, Sparrowe, 2003, p.4)

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Idade Mdia

Devoo e Hospitalidade
Antologia aos milagres

Divulgao da vida dos santos So Bento


Captulo 53 A Regra So Bento da Recepo dos Hspedes

Peregrinao
Meca

Terra Santa

Roma

So Tiago

Para o cristo a peregrinao era uma afirmao da sua f, um ato voluntrio e deliberado sem nenhum carter obrigatrio, por isso no pode ser comparada peregrinao a Meca, que obrigatria para o muulmano que quer ser acolhido no paraso de Al. (Camargo, 2004)

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Idade Mdia


Curiosidades e cones do Caminho de Santiago A roupa do peregrino (capa, chapu, ....); O Cajado; A concha de Vieira; A calabaza A Compostelana; O Codex Calixtinus ( Liber Sancti Iacobi) 1139; Jacobo, Iago, Sant Iago, Santiago, Jacques, Boanerges...; Compostela:campo de estrela / compositum tellus; O Botafumeiro; O Ano Santo Compostelano; A credencial do peregrino; Quien va a Santiago O Santo dos Croques e no al Salvador, A Compostelana; visita al criado
y deja al seor.

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. A Hospitalidade Lusitana na Idade Mdia


Lusitanos Santa Casa da Misericdia Direito de Albergagem
Mosteiro

Tabernas
Incentivo dos soberanos e nobres Pousadas

Hospital

Hospcio Albergarias

Datas Importantes
1097: D. Tereza provera recursos para fundao de casas de hospitalidades as albergarias. 1269: Medidas para disciplinar a qualidade do servio prestado, taxar preos e definir responsabilidades hspedes e hospedeiro. 1516: Santa Casa da Misericrdia prescreve a obrigao corporal de abrigar os viajantes e pobres. Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Contextualizando o acolhimento Francs


Frana Htel Edifcios suntuosos Htel-Dieu Htel de Ville Htel Residncia de Nobres Aluguel de quartos Nasce o Hotel Moderno Residncia do Rei

Evoluo nas Normas da Hotelaria em Paris


1. 2. 3. Cobrana de tributos aos hospedeiros (1292). Comunicar ao governo o nome dos hspedes (1404). Abertura de casa de hospedagem, taverna ou cabar somente com autorizao real (1577).

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Idade Moderna


Marco Histrico do incio da Idade Moderna, 1453
Os turcos otomanos, chefiados por Maomet II, tomam Constantinopla. Fim do imprio bizantino.

Renascena Grand-tour Expanso Martima

Marco Histrico do final da Idade Moderna, 1789


Revoluo Francesa.

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. Como os Ingleses acolhiam...


Inglaterra Hospitalidade Surgem as Hospedarias (sc XIV) Alojamento Alimentao 1514 Hostelers - Innholders
Revoluo Industrial

Venda de Comida e Bebidas

Transportes Transformaes Sociais Construes de Hotis Csar Ritz

A Inglaterra v os seus estabelecimentos hoteleiros serem padro para o mundo: boa comida, conforto, limpeza e acolhimento transformam-se em marca registrada dos seus hotis.

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. A Hospitalidade do Brasil...


Brasil

ndio

Portugus

Africano

Moteiros / Colgios Casa Grande Hospedarias Ranchos Casa de Pasto


Vinda da Famla Real 1808 Abertura dos Portos Vindas de Estrangeiros Direito de Albergagem Hospedarias Surgimento do hotel 1817

Estalagens

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade. A Hotelaria do Brasil...


1817 - Rio de Janeiro Hospedaria do Reino do Brasil Htel Royaume du Brsil

Cenrio Aumento de Estrangeiros Qualidade de Servio

1830 Hotel Pharoux Hotel dos Estrangeirpiros Crescimento de So Paulo Grande Hotel e Grande Hotel Paulista 1907 - Rio de Janeiro Decreto n 1160 de 23 de dezembro de 1907 1908 Hotel Avenida 1922 Copacabana Palace

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade.

A Hospitalidade ilustrada atravs da Literatura Brasileira


No romance Iracema de Jos de Alencar, o personagem ferido por uma ndia tabajara com uma flechada. Ele no reagiu. Arrependida, a moa ofereceu-lhe hospitalidade. Martim foi recebido na cabana de Araqum, que ali morava com a filha. Ao cair da noite, Araqum havia deixado seu hspede sozinho, para que ele fosse servido pelas mais belas ndias da tribo. No romance Inocncia do Visconde de Taunay, o personagem Pereira, dono de uma propriedade rural, hospeda o prtico de farmcia Cirino que se dizia mdico para curar Inocncia e um zologo alemo que aparecera certa madrugada pedindo pousada, o hospedeiro manifesta sua satisfao de receb-los. O conto Felicidade pelo casamento, de Machado de Assis, o protagonista cai doente durante sua estada no Rio de Janeiro e aps examinado por um mdico, o mesmo recomenda-lhe tomar ares fora da cidade, oferecendo, para isso sua casa em Andara. Aceitou o convite e ficou por mais de um ms. Foi nessa estada que conheceu a filha do seu hospedeiro, por quem se apaixonou.

Bahia, Brasil

Razes da Hospitalidade.

Primrdios da Hospitalidade Baiana


Salvador da Bahia

Santa Casa da Misericordia


Franciscanos Capuchinhos Agostinianos Beneditinos

Portugus

Colgio dos Jesutas

Hospedarias Crescimento da Cidade Comrcio Aumento dos Estrangeiros Doenas Carenciais Penses Hospedarias Hotel

Como contextualizar a hospitalidade Baiana?


Bahia, Brasil

Novos Horizontes da Hospitalidade

Pontos Relevantes para contextualizao da prtica da Hospitalidade:


Expanso das viagens lazer; Evoluo dos Meios de Transporte; Expanso da Gastronomia; Papel dos Meios de Hospedagem.
Para acolher o contingente de viajantes, cada vez maior, nas prximas dcadas, necessrio dotar os meios de hospedagem no somente de excelentes equipamentos e instalaes, como tambm de pessoas qualificadas. Isto to verdadeiro que os hotis esto sendo inaugurados j esto priorizando esses aspectos. Sem um suporte fsico adequado e colaboradores talentosos, dificilmente um hotel pode oferecer um acolhimento encantador. Castelli(2005, p.84)

Bahia, Brasil

Novos Horizontes da Hospitalidade


Indstria da Hospitalidade

Atividades comerciais que fornecem comida e/ou bebidas e ou acomodao num contexto de servios.

Intangibilidade Perecibilidade Proximidade com o cliente

Mix de pequenas e grandes empresas

Alimentos e Bebidas

Hospedagem

Restaurantes/Bares Empresas de Catering

Hotis Pousadas

Um setor diversificado que abrange hotis, restaurantes, bares credenciados, pousadas, empresas de catering dos setores pblicos e privados: na verdade qualquer organizao que sirva alimentos e/ou bebidas e/ou oferea hospedagem para pessoas que esto longe de casa. Guerrier (2000, p.53)

Bahia, Brasil

Novos Horizontes da Hospitalidade

A Hospitalidade Atual
Servio ofertado e pago

Meios de Hospedagem dispondo de equipamentos, instalaes r recursos humanos qualificados


Diferenciar e Empolgar as aes de acolhimento Simpatia e Cordialidade - Check in Qualidade de Servios - Estada do Hspede Competncia- Check out

Qualificao Profissional Acolhimento Encantador.

Bahia, Brasil

A Hospitalidade e o Turismo
Entendendo o Turismo

Deslocar-se
Ato praticado por pessoas que se mudam, que vo morar em outros locais, sem retorno imediato ao de origem

Viajar
Ato de deslocar-se temporariamente de um lugar para outro, sempre com inteno de retornar, de voltar a origem

Oferta Atrativo Infra-estrutura bsica Infra-estrutura especfica

Destino

Procura

Turismo Turismo
Elementos Bsicos

Caminho Cama Comida Carinho Compras

Bahia, Brasil

A Hospitalidade e o Turismo
Hospitalidae
Elementos Bsicos
Cama Comida Carinho

Meios de Hospedagem Pilar bsico do turismo Hotelaria Atende s necessidades, desejos e expectativas do viajante, que agora seu hspede.

Restaurantes, Bares Gastronomia uma atrao

Acolhimento no destino Respeito, Segurana, Cordialidade, Simpatia

Mandamentos da Hospitalidade: A necessidade de acolhida universal; 2. Tratar o visitante com um amigo; 3. O sorriso um gesto que representa o prazer em receber algum; 4. A cortesia se manifesta por meio da boa aparncia, da educao, da amabilidade e da presteza. 5. A melhor maneira de se acolher algum querer acolh-lo.
Fonte: Gourirand, P. La accueil htelier. Paris: BPI, 1994

1.

Bahia, Brasil

A Hospitalidade e o Turismo

A Hospitalidade Turstica A hospitalidade no turismo tem componentes de espontaneidade e de artificialidade que freqentemente se combinam. Por meio de estratgias privadas e de polticas pblicas, os lugares podem preparar-se para serem hospitaleiros, forjando, por exemplo, uma hospitalidade profissional, centrada na oferta de estruturas e nas prestao de servios voltadas exclusiva ou quase exclusivamente para o atendimento do turista. Da pode-se falar em hospitalidade turstica. CRUZ, Rita de Cssia Ariza (2002)

Bahia, Brasil

A Hospitalidade e o Turismo
Destino Atmosfera Esforo para projetar ambientes de compra. Utiliza efeitos emocionais Percepo de Qualidade Imagem Soma de crenas, idias e expressoes

Vantagem competitiva

Satisfao do cliente

Quais os elementos de uma localidade capazes de criar a atmosfera planejada e percebida? Acesso, Meios de transportes, Meios de hospedagem, Servios de A&B, Servios de entretenimentos, Atrativos naturais, Atrativos culturais, Locais relacionados ao patrimnio histrico, Eventos; Lojas do comrcio geral, Servios emergenciais.

Bahia, Brasil

A Hospitalidade na Contemporaneidade Como se comporta a HOSPITALIDADE na era contempornea?

Acolhimento altamente profissionalizado em uma


relao de servio bem executado de hospedagem. Vladimir Abreu

lugares diferentes se relacionar socialmente, se alojar e se prestar servios reciprocamente. Anne Gotman

Atributo que permite aos indivduos de famlias e

Maneira de se viver em conjunto, regida por regras,


ritos e leis. Alain Montandon

Ato humano, exercido em contexto domstico,


pblico, comercial e virtual, de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas temporariamente deslocadas de seu habitat natural. Luiz Camargo.

Bahia, Brasil

A Hospitalidade na Contemporaneidade

Hotelaria Hospitalar Humanizao dos Servios Vantagem Competitiva Mudana Estrutura Funcional Profissionais Qualificados Equipe Multidisciplinar Estrutura Fsica Arquitetura/Engenharia Segurana Preveno / Manuteno Estrutura Hoteleira UH Decorao/Enxoval/Uniforme Gastronomia Entretenimento

A hospitalidade, tem que estar envolvida desde a recepo do cliente, como num hotel, com direito rapidez na internao, havendo um gerenciamento de leitos. importante uma informao rpida por computador e o uso de walk talk; quarto arrumado de forma padronizada e aconchegante,trabalho realizado com a equipe de higiene hospitalar e camareira.
Toliari , Denise

Bahia, Brasil

Вам также может понравиться