Вы находитесь на странице: 1из 21

Estudo de tempos Cronometragem

Prof. ROGRIO ORLANDELI

Tempos e Movimentos

Cronometragem
Trata-se de uma tcnica de medio do tempo gasto para a realizao de uma tarefa ou trabalho repetitivo. Usado para: Determinao de tempos padres (execuo de tarefas); Programao da produo (cronograma de atividades); Estudos de racionalizao do trabalho (tornar eficientes os processos pelo emprego de mtodos cientficos); Controle de tempos de trabalho (para pagamentos); Clculo para controle e previso de custos; 3

Aplicao/Metodologia
Anlise da eficincia de recursos produtivos (Mquinas, Homens) no campo da produo e administrao. Metodologia (identificao das tarefas): Selecionar o trabalhador ou mquina que execute tarefas repetitivas num mtodo padro de trabalho; Definir com clareza os incios e fins das atividades em estudo; Assegurar-se que a seqncia de atividades obedea a um critrio nico. 4

Mtodo Geral
Clculo do tempo real (TR) da tarefa Cronometra-se o operador na execuo da tarefa considerando apenas os tempos essenciais ao cumprimento da tarefa, ou seja, sem atrasos; Julgar a eficincia do operado (E, em %) Julga-se a eficincia do operador; OBS:- as duas informaes so usadas para o clculo do tempo normal.
5

Clculo do tempo mdio/eficincia


Tempo mdio (TM) Somam-se os tempos relativos a cada ciclo do trabalho e, divide-se o resultado pelo nmero de ciclos, ou seja, calcula-se a mdia aritmtica. Eficincia do trabalho (E, dado em %) Depende da experincia, esforo, dedicao e qualificao de cada funcionrio. Caractersticas do material e equipamentos disponveis podem influenciar na eficincia. Pode ser estimada pela mdia dos tempos. 6

Exemplo:Clculo do tempo Normal


Um analista descobriu que um operador: Requer TR = 10 min, por unidade produzida; Trabalha com eficincia E = 120%; Obs: Para obter o tempo normal (TN), ou seja, o tempo que teria sido requerido se o operador trabalha-se com eficincia de 100%, utiliza-se: Tempo normal = tempo real (TR) x eficincia (E) = 10 min/unidade x 1,20 = 12 min/unidade Logo o tempo requerido por unidade de 12 min, podendo ser explicado pela melhor eficincia do funcionrio quando da observao. 7

Consideraes sobre TM e TN
Caso: TN > TM, o ritmo de trabalho considerado sub-normal; TN = TM, o ritmo de trabalho considerado normal; TN < TM, o ritmo de trabalho considerado supra-normal;
8

Clculo do tempo padro (TP)


Como o tempo normal no leva em considerao possveis atrasos necessrio obter o TP. Do exemplo, suponha que o tempo normal acrescido em 30%, devido a atrasos, logo o tempo padro de execuo dado por:
TP = Tempo normal x fator de tolerncia (FT) = 12 min/unidade x 1,30 = 15,6 min/unidade Obs:- Tempos evitveis no so computados.
9

Cronometragem dos elementos de uma tarefa


Uma tarefa pode ser dividida em partes (elementos). Exemplo:- Tarefa de embalar, pode conter: (Embrulhar; Colocar na caixa; Lacrar; Colocar ao lado.) Cada elemento pode ser cronometrado e disposto na tabela abaixo:
Nmero do elemento Tempo elementar calculado (TT) Leitura do cronmetro acumulada

1 2 3 4 5

0.17 0.32 0.53 0.21 0.95

0.17 0.49 1.02 1.23 2.18

10

Cronometragem dos elementos de uma tarefa


Tempos das tarefas

Pode-se averiguar do grfico e da tabela que o tempo total de execuso da tarefa 2,18 minutos, que o tempo normal total da tarefa. .

2.5 2
Tempo

Tempo total

1.5 1 Tempo das etapas 1 2 3 4 5

0.5 0
Tarefas

Obs:- Deve-se fazer a transformao de centsimo de Minuto para segundos caso exista necessidade.

Ordem de tempo decrescente das etapas Ordem 1 2 Etapa 5 3 Tempo (min) 0.95 0.53

3
4 5

2
4 1

0.32
0.21 0.17
11

Um exemplo de planilha para cronometragem


Folha de Amostragem do trabalho Formulrio:
Empresa:
Setor: Atividade \ N Tarefa Incio Final TT TM E TN

Cronometrista:

Aprovao:

Data:
__/__ FT

Hora::

TP

1
2 3 4 5

Na qual os tempos podem ser anotados e analisados.


12

Cuidados no clculo do fator tolerncia

Qualquer estudo de tolerncia deve levar em considerao somente os atrasos tidos como inevitveis, tais como quebras de mquinas, falta de materiais, manutenes e ajustes de mquinas.

13

Estudo contnuo da Produo


Na busca pelo nvel de tolerncia adequada o analista pode observar determinada operao por um perodo contnuo de tempo, podendo variar de 8 a 40 horas, buscando equacionar quanto tempo gasto em atividades: normais; evitveis e inevitveis. Vamos analisar um estudo de 40 horas.

14

Estudo contnuo da Produo


Atividade Horas observadas % do tempo total

Normais Evitveis
Inevitveis Total

25 10
5 40

62.5 % 25.0 %
12.5 % 100 %

Exemplo do estudo de uma atividade durante 40 horas e suas respectivas percentagens de tempo gasto.
15

Estudo contnuo da Produo


Seria um erro atribuirmos imediatamente 112,5 % para o fator tolerncia, pois este valor levaria em considerao as horas perdidas com atividades evitveis. O ideal fazermos uma relao com o tempo das atividades normais, j que existe a possibilidade de melhorar os mtodos de trabalho e eliminar as atividades indesejveis. Fazer isto, neste exemplo gera os seguintes valores.
16

Estudo contnuo da Produo


Atividade Horas observadas % do tempo total % do tempo em atividades normais

Normais
Evitveis Inevitveis Total

25
10 5 40

62.5 %
25 % 12.5 % 100 %

100 %
40 % 20 %

Agora de posse das respectivas percentagens podese averiguar que o fator tolerncia dado com 120%, em relao ao tempo gasto em atividades normais.
17

Recomendaes
Os estudos de tempos devem ser estabelecidos pela alta administrao; Os responsveis pelas anlises devem ser profissionais; O pessoal objeto de estudo dever ser inteirado do objetivo da pesquisa; As hierarquias devem ser respeitadas; O analista deve ser imparcial; Manter constncia na forma de coleta de dados; Usar tcnicas estatsticas de anlise de dados.
18

Exerccios
1. Defina tempo real, tempo normal e tempo padro; 2. Exprima a relao entre tempo normal, tempo real e eficincia; 3. Exprima a relao entre tempo-padro, tempo normal e fator de tolerncia. 4. Porque desejvel definir o mtodo de operao, antes de fazer um estudo de tempos da tarefa em pauta? 5. Porque desejvel obter tempos elementares decorridos, em vez do tempo total real para a tarefa? 19

Problemas
1-Como voc classificaria as atividades abaixo? Explique. 1. Produzir uma pea; 2. Ajustar o equipamento; 3. Colocar a pea pronta em um container; 4. Conversar com um amigo e voltar para o local de trabalho. 2- Determinar o seguinte: 1. O tempo normal, quando o tempo real 0.12 hora e a eficincia 80%; 2. O tempo-padro, quando o tempo normal de 2.56 minutos e o fator de tolerncia 125%; 3. O tempo-padro, quando o tempo real de 11.48 minutos, a eficincia 105% e o fator de tolerncia 1,40; 4. A eficincia, quando o tempo normal de 1.106 hora e o tempo real 0.998 hora; 5. O fator tolerncia, quando o tempo padro de 50.40 minutos e o tempo normal 33.60 minutos; 6. O tempo real, quando o tempo padro de 2,7 dias, o fator de tolerncia 135% e a eficincia 98%. 20

Problemas
3- Um estudo contnuo de produo de 60 horas tem os seguintes resultados:
Atividade Normais Evitveis Inevitveis Total Horas observadas % do tempo total % do tempo em atividades normais

40.2 11.9 7.9 60

% % % %

100 % % %

Completar a tabela: a- percentagem do tempo total atribuda a cada atividade; b- Calcule o fator de tolerncia levando em considerao o tempo decorrido nas atividades normais.
21

Вам также может понравиться