Вы находитесь на странице: 1из 20

Introduo Epidemiologia

Vigilncia Epidemiolgica
Guido Palmeira

DIMENSES BSICAS
Onde a doena se manifesta? Quem adoece? Quando a doena ocorre?

O ESPAO
Teoria dos focos naturais (1930) - o espao paisagem natural onde circulam os agentes etiolgicos. O homem altera o ambiente e modifica o comportamento dos agentes. Geografia mdica - o meio geogrfico inclui elementos da paisagem - modificada pelo homem - e fatores humanos ou sociais. Perspectiva totalizante - o ambiente um espao fsico e social, organizado pela ao do homem segundo as necessidades econmicas.

AS PESSOAS
As variveis de pessoa expressam diferenas de diversas ordens: biolgica,econmica, social, cultural, etc.
Os diferentes atributos pessoais sempre dizem respeito a um mesmo sujeito, no devem ser tomados como fatores independentes uns dos outros (Idade e sexo so a um s tempo variveis biolgicas e sociais, no possvel separar componentes)

O TEMPO
TENDNCIA SECULAR - comportamento da incidncia em perodos longos (vrios anos).
VARIAO CCLICA: - recorrncia da incidncia mxima e mnima em intervalos de tempo regulares (sarampo bi-anual). VARIAO SAZONAL - variao da incidncia segundo pocas especficas (estaes ou meses do ano, dias da semana, horas do dia). NVEL ENDMICO - incidncia habitual ou endmica.

DIAGRAMA DE CONTROLE
50 40

NVEL ENDMICO: incidncia mdia mensal (ou semanal) em uma srie de anos.

30

20

10

LM E IM
J F 5 3,1 M 7 3,2 A 12 4,8 M 18 6,4 J 27 8,3 J 34 A 32 S 29 O 16 N 9 D 7

M dia

Os limites endmicos so definidos por um intervalo de z desvios padro em torno da incidncia mdia histrica de cada ms. (na fig. Z = 1)

D. P. 3,7

11,6 10,1 8,7

7,1 5,7 3,9

INCIDNCIA NO TEMPO
Endemia - incidncia habitual, ocorrncia regular de casos.
Epidemia - incidncia excessivamente alta em relao aos padres habituais. Surto - aumento no habitual da incidncia num espao localizado, em um perodo curto.

Pandemia - aumento da incidncia que atinge diversos pases, em diferentes continentes.

EPIDEMIA
A caracterizao de uma situao de surto ou de epidemia deve considerar diversos critrios: evoluo no tempo, caractersticas das pessoas acometidas, espao de ocorrncia e, principalmente, a existncia de relao entre os casos.
O aumento no habitual da incidncia (generalizado, localizado, longo ou curto) reflete uma modificao das condies epidemiolgicas que propiciam o aparecimento da doena.

Epidemia: progresso
Crescimento da incidncia a partir de:
Introduo de um agente em uma populao com grande proporo de susceptveis. Contato acidental de grupos de pessoas com agentes txicos ou infecciosos (intoxicao alimentar, acidente industrial localizado). Modificaes no complexo de fatores e condies envolvidos no processo de pr-patognese de doenas presentes de forma endmica em uma determinada regio.

Epidemia: regresso
Queda da incidncia at a estabilizao em uma nova faixa endmica.
Diminuio progressiva dos susceptveis
Esgotamento dos expostos a riscos acidentais. Superao das condies que favorecem o estmulo doena" - atravs da vigilncia e controle, ou em conseqncia de processos naturais.

EPIDEMIAS
EPIDEMIA EXPLOSIVA (instantnea) - Exposio transitria de um grupo restrito de pessoas a um agente especfico com perodo de incubao curto. Progresso e regresso rpidas. EPIDEMIA PROGRESSIVA (propagada) - O agente se propaga de pessoa a pessoa (em cadeia). Progresso e regresso prolongadas.
EPIDEMIA POR FONTE COMUM - O agente se propaga a partir da contaminao de uma fonte comum (gua, ar ou alimentos). A progresso costuma ser rpida, a durao das fases de incidncia mxima e de regresso depende da persistncia da contaminao.

CONTROLE da DOENA
Quarentena e isolamento
Microbiologia (sc. XIX) - identificao da cadeia de transmisso, vigilncia sistemtica dos contatos de doentes. Campanhas de erradicao (1950s) - Vigilncia Epidemiolgica, o objeto de vigilncia a doena (o agente).

VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA
Observao ativa e sistemtica da distribuio da ocorrncia de agravos. Avaliao da situao epidemiolgica com base na anlise das informaes obtidas Definio (e difuso ampla) das medidas de preveno e controle pertinentes. Execuo e avaliao das medidas de controle.

OBJETIVOS da VE
Monitorar a tendncia da morbidade e da mortalidade. Determinar os nveis endmicos, detectar surtos e identificar os fatores envolvidos na sua ocorrncia. Identificar os grupos populacionais particularmente vulnerveis. Elaborar informes e normas tcnicas que orientem as aes de controle. Avaliar o impacto e a adequao das medidas de preveno e controle adotadas. Identificar novos problemas de sade pblica (eventos inusitados) e os fatores envolvidos no seu aparecimento. Fornecer subsdios para o planejamento.

SISTEMAS DE VE
O conjunto de atividades de VE configuram um sistema. O sistema de VE um instrumento indispensvel para a elaborao, acompanhamento e avaliao de programas de sade. Os sistemas comportam diferentes nveis, com competncias e atribuies bem definidas. O sistema de VE deve assegurar um fluxo contnuo, regular e gil de informao completa e precisa entre os vrios nveis.

SISTEMAS DE VE
Definio de caso (suspeito, provvel, confirmado). Informaes a serem coletadas para cada caso. Fontes regulares de informao. Fluxo e periodicidade da informao. Competncias e atribuies de cada instncia (nvel) do sistema. Normas tcnicas que orientam as aes de controle. Periodicidade da divulgao de relatrios, normas e recomendaes.

INFORMAES
Demogrficas censo Ambientais rgos pblicos Caractersticas do agravo (data, local, clnica, etc.) notificao Caractersticas dos casos (idade, sexo, imunidade, hbitos, etc.) notificao
OBS: Dados populacionais e informaes ambientais podem ser obtidas diretamente atravs de estudos de prevalncia

FONTES DE INFORMAO
Notificao passiva por profissionais de sade. Notificao sistemtica (notificao negativa). Laboratrios de apoio diagnstico. Registros hospitalares Sentinelas (servios especializados) Vigilncia ativa Registros de bitos Imprensa, boatos

INVESTIGAO
Objetiva interromper a progresso do agravo atravs da descoberta de novos casos, da observao dos contatos, do tratamento precoce dos casos, da proteo dos susceptveis, e da identificao e eliminao dos fatores envolvidos na origem e propagao do agravo. Implica a visita ao local de ocorrncia do caso para confirmao, coleta de dados (caractersticas dos casos, fontes de infeco, susceptibilidade dos contatos, condies ambientais), e de material para anlise laboratorial, e execuo das medidas de controle indicadas.

VIGILNCIA em SADE
VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA monitoramento da ocorrncia de agravos e controle da sua propagao. VIGILNCIA SANITRIA - controle dos fatores (bens e servios consumidos) que podem constituir risco sade. VIGILNCIA AMBIENTAL - monitoramento dos riscos ambientais.

Вам также может понравиться