Вы находитесь на странице: 1из 110

MEDIES NO DIA-A-DIA

Potncia da lmpada Horrio do despertador Comprimento da cala Temperatura da geladeira

Tempo de cozimento

Volume de leite

Volume de combustvel

Velocidade do automvel

Presso dos pneus

Consumo de energia Quantidade de arroz

Dimenses das peas

Rotao do motor

Tamanho do peixe

IMPORTNCIA DE MEDIR

"O

conhecimento amplo e satisfatrio sobre um processo ou fenmeno somente existir quando for possvel medi-lo e express-lo atravs de Lord Kelvin, 1883 nmeros".

O QUE MEDIR?

Medir o procedimento experimental atravs do qual o valor momentneo de uma grandeza fsica (mensurando) determinado como um mltiplo e/ou uma frao de uma unidade, estabelecida por um padro, e reconhecida internacionalmente.

ALGUMAS DEFINIES Mensurando o objeto da medio. a grandeza especfica submetida a medio. Indicao o valor de uma grandeza fornecido por um sistema de medio. Indicao direta o nmero mostrado pelo sistema de medio. A indicao direta pode ou no ser apresentada na unidade do mensurando.

EXEMPLO DE MEDIO 1 - DIRETA

Compara-se o objeto da medida com uma escala conveniente, obtendo-se um resultado em valor absoluto e unidade coerente. Por exemplo: medio da distncia entre dois traos utilizando-se uma rgua graduada.

EXEMPLO DE MEDIO 1 - DIRETA


mensurando indicao 2,4 unidades unidade

instrumento de medio

EXEMPLO DE MEDIO 2 - INDIRETA


Medir a grandeza de uma pea por comparao determinar a diferena da grandeza existente entre ela e um padro de dimenso predeterminado.

Tambm se pode tomar como padro uma pea original, de dimenses conhecidas, que utilizada como referncia. Por exemplo, medies/controle de peas com calibradores passa-nopassa; utilizao de relgios comparadores.

EXEMPLO DE MEDIO 2 - INDIRETA

mensurando

tenso do gerador: 5,305 V

indicao direta

constante do sistema de medio: 15,080 (km/h)/V

velocidade: 5,305 V . 15,080 (km/h)/V = 80,0 km/h indicao

MEDIR PARA QUE?


Monitorar Observar passivamente grandezas Controlar Observar, comparar e agir para manter dentro das especificaes. Investigar Descobrir o novo, explicar, formular.

MEDIR PARA MONITORAR...


Compra e venda de produtos e servios: consumo de gua, energia eltrica, taxmetro, combustveis, etc. Sinais vitais: presso arterial, temperatura, nvel de colesterol Atividades desportivas: desempenho, recordes

MEDIR PARA CONTROLAR...

presso

rota

altitude temperatura velocidade

MEDIR PARA INVESTIGAR...


Compreender
Descobertas cientficas, Estudar fenmenos

Dominar
Validar, know-how (conhecimento de como executar alguma tarefa)

Evoluir

Melhorar continuamente, expandir limites

Inovar

MEDIR PARA INVESTIGAR...

Pequenas diferenas nas medidas podem levar a concluses completamente diferentes.

Elementos da inovao tecnolgica


Idia invento oportunidade
pesquisa aplicada
ensaios CQ patenteamento certificao produo

desenvolvimento

prototipagem

design

marketing

Produto Servio Inovador

processos fabricao

plano produo

Onde tem metrologia?

A metrologia uma das funes bsicas necessrias a todo Sistema de Garantia da Qualidade. Efetivar a qualidade depende fundamentalmente da quantificao das caractersticas do produto e do processo. Esta quantificao conseguida atravs de:

Definio das unidades padronizadas, conhecidas por unidade de medida, que permitem a converso de abstraes como comprimento e massa em grandezas quantificveis como metro, quilograma, etc.; Instrumentos que so calibrados em termos destas unidades de medidas padronizadas; Uso destes instrumentos para quantificar ou medir as "dimenses" do produto ou processo de anlise.

E O OPERADOR NO IMPORTANTE?

sim !!! ele a parte inteligente na apreciao das medidas.


De sua habilidade depende, em grande parte, a preciso conseguida. necessrio ao operador: Conhecer o instrumento; Adaptar-se as circunstncias; Escolher o mtodo mais aconselhvel para interpretar os resultados.

NOTA !!!
Laboratrio de Metrologia
Temperatura 201C Ausncia de vibraes e oscilaes; Espao suficiente; Boa iluminao; Limpeza etc.

MEDIES GERAM ERROS


m definio do mensurando mensurando imperfeies do sistema de medio Sistema de medio procedimento de medio

indicao ERROS influncia do operador

condies ambientais

PROCESSO DE MEDIO

definio do mensurando

procedimento de medio resultado da medio

condies ambientais

operador

sistema de medio

O RESULTADO DA MEDIO
O trabalho de medio no termina com a obteno da indicao. Neste ponto, na verdade, inicia o trabalho do experimentalista. Ele dever chegar informao denominada: resultado de uma medio (RM). composto de duas parcelas: a) o chamado resultado base (RB), que corresponde ao valor central da faixa onde deve situar-se o valor verdadeiro do mensurando; b) e a incerteza da medio (IM), que exprime a faixa de dvida ainda presente no resultado, provocada pelos erros presentes no SM e/ou variaes do mensurando, e deve sempre ser acompanhado da unidade do mensurando. Assim, o resultado de uma medio (RM) deve ser sempre expresso por: RM = (RB IM) [unidade]

RESULTADO DA MEDIO

mensurando

Sistema de medio -IM RB

indicao

+IM

VV

A LINGUAGEM DA METROLOGIA
At 1995: Torre de Babel Em 10 de Maro de 1995: Portaria INMETRO n 029 Vocabulrio de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (VIM) Em sintonia com: ISO, BIPM, IEC, IFCC, IUPAC, IUPAP

MEDIR

Medir o procedimento experimental atravs do qual o valor momentneo de uma grandeza fsica (mensurando) determinado como um mltiplo e/ou uma frao de uma unidade, estabelecida por um padro, e reconhecida internacionalmente.

UM POUCO DE HISTRIA... O desenvolvimento da linguagem ... A necessidade de contar ... S os nmeros no bastam ...

Unidades baseadas na anatomia ...

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS


As unidades de medio primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referncias universais, pois ficava fcil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa.

O CBITO DO FARA

O CBITO DO FARA
H cerca de 4.000 anos, os egpcios usavam, como padro de medida de comprimento, o cbito: distncia do cotovelo ponta do dedo mdio.

Como as pessoas tm tamanhos diferentes, o cbito variava de uma pessoa para outra, ocasionando as maiores confuses nos resultados nas medidas. Para serem teis, era necessrio que os padres fossem iguais para todos.

O CBITO DO FARA
Diante desse problema, os egpcios resolveram criar um padro nico: em lugar do prprio corpo, eles passaram a usar, em suas medies, barras de pedra com o mesmo comprimento. Foi assim que surgiu o cbito-padro.

O CBITO DO FARA
Com o tempo, as barras passaram a ser construdas de madeira, para facilitar o transporte. Como a madeira logo se gastava, foram gravados comprimentos equivalentes a um cbito-padro nas paredes dos principais templos. Desse modo, cada um podia conferir periodicamente sua barra ou mesmo fazer outras, quando necessrio.

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS


Nos sculos XV e XVI, os padres mais usados na Inglaterra para medir comprimentos eram a polegada, o p, a jarda e a milha.

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS


Em 8 de maio de 1790 foi aprovado na Frana, num projeto que se transformou em lei naquele pas. Estabelecia-se, ento, que a nova unidade deveria ser igual dcima milionsima parte de um quarto do meridiano terrestre. Essa nova unidade passou a ser chamada metro (o termo grego metron significa medir). Os astrnomos franceses Delambre e Mechain foram incumbidos de medir o meridiano.

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS


Com o desenvolvimento da cincia, verificou-se que uma medio mais precisa do meridiano fatalmente daria um metro um pouco diferente. Assim, a primeira definio foi substituda por uma segunda:

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS O METRO NO BRASIL


Em 1826, foram feitas 32 barras-padro na Frana. Em 1889, determinou-se que a barra n 6 seria o metro dos Arquivos e a de n 26 foi destinada ao Brasil.

Este metro-padro encontra-se no IPT (Instituto de Pesquisas tecnolgicas).

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS


Hoje, o padro do metro em vigor no Brasil recomendado pelo INMETRO, baseado na velocidade da luz, de acordo com deciso da 17 Conferncia Geral dos Pesos e Medidas de 1983. O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial), em sua resoluo 3/84, assim definiu o metro:

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS


Medidas inglesas

A Inglaterra e todos os territrios dominados h sculos por ela utilizavam um sistema de medidas prprio, facilitando as transaes comerciais ou outras atividades de sua sociedade.
Acontece que o sistema ingls difere totalmente do sistema mtrico que passou a ser o mais usado em todo o mundo. Em 1959, a jarda foi definida em funo do metro, valendo 0,91440 m. As divises da jarda (3 ps; cada p com 12 polegadas) passaram, ento, a ter seus valores expressos no sistema mtrico:

1 yd (uma jarda) = 0,91440 m


1 ft (um p) = 304,8 mm 1 inch (uma polegada) = 25,4 mm

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS NORMALIZAO


A preocupao da humanidade com o problema "medio" ficou clara com o histrico apresentado, porm, a existncia de um sistema de medidas ou unidades apenas necessrio, e no suficiente. preciso garantir ainda: a utilizao de tal sistema; a homogeneidade dos processos de medida. O primeiro conseguido atravs da existncia, no pas usurio, de um rgo que estabelea o sistema compulsoriamente, e isto feito no Brasil atravs do CONMETRO. O segundo feito atravs da manuteno de padres de referncia e de meios de disseminao para os usurios, e isto feito semelhana do National Bureau of Standards (NBS) nos EUA - pelo INMETRO.

BREVE HISTRICO DAS MEDIDAS NORMALIZAO


O NBS(EUA) ,criado em 1901, tem como tarefas bsicas, oferecer: Servios de medio para a cincia e tecnologia; Cincia e tecnologia para a indstria e para o governo; Servios tecnolgicos para paridade no comrcio; Servios tecnolgicos para a segurana pblica; Servios de informao tecnolgica.

No Brasil, a existncia do CONMETRO e INMETRO permite assegurar que em todos os ramos de nossas atividades necessrio ter: a REFERNCIA, atravs da conceituao da rastreabilidade.

O sistema nacional metrologia


CONMETRO - Conselho Nacional de Normalizao, Metrologia e Qualidade Industrial.
SINMETRO - Sistema Nacional de Normalizao, Metrologia e Qualidade Industrial. INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial. CEMCI - Centro de Metrologia Cientfica e Industrial.

IMPORTNCIA DO SI
Clareza de entendimentos internacionais (tcnica, cientfica) ...
Transaes comerciais ... Garantia de coerncia ao longo dos anos ... Coerncia entre unidades simplificam equaes da fsica ...

AS SETE UNIDADES DE BASE Grandeza smbolo Comprimento Massa Tempo Corrente eltrica Temperatura Intensidade luminosa Quantidade de matria mol unidade metro quilograma segundo ampere kelvin candela mol m kg s A K cd

O METRO 1793: dcima milionsima parte do quadrante do meridiano terrestre 1889: padro de traos em barra de platina iridiada depositada no BIPM 1960: comprimento de onda da raia alaranjada do criptnio 1983: definio atual

O METRO (M)
o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vcuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo Observaes: assume valor exato para a velocidade da luz no vcuo depende da definio do segundo incerteza atual de reproduo: 10-12 m

COMPARAES ...
Se o mundo fosse ampliado de forma que 10-12 m se tornasse 1 mm: um glbulo vermelho teria cerca de 7 km de dimetro. o dimetro de um fio de cabelo seria da ordem de 50 km. A espessura de uma folha de papel seria algo entre 100 e 140 km. Um fio de barba cresceria 2 m/s.

O SEGUNDO (S)
a durao de 9 192 631 770 perodos da radiao correspondente transio entre os dois nveis hiperfinos do estado fundamental do tomo de Csio 133. Observaes: Incerteza atual de reproduo: 10-15 s

COMPARAES ...
Se a velocidade com que o tempo passa pudesse ser desacelerada de tal forma que 10-15 s se tornasse 1 s: um avio a jato levaria pouco mais de 120 anos para percorrer 1 mm. o tempo em que uma lmpada de flash ficaria acesa seria da ordem de 30 anos. uma turbina de dentista levaria cerca de 60 anos para completar apenas uma rotao. um ser humano levaria cerca de 600 sculos para piscar o olho.

O QUILOGRAMA (KG)
igual massa do prottipo internacional do quilograma. incerteza atual de reproduo: 2.10-9 g busca-se uma melhor definio ...

COMPARAES ...
Se as massas das coisas que nos cercam pudesem ser intensificadas de forma que 2.10-9 g se tornasse 1 g: uma molcula dgua teria 6.10-16 g um vrus 5.10-10 g uma clula humana 2 mg um mosquito 3 kg uma moeda de R$ 0,01 teria 4 t a quantidade de lcool em um drinque seria de 12 t

O AMPERE (A) a intensidade de uma corrente eltrica constante que, mantida em dois condutores paralelos, retilneos, de comprimento infinito, de seo circular desprezvel, e situados distncia de 1 metro entre si, no vcuo, produz entre estes condutores uma fora igual a 2 . 10-7 newton por metro de comprimento.
incerteza atual de reproduo: 9.10-8 A

O KELVIN (K)

O kelvin, unidade de temperatura termodinmica, a frao 1/273,16 da temperatura termodinmica do ponto trplice da gua.

A candela (cd)

a intensidade luminosa, numa dada direo, de uma fonte que emite uma radiao monocromtica de freqncia 540 . 1012 hertz e cuja intensidade energtica nesta direo de 1/683 watt por esterradiano.

incerteza atual de reproduo: 10-4 cd

AS UNIDADES SUPLEMENTARES

O RADIANO (RAD)
o ngulo central que subtende um arco de crculo de comprimento igual ao do respectivo raio.

C C=R 1 rad R

NGULO SLIDO

R A = A/R2
esterradiano

O ESTERRADIANO (SR)
o ngulo slido que tendo vrtice no centro de uma esfera, subtende na superfcie uma rea igual ao quadrado do raio da esfera. So exemplos de ngulo slido: o vrtice de um cone e o facho de luz de uma lanterna acesa.)

UNIDADES DERIVADAS
Grandeza derivada
rea volume velocidade acelerao velocidade angular acelerao angular massa especfica intensidade de campo magntico densidade de corrente concentrao de substncia Luminncia

Unidade derivada
metro quadrado metro cbico metro por segundo metro por segundo ao quadrado radiano por segundo radiano por segundo ao quadrado quilogramas por metro cbico ampre por metro ampre por metro cbico mol por metro cbico candela por metro quadrado

Smbolo
m2 m3 m/s m/s2 rad/s rad/s2 kg/m3 A/m A/m3 mol/m3 cd/m2

Grandeza derivada

Unidade derivada

Smbolo

Em unidades do SI

E u

freqncia fora presso, tenso energia, trabalho, quantidade de calor potncia e fluxo radiante carga eltrica, quantidade de eletricidade diferena de potencial eltrico, tenso eltrica, fora eletromotiva capacitncia eltrica resistncia eltrica condutncia eltrica fluxo magntico induo magntica, densidade de fluxo magntico indutncia fluxo luminoso iluminamento ou aclaramento atividade (de radionucldeo) dose absorvida, energia especfica dose equivalente

hertz newton pascal joule watt coulomb volt


farad ohm siemens weber tesla henry lumen lux becquerel gray siervet

Hz N Pa J W C V
F S Wb T H lm lx Bq Gy Sv

N/m2 N.m J/s W/A C/V V/A A/V V.S Wb/m2 Wb/A cd/sr lm/m2 J/kg J/kg

s m m m m s m

m m m m k m c c s m m

MLTIPLOS E SUBMLTIPLOS
Fator Nome do prefixo Smbolo Fator Nome do prefixo Smbolo

1024 1021 1018 1015 1012 109 106 103 102 101

yotta zetta exa peta tera giga mega quilo hecto deca

Y Z E P T G M k h da

10-1 10-2 10-3 10-6 10-9 10-12 10-15 10-18 10-21 10-24

deci centi mili micro nano pico femto atto zepto yocto

d c m n p f a z y

UNIDADES EM USO COM O SI


Grandeza Unidade Smbolo Valor nas unidades do SI
tempo minuto hora dia grau minuto segundo litro tonelada bar grau Celsius min h d ' " l, L t bar C 1 min = 60 s 1 h = 60 min = 3600 s 1 d = 24 h 1 = (/180) 1' = (1/60) = (/10 800) rad 1" = (1/60)' = (/648 000) rad 1 L = 1 dm3 = 10-3 m3 1 t = 103 kg 1 bar = 105 Pa C = K - 273,16

ngulo

volume massa presso temperatura

UNIDADES TEMPORARIAMENTE EM USO


Grandeza comprimento velocidade Unidade milha nutica n Smbolo Valor nas unidades do SI 1 milha nutica = 1852 m 1 n = 1 milha nutica por hora = (1852/3600) m/s 1 carat = 2 . 10-4 kg = 200 mg 1 tex = 10-6 kg/m = 1 mg/m 1 dioptre = 1 m-1 1 mm Hg = 133 322 Pa 1 a = 100 m2 1 ha = 104 m2 1 = 0,1 nm = 10-10 m 1 b = 10-28 m2

massa densidade linear tenso de sistema ptico presso no corpo humano rea rea comprimento seo transversal

carat tex dioptre


milmetros de mercrio are hectare ngstrom barn

tex

mmHg a h b

GRAFIA DOS NOMES DAS UNIDADES


Quando escritos por extenso, os nomes de unidades comeam por letra minscula, mesmo quando tm o nome de um cientista (por exemplo, ampere, kelvin, newton,etc.), exceto o grau Celsius. A respectiva unidade pode ser escrita por extenso ou representada pelo seu smbolo, no sendo admitidas combinaes de partes escritas por extenso com partes expressas por smbolo.

O PLURAL
Quando pronunciado e escrito por extenso, o nome da unidade vai para o plural (5 newtons; 150 metros; 1,2 metros quadrados; 10 segundos). Os smbolos das unidades nunca vo para o plural ( 5 N; 150 m; 1,2 m2; 10 s).

OS SMBOLOS DAS UNIDADES Os smbolos so invariveis, no sendo admitido colocar, aps o smbolo, seja ponto de abreviatura, seja "s" de plural, sejam sinais, letras ou ndices. Multiplicao: pode ser formada pela justaposio dos smbolos se no causar anbigidade (VA, kWh) ou colocando um ponto ou x entre os smbolos (m.N ou m x N) Diviso: so aceitas qualquer das trs W maneiras exemplificadas a seguir: 2 -1 -2 W/(sr.m ) W.sr .m
sr.m2

GRAFIA DOS NMEROS E SMBOLOS


Em portugus o separador decimal deve ser a vrgula. Os algarismos que compem as partes inteira ou decimal podem opcionalmente ser separados em grupos de trs por espaos, mas nunca por pontos. Deve haver 1 espao entre o nmero e o smbolo. Porm deve ser omitido quando h possibilidade de fraude.

ALGUNS ENGANOS

Errado
Km, Kg a grama 2 hs 15 seg 80 KM/H 250K um Newton

Correto
km, kg m o grama 2 h 15 s 80 km/h 250 K um newton

Outros enganos

ERRO DE MEDIO

sistema de medio

mensurando

indicao

erro de medio

valor verdadeiro

UM EXEMPLO DE ERROS...
Teste de preciso de tiro de canhes: Canho situado a 500 m de alvo fixo; Mirar apenas uma vez; Disparar 20 tiros sem nova chance para refazer a mira; Distribuio dos tiros no alvo usada para qualificar canhes. Quatro concorrentes:

Ea
Es A D B C

Ea Es

Ea
Es

Ea
Es

Es Ea

exato preciso

TIPOS DE ERROS
Erro sistemtico: a parcela previsvel do erro. Corresponde ao erro mdio. Erro aleatrio: a parcela imprevisvel do erro. o agente que faz com que medies repetidas levem a distintas indicaes.

PRECISO & EXATIDO


So parmetros qualitativos associados ao desempenho de um sistema. Um sistema com tima preciso repete bem, com pequena disperso. Um sistema com excelente exatido praticamente no apresenta erros.

EXEMPLO DE ERRO DE MEDIO

(1000,00 0,01) g

E = I - VVC

1
1014 0g
1014 g

E = 1014 - 1000
E = + 14 g
Indica a mais do que deveria!

Erros em medies repetidas


1020 1014 g 1015 g 1017 g 1012 g 1015 g 1018 g 1014 g 1015 g 1016 g 1013 g 1016 g 1015 g

(1000,00 0,01) (1000,00 (1000,00 0,01) 0,01) g g g

1014 1015 1017 0g

1000

erro mdio

111

disperso
1010

ALGUMAS DEFINIES
Curva de erros: o grfico que representa a distribuio dos erros sistemticos e aleatrios ao longo da faixa de medio. Erro mximo: o maior valor em mdulo do erro que pode ser cometido pelo sistema de medio nas condies em que foi avaliado.

ERRO OU INCERTEZA?
Erro de medio: o nmero que resulta da diferena entre a indicao de um sistema de medio e o valor verdadeiro do mensurando. Incerteza de medio: o parmetro, associado ao resultado de uma medio, que caracteriza a faixa dos valores que podem fundamentadamente ser atribudos ao mensurando.

FONTES DE ERROS:
fatores externos

operador

sinal de medio
retroao

sistema de medio indicao fatores internos retroao

mensurando

fatores externos

ERROS PROVOCADOS POR FATORES INTERNOS


Imperfeies dos componentes e conjuntos (mecnicos, eltricos etc). No idealidades dos princpios fsicos.

alongamento

regio linear

fora regio no linear

ERROS PROVOCADOS POR FATORES EXTERNOS


Condies ambientais temperatura presso atmosfrica umidade Tenso e freqncia da rede eltrica

Contaminaes

Temperatura 201C Ausncia de vibraes e oscilaes; Espao suficiente; Boa iluminao; Limpeza etc.

ERROS PROVOCADOS POR RETROAO


A presena do sistema de medio modifica o mensurando.

65 C 20 C

70 C

65 C

ERROS INDUZIDOS PELO OPERADOR


Habilidade Acuidade visual Tcnica de medio Cuidados em geral Fora de medio

DILATAO TRMICA
Propriedade dos materiais modificarem suas dimenses em funo da variao da temperatura.

T
b c c' b' b = b' - b c = c' - c

b = . T . b c = . T . c

TEMPERATURA DE REFERNCIA
Por conveno, 20 C a temperatura de referncia para a metrologia dimensional. Os desenhos e especificaes sempre se referem s caractersticas que as peas apresentariam a 20 C.

DILATAO TRMICA:
Ce

Sabendo que a 20C

Ci = Ce
Ci

DILATAO TRMICA:

Aumentando a temperatura

CONFIRMAO METROLGICA
o conjunto de operaes requeridas para garantir que um item de equipamento de medio encontra-se em um estado de conformidade com as especificaes para seu uso pretendido.
1.1 Requisitos ISO-9001/9002
Calibrao e Ajuste;

Procedimentos; Seleo de Equipamento;


Identificao da Situao; Registros;

Condies Ambientais Adequadas;


Preservao; Proteo (selo, lacre, etc.).

CONFIRMAO METROLGICA
1.2

Ajuste

a operao designada para trazer um instrumento de medio para um estado de desempenho, ausente de tendncias e adequado ao seu uso.

1.3

Calibrao

Conjunto de operaes que estabelece, sob condies especificadas, a relao entre os valores indicados por um instrumento de medio, ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referncia, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padres.

CONFIRMAO METROLGICA
1.4

Manuteno

o ato de manter um instrumento imperfeitas condies de uso, de acordo com normas prestabelecidas em funo da utilizao do mesmo. Podemos classific-la basicamente em: Preventiva e Corretiva.

"A preciso e a qualidade de seus produtos est ligada ao perfeito desempenho e eficincia de seus instrumentos".

Вам также может понравиться