Вы находитесь на странице: 1из 91

Treinamento interno SD Pricing

Novembro/2007
2007 CPM Braxis, all rights reserved

Treinamento Interno SD - Pricing

Parte I Conceitos

2
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Conceitos
Determinao do Preo
O termo determinao do preo usado de forma ampla para descrever o clculo de preos (para uso externo pelos clientes ou fornecedores) e custos (para finalidades internas, tal como contabilidade de custos). As condies representam um conjunto de circunstncias que se aplicam quando um preo calculado. or exemplo, determinado cliente pede uma quantidade espec!fica de um produto em determinado dia. Os fatores variveis nesse caso " o cliente, o produto, a quantidade pedida e a data " determinam o preo final que o cliente obtm. As informa#es sobre cada um desses fatores podem ser $ravadas no sistema como dados mestre. %sses dados mestre s&o $ravados na forma de registros de condio.

Tcnica de condies na determinao do preo


A tcnica de condies refere"se ao mtodo pelo qual o sistema determina os preos com base nas informa#es $ravadas em re$istros de condi&o. %m 'endas e distribui&o, os vrios elementos utili(ados na tcnica de condi#es s&o confi$urados e controlados no )ustomi(in$. *urante o processamento de ordem, o sistema utili(a esta tcnica de condi#es para definir vrias informa#es importantes de determina&o do preo. or exemplo, o sistema determina automaticamente o preo bruto que deve ser cobrado do cliente, alm das dedu#es e suplementos relevantes, com base nas condi#es que se aplicam.

3
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Conceitos
A fi$ura a se$uir mostra como a tcnica de condi#es funciona em bac+$round para produ(ir as informa#es sobre determina&o do preo. O dia$rama mostra como os vrios elementos da tcnica de condi#es funcionam juntos. 1. O sistema determina o esquema de clculo de acordo com as informa#es definidas no tipo de documento de vendas e no re$istro mestre de cliente. 2. O esquema de clculo de preos define os tipos de condi&o vlidos e a seq,-ncia em que aparecem na ordem do cliente. .o exemplo, a partir do primeiro tipo de condi&o ( /00) no esquema de clculo, o sistema comea a pesquisa por um re$istro de condi&o vlido 3. )ada tipo de condi&o do esquema de clculo pode ter uma seq,-ncia de acesso atribu!da a ele. .esse caso, o sistema utili(a a seq,-ncia de acesso /00. O sistema verifica os acessos at encontrar um re$istro de condi&o vlido. (%mbora isso n&o possa ser visto no dia$rama, cada acesso define uma tabela de condi#es espec!fica. A tabela fornece a c1ave com que o sistema pesquisa os re$istros).
4
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Conceitos
4. .o exemplo, o primeiro acesso (a pesquisa de um preo de material espec!fico de cliente) n&o bem"sucedido. O sistema passa para o acesso se$uinte e encontra um re$istro vlido.

5. O sistema determina o preo de acordo com as informa#es $ravadas no re$istro de condi&o. 2e existir uma escala de preos, o sistema calcula o preo adequado. .o exemplo, o item de ordem do cliente pede 340 unidades do material. Ao utili(ar o preo de escala que se aplica a quantidades de 300 unidades ou mais, o sistema determina um preo de 526 77 por unidade

5
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Treinamento Interno SD - Pricing

Parte II Introduo tcnica de Condies

6
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


8 8 8 8 O sistema /9: standard inclui elementos predefinidos para as atividades de determina&o de preo de rotina. or exemplo, o sistema standard inclui tipos de condi&o para elementos bsicos de preo, tais como preos de material, dedu#es de cliente e material, e suplementos, tais como frete e ;'A. .o caso de cada elemento, poss!vel utili(ar ou modificar a vers&o standard ou criar defini#es totalmente novas para atender <s necessidades empresariais do usurio. %m $eral, a seq,-ncia de atividades a se$uinte= 3. *efini&o dos tipos de condi&o para cada elemento de preo (preos, dedu#es e suplementos) que ocorre nas transa#es comerciais dirias> 4. *efini&o da tabela de condi#es que permite $ravar e recuperar re$istros de condi&o para cada um dos diferentes tipos de condi&o> :. *efini&o das seq,-ncias de acesso que permitem ao sistema encontrar os re$istros de condi&o vlidos> ?. A$rupamento dos tipos de condi&o e elabora&o da seq,-ncia desses tipos num esquema de clculo

7
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


Tipos de condio
2&o representa#es de determinados clculos ou determina#es de acordo com necessidades do usurio. @ poss!vel definir um tipo de condi&o espec!fico para cada tipo de preo, dedu&o ou sobretaxa ocorrido nas transa#es comerciais. ode"se, tambm, definir que determinadas condi#es sejam determinadas automaticamente e que outras sejam fornecidas manualmente ou, ainda, definir que as mesmas ser&o calculadas a partir de fArmulas prAprias.

Exemplo :
O usurio deseja que o sistema calcule um percentual de dedu&o com base nas quantidades solicitadas pelo cliente (por exemplo, uma dedu&o de 3B a partir de 300 unidades de venda). Cambm poss!vel determinar que o sistema calcule a dedu&o com base no peso total (bruto) da mercadoria sendo adquirida (por exemplo= uma dedu&o de 526 0,40 por +$, a partir de cada 300 quilos adquiridos). ara se utili(ar as duas possibilidades, preciso definir dois tipos diferentes de condi&o..

8
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


Tipos de condio /epresenta&o $rfica do exemplo = .este exemplo, duas dedu#es se aplicam ao item de ordem do cliente. A primeira dedu&o uma dedu&o percentual com base na quantidade pedida. A se$unda dedu&o uma dedu&o fixa com base no peso total do item. ode"se acumular as duas ou decidir pela mais vantajosa tanto para o cliente quanto para a empresa (exclus&o de condi#es).

9
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


Ta elas de condies

*efinem a combina&o de campos (as c1aves) que identificam um re$istro de condi&o individual. 5m re$istro de condi&o consiste na maneira como o sistema $rava os dados de condi&o espec!ficos entrados no sistema como re$istros de condi&o. 5ma tabela criada a partir de uma lista de campos (catlo$o) que parametri(vel, ou seja, pode"se inserir nas estruturas do catlo$o de campos quaisquer campos que sejam necessrios para a determina&o de preos. .ote que nem todos os campos que podem ser selecionados conter&o valores no momento da determina&o de preo. 'eremos como DdriblarE este problema em tApicos posteriores .

Exemplo :
)ada rea de vendas da empresa deseja ter uma lista de preos contendo os preos de todos os seus produtos, a$rupados de maneira diferenciada.

10
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


Ta elas de condies

11
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


!e"#$ncias de acesso
@ uma estrat$ia de pesquisa que o sistema utili(a para encontrar dados vlidos para um determinado tipo de condi&o. %la determina a seq,-ncia em que o sistema pesquisa os dados. A seq,-ncia de acesso composta de um ou mais acessos. A seq,-ncia dos acessos estabelece quais re$istros de condi&o t-m prioridade sobre os outros. Os acessos indicam ao sistema onde procurar em primeiro lu$ar, em se$undo e assim por diante, at encontrar um re$istro de condi&o vlido. ode"se orientar o sistema para que, quando se ac1ar um re$istro de condi&o em uma tabela, que se interrompa a procura nas demais tabelas (exclusiva) ou exi$ir do mesmo que a pesquisa seja feita em todas. O usurio deve indicar uma seq,-ncia de acesso para cada tipo de condi&o para o qual deseja criar re$istros de condi&o.

Exemplo :
5m departamento de vendas pode oferecer aos clientes diversos tipos de preos. O departamento pode criar, por exemplo, os se$uintes re$istros de condi&o = 5m preo bsico para um material 5m preo especial espec!fico de cliente para o mesmo material 5ma lista de preos para clientes importantes *urante o processamento da ordem o departamento deseja que seja pesquisado cada um dos poss!veis preos para o cliente, mas prevalecendo o preo acordado com o mesmo.
12
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


!e"#$ncias de acesso Exemplo :

.o momento da cria&o da seq,-ncia de acesso posso determinar que a pesquisa seja interrompida quando se ac1e o re$istro em uma tabela mais espec!fica. Fasta indicar pesquisa exclusiva na seq,-ncia de acesso

13
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


Es"%ema de c&lc%lo
A principal fun&o de um esquema de clculo definir um $rupo de tipos de condi&o que ser&o processados em uma seq,-ncia determinada. O esquema de clculo tambm determina= Gue subtotais s&o exibidos durante a determina&o de preo At que ponto a determina&o de preo pode ser processada manualmente Gue mtodo o sistema utili(a para calcular os suplementos e dedu#es percentuais Os requisitos a que determinado tipo de condi&o deve atender para que o sistema considere a condi&o

Exemplo :
2e um departamento de vendas processa ordens de vrios clientes estran$eiros, o departamento pode a$rupar os clientes por pa!s ou re$i&o. %m se$uida, poss!vel definir um esquema de clculo para cada $rupo de clientes. )ada esquema pode incluir tipos de condi&o que determinem, por exemplo, impostos espec!ficos de um pa!s. .o processamento de ordem, poss!vel indicar esquemas de clculo para clientes espec!ficos e para tipos de documento de vendas. O sistema determina automaticamente o esquema a ser utili(ado de acordo com estes parmetros.

14
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es


Es"%ema de c&lc%lo Exemplo Es"%ema cliente . 1 /Pessoa 0%rid. 1acional2 Es"%ema docto . 3 /4enda normal2

Es"%ema cliente . 2 /Pessoa 0%rid. Exterior2 Es"%ema docto . 3 /4enda normal2

Es"%ema c&lc%lo +PP((1 Denominao : 4da. 1ormal 6erc. 7nterno P'(( )((4 )((* +((1 Preo Descto material Desconto cliente Enc. ,inanceiro

Es"%ema c&lc%lo +PP((2 Denominao : 4da. 1ormal 6erc. Externo P'(( )((* +((1 +((2 Preo Desconto cliente Enc. ,inanceiro -rete
15

2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Introduo t cnica de condi!es

Esquema de funcionamento

16
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Treinamento Interno SD - Pricing

Parte III "#c$uso de condi!es

17
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

"#c$uso de condi!es
Excl%so de condies
.a determina&o de preo para documentos de venda e faturamento, poss!vel aplicar mais de um re$istro de condi&o a determinado item. @ poss!vel utili(ar o processo de excl%so de condies para comparar as condies poss!veis e determinar, por exemplo, o mel1or preo para um cliente ou, ainda, na eventualidade de se existirem duas condi#es pr"determinadas ao mesmo tempo, que se manten1a apenas uma delas.

Exemplo :
8r%po de excl%so +((1 Tipo Cond )((4 Descontos material Descrio Desconto material

8r%po de excl%so +((2 Tipo Cond )((* Descontos cliente Descrio Desconto cliente

Es"%ema de excl%so : Pricin9 +PP((1 !e" 1( Processo D : Excl%si;o 8r%po 1 +((1 8r%po 2 +((2

< processo =D> indica "%e toda ;e? "%e existir %m tipo de condio do 9r%po 1 a%tomaticamente as condies do 9r%po 2 sero desati;adas.
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

18

"#c$uso de condi!es
Excl%so de condies Exemplo : P'(( )((4 )((* +((1 Preo Descto material Desconto cliente Enc. ,inanceiro Preo ase '@ 1(A(( /52 '@ (A25 /B2 '@ 1A(( /B2 '@ (A33 /52 '@ CA(D !em excl%so de condies todas as condies so consideradas ati;as para o c&lc%lo

19
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

"#c$uso de condi!es
Excl%so de condies Exemplo :

P'(( )((4 )((* +((1

Preo Descto material Desconto cliente Enc. ,inanceiro Preo ase

'@ 1(A(( /52 '@ (A25 /B2 '@ 1A(( /B2 '@ (A33 /52 '@ '@1(A(D CA(D

Com a excl%so de condies sempre "%e existir %ma condio do 9r%po 1 /)((42A a%tomaticamente todas as condies do 9r%po 2 /)((*2 so consideradas inati;as para o c&lc%lo.

Es"%ema de excl%so : Pricin9 +PP((1 !e" 1( Processo D : Excl%si;o 8r%po 1 8r%po 2 +((1 +((2
20
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Treinamento Interno SD - Pricing

Parte I% Con&igurao

21
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao de Ta ela de condies Passo 1 : 6odi,icando o cat&lo9o de campos

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E De,inir ta elas de condies E Condies: campos permitidos 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E 3%mentar cat&lo9o de campos para ta elas de condies

22
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
6odi,icando o cat&lo9o de campos
Guando deseja"se criar tabelas de condi#es dentro do 2A , pode"se inicialmente parametri(ar os campos que se deseja utili(ar. %stes campos ficar&o dispon!veis no catlo$o de campos para determina&o de preo e poder&o ser utili(ados no momento da cria&o das tabelas. H existe no 2A uma $rande variedade de campos, mas, pelas experi-ncias de projeto, estes campos sempre necessitam ser complementados por outros novos, devido <s funcionalidades e caracter!sticas prAprias dos clientes. O /9: prev- este tipo de situa&o, atravs de altera#es no catlo$o de campos de determina&o de preo e de 5ser %xits para preenc1imento dos novos campos. ara tanto, voc- pode utili(ar quaisquer campos das estruturas de comunica&o )<68 ()ampos permitidos para estruturas de condi&o), )<6) (*etermina&o de preo " cabeal1o comunica&o) e )<6P (*etermi" na&o de preo item de comunica&o). .ote que estas estruturas trabal1am campos $enricos (IOJK), campos de cabeal1o (IOJI) e campos de item (IOJ ). 2e por al$um motivo deseja"se utili(ar um campo que n&o est dispon!vel nestas estruturas, deve"se inclu!"lo em estruturas espec!ficas de cliente para posteriormente utili("los nas estruturas de comunica&o. %stas estruturas de cliente nada mais s&o do que sub"estruturas dentro das primeiras que servem para modifica#es prAprias. As estruturas de cliente dispon!veis s&o = )<6)3+ (para campos de cabeal1o) e )<6P3+ (para campos de item). ara efetuar a inser&o dos novos campos nas estruturas de cliente pode"se utili(ar a transa&o 2%33 (Abap *ictionarL). .ote que, para cada uma destas estruturas de cliente, j existe um campo *ummL no inicio da tabela, que serve como indicador de estrutura de cliente. Janten1a este campo na primeira posi&o da tabela (.&o o elimine), pois ele utili(ado internamente pelo /9:.
23
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
6odi,icando o cat&lo9o de campos
ApAs inserir o campo em qualquer uma das estruturas de cliente em quest&o, ative a tabela e transfira o campo para o catlo$o de campos. .em todos os campos que se inclui nas estruturas de comunica&o do cliente s&o alimentados automaticamen" te pelo 2A na determina&o de preo. ortanto n&o se espante ao perceber que, apesar de ter colocado o campo M CO na estrutura e t-"lo ativado no catlo$o ele aparece sem valor no momento da determina&o. % aquela sua condition tLpe que seria a salva&o da lavoura para o seu pricin$ simplesmente deixa de ser determinada. H prevendo este tipo de situa&o, foram criadas al$umas 5ser %xits para se efetuar o preenc1imento dos novos campos, no momento de coloca&o das ordens de venda e9ou do faturamento. .o pedido de venda as 5ser %xits s&o as se$uintes = ro$rama = J'?NAOPP /otinas = OO/J 52%/%M;CQ /;);.KQ /% A/%QCIOJI (para campos de cabeal1o) e OO/J 52%/%M;CQ /;);.KQ /% A/%QCIOJ (para campos de item). .o faturamento as 5ser %xits s&o as se$uintes = ro$rama = /'R0AOPP /otinas = OO/J 52%/%M;CQ /;);.KQ /% A/%QCIOJI (para campos de cabeal1o) e OO/J 52%/%M;CQ /;);.KQ /% A/%QCIOJ (para campos de item).

24
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

6odi,icando o cat&lo9o de campos


.os dois pro$ramas a rotina 52%/%M;CQ /;);.KQ /% A/%QCIOJI t-m dispon!vel a tabela CIOJI, que $uarda todos os campos de cabeal1o dispon!veis no catlo$o e que podem ser preenc1idos com os dados desejados. *a mesma maneira a rotina 52%/%M;CQ /;);.KQ /% A/%QCIOJ t-m dispon!vel a tabela CIOJ para preenc1er os campos de item.

25
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao de Ta ela de condies Passo 2 : Criando a Ta ela de condies

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E De,inir ta elas de condies E Criar Ta ela de condies 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E 3t%ali?ar ta ela de condies

26
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando a ta ela de condies
ara se criar uma tabela de condi#es, acesse a rotina em quest&o e fornea o nSmero da tabela dentro do ran$e permitido ao cliente (de R00 a 777). 2e desejar, tome outra tabela como modelo (recomendvel).

27
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando a ta ela de condies
%m se$uida selecione os campos desejados, a partir do catlo$o de campos, dispon!vel na lista da direita. As demais op#es e bot#es ser&o descritas a se$uir.

28
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando a ta ela de condies
Guando se marca o campo DCGperiodo ;alidadeE, voc- define que cada re$istro de condi&o relacionado a esta tabela de condi#es conter um per!odo de validade. %ste per!odo de validade ser definido pelas datas Tvlido deT e T vlido atT.

29
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando a ta ela de condies
ApAs selecionar os campos desejados, clique sobre o bot&o D4iso TcnicaE para selecionar os campos que ser&o c1ave e se eles ser&o solicitados como item ou cabeal1o na entrada de dados.

30
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando a ta ela de condies
2e voc- marcar o campo D)ampo UinE o campo correspondente da tabela ser requisitado, no momento da entrada de dados, como lin1a de item, )aso contrrio, como cabeal1o.

31
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando a ta ela de condies
Oeitas as defini#es, clique sobre o bot&o DKerarE para criar a tabela. O /9: ir requisitar a classe de desenvolvimento e o request para $rava&o.

32
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao de Tipos de Condio Passo 1 : Criando os tipos de condio

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E De,inir tipos de condies E 3t%ali?ar tipos de condio 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E Determinar tipos de condies E De,inir tipo de condio

33
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio
Acesse a rotina em quest&o e clique sobre o bot&o DEntradas no;asE ou marque uma condi&o que sirva como base e clique sobre o bot&o DCopiar comoE. %m se$uida voc- dever preenc1er al$uns $rupos de campos que ser&o descritos a se$uir.

34
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio
A parametri(a&o das caracter!sticas do Cipo de condi&o est dividida em $rupos de campos que s&o os se$uintes = Dados de controle 1 : *etermina que tipo de condi&o est sendo criada e al$umas re$ras de processamento Condio de 9r%po B ;ndica se o sistema deve tratar a condi&o individualmente ou como parte de um $rupo. Possi ilidades de modi,icao : ;ndica como a condi&o poder ser alterada. Dados mestre : )onfi$ura"se como os dados ser&o propostos, $erados e controlados. Escalas : *etermina os controles de escala da condi&o. Dados de controle 2 : *eterminar outras re$ras complementares de processamento da condi&o. Determinao de texto : ;ndica atribui#es de determina&o de texto para a condi&o.

35
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio

De,ine o cHdi9o do tipo de condio e s%a descrio

De,ine "%al a se"#$ncia de acesso "%e a condio %tili?ar& para determinao a%tom&tica dos dados

36
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio : Dados de Controle 1
Classi,ica o tipo de condio de acordo com s%a %tili?ao /s%plemento o% ded%oA impostosA preosA etc.2 Determina como a condio ser& calc%lada /por ex.: atra;s de ,Hrm%laA a%tomaticamente pela se"#$ncia de acessoA em percent%alA em ,%no do peso r%toA etc.2. < re9istro de condio /"%ando aplic&;el2 9erado de acordo com o parImetro colocado a"%i.

7ndica o sinal padro do tipo de condioA tanto para re9istros de condio "%anto para o es"%ema de c&lc%lo 7nter,ere na maneira pela "%al a condio ser& processada internamente. Por exemplo se ;oc$ indica "%e a condio =8eralmente no;a ao copiar>A mesmo "%e no acontea redeterminao de preo no cen&rio a condio ser& recalc%lada

Controla se o tipo de condio de;e ser %ma condio de d%plicao o% %ma condio de ac%m%lao. Este controle somente de;e ser %tili?ado em listas tcnicas o% para materiais con,i9%r&;eis.

37
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio : Condio de 9r%po

7ndica se o sistema calc%la a ase de escala considerando mais de %m item do doc%mento.

7ndica a rotina "%e calc%la a ase para o ;alor de escala se a determinao de preo conti;er %ma condio de 9r%po.

Controla se %ma compensao de di,erenas por arredondamento ser& e,et%ada para condies de 9r%po com %ma rotina de cJa;e de 9r%po. !e esti;er marcadoA o sistema ir& comparar o ;alor da condio do ca ealJo com o total de ;alores da condio dos itens.

38
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio : Possi ilidades de modi,icao

7ndica como sero /e se sero2 tratadas as alteraes man%ais

7ndica se a condio ser& tratada em itens o% no ca ealJo. Condies de ca ealJo so distri %Kdas %ni,ormemente entre os itens do doc%mento e no so trans,eridas para 1ota -iscal.

<s demais marcadores indicam "%ais campos podero ser modi,icados na determinao de preo.

39
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio : Dados mestre
7ndicam a ;alidade proposta dos re9istros de condio

7ndica se a condio toma o%tra condio como ase. Com esta atri %io podeBse cadastrar ;alores para %ma determinada condio e apro;eit&Blos para o%tra

7ndica se o re9istro poder& ser eliminado da ase de dados e de "%e maneira

40
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio B Escalas
7ndica "%al o tipo de escala "%e ser& %tili?ado na determinao da condio 7ndica se a escala ser& processada de ,orma ascendente o% descendente

3tri %io de ,Hrm%la para c&lc%lo da escala

7ndica se os re9istros mestre sero criados em escala deGat o% de,inidos li;rementeA por exemplo

Lnidade de medida de processamento das escalas

41
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio : Dados de controle 2
< 'G3 m%ltiplica o montante pro;eniente do re9istro de condio pela "%antidade do item para calc%lar o ;alor da condio de %m doc%mento. Este cHdi9o controla se o sistema e,et%a a con;erso de moedas antes o% depois da m%ltiplicao no caso de moedas di,erentes entre re9istro e doc%mento.

Controla se os ;alores "%e res%ltam da condio seMam re9istrados como pro;ises na conta ilidade ,inanceira. 3s condies "%e poss%em este cHdi9o so consideradas como condies estatKsticas no doc%mento.

Determina "%al data de;e ser %tili?ada para determinao do preo

42
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os tipos de condio

< ser;aes adicionais 8 Guando seu pricin$ possui mais de um tipo de condi&o de preo, normalmente (depende da vers&o) as primeiras condi#es s&o desativadas. ;sto evita que se determine o preo vrias ve(es para o mesmo item> 8 )ondi#es com valor ne$ativo quando contabili(adas s&o lanadas como *bito em O;> 8 )ondi#es com valor positivo quando contabili(adas s&o lanadas como )rdito em O;.

43
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao de Tipos de Condio Passo 2 : Delimitando ;alores para os tipos de condio

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E De,inir tipos de condies E Determinar limites s%perioresGin,eriores para condies 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E Determinar delimitaes

44
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Delimitando ;alores para os tipos de condio
O intuito da delimita&o de valores para tipos de condi&o impedir que valores acima ou abaixo do esperado para uma condi&o sejam calculados ou lanados manualmente. ;sto particularmente Stil para prevenir erros de clculo em condi#es que s&o calculadas ou entradas manualmente. ara se criar valores de delimita&o, basta acessar a rotina em quest&o e se cadastrar os valores para o tipo de condi&o que se deseja delimitar, como mostrado abaixo =

1este exemplo o tipo de condio +T3' est& limitado na ,aixa entre 1((A(( F'N e 1(5A F'N. !e no momento da determinao de preo esta condio poss%ir %m ;alor ,ora desta ,aixaA o 'G3 emite %ma mensa9em de erro e exi9e %m acerto da sit%ao.

45
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao de !e"#$ncias de acesso Passo 1 : Criando a se"#$ncia de acesso

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E De,inir se"#$ncias de acesso 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E Determinar se"#$ncias de acesso

46
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
!e"#$ncia de 3cesso
Acesse a rotina em quest&o e clique sobre o bot&o DEntradas no;asE ou marque uma condi&o que sirva como base e clique sobre o bot&o DCopiar comoE. %m se$uida voc- se$uir : passos para cria&o da seq,-ncia, que ser&o mel1or elucidados a se$uir.

47
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
!e"#$ncia de 3cesso
O primeiro passo, mostrado abaixo, a seq,-ncia propriamente dita. .ele voc- identifica o cAdi$o da seq,-ncia de acesso e sua denomina&o. .o campo DCate9. da se"#$nciaE de acesso voc- define se ser uma seq,-ncia para determina&o de preo ou para determina&o de bVnus.

48
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
!e"#$ncia de 3cesso
.o se$undo passo voc- identifica as tabelas que ser&o acessadas e em qual seq,-ncia.

O%ando ;oc$ marca %ma ta ela como excl%si;o ;oc$ indica ao !3P para "%e interrompa o acesso Ps demais ta elas se acJar dados na ta ela em "%esto.

4oc$ pode determinar %m re"%isito /o% seMaA %ma prBcondio2 para acessar os dados da ta ela /por exemploA somente em doc%mentos de ,at%ramento2

49
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
!e"#$ncia de 3cesso
.o terceiro passo voc- identifica, para cada tabela, quais ser&o os campos a utili(ar na determina&o. .ote que apesar de voc- definir os nomes dos campos quando voc- cria a tabela de condi#es, aqui voc- pode di(er ao /9: para que considere, naquele determinado campo, os valores de al$um outro.

50
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
!e"#$ncia de 3cesso
2e voc- quiser definir outros campos, diferentemente dos campos propostos, clique sobre o bot&o D)atal.cpos.E e selecione o campo a partir da lista. )uidado ao tratar campos de item e de cabeal1o, pois se voc- trocar a informa&o poder ter o campo n&o preenc1ido.

51
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao de !e"#$ncias de acesso Passo 2 : <timi?ando o acesso nas se"#$ncias

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E <timi?ar acesso 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E Determinar tipos de condies E <timi?ar acesso

52
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
<timi?ando o acesso nas se"#$ncias
ode"se otimi(ar o acesso <s tabelas da seq,-ncia determinando"se que o /9: utili(e como primeiro acesso os campos dispon!veis no cabeal1o do documento. ;sto mel1ora si$nificativamente a performance de procura, pois o /9: ir efetuar a busca de dados das seq,-ncias primeiramente com os dados de cabeal1o e, para aquelas tabelas onde ele encontrar dados, n&o ser efetuada a pesquisa por item. Uo$icamente, as tabelas dever&o ter campos que estejam no cabeal1o do documento, caso contrrio a opera&o invivel. @ justificvel efetuar esta parametri(a&o quando se utili(a muitos itens no documento de vendas, pois a opera&o de busca da seq,-ncia de acesso efetuada para cada um deles. ara tanto basta acessar a rotina em quest&o e indicar para qual seq,-ncia e qual tabela da seq,-ncia deve"se procurar os dados com otimi(a&o, como mostrado a se$uir =

53
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
<timi?ando o acesso nas se"#$ncias

54
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de c&lc%lo Passo 1 : De,inindo es"%emas para clientes

Caminh o

768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E De,inir es"%ema de clientes

55
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
De,inindo es"%emas para clientes
O objetivo desta etapa classificar os clientes de acordo com condi#es id-nticas de clculo de preos. .ormalmente utili(a"se um esquema $enrico para todos os clientes, porm, interessante manter um esquema diferenciado para clientes que exijam um tratamento extra (como por exemplo, clientes no exterior). )ombinado com o esquema de documento, pode"se montar combina#es diferenciadas para tratamento das situa#es de clculo. ara tanto basta acessar a rotina em quest&o e criar o cAdi$o equivalente para o cliente.

56
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de c&lc%lo Passo 2 : De,inindo es"%emas para doc%mentos

Caminh o

768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E De,inir es"%ema de doc%mentos

57
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
De,inindo es"%emas para doc%mentos
O objetivo desta etapa classificar os documentos de acordo com condi#es id-nticas de clculo de preos. elas experi-ncias de projetos deve"se a$rupar o m!nimo poss!vel os esquemas de clculo, pois na eventuali" dade de manuten&o ou acertos, que <s ve(es fa(em parte de um Snico cenrio, quanto mais a$rupado, mais dif!cil a manuten&o.

58
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de c&lc%lo Passo 3 : 3tri %indo es"%emas de doc%mentos aos doc%mentos de ;endas

Caminh o

768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E 3tri %ir es"%ema de doc%mentos para tipos de ordem

59
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
3tri %indo es"%emas de doc%mentos aos doc%mentos de ;enda
Atribua o esquema que foi criado no passo : aos documentos que possuem as mesmas caracter!sticas de determina&o de preo.

60
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de c&lc%lo Passo 4 : 3tri %indo es"%emas de doc%mentos aos doc%mentos de ,at%ramento

Caminh o

768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E 3tri %ir es"%ema de doc%mentos a tipos de ,at%ramento

61
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
3tri %indo es"%emas de doc%mentos aos tipos de ,at%ramento
2A efetue esta atribui&o se desejar utili(ar esquemas diferenciados ou se, para cada documento de venda, existir um documento de faturamento correspondente. 2e n&o for efetuada nen1uma atribui&o, o documento de faturamento utili(a o esquema de clculo do documento de venda ori$inal.

62
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de c&lc%lo Passo 5 : Criando os es"%emas de c&lc%lo

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E 3t%ali?ar es"%ema de c&lc%lo de c%stos 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E Determinar es"%ema de c&lc%lo de c%stos

63
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo
Acesse a rotina em quest&o e selecione o esquema /'MF/A (ou al$um outro espec!fico do cliente) e clique sobre o bot&o DCopiar comoE. %m se$uida voc- se$uir 4 passos para cria&o do esquema, que ser&o mel1or elucidados a se$uir. Come sempre como modelo este esquema devido ao bloco de impostos da locali(a&o.

64
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo
.o 3o. passo voc- cria o esquema de clculo em si, com seu respectivo cAdi$o e denomina&o.

At a vers&o ?.0A nen1um esquema de clculo era utili(ado para o faturamento interno ou para as notas de crdito para bVnus, pois o sistema utili(ava uma lA$ica fixa determinada no pro$rama. A partir da vers&o ?.0A se o usurio definir este cAdi$o, o /9: desativa a lA$ica fixa no pro$rama.

'oc- pode definir como o sistema processa os dados de determina&o do preo durante a cApia de documentos j neste ponto, marcando o tipo de determina&o de preo para o esquema de clculo sendo criado.

65
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo
.o 4o. passo voc- cria a lA$ica de seq,-ncia das condi#es de determina&o de preo. A se$uir cada coluna do esquema de clculo ser mel1or explicada.

66
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

1Qmero do nK;el Aqui voc- indica a lin1a do pricin$. @ interessante manter sempre um intervalo m!nimo (por ex. 30 lin1as) entre um tipo de condi&o e outra para facilitar uma manuten&o posterior.

1%merador de condies *etermina a seq,-ncia dentro da mesma lin1a do pricin$. ermite que para uma mesma lin1a exista mais de uma condi&o. .ormalmente n&o utili(ado

67
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

Tipo condio ;ndica qual o tipo de condi&o pertencente < lin1a. 2e deixado em branco o /9: considera a lin1a como um sub"total, somando os valores das lin1as antecedentes, desde o Sltimo sub"total (se existir) ou de acordo com os n!veis definidos.

Denominao Cra( automaticamente a denomina&o da condi&o ou, no caso de um sob" total, pode ser lanado a denomina&o correspondente

68
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

1K;eis deGat ;ndica a partir de qual e at que lin1a toma"se como base para clculo da condi&o. 2e deixado em branco somam"se todas as lin1as antecedentes desde a Sltima lin1a de sub"total (se existiu).

1o determinar condio a%tomaticamente /6an%al2 As condi#es com esta coluna marcada somente ser&o inclu!das na determina&o de preo se as condi#es forem entradas manualmente, por exemplo, na tela de s!ntese das condi#es ou se as mesmas forem transferidas atravs de um processo externo.

69
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

Condio o ri9atHria ;ndica se a condi&o obri$atAria quando o sistema reali(ar uma determina&o do preo com este esquema de clculo.

Condio tem ,%no estatKstica O cAdi$o controla que a condi&o seja definida apenas estatisticamente (isto , sem modificar o valor) no documento. )ondi#es estat!sticas n&o podem ser transferidas na contabili(a&o, porm, podem ser utili(adas em A.

70
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

CHdi9o de impresso )ontrola a edi&o das lin1as de condi&o durante a impress&o das confirma#es da ordem e das faturas.

!% totalBcondio )ontrola se os valores de condi&o ou os subtotais devem ser $ravados temporariamente e em que campos (na memAria ou na base de dados) os mesmos ser&o $ravados. 2e o mesmo campo for indicado para $ravar diferentes valores de condi&o, o /9: somar todos os valores. %stes valores de condi&o ou subtotais servem, por exemplo, como refer-ncia para outros clculos. *ica= ara que exista anlise de crdito, deve"se atribuir uma condi&o ao sub"total DAE
71

2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

'e"%isito *etermina uma rotina interna do /9: (ou uma rotina desenvolvida pelo cliente) para c1ecar se 1aver determina&o de valores para a lin1a. Os requisitos controlam quando e como as lin1as devem ser processadas.

72
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

-Hrm%la de c&lc%lo *etermina uma rotina interna do /9: (ou uma rotina desenvolvida pelo cliente) que efetua o clculo do valor da condi&o. ode"se utili(ar aqui as variveis que se definiu anteriormente na coluna de sub"totais, bem como acessar outras bases de dados, ou ainda, acessar os dados de outras condi#es do esquema sendo processado. Dicas : 8 .a memAria, os dados de pricin$ est&o arma(enados nas tabelas internas MIOJ', IOJ e IOJI> 8 As fArmulas de clculo n&o devem utili(ar o comando UOO a menos que se $uarde a posi&o atual da lin1a do pricin$, caso contrrio, todas as condi#es abaixo da lin1a em quest&o ser&o desconsideradas e substitu!das pela lin1a atual> 8 ;nternamente o 2A $uarda os valores multiplicados por 3000, 30000 e 300000. *epende da varivel> 8 ApAs se efetivar o clculo, deve"se atribuir o resultado < varivel MIW%/C, que a varivel de valor da condi&o. %sta varivel automaticamente transferida para a lin1a de valor do esquema.
73
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

-Hrm%la de ase *etermina uma rotina interna do /9: (ou uma rotina desenvolvida pelo cliente) que determina o valor base da condi&o ou lin1a sendo processada. ode"se utili(ar aqui as variveis que se definiu anteriormente na coluna de sub"totais, bem como acessar outras bases de dados, ou ainda, acessar os dados de outras condi#es do esquema sendo processado. Guando se define n!veis inicial e final, os valores somados das lin1as referenciadas s&o arma(enados aqui. %ste valor ser utili(ado para o clculo da lin1a. Dica : 8 ApAs se efetivar a determina&o da base, deve"se atribuir o resultado < varivel MIF%C/, que a varivel de valor de base da condi&o. %sta varivel automaticamente transferida para a lin1a de base do esquema.

74
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo

CJa;e de conta )1ave de tr-s posi#es que fa( a li$a&o do tipo de condi&o a uma determinada conta do /a(&o. )om a ajuda da c1ave de conta, o sistema poder lanar montantes em determinados tipos de contas de receitas. 2omente pode"se atribuir c1aves de conta a lin1as do esquema que possuam Cipos de condi&o. ortanto lin1as de sub"total n&o podem ser contabili(adas. O valor l!quido do item calculado somando"se as lin1as que possuam tipo de condi&o e c1ave de conta associada no esquema de clculo.
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

CJa;e de conta de pro;ises )1ave de tr-s posi#es que fa( a li$a&o do tipo de condi&o a uma determinada conta do /a(&o para efeito de provis&o de valores. )om isto o /9: poder lanar montantes em determinados tipos de contas de provis#es. or exemplo, o sistema pode lanar na conta de provis#es de bVnus as provis#es de bVnus, calculadas a partir da condi&o de determina&o do preo.

75

Con&igurao
Es"%ema de c&lc%lo
< ser;aes adicionais 8 O valor l!quido do item calculado somando"se todas lin1as que possuam um tipo de condi&o e uma c1ave de conta> 8 or experi-ncias de projeto, aconsel1vel definir"se o esquema de clculo se$undo blocos de processa" mento, conforme su$est&o a se$uir = 8 Floco 1 : )ondi#es para determina&o do preo (preo, descontos, encar$os, fretes, etc.) 8 Floco 2 : ;mpostos (;)J2, ; ;, ;2, )OO;.2, etc.)> 8 Floco 3 : 'alores para contabili(a&o, com base nos valores calculados anteriormente> 8 Floco 4 : Alimenta#es estat!sticas (2;2)> 8 Floco 5 : Cransfer-ncia de valores para A. ode"se definir para cada campo de valor de A um tipo de condi&o equivalente em 2*. 8 @ interessante montar um esquema de clculo para cada tipo de cenrio (por exemplo = um para venda, um para a devolu&o desta venda e outro para retorno desta venda). ;sto facilita a manuten&o dos cenrios e torna mais clara a documenta&o.

76
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de c&lc%lo Passo R : De,inindo a determinao dos es"%emas de c&lc%lo

Caminh o

768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Controle da determinao de preo E De,inir a determinao do es"%ema de c&lc%lo de c%stos

77
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
De,inindo a determinao do es"%ema de c&lc%lo
Aqui voc- monta a determina&o do esquema, combinando, alm da rea de vendas, os esquemas criados para cada cenrio.

Tipo de condio proposto pGentrada r&pida .esta coluna coloca"se o Cipo de condi&o proposto automaticamente pelo sistema na tela de cria&o em duas lin1as. 2e este campo n&o for preenc1ido, o sistema exibir a condi&o de preo ativa durante a administra&o de vendas. Pro lema 2e uma condi&o ativa for modificada manualmente, a mesma ser apresentada na tela de cria&o em duas lin1as.

78
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de excl%so Passo 1 : Criando os 9r%pos de excl%so

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Excl%so condies E De,inir excl%so de condies para 9r%pos de condies 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E De,inir excl%so de condies E De,inir 9r%pos de excl%so de condies

79
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
Criando os 9r%pos de excl%so
Os $rupos de exclus&o servem para a$rupar as condi#es que t-m caracter!sticas parecidas e que ser&o comparadas no momento da proposta de exclus&o.

80
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de excl%so Passo 2 : 3ssociando as condies aos 9r%pos de excl%so

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Excl%so condies E 3tri %ir tipos de condio a 9r%pos de excl%so 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E De,inir excl%so de condies E 3tri %io excl%so de condies SBE tipos de condio

81
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
3ssociando condies aos 9r%pos de excl%so
.este se$undo passo voc- associa as condi#es aos $rupos de exclus&o. Fasicamente voc- est definindo quais as condi#es que estar&o sendo comparadas no momento da determina&o de preo.

.este exemplo o primeiro $rupo contm as condi#es de desconto referentes ao material e o se$undo $rupo as condi#es de desconto referentes ao cliente.

82
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao

Con,i9%rao do Es"%ema de excl%so Passo 3 : 3ssociando os 9r%pos de excl%so aos es"%emas de c&lc%lo

Caminh o

!D . 768 E 4endas e Distri %io E -%nes F&sicas E Determinao de preo E Excl%so condies E 3t%ali?ar excl%so de condies para es"%emas de c&lc.c%stos 66 . 66 . 768 E 3dministrao de materiais E Compras E Condies E Determinar determinao de preo E De,inir excl%so de condies E 3tri %io excl%so de condies SBE Es"%ema de c&lc%lo

83
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
3ssociando os 9r%pos de excl%so aos es"%emas de c&lc%lo
.este terceiro passo voc- monta a re$ra de exclus&o para cada esquema de clculo. Jarque o pricin$ ao qual voc- deseja associar um esquema de exclus&o e d- um duplo clique sobre a pasta Dexcl%so>.

84
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
3ssociando os 9r%pos de excl%so aos es"%emas de c&lc%lo
.este momento voc- monta a re$ra de exclus&o. 2e$ue a mesma lA$ica de uma seq,-ncia de acesso, ou seja, voc- or$ani(a uma seq,-ncia de pesquisas e para cada uma delas uma re$ra. Come cuidado para n&o criar seq,-ncias que se anulem (por exemplo, desconsiderar desconto por material se 1ouver desconto por cliente na primeira seq,-ncia, porm ativar desconto material quando 1ouver encar$os na se$unda). O preenc1imento dos campos mel1or definido a se$uir.

85
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

Con&igurao
3ssociando os 9r%pos de excl%so aos es"%emas de c&lc%lo

Processo de excl%so *efine o processo de exclus&o de condi#es para um esquema de clculo contemplando = !e"#$ncia de processamento 8 Jais favorvel entre os tipos de condi&o (sele&o do tipo de condi&o mais apropriado pertencente a um $rupo de exclus&o de condi#es)> 8 Jais favorvel dentro do tipo de condi&o (sele&o do re$istro de condi&o mais apropriado de um tipo de condi&o se mais re$istros de condi&o vlidos existirem)> 8 Jais favorvel entre os dois $rupos de exclus&o (sele&o de um dos dois $rupos de exclus&o de condi&o)> 8 rocesso exclusivo= se um tipo de condi&o do primeiro $rupo de exclus&o de condi#es existir no documento, todos os tipos de condi&o que est&o contidos no se$undo $rupo ser&o desativados> 8 .&o favorvel dentro do tipo de condi&o> 8 .&o favorvel entre os dois $rupos de exclus&o.
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

86

Con&igurao
3ssociando os 9r%pos de excl%so aos es"%emas de c&lc%lo

8r%po de excl%so 2 *efine o se$undo $rupo a ser comparado. .o caso de uma verifica&o exclusiva as condi#es deste $rupo ser&o desativadas se al$uma das condi#es do $rupo 3 existir.

8r%po de excl%so 1 *efine o primeiro $rupo a ser comparado.

87
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

"strutura de Tabe$a
Estrutura de tabela: Condies na determinao do preo !P ta"dard

!001

!002

!003

!501

!502

675:

675!

675P

675M

6758

!s ta#elas a$i%a $o"t&% as seg'i"tes i"(or%a)*es+ Annn: KONH: KONA: KONP: KON : KON!: ,a#ela de $o"di)*es Ca#e)alho de $o"di)*es -sti.'la)/o 0so%e"te $o% #1"'s2 3te% de $o"di)/o -s$ala de 4'a"tidades -s$la de valores

5ota+ !s ta#elas 675M e 6758 "'"$a est/o dis.o"9veis ao %es%o te%.o

88
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

"strutura de Tabe$a
Estrutura de tabela: "ocumento de #endas =BA6 =B!6

=BP! =B6;

5! ,

,B:

=BAP

=B!P

!;>

,B?

=B@! =B-P

675=

=BA=

#$%K: #$AK: #$K": #$%P: #$AP: #$EP: #$PA: &A"(: #$*A:

;o$'%e"to ; < tat's de $a#e)alho e dados ad%i"istrativos ;o$'%e"to de =e"das < ;ados de $a#e)alho ;o$'%e"to de =e"das < ;ados e%.resariais ;o$'%e"to ; < tat's de 3te% KON#: Co"di)*es ;o$'%e"to de =e"das < ;ados de 3te% NA&': a9da ;o$. =e"das < ;ados de ;ivis*es de >e%essa #$%#: ?og. ;ados 3"$o%.letos ;o$. ; < Par$eiros &')H: ,extos Ca#e)alho -"dere)o &')+: ,extos ?i"has @l'xo do$'%. ;

89
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

"strutura de Tabe$a
Estrutura de tabela: "ocumento de *aturamento =BA6 =B>6

=BP! -36P

5! ,

,B:

=B>P -3P7

!;>

,B?

=B@!

675=

#$%K: #$(K: #$(P: #$PA: &A"(: #$*A: KON#: NA&': &')H:

;o$'%e"to ; < tat's de $a#e)alho e dados ad%i"istrativos ;o$'%e"to de @at'ra%e"to < ;ados de $a#e)alho ;o$'%e"to de @at'ra%e"to < ;ados de 3te% ;o$. ; < Par$eiros -"dere)o @l'xo do$'%. ; Co"di)*es a9da &')+: ,extos ?i"has ,extos Ca#e)alho

90
2007 CPM Braxis, todos os direitos reservados.

,,,-bra.is-com-br ,,,-cpm-com-br ,,,-cpminternational-com

Вам также может понравиться