Вы находитесь на странице: 1из 20

FACULDADE VASCO DA GAMA

SERVIO SOCIAL 2 SEMESTRE - NOTURNO

Prof

Helio Santos

Ana Cristina Sousa Dalva Silva Elenice Santos

O primeiro setor o governo, que responsvel pelas questes sociais. O segundo responsvel individuais. setor pelas o privado, questes

Com a falncia do Estado, o setor privado comeou a ajudar nas questes sociais, atravs das inmeras instituies que compem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor constitudo por organizaes sem fins lucrativos e no governamentais, que tem como objetivo gerar servios de carter pblico.

PRINCIPAIS PERSONAGENS DO 3 SETOR


FUNDAES
So as instituies que financiam o terceiro setor, fazendo doaes s entidades beneficentes. No Brasil, temos tambm as fundaes mistas que doam para terceiros e ao mesmo tempo executam projetos prprios.

Temos poucas fundaes no Brasil. Depois de 5 anos, o GIFE- Grupo de Instituies, Fundaes e Empresas - com herico esforo, conseguiu 66 fundaes como parceiras. No entanto, muitas fundaes no Brasil tm pouca atuao na rea social.

So as operadoras de fato, cuidam dos carentes, idosos, meninos de rua, drogados e alcolatras, rfos e mes solteiras; protegem testemunhas; ajudam a preservar o meio ambiente; educam jovens, velhos e adultos; profissionalizam; doam sangue, merenda, livros, sopo; atendem suicidas s quatro horas da manh; do suporte aos desamparados.

cuidam de filhos de mes que trabalham; ensinam

esportes; combatem a violncia; promovem os direitos humanos e a cidadania; reabilitam vtimas de poliomielite; cuidam de cegos, surdos-mudos; enfim, fazem tudo.

Community Chests1 so muito comuns nos Estados Unidos.

Em vez de cada empresa doar para uma entidade, todas as empresas doam para um Fundo Comunitrio, sendo que os empresrios avaliam, estabelecem prioridades, e administram efetivamente a distribuio do dinheiro. Um dos poucos fundos existente no Brasil, com resultados comprovados, a FEAC, de Campinas.
1Os

Bas comunitrios nos Estados Unidos e Canad eram organizaes que recolheu dinheiro de empresas locais e os trabalhadores e distribudo para projetos comunitrios de angariao de fundos.

Infelizmente, muitas entidades sem fins lucrativos so, na realidade, lucrativas ou atendem os interesses dos prprios usurios. Um clube esportivo, por exemplo, sem fins lucrativos, mas beneficia somente os seus respectivos scios. Muitas escolas, universidades e hospitais eram no passado, sem fins lucrativos, somente no nome. Por isto, estes nmeros chegam a 220.000. O importante diferenciar uma associao de bairro ou um clube que ajuda os prprios associados de uma entidade beneficente, que ajuda os carentes do bairro.

Nem toda entidade beneficente ajuda prestando servios a pessoas diretamente. Uma ONG que defenda os direitos da mulher, fazendo presso sobre nossos deputados, est ajudando indiretamente todas as mulheres. Nos Estados Unidos, esta categoria chamada tambm de Advocacy Groups , isto , organizaes que lutam por uma causa. L, como aqui, elas so muito poderosas politicamente.

A Responsabilidade Social, no fundo, sempre do indivduo, nunca de uma empresa jurdica, nem de um Estado impessoal. Caso contrrio, as pessoas repassariam as suas responsabilidades s empresas e ao governo, ao invs de assumirem para si. Mesmo conscientes disso, vivem reclamando que os "outros" no resolvem os problemas sociais do Brasil. Porm, algumas empresas vo alm da sua verdadeira responsabilidade principal, que fazer produtos seguros.

Uma pesquisa feita por ns revela que das 500 maiores empresas brasileiras, somente 100 so consideradas parceiras do terceiro setor. Das 250 empresas multinacionais que tm negcios no Brasil, somente 20 so admiradas. A maioria das empresas consideradas parceiras so pequenas e mdias e so relativamente desconhecidas pelo grande pblico.

Ao contrrio de Ted Turner, Bill Gates e dos 54 bilionrios que o Brasil possui, somente 2 so considerados bons parceiros do terceiro setor (Jorge Paulo Lehman e a famlia Ermrio de Moraes). A maioria dos doadores pessoas fsicas so da classe mdia. Esta tendncia continua na classe mais pobre. Quanto mais pobre, maior a porcentagem da renda doada como solidariedade .

No mundo inteiro, as empresas contribuem somente com 10% da verba filantrpica global, enquanto as pessoas fsicas, notadamente da classe mdia, doam os 90% restantes. No Brasil, a nossa classe mdia doa, em mdia, 23 reais por ano, menos que 28% do total das doaes. As fundaes doam 40%, o governo repassa 26% e o resto vem de bingos beneficentes, leiles e eventos.

At 1995, a pouca cobertura que a Imprensa fazia sobre o terceiro setor era, normalmente, negativa. Com a descoberta de que a maioria das entidades sria e, portanto, faz bom trabalhos, este setor ganhou respeitabilidade. Com isso, quadruplicou a centimetragem de notcias sobre o terceiro setor. A misso agora transformar este novo interesse em cobertura constante.

Os profissionais vinculam-se ao mundo chamado de Terceiro Setor, para realizar um trabalho de assessoramento, em relao s atividades e/ou trabalhos desenvolvidos pelos mesmos. A insero profissional no Terceiro Setor decorrente de um processo ocasionado pelas transformaes ocorridas no bojo do capitalismo.

O chamado mundo do Terceiro Setor, pode ser entendido como uma resposta a certas mudanas na relao pblico/privado no atendimento s demandas populacionais. Isso faz com que possa, conforme o GIFE (Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas), entender como funciona o Terceiro Setor, que ...

... composto de organizaes sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela nfase na participao voluntria, num mbito no-governamental, dando continuidade s prticas tradicionais da caridade, da filantropia e do mecenato e expandido o seu sentido para outros domnios, graas, sobretudo, incorporao do conceito de cidadania e de suas mltiplas manifestaes na sociedade civil (Rico apud Yacoub, 2001, p. 92).

REFERNCIAS
http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/index.php?pg=temas& tipo=temas&cd=932

http://empreende.org.br/pdf/ONG's,%20OSCIP'S%20e%20Terce iro%20Setor/Desvendando%20o%20terceiro%20setor.pdf

https://www.google.com.br/search?q=institui%C3%A7%C3%B5e s+de+caridade http://caridadees.blogspot.com.br/

Вам также может понравиться