Вы находитесь на странице: 1из 34

Unidade 1-2

Processos e Threads

O que um Processo
Um processo uma atividade (ou tarefa) de um programa, que contm o cdigo e dados de uma atividade.
Essas so: leitura de dados, escrita de dados, clculos no processador, comunicao com o usurio, comunicao com um BD, comunicao com a rede interna ou externa, entre outras.

Processos
Um trecho de cdigo em execuo em uma mquina. a unidade de processamento concorrente que um processador sob um SO pode processar. Identificado pelo seu PID (Process Identifier). Unix (anos 70) foi construdo para executar processos.

Problema com Processos


Nos anos 80, foi descoberto que a noo tradicional de um sistema operacional, de um processo que executa um nico fluxo de execuo, era diferente dos requisitos dos sistemas operacionais distribudos.
Solaris (anos 90), originalmente, utiliza processos.

Problema com Processos

E tambm, diferente dos requisitos dos aplicativos mais sofisticados que utilizam um nico processador, mas que exigem concorrncia de suas atividades internas.

Soluo para o Processamento Concorrente

Aprimorar a noo de processo, para que ele pudesse ser associado a mltiplas atividades internas a ele.

Processo
Um processo uma entidade a nvel de kernel, que possui um espao de endereamento. O nico modo para seu programa acessar a dados na estrutura (contexto) de um processo, consultar ou mudar seu estado, via uma chamada de sistema.

Contexto de um Processo
Um identificador do processo (PID). Um segmento de cdigo. Um segmento de dados. Os valores dos registradores da CPU. Um contador de programa lgico. Uma pilha de execuo. O estado do processo. Informaes para escalonamento (prioridade, tempo) Dados para contabilizao de uso. Recursos alocados: arquivos, portas, eventos, outros.

Surgimento de Threads
Com o surgimento de processadores de mais alto desempenho, uma nova unidade de processamento concorrente pode ser definida dentro do prprio processo, novos fluxos de execuo e assim pode-se ter mltiplos fluxos de execuo (mltiplas threads) num mesmo processo. Cada fluxo de execuo chamada Thread.

Threads
Atualmente, um processo consiste em um ambiente de execuo, contendo uma ou mais threads. Thread: unidade de processamento concorrente nos sistemas operacionais atuais, dentro de um processo.

Contexto de uma Thread


Um identificador da Thread. Um segmento de cdigo. Um segmento de dados. Os valores dos registradores da CPU. O contador de programa. Uma pilha de execuo. O estado da Thread. Informaes para escalonamento (prioridade, ...) Dados para contabilizao de uso. Recursos alocados que pertencem a processos: arquivos, portas, eventos, outros.

Threads
Definio:
Threads (linhas de execuo) so atividades (tarefas internas) concorrentes executadas dentro de um processo. Um processo pode ter uma ou mais threads.

Multithreading
Mltiplas threads executam concorrentemente em um processo, e anlogo a mltiplos processos executando concorrentemente em um nico processador.
Threads pertencentes a um mesmo processo, compartilham os mesmos recursos e memria (espao de endereamento) do processo.

Multithreading
Suporte a Threads:
Threads nativas do SO (entidades a nvel de kernel). Threads como entidades a nvel do usurio. Suporte de programao multithreading. Exemplo: JVM do Java Linguagem de programao multithreading. Exemplo: Java

Trs Processos - cada um com uma Thread


Cada thread tem seu espao de endereamento.
Thread

Contador de Programa

Processo

Um Processo com trs Threads


Todas num mesmo espao de endereamento.

Processo

Multiplas Threads

Processos e Threads
Um confeiteiro. O confeiteiro o processador. Um Livro de Receitas um processo. Uma receita corresponde a uma Thread. Fazer um bolo de aniversrio. Ingredientes: farinha, ovos, aucar, ... Os ingredientes so os dados.

Processo e Thread

O processo a atividade que consiste em nosso confeiteiro ler a receita (Thread), buscar os ingredientes (Thread), bater o bolo (Thread) e cozinhar o mesmo (Thread).

Alternando para outro processo


Confeiteiro, Filho do confeiteiro, Abelha Ferrada da abelha no filho do confeiteiro. Confeiteiro precisa socorrer o filho.

O confeiterio registra onde estava na receita (o estado e o contexto do processo so salvos).

Alternando para outro processo


Confeiteiro procura um livro de pronto-socorro (outro processo). Segue a orientaes do livro. O Confeiteiro alterna do processo (Livro de Receitas para Fazer o Bolo) para outro, de prioridade mais alta (Livro de Pronto Socorro), cada um sendo um processo diferente (receita e livro).

Processo Livro de Pronto Socorro


Threads ??? Ler o procedimento mdico Desinfetar o local da picada Colocar curativo

Processo uma atividade


Quando a picada for tratada, o confeiteiro volta a fazer o seu bolo, continuando do ponto onde parou, quando abandonou o processo (Fazer o Bolo). A ideia que processo um tipo de atividade que concorrente a outros processos. E em cada atividade (Livro de Receitas / Livro ProntoSocorro) existem tarefas, para Fazer um Bolo ou Um Atendimento Mdico, que correspondem s threads.

Escalonamento de Threads
Todo SO tem um programa chamado Scheduler (o escalonador do SO) que seleciona, num dado instante, uma thread que deve ser executada pelo processador, alternando este entre threads.

Algoritmo de Escalonamento
Define a ordem de execuo de processos/ threads com base em uma fila ou prioridade da thread.
Processos/Threads do sistema SO e de aplicaes crticas exigem maior prioridade. Em geral, os sistemas operacionais adotam uma poltica para atender a todas os processos/threads de maneira justa .

Escalonamento por Time-Slicing


Fracionamento de tempo do processador. Divide o tempo do processador entre threads de igual prioridade. Implementado por um Timer (hardware) o qual interrompe o processamento periodicamente, para permitir o scheduler buscar uma outra thread para executar.

Escalonamento Time-Slicing
Por Processo: escalonador aloca tempo para execuo dos processos, os quais definem como usar este tempo para executar suas threads.

P1 t11 t12

P2 P3 t21 t22 t23 t31 t32

Por Thread: escalonador aloca tempo e define a ordem na qual as threads sero executadas.

t11 t31 t21 t32 t23 t12 t22 t16

Escalonamento Pre-Emptivo
Baseado nas prioridades dos processos/threads.
Deve ser implementado para garantir que um processo/thread de alta prioridade possa executar logo que torna-se pronto, mesmo que signifique suspender a execuo de um processo de mais baixa prioridade.

Ciclo de Vida de um Processo/Thread


Criado

Pronto

Suspenso Rodando

Morto

Estados de um Processo/Thread
Pronto: pronto para ser executado, mas sem o direito de usar o processador.

Rodando: sendo executado pelo processador.


Suspenso: aguarda operao de I/O, liberao de um recurso ou fim de tempo de espera em uma fila.

Estado Suspenso
Dormindo em espera temporizada. Bloqueado aguarda I/O.
Em Espera - aguarda uma condio ser satisfeita.

Mudana de Estado de um Processo

Processos/Threads trocam de estado de acordo com o:


Algoritmo de escalonamento. Troca de mensagens entre esses. Interrupes de hardware ou software.

Threads
Da mesma forma que os processos. Cada thread tem seu estado e segue um ciclo de vida particular.
A vida da thread depende do seu processo.

Troca de Contexto
Quando duas threads de um mesmo processo se alternam no uso do processador, ocorre uma troca de contexto parcial.
Numa troca parcial, o contador de programa, os registradores e a pilha devem ser salvos.

Processos x Threads
Troca de Contexto: Completa | Parcial

Comunicao: Inter-Processo | Inter-Threads Suporte em S.O.s: Quase todos | Os mais atuais Suporte em Linguagem de Programao: Quase todas | As mais recentes

Вам также может понравиться