Вы находитесь на странице: 1из 16

O Esprito de Profecia:

Orientaes para a Igreja Remanescente

Organizado por Renato Stencel, diretor do Centro White, 2013

Ellen G. White como uma Profetisa: Conceitos de Revelao e Inspirao


Denis Fortin Professor do Seminrio de Teologia da Andrews University
Renato Stencel (org.) 2013

Relevncia do tpico
A maioria dos adventistas provavelmente tm uma viso prejudicada de inspirao/revelao. Ns devemos olhar para a revelao (como Deus transmitindo conceitos para a mente do profeta) e inspirao (como o profeta expressando esses conceitos em palavras faladas ou escritas).

Renato Stencel (org.) 2013

Dois pontos de partida


Ellen White explica que seu ministrio proftico parecido com os escritores profticos no-cannicos dos tempos da Bblia e que seus escritos nunca devem ficar acima das Escrituras: O Esprito no foi dado nem nunca o poderia ser a fim de sobrepor-Se Escritura; pois esta explicitamente declara ser ela mesma a norma pela qual todo o ensino e experincia devem ser aferidos. (GC VII).
Renato Stencel (org.) 2013

Formas de Revelao de Ellen G. White


A. Vises: 1. Acompanhadas de surpreendentes fenmenos fsicos e sobrenaturais como inconscincia de ambiente terrestre, parada respiratria temporria, ficava sem piscar, fora sobrenatural; 2. No diferente do contedo quanto aos sonhos profticos; 3. Primeira viso sobre o caminho estreito.
Renato Stencel (org.) 2013

Formas de Revelao de Ellen G. White


B. Sonhos: Sonhos profticos Vises recebidas durante o sono; Sonhos naturais No so inspirados, mas Ellen White tambm os tinha e relata em uma de suas cartas (Carta 4, 1856):
Tenho tido alguns pesadelos sobre o pequeno Willie. Oh, quo agradecida eu serei em ver meu lar, doce lar novamente e meus queridos meninos, Henry, Edson e Willie.

Renato Stencel (org.) 2013

Formas de Revelao de Ellen G. White


C. Vises dadas durante perodos de orao e escrita. Segundo Ellen White, quando ela orava uma luz suave circundava o quarto, e uma fragrncia como a fragrncia de flores, de um lindo aroma tomava conta do ambiente (MS 43a, 1901). Mais tarde, recontando o fato, ela relata: apesar de ningum ter visto e ouvido o que vi e ouvi, eles sentiram a influncia do Esprito, e estavam pranteando e louvando a Deus (CGB 1901, p.204; 5Bio, p.54).
Renato Stencel (org.) 2013

Formas de Revelao de Ellen G. White


D. Predio Frequentemente essas vises preditivas eram sobre pessoas e eventos que ainda no tinham ocorrido.

E. Impresses revelatrias Frequentemente, impresses eram colocadas sob sua mente enquanto falava ao pblico ou escrevendo em casa.

Renato Stencel (org.) 2013

Formas de Revelao de Ellen G. White


F. Declaraes Declaraes Eu vi que ou Foi me mostrado que indicam que informao foi dada a ela e que ela entendeu ser verdade. Em muitos casos, normalmente reflete informao ou concluses baseadas em revelao por vises, mas s vezes podiam representar concluses que ela refere como divinamente inspiradas, apesar de elas poderem ter sido baseadas at certo ponto em informaes recebidas por fontes humanas (Mansell).
Renato Stencel (org.) 2013

Formas de Revelao de Ellen G. White


G. A descrio pessoal de Ellen G. White de seu estado em viso (1860) (...) Sou por vezes levada muito adiante, no futuro, e -me mostrado o que h de acontecer. De outras, some mostradas coisas como ocorreram no passado. Depois que saio da viso, no me recordo imediatamente de tudo o que vi, e o assunto no me to claro at que eu escrevo, ento a cena surge diante de mim como me foi apresentada em viso, e eu posso escrever com liberdade... (2SG, pp. 292-293)
Renato Stencel (org.) 2013

Inspirao nos Escritos de Ellen G. White


Unio de elementos divinos e humanos uma viso encarnacional de inspirao. Em contraste com revelao, que um processo de iniciativa e controle completamente divinos, escrita inspirada envolve a unio de elementos divinos e humanos. Enquanto Ellen White fala da inspirao da Bblia, ela viu sua prpria inspirao como operando da mesma maneira.
Renato Stencel (org.) 2013

Inspirao
O papel do Esprito Santo nos escritos do profeta: Guia, qualifica e capacita o escritor. Em que nvel ocorreu a unio divino-humana? No so as palavras da Bblia que so inspiradas, mas os homens que foram inspirados. Atos de inspirao no nas palavras do homem ou suas expresses, mas no homem em si, que sob a influncia do Esprito Santo, imbudo de pensamentos. Mas as palavras recebem a impresso da mente individual.
Renato Stencel (org.) 2013

Inspirao
Implicaes de inspirao conceitual Ellen White claramente compreendia a combinao da mente e vontade divina e humana ser um processo progressivo na experincia do profeta. Inspirao guiava o profeta como comunicador, no somente na sua formulao inicial de pensamentos em palavras, mas tambm no aprimoramento subsequente daquelas expresses quando escrevia sozinha ou com ajuda de outros.

Renato Stencel (org.) 2013

Escritos divinos-humanos
1. Estilos individuais de escrita; 2. Diversidade: at aparentes discrepncias ou contradies, mas na realidade, uma base harmoniosa de unidade espiritual (CG v; 1ME, pp. 20-21). 3. Variedade de pontos de vista, porm perfeita harmonia (CG, vi); 4. Linguagem imperfeita, porm confivel; 5. As duas faces do infalvel.
Renato Stencel (org.) 2013

Relevncia para hoje


Conceitos errneos de inspirao inevitavelmente levam a uma m interpretao e mal uso de seus escritos inspirados. Tanto a Bblia como os escritos de Ellen G. White representam a unio do divino com o humano. Eles tem imperfeies, porm eles so seguros, guias confiveis para a salvao. Para o crente, as imperfeies da forma no negam a confiabilidade da mensagem. A Bblia, ela disse, a autorizada e infalvel revelao de Sua vontade (GC, p.7), e seus prprios escritos, apesar de no serem dados para substituir a bblia (ibid.), esto sem uma s frase hertica (3ME, p.52)
Renato Stencel (org.) 2013

Fonte
Esprito de Profecia: Orientaes para a Igreja Remanescente
Pg. 55-68.
Centro de Pesquisas Ellen G. White

Organizador: Renato Stencel


Abril de 2013

Вам также может понравиться