Вы находитесь на странице: 1из 17

O Esprito de Profecia:

Orientaes para a Igreja Remanescente

Organizado por Renato Stencel, diretor do Centro White, 2013

O papel de Ellen G. White no desenvolvimento das doutrinas da IASD


Jerry Moon

Renato Stencel (org.) 2013

Origem das doutrinas da igreja


Muitos adventistas supem que suas crenas tiveram origem nas vises de Ellen White. Uma tpica opinio de no adventistas a de G. H. Shriver, autor de um artigo sobre Adventismo do Stimo Dia no Abingdon Dictionary of Living Religions (1981): A origem da autoridade para a crena a Bblia, mas os escritos de Ellen White so tidos em to alta estima que para todas as intenes prticas, a Bblia como interpretada por Ellen White (p. 672).

Renato Stencel (org.) 2013

Origem das doutrinas da igreja


Nem todos tm o mesmo ponto de vista. O Dr. Roger Nicole, fundador da Sociedade Teolgica Evanglica, na Conveno Anual de 2003, em Atlanta disse: Eu aprecio muito os Adventistas do Stimo Dia. Eles tm a mais elevada viso das Escrituras do que qualquer outra pessoa que j conheci. Ellen White acreditava profundamente nas Escrituras. Um estudo sobre o crescimento da igreja revelou que adventistas que se consideram leitores regulares dos escritos de Ellen White tem provavelmente quase duas vezes mais o estudo pessoal dirio da Bblia, se comparado com os no-leitores do Esprito de Profecia (Ministry, outubro, 1982, p. 11).
Renato Stencel (org.) 2013

Origem das doutrinas da Igreja


A Bblia sozinha o mais alto padro pelo qual todos os outros padres devem ser testados. O Esprito no foi dado, nem nunca o poderia ser, a fim de sobrepor-se Escritura; pois esta explicitamente declara ser ela mesma a norma pela qual todo ensino e experincia devem ser aferidos. Diz o apstolo Joo: No creiais a todo o esprito, mas provai se os espritos so de Deus; porque j muitos falsos profetas se tm levantado no mundo. E Isaas declara: lei e ao Testemunho! Se eles no falarem segundo esta palavra, no haver manh para eles. (EGW, Exaltai-o, 1992, 15 de abril)
Renato Stencel (org.) 2013

Vises e estudo da Bblia pr-1850


O Sbado e o Santurio, 1848-1850: O termo Conferncias Sabticas ou Conferncias sobre o Sbado e Santurio refere-se a uma srie de pelo menos 23 reunies entre abril de 1848 e dezembro de 1850, na regio nordeste dos Estados Unidos, onde comeou um processo da formao de um consenso entre ex-Mileritas adventistas, que levou, em dois anos, a um ncleo de doutrinas aceitas e culminou, 15 anos depois, na organizao da Associao Geral dos Adventistas do Stimo Dia.
Renato Stencel (org.) 2013

Vises e estudo da Bblia pr-1850


Muitos de nosso povo no reconhecem quo firmemente foram lanados os alicerces de nossa f. Meu esposo, o Pr. Bates, o Pai Pierce, o Hiram Edson, e outros que eram inteligentes, nobres e verdadeiros, achavam-se entre os que, expirado o tempo em 1844, buscavam a verdade como a tesouros escondidos. Reunia-me com eles, estudvamos e orvamos fervorosamente. Muitas vezes ficvamos reunidos at alta noite, e s vezes a noite toda, pedindo luz e estudando a Palavra quando chegvamos ao ponto de dizer nada mais podemos fazer, o Esprito do Senhor vinha sobre mim, e eu era arrebatada em viso, e era-me dada uma clara explanao das passagens que estivramos estudando, com instrues quando maneira em que devamos trabalhar e ensinar eficientemente. Assim nos foi proporcionada luz que nos ajudou a compreender as passagens acerca de Cristo, Sua misso e sacerdcio. (EGW, CSS, p. 10)
Renato Stencel (org.) 2013

Vises e estudo da Bblia pr-1850


Doutrinas nas quais houve consenso antes de 1850: 1. Segundo Advento 2. Sbado 3. Dons espirituais 4. Santurio 5. Trs Mensagens Anglicas 6. Estado da morte 7. Segunda morte 8. Sete ltimas pragas 9. Porta Fechada
Renato Stencel (org.) 2013

O Tempo do incio do sbado (1855)


Jos Bates assegurou que tarde em Levticos 23:32 quer dizer horrio equatorial, 6 da tarde (18horas). Como ele era o lder principal que advogava a causa do Sbado entre os adventistas, a sua opinio foi respeitada, e seguida pela maioria (1Bio, p.200). Alguns guardadores do Sbado do estado do Maine em 1847-48 citaram o trecho de Mt. 38:1, verso King James, em apoio ao incio do Sbado ser ao nascer do sol, mas uma viso de Ellen White, em 1848, refutou isto. Fonte: (A. L. White, 1Bio, 322-325)
Renato Stencel (org.) 2013

O Tempo do incio do sbado (1855)


De 1847 a 1855, alguns poucos guardavam o Sbado ao pr-do-sol, mas a maioria seguia o horrio das 18h. J. N. Andrews preparou um estudo de aproximadamente 4.500 palavras, apresentando provas e razes, muitas das Escrituras e outras provas de que o Sbado comea ao pr-do-sol. Este estudo foi apresentado em Battle Creek e publicado na Review. Em 20 de novembro de 1855, Ellen White recebeu uma viso que endossou o pr-do-sol (1T, pp. 113, 116).

Renato Stencel (org.) 2013

A Bblia e as vises na doutrina adventista


As vises como ajustes das Discordncias Doutrinais, no impondo autoridade superior, mas chamando ateno a relevncia das Escrituras Sagradas A Conferncia em Volney, agosto de 1848. Nessa conferncia, David Arnold, cujo celeiro foi o local da reunio, manteve trs diferenas de opinio: de que o milnio de Apoc. 20 j havia passado; de que os 144 mil eram aqueles que ressuscitaram na ressurreio de Cristo; a Ceia do Senhor deveria ser comemorada somente uma vez por ano, na Pscoa.
Renato Stencel (org.) 2013

A Bblia e as vises na doutrina adventista


Como Arnold falou sobre os 1000 anos estarem no passado, Ellen White sabia que ele estava errado, mas no sabia como refutar o erro. Durante todo o tempo eu no podia compreender o arrazoamento dos irmos. Minha mente estava por assim dizer fechada, no podia compreender o sentido das passagens que estudvamos. Esta foi uma das maiores tristezas de minha vida por dois ou trs anos minha mente continuou cerrada ao entendimento das Escrituras. No decorrer de nossos trabalhos, meu marido e eu visitamos o Pai Andrews, que sofria de reumatismo inflamatrio. Oramos por ele. Impus as mos sobre sua cabea e disse: Pai Andrews, o Senhor Jesus te d sade. Foi curado instantaneamente. Desse dia em diante tenho sido capaz de compreender a Palavra de Deus. EGW, 1ME, p. 207

Renato Stencel (org.) 2013

A Bblia e as vises na doutrina adventista


Estes dois ou trs anos a que ela refere-se, corresponde quase que exatamente ao perodo das conferncias de 1848-1850 (ver 1ME, p. 207). Por isso, na Conferncia em Volney, NY, ela foi incapaz de refutar o erro do irmo Arnold, embora ela tenha reconhecido que a crena dele estava errada. Uma grande dor pressionava o meu esprito, porque me pareceu que Deus foi desonrado.

Renato Stencel (org.) 2013

A Bblia e as vises na doutrina adventista


Aos ancies orarem, ela reanimou-se mas no voltou conscincia normal. Em viso, inconsciente ao que acontecia a volta dela, ela levantou uma grande Bblia e comeou a virar as pginas, indicando os textos relevantes para as questes em discusso. Ao mesmo tempo, os seus olhos estavam virados para cima e em uma direo oposta da Bblia, como se estivesse a ver algo distante. Quando a viso terminou, ela contou ao grupo que o seu anjo acompanhador tinha explicado alguns dos erros daqueles que estavam presentes, e tambm a verdade em contraste com os seus erros. (EGW, VE, p. 119)
Renato Stencel (org.) 2013

A Bblia e as vises na doutrina adventista


O mtodo pelo qual as vises resolveram discordncias doutrinais foi o de chamar a ateno a especficas passagens das Escrituras Sagradas relevantes para o seu estudo. Como Loughborough observou, a razo porque essas pessoas desistiram de suas diferenas no foram simplesmente porque a Irm White disse que eles devessem abandon-las, mas porque na mesma viso eles foram apontados para afirmaes claras das Sagradas Escrituras que refutaram suas falsas teorias, que haviam lhes sido apresentadas, em contraste com a direta e harmoniosa verdade Bblica.
Renato Stencel (org.) 2013

As Escrituras devem ter prioridade


A Luz Menor e a Luz Maior Ellen White escreveu em 1902, pouca ateno dada Bblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres luz maior (Ev., p. 257). Isso sublinha a insistncia dela de que a Bblia dever sempre ser colocada a frente como o padro da doutrina e prtica.

Renato Stencel (org.) 2013

Fonte
Esprito de Profecia: Orientaes para a Igreja Remanescente
Pg. 113-134.
Centro de Pesquisas Ellen G. White

Organizador: Renato Stencel


Abril de 2013

Вам также может понравиться