Вы находитесь на странице: 1из 26

1.

CONCEITOS E FONTES DO DIREITO

1.1. Conceito: Lei de Introduo ao Cdigo Civil (CC)


Exerce a funo de lei geral por orientar acerca da obrigatoriedade, interpretao, integrao e vigncia da lei no tempo, e por traar diretrizes das relaes de direito internacional pblico.

1.2. Distino entre Direito, Moral e tica; Estas trs reas de conhecimento se distinguem, porm tm grandes vnculos e at mesmo sobreposies. Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as aes humanas. Ambas, porm, se diferenciam.

MORAL Estabelece regras que so assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geogrficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

DIREITO Busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela rea geogrfica onde uma determinada populao ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita.

TICA o estudo geral do que bom ou mau. Um dos objetivos da tica a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela diferente de ambos - Moral e Direito - pois no estabelece regras. a reflexo sobre a ao humana que a caracteriza.

1.3. Fontes do Direito As fontes do Direito so: Lei; Costumes; Princpios gerais de direito; Doutrina; Jurisprudncia.

1.3.1 LEI
uma regra que, emanando da autoridade competente, imposta, coativamente, para obedincia de todos. a principal fonte do Direito. Com relao sua fora obrigatria, a norma pode ser classificada em: Cogente ou de ordem pblica: por atender a um interesse geral no pode ser alterada por acordo das partes. Dispositivas ou supletivas: podem ser modificadas por acordo entre as partes e no silncio das partes funcionam como supletivas da manifestao de vontades

1.3.2 COSTUMES O uso geral, constante e notrio que, por ser regra de conduta habitualmente obedecida, tem fora coativa. Para sua vigncia, deve ter uma continuidade, uniformidade, moralidade e obrigatoriedade.

1.3.3 PRINCPIOS GERAIS DE DIREITO Cristalizao do conjunto de preceitos do ordenamento legal. Apesar de no constarem expressamente da lei, so a fonte de sua inspirao e revelam o esprito da ordem jurdica.

1.3.4 DOUTRINA a opinio dos estudiosos do direito, os pareceres dos juristas, os ensinamentos dos professores, a opinies dos tratadistas e os trabalhos forenses.

1.3.5 JURISPRUDNDIA Decises reiteradas dos tribunais em casos semelhantes. A jurisprudncia forma-se mediante o trabalho diuturno dos tribunais. o prprio direito vivo, cabendo-lhe o importante papel de preencher lacunas do ordenamento jurdico nos casos concretos.

1.4 APLICABILIDADE DAS NORMAS 1.4.1 SUBSUNO: o enquadramento do fato individual ao conceito abstrato contido na norma. Para que ocorra, indispensvel uma correta interpretao da norma; 1.4.2 INTEGRAO: o preenchimento das omisses ou lacunas da lei, atravs de normas individuais que atendem ao esprito do ordenamento jurdico e possibilitam a compreenso as lacunas: Analogia: consiste em aplicar a uma hiptese no prevista especificamente em lei, uma disposio aplicvel a caso semelhante; Costumes; Princpios gerais de direito.

VIGNCIA DA LEI NO TEMPO A lei de Introduo ao Cdigo Civil contm normas que regulam os conflitos de leis no espao e no tempo, pois a questo jurdica no poder ser resolvida fora do tempo e do espao.

PROMULGAO DA LEI Aps o trmite do projeto de lei pelo Congresso e sua aprovao pelas Senado e Cmara, caber ao Presidente da Repblica sua sano ou veto. A sano se manifesta pela promulgao da lei, meio pelo qual o Chefe do Poder Executivo autentica a lei, atestando sua existncia, ordenando sua execuo e cumprimento.

PUBLICAO DA LEI NO DIRIO OFICIAL o ato posterior promulgao, tornando a lei conhecida pela comunidade e pelos seus destinatrios, e portanto, obrigatria. VIGNCIA responsvel pelo condicionamento da obrigatoriedade da norma. Antes da vigncia, a norma tem seus efeitos suspensos.

VACATIO LEGIS (OU VACNCIA) CONCEITO: um lapso de tempo entre a data da publicao da lei e de sua entrada em vigor. No direito interno, de 45 dias e de 3 meses para as leis brasileiras a serem aplicadas no exterior (ex., embaixadas e consulados com relao s funes das pessoas que trabalham nestas reparties.

VACATIO LEGIS (OU VACNCIA) FUNO: Possibilita a divulgao da lei nova, visto que, enquanto no escoar o prazo determinado, a norma revogada continuar em vigor, apesar de j ter sido publicada a lei que a revogou. NOVA PUBLICAO: se antes da lei entrar em vigor ocorrer nova publicao destinada a alguma correo, o prazo da sua obrigatoriedade comear a ocorrer da nova publicao. Se a lei j entrou em vigor, a correo ser considerada lei nova.

PRAZOS PROGRESSIVO E NICO PROGRESSIVO: A lei entre em vigor em diferentes lapsos de tempo no vrios estados do Pas. (era o que ocorria na LICC de 1917). NICO: A lei entra em vigor a um s tempo em todo o pas. Este o sistema adotado pela legislao brasileira (LICC, art. 1). O prazo de vacncia contnuo, ou seja exclui-se o primeiro dia e inclui-se o ultimo dia da contagem.

CESSAO DA VIGNCIA DA LEI LEI TEMPORRIA: Tem fixado prazo de sua durao, com limite para sua eficcia; LEI POR TEMPO INDETERMINADO: S perde sua obrigatoriedade com o advento de uma nova lei. No tem prazo determinado, durando at que seja modificada ou revogada por outra norma da mesma hierarquia ou de hierarquia superior.

REVOGAO Revogar tornar sem efeito uma norma, retirando sua obrigatoriedade. Somente a lei revoga a lei. Os usos e costumes e o tempo no tem o condo de revogar a lei.

REVOGAO ESPCIES AB-ROGAO: revogao total DERROGAO: revogao parcial FORMAS EXPRESSA: a norma revogadora declara qual a lei que est extinguindo em todos os seus dispositivos ou aponta os artigos que pretende retirar. TCITA: ocorre quando houver incompatibilidade entre a lei nova e a lei antiga, porque a nova passa a regular parcial ou inteiramente a matria tratada na norma anterior.

REPRISTINAO o retorno da vigncia da norma que foi anteriormente revogada pela perda de obrigatoriedade (revogao) da norma revogadora. No e aceita pela legislao brasileira, com exceo dos casos em que haja declarao expressa da lei nova que restabelece a lei anteriormente revogada.

IRRETROATIVIDADE DA LEI CONCEITO: A lei entra em vigor com eficcia imediata e a nova lei s poder alcanar situaes futuras, no podendo prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.

DIREITO ADQUIRIDO: direito que seu titular possa exercer, bem como aquele cujo incio do exerccio tenha termo prefixado ou condio inaltervel; ATO JURDICO PERFEITO: j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou; COISA JULGADA: a deciso judicial que no cabe mais recurso. atingida tosomente pela lei penal mais benfica.

VIGNCIA DA LEI NO ESPAO INTRODUO: esta questo esbarra na ideia de soberania, ou seja se as normas poder ter eficcia fora do territrio do pas. DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: conjuntos de princpios que determinam os limites no espao de competncia legislativa dos Estados quando tm de aplic-las s relaes jurdicas que podem ser submetidas a mais de uma legislao.

Вам также может понравиться