Вы находитесь на странице: 1из 23

ESPRITAS

(E.S.E Cap. XX Item 4)

MISSO DOS

Espiritualista x Esprita

O que vem a ser uma misso?


1. Tarefa de que se foi encarregado: ter a misso de controlar algo; 2. Conjunto de pessoas encarregadas de fazer algo: ser enviado em misso.
(Dicionrio Lxico)

Reflexo:

Q. 115, de O livro dos Espritos

O consolador prometido
Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviar outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Esprito de Verdade, que o mundo no pode receber, porque o no v e absolutamente no o conhece. Mas, quanto a vs, conhec-lo-eis, porque ficar convosco e estar em vs. Porm, o Consolador, que o Santo Esprito, que meu Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos far recordar tudo o que vos tenho dito.
(JOO, cap. XIV, v. 15 a 17 e 26.)

A quem muito foi dado, muito ser cobrado.


(LUCAS: 12,48)

(...) chegada a hora em que deveis sacrificar os vossos hbitos, os vossos trabalhos, as vossas futilidades, sua propagao. Ide e pregai: os Espritos elevados esto convosco. Falareis, certamente, a pessoas que no querero escutar a palavra de Deus, porque essa palavra os convida incessantemente ao sacrifcio. (...)
(E.S.E Cap. XX Item 4)

(...) Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que nos vos concedeu. Mas, cuidado, que entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram;

reparai, pois, vosso caminho e segue a verdade. (...)


(E.S.E Cap. XX Item 4)

Se entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram, quais os sinais pelos quais reconheceremos os que se acham no bom caminho?

Podeis reconhec-los pelo ensino e a prtica dos verdadeiros princpios da caridade; pela consolao que distriburem aos aflitos; pelo amor que dedicarem ao prximo; pela sua abnegao e o seu desinteresse pessoal. Podeis reconhec-los, finalmente, pela vitria dos seus princpios, porque Deus quer que a Sua lei triunfe, e os que a seguem so os escolhidos e Ele lhes dar a vitria. (...)
(E.S.E Cap. XX Item 4)

Temos que sacrificar nossos hbitos: Maledicncia; Trabalho em excesso para ter em excesso.

As brechas:
A vaidade e a presuno; A depresso; O apelo gensico; Os bens materiais; A desculpa (falta de tempo).

"A pessoa, que nem sequer concebe o mau pensamento, j realizou o progresso; aquela que ainda tem esse pensamento, mas o repele, est em vias de realiz-lo; e, por fim, aquele que tem esse pensamento e nela se compraz, ainda est sob toda a fora do mal. Numa, o trabalho est feito; nas outras, est por fazer".
(E.S.E Cap. VIII)

REFORMA NTIMA

Conhece-te a ti mesmo
(Q. 919 e 920 O livro dos Espritos)

O verdadeiro esprita v as coisas deste mundo de um ponto de vista to elevado; elas lhe parecem to pequenas, to mesquinhas, a par do futuro que o aguarda; a vida se lhe mostra to curta, to fugaz, que, aos seus olhos, as tribulaes no passam de incidentes desagradveis, no curso de uma viagem.
(Introduo O livro dos Espritos)

(...) Reconhece-se o verdadeiro esprita pela sua transformao moral e pelos esforos que emprega para domar suas ms inclinaes. (...)
(ESE. Cap. XVII, Item 4 Os bons Espritas)

A misso dos espritas:


efetivar a vinda do Consolador prometido.

Divulgao do Espiritismo
"A maior caridade em favor do Espiritismo a sua divulgao. (Emmanuel)

Divulgao do Espiritismo
Reflexo: Enquanto espritas, devemos ir s praas pregar a nossa f? Seria isso parte da misso dos Espritas, ou seria isso apenas proselitismo?
(O que o Espiritismo. Cap. I O crtico)

Espritas: trabalhadores da ltima hora


"Bons espritas, meus bem-amados, sois todos obreiros da ltima hora. Bem orgulhoso seria aquele que dissesse: Comecei o trabalho ao alvorecer do dia e s o terminarei ao anoitecer. Todos viestes quando fostes chamados, um pouco mais cedo, um pouco mais tarde, para a encarnao cujos grilhes arrastais; mas h quantos sculos e sculos o Senhor vos chamava para a sua vinha, sem que quissseis penetrar nela! (...)" - Constantino, Esprito Protetor.
(Bordus, 1863)

"Espritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instru-vos, este o segundo. (O Esprito da Verdade)

Meus discpulos sero reconhecidos por muito se amarem. (Jesus)

Referncias:

O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec O Livro dos Espritos - Allan Kardec O que o Espiritismo - Allan Kardec Bblia

Вам также может понравиться