Вы находитесь на странице: 1из 115

Palestra proferida aos alunos de QumicaUNIFRA Maio 2011

1.Introduo 2. Termos usados na indstria das tintas


3.Constituintes das tintas
3.1.Pigmentos inorgnicos 3.2.Aglutinantes 3.3.Solventes 3.4.Aditivos 2.1.Definies

4. Formulaes de tintas 5. Manufatura de tintas 6. Classificao e tipos de tintas

A palavra tinta abrange uma grande variedade de revestimentos decorativos e de proteo que so utilizadas para conferir um elevado grau de proteo obras de engenharia, construes e outros materiais.

A gama de substratos aos quais as tintas so aplicadas inclui uma vasta gama de materiais como metais, madeira, gesso, cimento, concreto, papel, couro e similares.

Os revestimentos protetores mais comumente utilizados em residncias e na indstria so dos mais diversos materiais, tais como lacas ou vernizes, solues de resina plstica, lquidos pigmentados, ps metlicos, gomas-laca e corantes.

O setor de tintas e revestimentos dividido em dois setores distintos, arquitetnico e industrial.

Revestimentos arquitetnicos incluem tintas residenciais internas e extenas, primers, seladores, vernizes e corantes.

Revestimentos industriais incluem tintas automotivas, revestimentos de latas, acabamento de mveis e tintas para sinalizao de estradas.

Aglutinante; Calcinao; Rachadura; Revestimento; Craquelamento; Secante; leo de Secagem; Esmalte; Extender; Enchimento; Esmalte Vtreo; Poder de cobertura; Verniz japons; Laca-verniz;

Laca Tinta Pigmento Primer Tinta de impresso Massa de vidraceiro Selador Goma-laca Corante Diluente Poder de Tingimento Toner Verniz Veculo

Aglutinante (binder): Um componente de resina ou formador de resina de uma tinta que une as partculas de pigmento e prendeos na superfcie.

Calcinao. Falha na pintura caracterizada por uma camada de pigmento solto sobre a superfcie de uma pelcula exposta ao clima. Calcinao muitas vezes uma falha desejvel devido sua ao de auto-limpeza.

Rachaduras: Ligeiras quebra finas na superfcie de um filme que no se estendem ao substrato e que so visveis a olho nu.

Revestimento. Um termo genrico para tintas, vernizes, esmaltes, etc. Tambm uma composio lquida, que convertida em uma pelcula protetora slida aderente, decorativa ou funcional aps a aplicao como uma camada fina.

Craquelamento: Quebras que se estendem desde a superfcie do filme ao substrato subjacente.

Secante: Uma composio que acelera a secagem da tinta a leo, tinta de impresso, ou verniz. Secantes industriais so geralmente compostos metlicos e esto disponveis em ambas as formas slida e lquida.

leo Secante. Um leo que possui, em grau acentuado, a propriedade de fcil acesso ao oxignio do ar e que altera-se para uma substncia relativamente rgida, dura, elstica quando exposta ao ar.

Esmalte (enamel): Uma tinta que se caracteriza por uma capacidade de formar um filme especialmente bom.

Extender. Um pigmento de carbonato ou silicato que tem pouco poder de cobertura, mas que est includo nas tintas para outros fins teis, por exemplo, reduo, diluio da cor, ou controle de reologia. geralmente considerado quimicamente inerte.

Enchimento: Uma composio pigmentada para o preenchimento dos poros ou irregularidades na superfcie, preparatria para a aplicao de outros acabamentos.

Esmalte Vtreo (glaze): Uma camada muito fina de um produto de pintura, geralmente um revestimento semitransparente tingido com pigmentos, aplicado sobre uma superfcie previamente pintada para produzir um efeito decorativo.

Poder de cobertura: A capacidade que uma tinta tem de obscurecer a cor de base varia de acordo com os pigmentos.

Verniz Japons (japan): Um verniz que produz um filme rgido, brilhante e de cor escura. Geralmente so secos por cozimento a temperaturas relativamente elevadas.

Laca-verniz (lacquer): Uma composio de revestimento que baseada em material termoplstico sinttico formador de pelcula dissolvido em solventes orgnicos, que seca principalmente pela evaporao do solvente. base de nitrocelulose, outros derivados da celulose, resinas vinlicas, resinas acrlicas, e assim por diante.

Laca (lake): Um tipo especial de pigmento orgnico constitudo essencialmente de um corante orgnico solvel combinado, mais ou menos definitivamente com base inorgnica ou transportadora. caracterizada geralmente por uma cor brilhante e uma translucidez mais ou menos acentuada quando aplicada em uma pintura a leo.

Tinta. Uma classificao, por vezes, utilizada para distinguir revestimentos de leos de secagem pigmentados (tintas) feitos de esmaltes sintticos e laca-verniz.

Pigmento. As finas partculas slidas utilizadas na preparao de tintas ou tintas de impresso e substancialmente insolveis no veculo.

Primer: A primeira das duas ou mais camadas de tinta, verniz ou laca.

Tinta de impresso. Um lquido colorido ou pigmentado (ou composio de cola) que seca e forma um filme slido aps a aplicao de uma fina camada por mquinas de impresso.

Massa de vidraceiro. Uma massa de material consistindo de pigmento e veculo, utilizado para vedao de vidro em caixilhos e para preencher imperfeies em madeira ou em superfcies metlicas.

Selador (sealer): Uma composio lquida que evita a absoro excessiva de camadas de acabamento em superfcies porosas. tambm uma composio que previne infiltraes.

Goma-laca (shellac): Resina laranja, que uma secreo de besouro da laca encontrado em grandes quantidades na ndia e na Indochina. normalmente dissolvido em lcool etlico desnaturado.

Corante (stain): Uma composio penetrante que muda a cor de uma superfcie, geralmente transparente, deixando praticamente nenhum filme na superfcie.

Diluente (thinner): Um solvente hidrocarboneto utilizado para reduzir a viscosidade de tintas a uma consistncia de trabalho adequada, geralmente apenas antes da aplicao.

Poder de Tingimento. A capacidade relativa de um pigmento para dar cor a uma base branca.

Toner: Um corante orgnico, que no contm pigmentos inorgnicos ou uma base inorgnica de transporte, e insolvel em sua forma pura.

Verniz: Uma composio lquida que convertida em uma pelcula slido transparente ou translcida aps a aplicao de uma camada fina.

Veculo: A poro lquida de uma tinta ou tinta de impresso. Tudo o que dissolvido na parte lquida de uma tinta ou tinta de impresso uma parte do veculo. composto de um aglutinante e um diluente.

3.Constituintes das tintas


3.1.Pigmentos inorgnicos 3.2.Aglutinantes 3.3.Solventes 3.4.Aditivos

Todas as tintas tm composio semelhante. Elas contm quatro elementos bsicos:


slidos finamente modos em suspenso (pigmentos); meio lquido (veculo); material polimrico ou resina (aglutinante); solventes volteis.

Ao secar da tinta, o aglutinante forma uma pelcula contnua com os atributos necessrios de flexibilidade, resistncia, durabilidade e aderncia ao substrato (a superfcie a ser revestida).

Os aditivos so adicionados em pequenas quantidades a fim de modificar as propriedades de pigmentos e aglutinantes.

Os quatro grandes componentes fundamentais de uma tinta so: (3.1) Pigmentos; (3.2) aglutinantes; (3.3) solventes e (3.4) aditivos.

Os pigmentos so materiais insolveis, com tamanho de partcula pequeno, que conferem a uma tinta cor e opacidade.

1. Fornecer cor 2. Ocultar substratos e obliterar as cores anteriores 3. Melhorar a fora do filme de tinta 4. Melhorar a aderncia do filme de tinta 5. Reduzir o brilho 6. Reduzir os custos

insolveis no meio em que eles so usados, quimicamente inertes, livres de sais solveis, no afetados pelas temperaturas normais, dispersar-se quando umedecidos, atxicos, no-corrosivos, Absorver fracamente leos. duradouros e resistentes luz.

a. Poder de cobertura b. Fora de tingimento c. ndice de refrao d. Resistncia luz e. Caractersticas de infiltrao(bleeding) f . Tamanho e forma de partcula

A capacidade da tinta em obstruir completamente qualquer cor de base definido como o poder de cobertura Geralmente expresso como o nmero de metros quadrados de superfcie coberta por 1 L de tinta.

A quantidade de pigmento colorido requerido para matizar (colorir) uma determinada massa de um pigmento branco descrito como a fora de tingimento.

Quando a luz incide sobre um filme de tinta pigmentada, uma parte refletida e outra parte entra no filme.

A luz que refletida de volta, interage com o pigmento em seu caminho de volta atravs da pelcula.

Pigmentos pretos/escuros possuem baixos IR; pigmentos brancos conferem opacidade e tm os maiores IR.

Resistncia luz de uma tinta a sua capacidade de resistir degradao sob a ao da luz solar e gases industriais. Muitos pigmentos desvanecem, escurecem ou mudam de colorao sob ao da luz.

Isso acontece porque os raios UV do sol so suficientemente energticos para romper ligaes qumicas e, assim, alterar molculas.

Esta mudana na estrutura qumica leva a uma absoro de luz na regio visvel do espectro, resultando em uma perda de cor ou variao de tonalidade.

Por outro lado, caso o pigmento possa absorver os raios UV, sem discriminao, isso vai proteger o aglutinante.

Mudanas de cor tambm podem ocorrer em pigmentos por um ataque qumico do ambiente a que esto expostos, por exemplo, escurecimento de pigmentos de chumbo em ambientes ricos em enxofre e descolorao do azul da Prssia sobre substratos alcalinos.

A composio qumica do pigmento , portanto, um fator importante na determinao da sua resistncia qumica e resistncia cor ou luz.

Alguns pigmentos (tipo orgnicos) so solveis em solventes aromticos e so pouco solveis em lcoois e outros solventes alifticos.

Corantes orgnicos em filmes de tinta podem ser solubilizados e transportados atravs de camadas de tinta aplicadas posteriormente pelos solventes utilizados na formulao de tintas. O sangramento (bleeding) resulta no desbotamento de cores.

O tamanho das partculas, forma e distribuio de um pigmento influncia nas propriedades reolgicas, sombra, brilho, resistncia caractersticas e facilidade de disperso.

Partculas de pigmento podem ocorrer de trs formas diferentes: partculas primrias, agregados e aglomerados.

As primrias ocorrem em uma nica pea que pode ser identificada como um indivduo atravs de exame microscpico. Aglomerados so relativamente limitados. Em geral, o tamanho da partcula se refere ao tamanho da partcula primria. O tamanho de partcula dos aglomerados de pigmentos dispersos ou partculas primrias de grande importncia na determinao do desempenho dos sistemas de pintura.

Tem por funo aglutinar partculas pigmento e mant-las na superfcie.

de

At 1950 usavam-se apenas leos naturais poliinsaturados (peixe, linhaa) ou resinas naturais.

A partir de 1950, foram introduzidos os aglutinantes artificiais:


Alqudicos, polisteres, acrlicos, vinil, etc.

Eles so polisteres de massa molar relativamente baixa; Poliol (leo)+ cido dicarboxlico = polister Exs: poliol = glicerol ou pentaeritritol / cido ftlico ou isoftlico

Short oil (at 40%) linhaa, soja, leo castor Medium oil (40-60%) uso automotivo Long oil (mais que 60%) pentaeritritol, arquitetura e aplicaes navais

Divididos entre secantes (formam filmes) e no-secantes (no formam filmes). Mecanismo de formao de filme oxidativo (envolve oxignio do ar).
Baixa resistncia a meios alcalinos.

Polisteres so polmeros obtidos por reao de cido policarboxlicos e polilcoois. So praticamente livres de cidos graxos (leos) e tem uma estrutura muito mais simples do que as resinas alqudicas.

As resinas de polister no sofrem polimerizao oxidativa (cura) e tem um mecanismo de cura diferente.

1,6-hexanodiol, neopentilglicol, cido ftlico e cido adpico so os reagentes mais comuns.

As resinas polister possuem desempenho superior como durabilidade, brilho, dureza flexibilidade, estabilidade de cor, e versatilidade de cura.

Polisteres so usados em revestimentos de produto domsticos, recipientes de alimentos e bebidas, aeronaves e equipamentos, primers e revestimentos automotivos, artefatos de cozinha, mveis de metal, etc.

So os polmeros mais utilizados na indstria das tintas e revestimentos. As duas principais formas de acrlico utilizados em revestimentos de superfcie so termoplsticos (tinta elstica) e termofixos (tintas para metais decorativos).

Termoplsticos formam uma pelcula por evaporao do solvente presente na formao do revestimento. As termofixas so curadas em temperatura ambiente ou elevada e por reao com outros polmeros.

steres de vinil so utilizados em revestimentos como disperses de copolmero steres vinlicos tpicos: acetato de vinila, propionato de vinila, laureato de vinila, e versatato de vinila.

Co-monmeros tpicos: cido acrlico, cido malico, e steres de cido fumrico so utilizados na sntese de copolmeros.

Eles so principalmente usados como revestimentos de interiores. A maioria das tintas de parede so ltex vinil. So utilizados como enchimento em tintas de ltex. Primer para preenchimento de imperfeies em paredes de alvenaria em estado bruto, antes da aplicao de um acabamento mais suave, mais brilhante.

Lquidos volteis adicionados a fim de dissolver ou dispersar os constituintes formadores de filme das tintas.
Eles evaporam durante a secagem, no se incorporam ao filme seco.

1. Regulam propriedades de aplicao 2. Controlam a consistncia e minimizam defeitos 3. Controlam taxa de evaporao 4. Ajustam o nvel de slidos e a espessura da tinta 5. Ajustam e influenciam a viscosidade da cobertura 6. So usados na manufatura de resinas 7. Devem ter odor aceitvel, mnima toxicidade e custo razovel.

a. Hidrocarbonetos b. Oxigenados c. Aquosos

Alifticos (leos minerais no dissolvem resinas aglutinantes) Naftalnicos (nafta) Aromticos (tolueno, xilenos)

Cetonas, steres, steres gliclicos e lcoois.

gua pode ser usada sozinha ou em associao com lcoois ou misturas terlcool para dissolver resinas solveis em gua.
Resinas solveis em gua so produzidas por incorporao de grupos carboxlicos no polmero.

Vantagens da gua como solvente: baixo odor, disponibilidades, no-toxicidade, noinflamabilidade.


No o solvente ideal, resinas permanecem sensveis umidade aps secagem.

Aditivos so substncias adicionadas em pequenas quantidades a uma tinta para melhorar ou modificar certas propriedades dos revestimentos finalizados ou durante seu fabrico, armazenagem, transporte ou aplicao. Quantidade varia de 0,001% a 5%

Os aditivos tm uma profunda influncia sobre as propriedades fsicas e qumicas da tinta. Eles so classificados de acordo com a sua funo como segue:

Os aditivos tm uma profunda influncia sobre as propriedades fsicas e qumicas da tinta. Eles so classificados de acordo com a sua funo como segue:
Agentes de espessamento Agentes de superfcie ativa Modificadores de superfcie Agentes de nivelamento e coalescncia Aditivos cataliticamente ativos Aditivos de efeitos especiais

Influenciam propriedades reolgicas da tinta por aumento da viscosidade. Argilas orgnicas, silicatos laminares organicamente modificados. leo de castor hidrogenado e derivados, poliamidas e derivados.

Consiste de trs tipos de aditivos:


Agentes de umidificao e disperso; Agentes anti-espuma; Promotores de adeso.

Controlam as propriedades mecnicas (rugosidade, resistncia a arranhes) e ticas (brilho) de uma superfcie coberta.

Aditivos baseados em polisiloxano ou cera so usados para controlar essas caractersticas.


Slicas naturais/sintticas usadas. tambm so

Controlam o fluxo e o nivelamento de uma tinta durante e aps a aplicao e antes que o filme seja formado. Influencia a aparncia da cobertura.

Coalescncia refere-se formao de filmes a partir de uma tinta emulsionada. Poliacrilatos, acetobutirato de celulose, e outros polmeros so usados como agentes de nivelamento.

Inclui secantes de tintas e compostos organometlicos que aceleram a reao qumica que ocorre durante o processo de formao de filme.

Organometlicos, solveis em solventes orgnicos e em aglutinantes. Primrios (secantes ativos):Compostos de cobalto e mangans (alta atividade cataltica).
Secundrios (secantes auxiliares): compostos de chumbo, clcio, zinco ou zircnio (baixa atividade cataltica).

Retardantes de formao de filme Fotoestabilizadores Inibidores de corroso Biocidas Retardantes de chamas

4. Formulaes de tintas

(A)
(B) (C)

(D)

razo pigmento/aglutinante Contedo de slidos Concentrao volumtrica de pigmento custo

Usa-se uma frmula para calcular a concentrao volumtrica de pigmento (PVC).

Influencia o brilho, opacidade, durabilidade, reologia e lavabilidade das tintas.

Tintas com baixos PVCs exibem excesso de aglutinante: filme aderente e com alto brilho Tintas com altos PVCs so pobres em aglutinantes, ricas em pigmentos e so pouco lavveis e pouco resistentes abraso.

Pesagem, mistura, moagem, matizao, espessamento, filtragem e enchimento.

6.1.Tintas residenciais
Externas internas

6.2.Tintas industriais 6.3.Tintas em p 6.4.Tintas para aplicaes especficas

6.1.Tintas residenciais
Externas

6.1.Tintas residenciais
Internas

6.2.Tintas Industriais

6.3.Tintas em p
Tintas em p so usadas pela indstria de tintas em geral para uso em substratos metlicos. O p aplicado ao substrato e fundido para formar um filme contnuo de cozimento. A formulao de uma cobertura em p baseada em pulverizao dos componentes slidos, resinas, pigmentos e endurecedor. Termorrgidos, termoplsticos e esmaletes vtreos em p esto disponveis no mercado, a maior paoro de mercado para os tipos termorrgidos.

Bibliografia utilizada:
Handbook of Industrial Chemistry; Mohammad Farhat Ali, Bassam M. El Ali, James G. Speight; McGraw Hill Ed., 2005

Вам также может понравиться