Вы находитесь на странице: 1из 20

Lucas Manuel da Costa

Criao de um Protocolo Estudantil Para um Ambiente So: minimizao do impacto ambiental causado pelo uso excessivo de plsticos e materiais plsticos ao redor da Cidade de Maputo.

Universidade Pedaggica Maputo 2013

XXIIa Jornadas Cientficas -2013.

Resumo
Este trabalho cinge-se na proposta de criao de um Protocolo Estudantil para um Ambiente So ao nvel do Departamento de

Qumica da Universidade Pedaggica de Maputo, e visa:


responder activamente s necessidades relacionadas com a utilizao, a conservao, o tratamento e o reaproveitamento dos plsticos e dos materiais plsticos para minimizar o impacto ambiental. Palavra chave deste projecto : Protocolo, Estudante, Ambiente.

1.1. Introduo.
O presente projecto visa aprimorar e esclarecer o problema em causa no que diz respeito s formas de conscientizar a populao de modo a elevar a qualidade cognitiva e afectiva sobre o estado ambiental, conforme o tema acima mencionado. Este projecto constitui assim uma linha de pesquisa que se reveste de uma importncia peculiar, pois, permitir ter novas vises na rea de Educao Ambiental, esperando-se que a partir dela se venha obter resultados convincentes e satisfatrios. O presente projecto comporta trs captulos: I (introduo, objectivos, perguntas cientficas, hipteses, relevncia do tema, motivao, justificativa e o problema); II (opes metodolgicas) e o III (fundamentao terica)

1.2.Objectivos
1.2.1.Geral: Propor a criao de protocolo estudantil para um ambiente So na Universidade Pedaggica. 1.2.2.Especficos: Estabelecer critrios para minimizao do impacto ambiental dos resduos slidos municipais; Reduzir os efeitos oriundos da elevada produo industrial dos materiais plsticos; Explorar as aces tecnolgicas para discernir gestao e conservao do meio ambiente;

Propor um protocolo estudantil para um ambiente So no Departamento de Qumica;


Demostrar formas de elevar o tratamento eficaz dos resduos plsticos municipais e de elevar a qualidade do meio ambiente pela aco do protocolo estudantil.

1.3.Motivao:
Comovidos e satisfeitos com o processo de formao, as cadeiras presentes ao longo do curso de Licenciatura em Ensino de Qumica (Qumica Tcnica, Qumica Ambiental) por aproximar os futuros docentes realidade do mundo (meio ambiente). E, por outro lado, tristemente ficamos quando presenciamos diferentes reas ao redor da Cidade de Maputo, por se encontrarem em condies inadequadas quanto utilizao, conservao, ao tratamento e ao reaproveitamento dos plsticos e dos materiais plsticos, resultando acmulo excessivo de lixo e esgotos contendo plsticos que trazem impacto negativo, drstico sade humana e, profundamente, sade ecolgica (DOS SANTOS-2006). Contudo, houve a ideia de gnese de um Protocolo Estudantil para um Ambiente So (PEPAS) com o intuito de elevar o nvel de conscincia ambiental no sentido mais amplo em relao as aces desenvolvidas no meio ambiente.

1.4.Justificativa da Escolha do tema


A natureza o centro da vida, dentro da qual so evidenciadas
imensas actividades que, excessivamente, so exercidas muito mais pelo homem levando, assim, ao desequilbrio da mesma (dano ao

meio) e trazendo influncias negativas para todos os membros que


nela se encontram.

Esta situao vem desde h sculos, mas com a revoluo industrial


oriunda dos meados do sculo XVIII, houve, entre outras, um recrescimento dos problemas ambientais como resultado do crescimento populacional, consumo excessivo dos recursos naturais, crescimento tecnolgico, poluio (deteriorao) das condies atmosfricas, poluio das guas.

1.5.Relevncia do tema
O presente projecto relevante de forma universal, pois pretende:

Recolher dados importantes para elevar ambientais que afectam a globalidade;

as

condies

Permitir a aquisio de informaes sobre as formas econmicas de utilizao, conservao, tratamento e reaproveitamento dos plsticos e dos materiais plsticos para minimizar o impacto ambiental. Sensibilizar as autoridades da educao a focar, nos programas de ensino, e outros para radicalizar os aspectos importantes sobre a conscincia a ter para a boa gestao e conservao do meio ambiente.

1.6. Perguntas cientficas


Quais so os critrios para a minimizao do impacto ambiental dos resduos slidos municipais? Descreva algumas das consequncias oriundas da no adequada gestao dos resduos slidos para o meio ambiente. Ser que se pode reduzir os efeitos provenientes da elevada produo industrial dos materiais plsticos?

Como explorar as aces tecnolgicas para dispersar boas de gestao e conservao ambiente S?
Quais so as medidas/formas de elevar o tratamento eficaz dos resduos plsticos?

1.7.Problema:
Desde o surgimento do homem na biosfera, este destacou-se dos demais seres vivos pela sua capacidade de engenho e aprendizagem. E, gradualmente, observa-se intenso crescimento de desenvolvimento de industrias qumicas e, consequentemente, dos produtos qumicos (substncias fundamentais inorgnicas, substncias fundamentais orgnicas, produtos de petrleo e alcatro, produtos qumicos especiais, produtos qumico-tcnicos especiais, plsticos e produtos plsticos e fibras qumicas). A indstria qumica, empresa que produz produtos qumicos, caracterizada por trs funes (econmica, tecnolgica e social) em que, a funo mais visvel e a econmica, cuja importncia recai na substituio de materiais, e consiste na substituio de produtos naturais (metais, fibras, madeira, etc.) por materiais sintticos (plsticos, elsticos, fibras sintticas, etc.) (KOCH, Roland et. al, 1996: 02).

E, com base nessa funo da industria qumica, nota-se elevado ndice de produo de plsticos e produtos plsticos (polinilcloreto, polistireno) de modo a responder suficientemente s imensas exigncias de grande numero populacional (KOCH, Roland et. all, 1996: 02).

Os plsticos no so biodegradveis e levam aproximadamente 100 anos para se decomporem.


Da observao do estado ambiental ao redor da cidade de Maputo, nos bairros e em mercados municipais, nota-se o uso intenso e abusivo dos plsticos, inadequadas formas de tratamento de lixo plstico, no reciclagem e reaproveitamento do mesmo. E estes tm causado srios problemas ao ambiente, sendo facilmente jogados causando, deste modo, aquilo que os ambientalistas chamam de poluio branca.

A partir dos factos acima salientados, coloca-se a seguinte questo central deste projecto:

Ser que possvel criar um protocolo estudantil pertencente ao Departamento de Qumica capaz de influir na minimizao do impacto ambiental causado pelo uso excessivo de plsticos e materiais plsticos ao redor da Cidade de Maputo?

1.8.Hipoteses:
Os critrios para a minimizao do impacto ambiental dos resduos slidos municipais no so estabelecidos e nem articuladas. A no adequada gestao dos resduos slidos presentes no meio ambiente trazem consequncias negativas, tais como: aumento de gases efeito estufa. Pode-se reduzir os efeitos oriundos da elevada produo industrial dos materiais plsticos atravs das seguintes regras: reduzir, reciclar e reaproveitar.

As aces tecnolgicas podem contribuir grandemente para discernir gestao e conservao do meio ambiente.
As formas de elevar o tratamento eficaz a abordagem e demostrao prtica continua da mesma para os demais.

2. Opes metodolgicas
2.1. Tipo de pesquisa O tipo de pesquisa para este trabalho qualitativa, que consiste num vnculo indissocivel entre o mundo objectivo e a subjectividade do sujeito e, o ambiente a fonte directa para colecta de dados e o pesquisador o instrumento. (SILVA & MENESES, 2001:20). 2.2. Limites e critrios do Projecto O presente projecto tem como foco na proposta para criao de um Protocolo Estudantil para um Ambiente So. E, ser constitudo por: Estudante que desenvolve projectos virados para o meio ambiente; Estudantes de Qumica com bom resultado na cadeira de Qumica Ambiental; Docentes especialistas na rea de pertencentes aos diversos departamentos. Educao ambiental

2.2. Tcnica e instrumento de recolha de dados


Na presente pesquisa qualitativa, aps a reviso bibliogrfica, para a recolha de dados recorrer-se- entrevista estruturada e observao (participante) das condies ambientais ao redor da cidade de Maputo.

3.Fundamentao terica
3.1.Definio do conceito Protocolo
Protocolo, em Informtica, um cdigo em comum entre as mquinas. Protocolo refere-se a um alvo organizado que permite: registro de actos pblicos, das audincias nos tribunais, de uma conferncia, de entrada de documentos; um formulrio regulador de actos pblicos; o conjunto de regras e ou tcnicas que permitem a transmisso de dados entre computadores ou programas, permitindo a deteco ou correco de erros.

3.2.Plasticos Plstico (grego: plsticos) um termo geral dado a materiais macromoleculares que possuem unidades (meros) qumicas ligadas covalentemente, repetidas, regularmente ao longo da cadeia, que, podem ser moldados por aco de calor e/ou presso. (ANDRADE et al., 2001).

3.2.1.Tipos de plsticos Os plsticos podem ser classificados de acordo com as caractersticas de fusibilidade em que, os materiais podem ser divididos em: Termoplsticos: so aqueles materiais capazes de serem moldados varias vezes, devido sua caracterstica de tornarem-se fluidos, sob aco da temperatura e, retomarem s caractersticas anteriores quando observa-se um decrscimo de temperatura; Termorrigidos: so aqueles materiais plsticos maleveis apenas no momento de fabricao do objecto, e, depois de pronto, no h como remodela-los. E, isto acontece devido as suas cadeias macromoleculares que, esto unidas entre si por ligaes qumicas. (LUCAS et al-2001).

3.2.3.Reciclagem de Plstico

O termo reciclar provm do ingls recycle que significa (re = repetir, e cycle = ciclo).
A reciclagem de plstico o reaproveitamento do plstico como matria-prima para o fabrico de um novo produto ou seja, usa-se plstico j produzido para produzir outros objectos tambm de plstico. Nem todos os plsticos so reciclveis. Deste modo, existem plsticos reciclveis e plsticos no reciclveis

4.Bibliografia:
ANDRADE, C.T et. Al., Dicionrio de polmeros. Rio de Janeiro: Editora Intercincia, 2001. P. 116;

BILL, Mckibben. O fim da Natureza. Londres: Editora Terramar, 1989; BOAVENTURA, E. Metodologia da Pesquisa. So Paulo, ed Atlas. 2007. P.20; GRAVES, Jonathan e REAVEN, Duncan. A mudana global do Ambiente. Lisbora: Editora Diviso, 1900. Pg. 311;
KOCH, Roland; BANZE, Pascoal, et al. Manual de qumica tcnica, Maputo, 1996. Pg. 2; LUCAS, E. F. et. al. Caracterizao de Polimeros. Rio de Janeiro: E-papers, 2001. Pg 26;

SANTOS, Luciano Miguel Moreira. Avaliao Ambiental de Processos industriais. 2aed, So Paulo: Editora Signus, 2006. Pg. 21-30.

UNIVERSIDADE PEDAGGICA. Normas para produo e publicao de trabalhos cientficos na UP. Maputo. 2003.

Fim Fim Grato pela ateno...


Fim

Вам также может понравиться