Вы находитесь на странице: 1из 14

Calorimetria

Conceito de Calor Equao Fundamental da Calorimetria Trocas de Calor em Calormetros

A Calorimetria a parte da Termologia que estuda a medida do calor trocado pelos corpos.

Mas o que Calor ? Energia em trnsito (que transferida) de um corpo para outro devido a uma diferena de temperatura entre eles. Um corpo, portanto, no possui calor. A energia flui espontaneamente do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.

Calor portanto, uma forma de energia, que por sua vez uma grandeza Fsica e sua quantidade de calor (Q) deve ser medida em unidades de energia. Unidades Usuais: No SI joule (J) Prtica caloria (cal)
Alguns Mltiplos
1 cal 4,18 J

1 kcal = 103 cal

Conceituando:
Calor Sensvel quantidade de calor que um determinado corpo cede ou recebe, quando variar sua temperatura. Causa a variao de temperatura de um sistema.
Calor Latente quantidade de calor que um determinado corpo cede ou recebe, quando mudar sua fase ou estado fsico. Durante a mudana de estado a temperatura permanece constante.

CAPACIDADE TRMICA DE UM CORPO.


Quem aumenta primeiro a temperatura em 1C: 1 litro de leite ou 2

litros de leite? E qual esfria primeiro ?


Para elevar em 1C a temperatura de 2 litros de leite necessria uma quantidade de calor maior que para elevar em 1C a temperatura de 1litro do mesmo material. Ou seja: corpos diferentes necessitam de diferentes quantidade de calor para elevar a sua temperatura em 1C.

A capacidade trmica, portanto, a razo entre a Quantidade de Calor e a Variao de Temperatura :

Q C

variao da quantidade de calor. variao de temperatura.

CALOR ESPECFICO DOS MATERIAIS.


As diferentes sensaes trmicas que temos de corpos em um mesmo ambiente, recebendo a mesma quantidade de calor, num mesmo intervalo de tempo, so explicadas pela natureza de cada material.

Isso significa que, para que para elevar em 1C a temperatura de 1g, cada material necessita de uma quantidade diferente de calor, definida como calor especfico do material.
O calor especfico do material a razo entre a capacidade trmica por unidade de massa:

C c m

Capacidade trmica.

Massa do corpo.

A unidade usual de calor especfico cal / g.C (caloria por grama vazes grau Celsius.)

EQUAO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA

C c m
Que Macete ! ...

C c.m

Q C

Q C.

Q m.c.

Q m.c.
Onde: Q quantidade de calor m massa c calor especfico T variao de temperatura

Observaes: T > To T > 0 Q > 0 (calor recebido pelo corpo) T < To T < 0 Q < 0 (calor cedido pelo corpo)

Exemplo: 1. (UFRGS) Um corpo de 2 Kg recebe 8000 J de calor e sofre uma variao de temperatura de 100C. O valor do calor especfico desse corpo, em J/Kg.C, :
Resoluo:

Q m.c.

8000( J ) 2(kg).c.100(C )

8000 ( J ) c 2(kg). 100 (C )

8000 ( J ) c 200 (kg.C )

J c 40 kg.C

2 . O grfico a seguir representa o calor absorvido por dois corpos slidos M e N em funo da temperatura.

capacidade trmica do corpo M, em relao do corpo N, vale a) 1,4 b) 5,0 c) 5,5 d) 6,0 e) 7,0

3 . Um bloco de cobre (c = 0,094 cal/g.C) de 1,20 kg colocado num forno at atingir o equilbrio trmico. Nesta situao o bloco recebe 12972 calorias. A variao da temperatura sofrida, na escaIa Fahrenheit, : a) 60 F b) 115 F c) 207 F d) 239 F e) 347 F

4 . (Fgv) Os trajes de neopreme, um tecido emborrachado e isolante trmico, so utilizados por mergulhadores para que certa quantidade de gua seja mantida prxima ao corpo, aprisionada nos espaos vazios no momento em que o mergulhador entra na gua. Essa poro de gua em contato com o corpo por ele aquecida, mantendo assim uma temperatura constante e agradvel ao mergulhador. Suponha que, ao entrar na gua, um traje retenha 2,5 L de gua inicialmente a 21C. A energia envolvida no processo de aquecimento dessa gua at 35C
Dados: densidade da gua = 1 kg/L calor especfico da gua = 1 cal/(g.C) a) 25,5 kcal. b) 35,0 kcal. c) 40,0 kcal. d) 50,5 kcal. e) 70,0 kcal.

Вам также может понравиться