Вы находитесь на странице: 1из 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAO, COMUNICAO E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAO

PSICOGNESE DA LNGUA ESCRITA

Hlio J. Luciano Letcia Paola Guedes Michelle Fernanda A. dos Santos Talita de Campos Oliveira

HISTRIA
Pictogrfica

Ideogrfica

Alfabtica

Escrita Pictogrfica
Era totalmente independentes da fala. A manifestao mais elaborada desses processos comunicativos foi a "pictografia", ou melhor, a "escrita pictogrfica". Consiste em transmitir uma ideia, um conceito ou um objeto atravs de um desenho (smbolo) figurativo e estilizado.

Escrita Pictogrfica

Escrita Ideogrfica
A Escrita Ideogrfica, provavelmente, evoluiu a partir de formas da escrita
pictogrfica. Consiste num sistema de escrita que se manifesta atravs de "ideogramas": smbolo grfico ou desenho (signos pictricos) formando caracteres separados e representando objetos, ideias ou palavras completas, associados aos

sons com que tais objetos ou ideias so nomeados no respectivo idioma. Por isso,
so necessrios tantos smbolos quantos os objetos e ideias a exprimir. Se caracteriza pela escrita ser realizada por meio de desenhos especiais, chamados ideogramas.

Escrita Ideogrfica

Escrita Alfabtica
Escrita Alfabtica A escrita, at chegar aos sistemas alfabticos atualmente utilizados, passou por um longo processo de evoluo. Essa evoluo foi marcada pelo surgimento do sistema de escrita ideogrfica (cuneiforme, hieroglfico e chins), que foi gradualmente conduzido para o fonetismo, sistema onde as palavras passaram a ser decompostas em unidades sonoras. O fonetismo aproximou, portanto, a escrita de sua funo natural que a de interpretar a lngua falada, a lngua oral, a lngua considerada como som.. Da surgiram dois tipos de escrita: a silbica, fundamentada em grupos de sons e a, alfabtica, onde cada sinal corresponde a uma letra.

Alfabeto fencio A escrita alfabtica foi difundida com a criao do alfabeto fencio, constitudo por vinte e dois signos que permitiam escrever qualquer palavra. Adotado pelos gregos, esse alfabeto foi aperfeioado e ampliado passando a ser composto por vinte e quatro letras, divididas em vogais e consoantes. A partir do alfabeto grego surgiram outros, como o gtico, o etrusco e, finalmente o latino, que com a expanso do Imprio Romano e o domnio do mundo ocidental, se imps em todas as suas colnias.

PSICOGNESE DA LNGUA ESCRITA


A partir do incio da dcada de 1980, introduziu-se no Brasil o pensamento construtivista sobre alfabetizao, resultante das pesquisas sobre a psicognese da lngua escrita desenvolvidas pela pesquisadora argentina Emilia Ferreiro e colaboradores. Desloca-se o eixo das discusses dos mtodos de ensino para o processo de aprendizagem da criana, o construtivismo se apresenta, no como um mtodo novo, mas como uma revoluo conceitual; Mudana no foco: como se ensina para como se aprende a ler e escrever.

Nveis do Processo de Aquisio da Escrita


Segundo Emlia Ferreiro, a criana constri a linguagem escrita, passando em seu desenvolvimento pelos mesmos estgios que a humanidade para chegar ao sistema alfabtico de escrita, (Escrita Pictogrfica, Escrita Ideogrfica e Escrita Alfabtica).

Evoluo de Nveis no Processo de Aquisio da Escrita (Segundo Ferreiro):

Nvel Pr-silbico Nvel Silbico Nvel Silbico-alfabtico Nvel Alfabtico

Nvel Pr-silbico

Nvel Pr-silbico
EXEMPLOS

No estabelecem vnculo entre fala e escrita; Supem que a escrita outra forma de desenhar ou representar coisas A escrita pictrica, pois ocorre em forma de rabiscos ou garatujas

Nvel Silbico

Nvel Silbico
EXEMPLOS Nesta escrita ainda no h relao entre letra grafema e som fonema

Nvel Silbico-alfabtico

Nvel Silbico-alfabtico
EXEMPLOS

Nvel Alfabtico

Nvel Alfabtico
EXEMPLOS

BIBLIOGRAFIA
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicognese da lngua escrita. Traduo de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1986.

Вам также может понравиться