Вы находитесь на странице: 1из 7

RACISMO E XENOFOBIA

Associados a Imigrao

RACISMO
O racismo a tendncia do pensamento, ou do modo de pensar em que se d grande importncia noo da existncia de raas humanas distintas e superiores umas s outras. O racismo no uma teoria cientfica, mas um conjunto de opinies pr concebidas onde a principal funo valorizar as diferenas biolgicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. Os racistas definem uma raa como sendo um grupo de pessoas que tm a mesma ascendncia. Diferenciam as raas com base em caractersticas fsicas como a cor de pele e o aspeto do cabelo.

XENOFOBIA
Xenofobia significa averso a pessoas ou coisas estrangeiras. As pessoas com essa patologia sofrem de angstia e extrema ansiedade, se distanciam do convvio social, evitam o contacto com estranhos e, em alguns casos, podem ter crises de pnico. Xenofobia quer dizer averso a outras raas e culturas. Muitas vezes caracterstica de um nacionalismo excessivo.

A xenofobia um medo intensivo, descontrolado e desmedido em relao a pessoas ou grupos diferentes, com as quais ns habitualmente no contactamos.

O RACISMO E A XENOFOBIA NA EUROPA


A Europa o continente para onde emigram mais pessoas, logo, como vm pessoas de todo o "tipo" e de todo o lugar do mundo, logo muito provvel que estes conflitos sociais e estas crises sociais aumentem. Outros conflitos esto relacionados com a crise, ou seja, a Europa sendo um dos continentes com a crise mais agravada faz com que as pessoas que esto desempregadas e so originrias da Europa culpem as pessoas de etnias diferentes e que so "diferentes", por estarem a "ocupar" demasiado o continente, e assim, as pessoas so discriminadas por terem culturas diferentes entre outros.

FORMAS DE DISCRIMINAO
(NACIONALIDADE, GNERO, RELIGIO E ORIENTAO SEXUAL)
Sexismo: a discriminao ou tratamento indigno a um determinado gnero, ou ainda a determinada entidade sexual. Existem duas assunes diferentes sobre as quais se assenta o sexismo: Um sexo superior ao outro. Mulher e homem so profundamente diferentes, e essas diferenas devem se reflectir em aspectos sociais como o direito e a linguagem.

Heterossexismo: um termo relativamente recente e que designa um pensamento segundo o qual todas as pessoas so heterossexuais at prova em contrrio. Um indivduo ou grupo classificado por heterossexista no reconhece a possibilidade de existncia da homossexualidade. Tais comportamentos so ignorados ou por se acreditar que so um desvio de algum padro, ou pelo receio de gerar polmicas ao abordar determinados assuntos em relao sexualidade.

Preconceito social: uma forma de preconceito a determinadas classes sociais. uma atitude ou ideia formada antecipadamente e sem qualquer fundamento razovel; o preconceito um juzo desfavorvel em relao a vrios objectos sociais, que podem ser pessoas, culturas. O preconceito social tambm existe quando julgamos as pessoas por atitudes e logo enfatizamos que a mesma s a teve a atitude por ser de certa classe social, ou seja se a pessoa tem uma boa condio financeira ela no vai sofrer nenhum tipo de preconceito social, seria mais fcil ela ter preconceito para com as outras pessoas.

Esteretipo:
a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situao. Esteretipos so fonte de inspirao de muitas piadas, algumas de contedo racista, como as piadas de judeu. O esteretipo pode estar relacionado ao preconceito.

TRABALHO REALIZADO POR:


Antnio Miguel TIIGR02

Вам также может понравиться