Вы находитесь на странице: 1из 16

DIREITO DAS SUCESSES

Professora: urea Bezerra de Medeiros

SUCESSO NA UNIO ESTVEL

As normas trazidas pelo art. 1.790 do Cdigo Civil faz referencia a Unio estvel. Os companheiros so pessoas desimpedidas para o casamento, que podem convolar npcias a qualquer momento, incentivo recebido da Constituio Federal. (art. 226 CF)

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


ZENO VELOSO - O art. 1.790. Regula a sucesso decorrente da unio estvel, e devia estar no Ttulo II Da Sucesso Legtima, Captulo I Da Ordem de vocao hereditria o companheiro e a companheira ficam em situao de extrema inferioridade, quanto sucesso, diante do marido e da mulher. Note-se que a herana que pode caber ao companheiro sobrevivente limitada aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio.

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


MARIA HELENA DINIZ - Pelo Cdigo Civil o companheiro suprstite participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, nas seguintes condies: se concorrer com filhos comuns ter direito a uma cota equivalente que por lei for atribuda ao filho; se concorrer com descendentes s do autor da herana, caber-lhe- a metade do que couber a cada um daqueles; se concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a um tero da herana e, no havendo parentes sucessveis, tocar-lhe- a totalidade da herana.

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


No existindo herdeiros, exclusivamente, na primeira e na segunda classes de vocao hereditria, permanecem chamados a adquirir mortis causa o cnjuge ou o convivente suprstite. No entanto, enquanto o cnjuge adquire, sozinho, a totalidade da legtima e da herana que no esteja disposta em testamento, o convivente continua convocado a receber apenas um tero da parte sobre a qual incida o seu direito de concorrer "com outros parentes sucessveis" (art. 1.790, inc. III, do CC), deferindo-se o restante deste monte-mor (bem como os demais bens que compem a totalidade da herana) aos parentes colaterais (chamados at o quarto grau) do de cujus.

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


A sucesso do convivente falecido no decorrer da unio estvel regulada pelo artigo 1.790 do CC que cuida da primeira classe de vocao hereditria (descendentes) em dois incisos (I e II), para, em seu inciso III, tratar das outras classes de vocao (ascendentes e colaterais, isto , os demais parentes sucessveis).

SUCESSO NA UNIO ESTVEL

Art. 1.790. A companheira ou o companheiro participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, nas condies seguintes: I - se concorrer com filhos comuns, ter direito a uma quota equivalente que por lei for atribuda ao filho;

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


II - se concorrer com descendentes s do autor da herana, tocar-lhe- a metade do que couber a cada um daqueles; III - se concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a um tero da herana; IV - no havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana.

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


Enunciado 270 Art. 1.829: O art. 1.829, inc. I, s assegura ao cnjuge sobrevivente o direito de concorrncia com os descendentes do autor da herana quando casados no regime da separao convencional de bens ou, se casados nos regimes da comunho parcial ou participao final nos aqestos, o falecido possusse bens particulares, hipteses em que a concorrncia se restringe a tais bens, devendo os bens comuns (meao) ser partilhados exclusivamente entre os descendentes.

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


De acordo com esse entendimento, a sucesso do cnjuge obedeceria as seguintes regras: (i) se os cnjuges se casaram pelo regime da comunho universal, o sobrevivente no concorre com os filhos na sucesso, j que recebeu suficiente patrimnio em decorrncia da meao. (ii) se o casamento se deu pela separao obrigatria , entendida essa como a separao legal de bens, tambm no concorrem cnjuge e filhos, porque isso burlaria o sistema legal

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


(iii)

finalmente, se o casamento tiver sido realizado na comunho parcial (ou nos demais regimes de bens), h duas possibilidades: (iii.1) se o falecido deixou bens particulares (a semelhana do que ocorre nestes autos), o cnjuge sobrevivente participa da sucesso, porm s quanto a tais bens, excluindo-se os bens adquiridos na constncia do matrimnio, porque eles j so objeto da meao

SUCESSO NA UNIO ESTVEL

(iii.2) se no houver bens particulares, o cnjuge sobrevivente no participa da sucesso (porquanto sua meao seria suficiente e se daria, aqui, hiptese semelhante da comunho universal de bens).

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


Relator Desembargador FLAVIO ROSTIROLA Revisora Desembargadora VERA ANDRIGHI Acrdo N 423.191 EMENTA APELAO. INVENTRIO. COMPANHEIRO SOBREVIVENTE. HERANA. PARTICIPAO. CONCORRNCIA COM DESCENDENTES. ARTIGO 1.790 DO CDIGO CIVIL. PRIVILGIO EM RELAO A CNJUGE SOBREVIVENTE. ALEGAO DE INCONSTITUCIONALIDADE. OFENSA AO PRINCPIO DA ISONOMIA. INEXISTNCIA.

SUCESSO DO CNJUGE
Relator Desembargador JESUNO RISSATO Revisor Desembargador J.J. COSTA CARVALHO Acrdo N 401.826 EMENTA CIVIL. PROCESSO CIVIL. INVENTRIO. UNIO ESTVEL. COMPANHEIRA SOBREVIVENTE. MEAO E SUCESSO. ART. 1790, CC. 1. Na forma do art. 1.970, do Cdigo Civil de 2002, a companheira ou companheiro sobrevivente participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, concorrendo com os demais herdeiros ou sucessores.

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


2. Assim, correta a sentena que conferiu companheira sobrevivente, alm do direito meao sobre tais bens, conforme j reconhecido em ao de dissoluo de sociedade de fato, mais a metade do que coube a cada filho do autor da herana (inciso II do citado artigo). 3. Recurso conhecido e improvido.

SUCESSO NA UNIO ESTVEL


Relator Desembargador FLAVIO ROSTIROLA Revisora Desembargadora MARIA DE FTIMA RAFAEL DE AGUIAR RAMOS Acrdo N 372.282 E M E N T A : CIVIL. RECONHECIMENTO DE UNIO ESTVEL POST MORTEM. PARTILHA DE BENS. INEXISTNCIA DE ASCENDENTES E DESCENDENTES DO CNJUGE FALECIDO. HARMONIZAO ENTRE AS LEIS N. 8.971/94 e N. 9.278/96. PREVALNCIA DO SOBREVIVENTE EM RELAO AOS COLATERAIS NA VOCAO HEREDITRIA. PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Вам также может понравиться