Вы находитесь на странице: 1из 11

TRABALHO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Identificao de Parmetros Urbansticos

Aluno: Frederico Dants Turma: PH Professor: Rccio Rouver

Novembro/2013

Localizao
O lote escolhido se localiza no encontro das ruas Kpler e Halley, localizadas no Bairro Santa Lcia, prximas divisa com o Bairro So Bento.

O bairro faz parte da Regio Centro-Sul de Belo Horizonte, Minas Gerais e se caracteriza pela grande quantidade de unidades unifamiliar,es porm com ocorrncia de construes multifamiliares.

Fonte: Google Maps, adaptado pelos autores, 2013

Zoneamento
De acordo com mapa da Lei 9959/2010 de Uso e Ocupao do Solo de Belo Horizonte, o terreno se encontra em uma ZAR-1, Zona de Adensamento Restrito, que se caracteriza por uma articulao viria precria ou saturada, em que se faz necessrio manter baixa densidade demogrfica.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, adaptado pelos autores, 2013

A caracterizao viria, de duas vias coletoras, Kpler e Halley, destinadas a possibilitar o trnsito dentro da regio dos Bairros So Bento e Santa Lcia.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

Coeficiente de Aproveitamento

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

Taxa de Permeabilidade

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

De acordo com o Manual Tcnico de Edificaes de 05 de Novembro de 2011, podemos verificar que a Taxa de Permeabilidade mnima varia de 10% a 20% em ZAR-1, porm pelo fato da rea do terreno ser inferior a 360m esta taxa ser de 10% desta rea.

Afastamento Frontal

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

O Afastamento Frontal Mnimo definido de acordo com a Tabela 80 do Manual Tcnico de Edificaes de 3m devido ao fato da classificao viria em frente ao terreno. Outros pontos destacados no manual so: Estar livre de elementos construtivos. Ser ou no ajardinada, sendo que nas ADEs Pampulha e Cidade Jardim esta rea ser obrigatoriamente ajardinada, permitida sua impermeabilizao em percentual mximo de 25% para acessos e guaritas. Ser utilizada para rea de estacionamento de veculos, exceto nas ADEs Cidade Jardim e Pampulha, desde que o passeio no seja utilizado como parte da vaga ou como rea de manobra, respeitado o rebaixamento do passeio de 4,80m a cada 10,00 m de testada de terreno. Caso o afastamento frontal seja de 3,00m, as vagas de estacionamento devem estar dispostas paralelamente ao alinhamento do terreno.

Altura Mxima nas Divisas

Pontos de referncia: (art. 59, 1, da Lei 7.166/96) 1. Divisas laterais: - terreno em declive ou plano: cota do passeio no ponto de encontro da divisa lateral como o alinhamento do terreno - terreno em aclive: mdia aritmtica dos nveis do terreno natural, correspondentes aos pontos limtrofes da parte da edificao construda em cada divisa lateral.

2. Divisas de Fundos: a partir do terreno natural em seus respectivos pontos. Obs.: No caso de terreno em declive, elementos construtivos, de parte da edificao situada abaixo da cota altimtrica definida pela altura mxima na divisa, situados acima do nvel da altura mxima na divisa de fundo devem ter afastamento mnimo de 1,50m em relao divisa de fundo. (art. 59, 4 e 5, da Lei 7.166/96)

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, adaptado pelos autores, 2013

Portanto o terreno se enquadra nas alturas mximas de 5m tanto para a lateral quanto para os fundos.

Afastamento Lateral e de Fundo

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

De acordo com o Manual Tcnico de Edificaes o tipo de Zoneamento ZAR-1 deve seguir a regra do H, regra utilizada para o clculo do afastamento mnimo lateral e do fundo.

A = 2,30 + (H - 12,00) /b, onde: A - afastamento lateral ou de fundos mnimo, para pavimentos com H maior que 12m; H - diferena vertical, em metros, entre a laje de cobertura de cada pavimento acima da cota altimtrica do passeio lindeiro ao alinhamento do lote; b = 8 para edificaes na ZCBH e na ZA, quando utilizado o CA de 1,4; b = 4 para edificaes na ZPAM, ZPs, ZARs, ZAP, ZCBA, ZCVN, ZE e ZA quando utilizado o CA de 1,80;

Est regra ser aplicada para construes que possuam o H maior que 12,00m, para as outras situaes devemos seguir conforme informado abaixo pela tabela 83 do Manual Tcnico de Edificaes.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

Conforme o Manual Tcnico de Edificaes, preciso que se considere um ponto de referncia especfico para a medio deste H, portanto a tabela 84, nos expe qual ponto a ser seguido para esta medio, neste zoneamento especfico, ZAR-1.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

Nmero de Vagas

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

Conforme disposto acima, existem casos que no exigem vagas de estacionamento, porm caso seja construdo unidade multifamiliar, dever ser seguido o nmero mnimo conforme tabela abaixo, com classificao viria de coletora ou local.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013

Parmetros do Lote Escolhido


Aps a anlise dos parmetros urbansticos adotados pela Prefeitura de Belo Horizonte atravs da Lei 9959/2010 de Uso e Ocupao do Solo e o Manual Tcnico de Edificaes de 2011, conclui-se que neste determinado terreno escolhido os parmetros urbansticos a serem adotados, levando em considerao seu zoneamento, o tamanho e tambm a finalidade da construo, devero seguir os seguintes critrios: Coeficiente de Aproveitamento: Pode variar de 1,0, valor usual, at 1,3 mediante aplicao do instrumento de Outorga Onerosa do Direito de Construir ODC (art. 74-J, da Lei 7.165/96) Taxa de Permeabilidade: Pelo fato do terreno possuir menos que 360m a taxa de permeabilidade pode ser de no mnimo 10% da rea do terreno. Afastamento Frontal: Ser de 3,00m pois as vias que cerceiam o lote so coletoras ou locais e se tratar de um terreno em ZAR-1. Altura Mxima nas Divisas: Por estar em terreno lindeiro a vias locais ou coletoras a altura mxima das divisas tanto de fundo, quanto de lateral ser de 5,00m Afastamento Lateral e do Fundo: Depender da altura de construo medida da laje de cobertura acima da cota altimtrica do passeio, podendo variar de: 1,50m para H menor que 6,00m 2,30m para H entre 6,00m e 12,00m e 2,55m para 13,00m aumentando gradativamente a partir de uma relao entre o H Nmero de Vagas: Por se tratar de um lote com pouca capacidade para construir uma unidade multifamiliar, no existiria necessidade de vagas mnimas, porm caso seja construdo algo fora destes padres, devero ser seguidos os parmetros estabelecidos.

Вам также может понравиться