Вы находитесь на странице: 1из 31

EXRCITO BRASILEIRO BRAO FORTE, MO AMIGA

PRINCIPAIS PATRONOS DO EXRCITO BRASILEIRO

Instrutores
3 Sgt Fahl 3 Sgt Vincius Paula

Exrcito Brasileiro
EDUCAO MORAL E CVICA: Principais patronos do Exrcito Brasileiro.

Introduo. Objetivos:Citar o Nome do patrono do Exrcito e dos patronos ligados a OM. Concluso. Perguntas e retirada de dvidas

Patrono

"O termo Patrono, tomado do latim, expressa, no entendimento castrense, a figura do chefe notrio, cujo nome, s de ser lembrado, fortalece os espritos, redobra a coragem, inspira o herosmo, elimina o abatimento e clareia o mundo".

Patrono do Exrcito.

Luis Alves de Lima e Silva. (Duque de Caxias).

Patrono da Infantaria.

MARECHAL LUS ALVES DE LIMA E SILVA - DUQUE DE CAXIAS (25 Ago 1803 - 07 Mai 1880)
Em 22 Nov 1808, assentou praa como cadete no 1 Regimento de Infantaria, ingressando, posteriormente, na Academia Real Militar. Tenente, integrou o recm-criado Batalho do Imperador, como Ajudante, com ele recebendo o batismo de fogo, em 03 Mai 1823, nas lutas pela independncia na Bahia, quando pde revelar excepcionais qualidades de iniciativa, comando, inteligncia e bravura. Como Capito, participou, ainda com o Batalho do Imperador, da Campanha da Cisplatina. Tambm pacificou So Paulo e Minas Gerais, em 1842, razo por que foi promovido a Marechal-de-Campo graduado. Entre outros feitos, Caxias foi Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros por mais duas vezes, a ltima de 1875 a 1878. Faleceu na Fazenda Santa Mnica, nas proximidades do Municpio de Vassouras - RJ, sendo o seu corpo conduzido para o Rio e enterrado no Cemitrio do Catumbi. Hoje, os restos mortais do Patrono do Exrcito e os de sua esposa jazem no mausolu defronte do Palcio Duque de Caxias, no Centro do Rio de Janeiro". "Lus Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias o insigne Patrono do Exrcito Brasileiro, que o reverencia na data de seu nascimento - 25 de agosto - "Dia do Soldado". Caxias pacificou o Maranho, So Paulo, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, provncias assoladas, no sculo passado, por graves rebelies internas, pelo que recebeu o apelido de "O Pacificador";

Patrono da Infantaria.

Brigadeiro Antnio de Sampaio

ANTNIO DE SAMPAIO PATRONO DA ARMA DE INFANTARIA ( 24 de maio - Dia da Infantaria)

"Nasceu em 24 de maio de 1810, em Tamboril, antiga Capitania do Cear. Antonio de Sampaio participou das lutas contra os cabanos, balaios, praieiros e farroupilhas, ainda nos primeiros postos de sua carreira. Recebeu as insgnias de Brigadeiro por sua bravura na Campanha do Uruguai, atingindo o Generalato, custa de sua espada invicta. Rumou, em 1866, para a Campanha da Trplice Aliana, no comando da 3 Diviso, que viria a ser conhecida como "Diviso Encouraada", tal o vigor de verdadeira muralha contra os projteis inimigos. Confluncia, Estero Bellaco e Tuiuti constituram-se em seqncia de feitos gloriosos do intrpido Comandante. Em 24 de maio de 1866, nos campos de Tuiuti, foi ferido por trs vezes na batalha, o que lhe viria roubar a vida, semanas mais tarde, levando Antonio de Sampaio a conquistar os louros da consagrao como heri nacional, Patrono da Infantaria Brasileira".

Patrono do 28 BIL

Henrique Dias

Henrique Dias, brasileiro filho de escravos africanos libertos, nasceu em princpios do sculo XVII, na Capitania de Pernambuco, ento Estado do Brasil. No existe consenso entre os historiadores se nasceu cativo ou livre. No contexto das Invases holandesas do Brasil, ofereceu-se como voluntrio a Matias de Albuquerque para lutar contra os holandeses, tendo recrutado um grande efetivo de africanos oriundos dos engenhos conquistados pelos invasores. Participou de inmeros combates, distinguindo-se por bravura, nos combates de Igarau onde foi ferido duas vezes, participou ainda da reconquista de de Goiana e notriamente em Porto Calvo, em 1637, quando teve a mo esquerda estralhaada por um tiro de arcabuz. Sem abandonar o combate, decidiu a vitria na ocasio.

Devido aos servios prestados, recebeu ttulos de fidalgo, a merc do Hbito da Ordem de Cristo e a patente de Mestre-de-Campo. Conhecido como Governador dos crioulos, pretos e mulatos do Brasil, envolveu-se ainda na represso a quilombos, tendo sido cogitado pelo Vice-Rei Marqus de Montalvo, em novembro de 1640, para combater um quilombo no serto da Bahia, o que foi recusado pelos vereadores de Salvador.

Como Mestre-de-Campo, comandou o Tero de Homens Pretos e Mulatos do Exrcito Patriota, tambm denominados Henriques, nas duas batalhas dos Guararapes (1648 e 1649), vindo a falecer em 1662, oito anos aps a vitria sobre os holandeses. Pela criao desse Tero, pode ser considerado o "pai" das milcias
negras no Brasil.

Patrono da cavalaria

Manoel Lus osrio

MANOEL LUS OSRIO PATRONO DA ARMA DE CAVALARIA (10 de maio - Dia da Cavalaria)

"Manoel Lus Osrio, nasceu a 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceio do Arroio, hoje Municpio de Osrio, no Rio Grande do Sul. Desde pequeno, Osrio adquiriu gosto pela vida em campanha, percorrendo os pampas, vadeando arroios e se esmerando nas cavalgadas. Foi, depois da Independncia do Brasil, que o adolescente Osrio, com apenas 15 anos, ingressou, voluntariamente, nas fileiras da Cavalaria da Legio de So Paulo. Na situao de praa-de-pr, defrontou-se com tropas lusitanas estacionadas na Provncia do Rio Grande do Sul e teve seu batismo de fogo, s margens do arroio Miguelete, durante uma misso de patrulha. Da para frente, participou da Revoluo Farroupilha, das Campanhas contra Oribe do Uruguai e Rosas, da Argentina e da Guerra da Trplice Aliana. O Patrono da Cavalaria Brasileira deixou-nos, aps o combate do Passo da Ptria, sua frase mais clebre: " fcil a misso de comandar homens livres; basta mostrar-lhes o caminho do dever". Nos quartis da Cavalaria Brasileira, continua a se ouvir o toque de clarim criado em sua homenagem- " A vem Manoel Lus" - que anuncia, a cada 10 de maio, a chegada do bravo General, altivo em seu cavalo, passando em revista tropa e lembrando-lhe que a glria a nica recompensa dos heris".

Patrono da Artilharia

Emlio Luiz Mallet

EMLIO LUIZ MALLET O PATRONO DA ARTILHARIA


(10 de Junho - Dia da Artilharia)

Em 10 de junho de 1841, nascia na cidade de Dunquerque - Frana, o Marechal Emlio Luiz Mallet, Baro de Itapevi. Teve seu batismo de fogo na batalha do Passo do Rosrio, durante a Guerra da Cisplatina. Como Capito, participou das guerras contra Oribe, do Uruguai e Rosas, da Argentina, em 1851 - 1852. Durante a Guerra da Trplice Aliana comandou o 1 Regimento de Artilharia a Cavalo - "o Boi de Botas", tropa dotada de tal eficincia e rapidez, que foi apelidada de "Artilharia - Revlver". Pressentindo um provvel ataque da Cavalaria paraguaia, quando da batalha de Tuiuti, determinou que se construsse um fosso largo e profundo frente da Artilharia que comandava. Naquela sangrenta batalha, ao proferir a clebre frase, "E eles que venham, por aqui no passam!", j antevia a inexpugnabilidade de sua posio e o xito que lograria ao repelir o ataque paraguaio. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1886. Seus restos mortais repousam, atualmente, no Memorial erigido em sua homenagem, no 3 Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o "Regimento Mallet", sediado em Santa Maria - RS.

Patrono da Engenharia

Joo Carlos de Villagran Cabrita

JOO CARLOS DE VILLAGRAN CABRITA PATRONO DA ENGENHARIA (10 de abril - Dia da Engenharia)

"O Tenente-Coronel Joo Carlos de Villagran Cabrita nasceu a 30 de dezembro de 1820, na Provncia Cisplastina (atual Uruguai), poca, anexada ao territrio brasileiro. Assentou praa em 13 de janeiro de 1840 e foi matriculado na Escola Militar da Corte, sendo declarado Alferes a 02 de dezembro de 1840. Assumiu o comando interino do Batalho de Engenheiros, no dia 24 de julho de 1865, em pleno curso da Guerra da Trplice Aliana. A participao dessa Unidade foi decisiva para o sucesso da transposio do rio Paran pelas Foras Aliadas, nos primeiros dias de abril de 1866. A 10 daquele ms, na Ilha de Redeno, quando redigia a parte da vitria, foi atingido por um obus paraguaio, vindo a falecer. o Patrono da Arma de Engenharia".

Patrono das comunicaes

Cndido Mariano da silva Rondon

CNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON PATRONO DAS COMUNICAES (05 de maio - Dia das Comunicaes)

"No dia 05 de maio de 1865, nasceu na cidade de Mimoso, hoje Mato Grosso do Sul, Cndido Mariano da Silva Rondon, o Patrono das Comunicaes. Rondon concluiu os estudos elementares em Cuiab. Nessa cidade, depois de formar-se professor primrio, ingressou no Exrcito como soldado. Foi admitido, em 1881, na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. "Bandeirante do sculo XX", conduziu expedies aos recantos mais afastados do Pas, ligando-os, por via telegrfica, aos grandes centros urbanos. Dirigiu, ainda, o Servio de Proteo ao ndio, origem da atual Funai. O reconhecimento de sua obra extrapolou as fronteiras do Brasil, pelo que obteve a glria de ter o seu nome inscrito no "Livro da Sociedade de Geografia de Nova Iorque", ao lado de quatro dos maiores exploradores da histria da humanidade. Galgou todos os postos da hierarquia militar, at o posto de Marechal, por ato do Congresso Nacional, no ano de 1955. Morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos de idade, no dia 19 de janeiro de 1958".

Patrono do servio de assistncia religiosa

Antnio lvares da Silva(Frei Orlando)

(Frei Orlando) PATRONO DO SERVIO DE ASSISTNCIA RELIGIOSA (13 de fevereiro - Dia do Servio de Assistncia Religiosa)

"Nascido no dia 13 de fevereiro de 1913, em Morada Nova, Municpio de Abaet (MG), foi registrado e batizado com o nome de Antnio lvares da Silva. Ordenado frade franciscano, em 1937, passou a ser conhecido como Frei Orlando. Em pleno curso da 2 Guerra Mundial, assumiu, em 1944, a funo de Capelo Militar, no 11 Regimento de Infantaria, seguindo para a Itlia com a FEB. De acentuado zelo pastoral, procurava permanecer sempre junto tropa, frente do combate. E foi no cumprimento do dever de sacerdote, que faleceu, tragicamente, a 20 de fevereiro de 1945, em Bombiana, vtima de disparo acidental da arma de um "partisan" italiano. Em pouco menos de um ano de caserna, Frei Orlando evidenciou, de forma inquestionvel, virtudes como abnegao, destemor e patriotismo, tornando-se, assim, modelo para todos aqueles que cumprem a relevante misso de levar o amor de Deus aos seus fiis".

Вам также может понравиться