Вы находитесь на странице: 1из 36

O VALOR E A IMPORTNCIA DA DISCIPLINA

O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE

O COMPROMISSO E A RESPONSABILIDADE

A Importncia da Disciplina

A disciplina uma virtude desde que seja natural e espontnea, fruto de resoluo pessoal, derivada da razo e do sentimento. Fora desta condio degenera, deixando de corresponder finalidade moral que dela lcito esperar-se. VINCIUS Trabalho de Joo Gonalves Filho

A Importncia da Disciplina
Se os nossos irmos conseguissem de fato estabelecer sobre si mesmos os desejveis golpes de disciplina, muito ganhariam em fora contra a influenciao dos infelizes que os seguem; lamentavelmente, no entanto, so raros os que mantm a necessria resoluo, no terreno da aplicao viva da luz que recebem. A maioria, rompido o nosso crculo magntico, organizado no curso de cada reunio, esquece as bnos recebidas e volta-se, novamente, para as mesmas condies deplorveis de horas antes, subjugada pelos vampiros renitentes e cruis. Andr Luiz - 1943

A Importncia da Disciplina

Capitulo XII Livro Estudando a Mediunidade de Martins Peralva, faz uma analise do Livro Nos Domnios da Mediunidade de Andr Luiz. Pg. 72 - Pontualidade

O Valor do Trabalho em Equipe

GRUPO

um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idnticos, porm individualizados.

EQUIPE

um conjunto de pessoas que oferecem suas competncias e conjugam seus esforos para fazerem coisas que so da responsabilidade de todos, visando obter resultados comum atravs da interatividade.

TRABALHO EM EQUIPE
O trabalho em equipe um processo baseado em princpios e valores que esto claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho em equipe um processo contnuo interativo de um grupo de pessoas aprendendo, crescendo e trabalhando interdependentemente para alcanar metas e objetivos especficos no suporte a uma misso comum.

FATORES QUE INFLUENCIAM UM GRUPO A TORNAR-SE OU NO UMA EQUIPE


AMBIENTE Imagem Externa Fatores/Cultura Do Centro Estilos Gerenciais Administrao Idade Histria Tamanho GRUPO Objetivos Sinergia Percepes Mtuas

Valores Interesse Formao Carter INDIVDUO Aptides Experincias Atitudes Percepes Comportamentos

ORIENTAES QUE AJUDAM A CONSTRUIR UMA EQUIPE


Prepare-se estudando, lendo, trocando informaes. Utilize uma agenda e saiba dar prioridade, em nvel de importncia e urgncia, as suas atividades dirias. Concentre-se no que essencial e faa o que mais Importante. Rena sistematicamente sua equipe. Repasse todas as informaes importantes. Edifique seus colaboradores, dando reconhecimento positivo de forma sincera.

ORIENTAES QUE AJUDAM A CONSTRUIR UMA EQUIPE


continuao

Crie com sua equipe uma forma de reforo. Valorize todos e todas as etapas de um trabalho. Crie um sistema de rodzio de tarefas. Desperte a motivao da sua equipe. Crie espao para que as pessoas possam se expressar. Pratique a delegao. Aprenda a dar feedback de forma adequada.

O QUE ESPERADO DE CADA MEMBRO DA EQUIPE


Compreender realisticamente o papel e a responsabilidade de cada um. Somente julgar baseando-se em fatos. Colaborar com os outros membros da equipe. Priorizar o objetivo da equipe acima dos pessoais. Fazer o esforo necessrio para a realizao do grupo. Compartilhar informaes abertamente. Demonstrar padres altos de excelncia. Apoiar decises do grupo. Responder construtivamente ao feedback dos outros. Ter um senso de autocrtica.

O QUE UMA EQUIPE ESPERA DE SEU LDER


Mostrar comprometimento pessoal perante o objetivo da equipe. Ser justo e imparcial com os membros da equipe. Estar disponvel para enfrentar e resolver assuntos associados com o desempenho de alguns membros. Estar aberto a novas idias dos membros da equipe. No enfraquecer esforos da equipe com prioridades Excessivas. No comprometer o objetivo da equipe com poltica.

O QUE UMA EQUIPE ESPERA DE SEU LDER


Manter o objetivo, metas, e abordagens relevantes e significativas. Formar comprometimento e confiana. Fortalecer o grupo e o nvel das habilidades. Administrar relacionamentos, incluindo remoo de obstculos. Criar oportunidades para o grupo. Fazer um trabalho real que agregue valor.

FORMAS DE DAR FEEDBACK


FORMA REAES PROVVEIS RESULTADOS

Verdade com dio Mentira com amor Mentira com dio Verdade com amor

. Agressividade . Descrdito . Aprovao . Desconfiana . Agressividade . Fuga . Aceitao . Surpresa

. Revide . Raiva . Conflito . Estagnao . Permanncia . Reforo do comportamento . Mgoa . Inimizade . Mudana . Crescimento

A excelncia da equipe
Para se conseguir a excelncia no trabalho, preciso considerar as quatro dimenses da experincia humana: A dimenso intelectual, que almeja a Verdade A dimenso esttica, que almeja a Beleza A dimenso moral, que almeja a Bondade A dimenso espiritual, que almeja a Unidade

O Compromisso e a Responsabilidade Social

A Modernidade

GIDDENS Anthony, As conseqncias da modernidade, p. 65

Um admirvel mundo novo!


Automao da sociedade Globalizao Competitividade Mercadoria Progresso Exploso tecnolgica Comunicao instantnea F na indstria e na tecnologia Produo & Consumo Oportunidades

Um admirvel mundo novo?! Tecnoplio Materialismo Crises Econmicas Poluio Crises Violncia Corrupo Fome Crises Polticas Incertezas Desencantamento

Um olhar sobre a modernidade...

O perigo de nossa civilizao. Pertencemos a uma poca cuja civilizao corre o perigo de ser destruda pelos meios da civilizao.
Nietzsche
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espritos livres. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 272.

Um olhar sobre a modernidade...

Um olhar sobre a modernidade...

Um olhar sobre a modernidade...

Reflexo Crtica!

A Tecnologia

A tecnologia transformou-se no modus vivendi das sociedades modernas. Se nada parece impossvel aos olhos da tecnologia, crescem os sentimentos de impotncia diante dos impasses, da instabilidade e da precariedade das conquistas tecnolgicas.

Efeitos inesperados da tecnologia

expanso tecnolgica est colocando da humanidade como um todo em perigo e a civilizao cientficotecnolgica est diante da urgncia em estabelecer limites ticos a essa expanso tecnolgica.

Efeitos Inesperados da Tecnologia O PODER DO HOMEM EM 1 SCULO


(Menos de 1 segundo no calendrio csmico)

HOMO SAPIENS OU HOMO FABER?

Efeitos Inesperados da Tecnologia

MITCHAM, Carl. Thinking trough technology: the path between engineering and philosophy. Chicago: The University of Chicago Press, 1994. p.102-106. HEEMANN, Ademar. Tecnologia e tica. Curitiba, CEFET/PR, abr. 2002. Aula ministrada no programa de Ps-Graduao em Tecnologia do PPGTE.

O Consumismo Desenfreado
Consumo Dos O
privado passou de US$ 4,8 tri para US$ 20 tri de 1960 a 2000. 6,3 bilhes de seres humanos, s 1,7 fazem parte da sociedade de consumo. consumismo est esgotando os recursos naturais do planeta e os pases mais desenvolvidos (EUA, Japo, Europa Ocidental, Canad e Austrlia) representam 15% da populao mundial e consomem 61% do alumnio, 59% do cobre e 49% do ao. fosse possvel elevar ao nvel mdio norte americano a qualidade de vida da populao atual da Terra, seriam necessrios os recursos naturais de mais dois planetas iguais a ela.

Se

. Fonte: Relatrio Worldwatch. Folha de So Paulo, So Paulo, 10 jan. 2004. p.A-8.

O Consumismo Desenfreado Esgotamento das reservas de matria-prima

UM SALDO SEM REPOSIO

Tendncias e Conseqncias
TENDNCIAS SOCIOECONMICAS CONSEQNCIAS AMBIENTAIS

Aumento da populao

Urbanizao e Industrializao

Pobreza Escassez de recursos naturais Mudanas climticas globais Desflorestamento Desertificao Perda de biodiversidade Perda de diversidade cultural Contaminao e/ou degradao
de ar, gua potvel, terras e mares.

Mudanas no aproveitamento e uso da terra e seus recursos. Globalizao da economia, a tecnologia e as comunicaes.

LEIS, Hctor Ricardo. A modernidade insustentvel. Petrpolis, RJ; Vozes; Santa Catarina: UFSC, 1999. p.25.

Tendncias e Conseqncias SUPERPOPULAO NO PLANETA

Populao atual: 6 bilhes. A previso que estabilize em


torno de 9 bilhes depois de 2060.

Os cientistas calculam que o


planeta suporta uma populao de 2 bilhes que possam viver com qualidade de vida razovel.

O Dilema tico!

As conseqncias da tecnologia e da cincia, numa sociedade mundializada, tm alcance universal. A totalidade do planeta j estaria submetida aos processos tecnolgicos. Necessidade de responsabilidade e, at mesmo, de um renascimento tico. Nenhuma moral em particular est em condies de responder ao problema da mundializao da economia e da tcnica.

Karl-Otto Apel

tica
thos - costume ou hbito. thos - morada, estncia, residncia, abrigo permanente. Carter, ndole natural, temperamento, conjunto de disposies fsicas e psquicas de uma pessoa. Caractersticas individuais que determinam quais as virtudes e quais os vcios uma pessoa capaz de praticar. thos e thos, articulam-se intrinsecamente: os hbitos e costumes (thos) visam a tornar a moradia (thos) um local habitvel, bom e produtor de felicidade. Viver bem est relacionado com certos valores imprescindveis e princpios que fundamentem as aes humanas.

tica & Modernidade Desafios. Desafios.

preciso um profundo reexame das principais premissas e valores de nossa cultura. Mas como faz-lo num universo no qual j no se pode mais apelar s teleologias, aos poderes organizadores de um Deus universal ou da natureza vista como arqutipo de perfeio? (Capra). possvel um renascimento tico se a sociedade moderna abandonar os resqucios das ticas pensadas para a convivncia de pequenos grupos e se situar numa perspectiva de um universalismo (Manfredo de Oliveira).

Hans JONAS Um novo imperativo tico para a civilizao tecnolgica, que agir de tal maneira que os efeitos de tua ao no sejam destruidores da futura possibilidade de vida humana. Importncia das conseqncias de longo prazo das aes humanas.

Uma nova natureza no agir, nova tica de responsabilidade a longo prazo, nova humildade.

Вам также может понравиться