Вы находитесь на странице: 1из 37

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Centro de Cincias da Sade-CCS Mestrado em Sade Coletiva- MSC

Mortalidade Infantil

Contexto Espiritual/Religioso
Autoras: Michelli Caroline Barboza e Roxane Mangueira Sales

Religiosidade e Espiritualidade
Variedade de sentidos quanto ao uso do conceito religiosidade e espiritualidade. Religiosidade tende a denotar um sentido mais estrito, vinculado religio institucional. Espiritualidade tende a ser diferenciada de religio em funo de um sentido (ou conotao) mais individual ou subjetivo de experincia do sagrado.

1. ZINBAUER, 1997; 2. XAVIER, 2006

Individualismo, falta de sentido...

Perda de poder da religio Vazio, tristeza, solido... Busca de um significado de maneira subjetiva

XAVIER, 2006

Religio la carte
Miscigenao popular- Mudana coletiva Sincretismo religioso

Os indivduos escolhem e adotam crenas, idias e ideais religiosos de diferentes correntes religiosas, de acordo com sua vontade ou necessidade individual
BIBBY, 1997; JUNGBLUT, 2000,

Religare, do latim, re-ligao...

...Um elemento vivo, a busca da totalidade existente no contexto da experincia pelo indivduo, da vivncia do sujeito.

Numinoso: existncia ou um efeito dinmico no causados por um ato arbitrrio. o efeito se apodera e domina o sujeito humano, mais sua vtima do que seu criador. (Rudolf Otto)

Jung, espiritualidade e o conceito de SELF


O que caracteriza a religiosidade a atitude particular de uma conscincia transformada pela experincia do numinoso. A experincia subjetiva e consciente tem importncia fundamental em tal acepo. Em outros termos, a vida religiosa a vida do observador cuidadoso
Self - o arqutipo da totalidade, isto , tendncia existente no inconsciente de todo ser humano busca do mximo de si mesmo e ao encontro com BIBBY, 1997; JUNGBLUT, 2000, Deus. (Jung, 1938)

Homem e Religio

... o homem a criatura que est em constante

busca de si mesmo uma criatura que, em todos os momentos de sua existncia, deve examinar e escrutinar as condies de sua existncia..

Cassirer (1994)

Deus: realidade simblica


Deus seria, assim, no s a essncia da

luz espiritual que aparece como a flor mais recente da evoluo, no s a meta espiritual da redeno na qual culmina toda a criao, no s o fim e o alvo derradeiro, mas tambm a causa mais obscura e nfima das trevas da natureza... De fato, [esse paradoxo] no exprime seno o carter contraditrio de uma s e mesma entidade cuja natureza mais ntima uma tenso entre dois opostos.

pelo nome de energia, pois a energia um equilbrio vivo entre opostos

A Cincia designa esta entidade

JUNG (1927/1997)

Luto como ritual scio-cultural


Cada cultura e cada indivduo reage ao luto de forma distinta. Varia de acordo com sua estrutura emocional, suas vivncias e sua capacidade para lidar com perdas.

Estudo sobre a morte- Tanatologia


A dor suportvel quando conseguimos acreditar que ela ter um fim e no quando fingimos que ela no existe. All Bozarth-Campbell

Importncia de avaliar se a pessoa est pronta para ouvir a notcia, o quanto deseja saber, e s ento seguir,em doses pequenas de informao, respeitando e acompanhando seu ritmo. Uma obra de grande impacto na histria da Tanatologia Sobre a morte e o morrer (Kbler-Ross,1987), que fala sobre o cuidado a pacientes gravemente enfermos, destacando a importncia da escuta de suas necessidades e seu sofrimento. Ela mais conhecida pelos estgios: Negao, raiva, barganha, depresso. No se deve se fixassem na seqncia dos estgios, o que poderia indicar a busca de um padro ou molde.

Estudo sobre a morte- Tanatologia em alguns contextos


EGITO: Entre os egpcios preservavam-se no somente os corpos dos faras e membros de suas famlias, mas os corpos de quemtivesse dinheiro suficiente para pagar pelo custoso processo. Creditava-se que o orto levava seus pertences.

FRICA OCIDENTAL :tinham muito medo do que as pessoas chamadas griots podiam fazer depois de mortos, e por isso, em algumas regies do Senegal, enterravamseus corpos de uma maneira muito estranha. Ser um griot tambm ser um guardio dos segredos da vida. Sua obrigao revelar alguns e manter os demais ocultos para sempre Os griots ainda hoje em dia funcionam como artistas, historiadores, contadores de histrias, artistas ambulantes, genealogistas e jornalistas. Eles vo de um lugar ao outro levando e trazendo notcias, contando histrias, cantando msicas.

Tanatologia em alguns contextos


Entre os aztecas, a morte era vista como um pequeno acidente de percurso numa ordem csmica e, ao contrrio das civilizaes ocidentais, a forma da morte, no o feito durante a vida, determinava o rumo do morto. No politesmo yoruba, base do nosso candombl, os rituais fnebres so festivais: danas onde os egunguns se comunicam com os vivos.

Mulheres em luto na Palestina. Foto: AP

Luto catico

Cada contexto, uma maneira diferente!

Simbologia das cores no luto e em cada cultura


As cores so tambm expresses de sentimentos e servem para simbolizar um estado de esprito.

Preto No luto, a cor que mais representa o sentimento de dor o preto. Sua definio, em geral, o protesto, a rebelio, o mistrio, a neutralidade, a tristeza, a cor representante da morte, uma cor muito ligada liturgia. Essa cor foi muito usada por gregos e romanos.

Azul Na China, essa cor freqentemente usada para o luto. Sua representao demonstra repouso, calma, tranqilidade, afeto, espiritualidade, meditao e liberdade Branco Entre os gregos, os romanos e germanos, o branco j foi visto como cor de luto. Essa cor representa paz interior, pureza, inocncia, passividade, superioridade. Como cor-luz, o branco a mistura de todas as cores.

Vermelho- usado como cor de luto na Renascena, poca de vida de grandes pintores como Leonardo da Vinci, Rafaello Santi, Michelangelo, usado em cerimnias do Papa. a representao da energia intuitiva, do amor, da competio e da irracionalidade.

Violeta mais uma das cores usadas como representao do luto em vestimentas e freqentemente encontrada em paramentos litrgicos. Por ser uma cor ambgua, passa tanto a tristeza quanto a alegria, e pode ser representada como uma cor que une a intuio com a razo.

A morte repercute em todos os setores da vida: nas relaes sociais, polticas e do mundo.

A superao do luto se inicia quando o enlutado passa a construir um novo tipo de vnculo com a pessoa morta, fazendo com que a relao seja preservada em outro patamar, ou seja, quando o indivduo falecido internalizado, continuando, assim, a viver no mundo interno do enlutado.

Kbler-Ross (1997) descreve que so cada vez mais intensas e velozes as mudanas sociais expressas pelos avanos tecnolgicos. O homem tem se tornado cada vez mais individualista, preocupando-se menos com os problemas da comunidade.

Catolicismo: O Corpo, a Igreja e o Sagrado...

Monotesta. Jesus com expresso total de Deus. O corpo referncia permanente para os cristos do sculo moderno. A f e devoo ao corpo de Cristo contriburam para elevar o corpo a uma alta dignidade, fazendo dele sujeito da histria Corpo torturado da paixo de Cristo cujo smbolo a cruz, lembra o sacrifcio pela redeno da humanidade. Os instrumentos da Paixo simbolizam o percurso doloroso do redentor. O Corpo, esta abminvel veste na alma: a carne fraca. pelo corpo que corre o risco de perder-se Dualidade: corpo profano x corpo sagrado
CORBIN,Jean, Histria do Corpo: da Renascena s luzes.

Imagem e palavra: controvrsia religiosa...


Fora incontestvel de sugesto, a imagem se faz forte a grande crtica que o protestantismo faz a Igreja catlica.
Meditao sobre a paixo e morte na seputura: Jesus encarna um mito e humaniza o divino. Em momentos de crise, configura a busca do significado religioso no corpo

Caractersticas do catolicismo...
Resignao, aceitao, humildade Amor incondicional Domar a prpria carne infligindo sofrimento no corpo Cura atravs do sofrimento Sofrer em silncio como aceitao dos desgnios divinos. Jung interpreta que uma religio masculina , uma vez que enfoque na trade: pai, filho, esprito santo. A Figura de Maria, Maria madadela, como figuras femininas reacendem o feminino e so valorizadas no catolicismo popular.
MONTEIRO, 2006. Espiritualidde e Finitude.

Simbolismo da Sagrada Famlia

O Resgate do feminino no catolicismo polular

Simbolismo do corao...
Em vrias culturas ele representa o centro da vida. No ocidente relacionado a sede das emoes, j no oriente -e o centro da personalidade como todo: intuio e inteligncia. Pascal diz: Os Grandes Pensamentos vm do corao. (...) Na tradio bblica, o corao simbolizava o homem interior e sua vida afetiva. o primeiro rgo que se forma e o ltimo que morre. Relacionando tambm a memria e imaginao: durmo, mas meu corao vela Em Salmos, ele associado ao esprito, esprito novo, corao novo ( Ezequiel, 36)
CHEVALIER, j, 1982. Dicionrio de smbolos.

Sistema Popular de Cura


1 Opo: -Rezadeiras - Raizeiros - Parteiras tradicionais - Umbandistas - Espritas Kardecistas - Farmacuticos pop. - Mdicos Leigos 2 Opo - Mdicos Dr. De Anel

NATIONS, 1982; NATIONS & REBHUN, 1988b; NATIONS, et al.,1988

Sintomas
Fezes aquosas com resduos amarelos Fastio Fraqueza Olhos e fontanela fundas Febre Vmito

Diagnstico Popular

Tratamento

Profissional

Mau olhado ou Quebranto

Oraes de limpeza Chs de Ervas

Rezadeira

Fezes espumantes, sanguinolentas e mucides.

Quentura do Intestino

Tratamento com ervas (esfriar) o intestino

Raizeiro

Diarria aquosa profusa Vmito Letargia

Encosto ou sombra Intruso de esprito no corpo

Contato com o esprito intruso para afast-lo

Umbandista

NATIONS, M. K.; REBHUN, L. Teoria Anjos com Asas Molhadas No Voam

Pluralidade na escolha do atendimento mdico


A escolha no baseada apenas na lgica dos sintomas, mas tambm em: Fatores objetivos: Geogrficos Lingusticos Econmicos Acesso a transporte Fatores subjetivos: Crenas e valores culturais Status Expectativas e papis sociais
YOUNG, 1981; FINERMAN, 1984

Catolicismo popular, conformao e a crena das asas molhadas


Reaes a morte sempre foram moldadas por crenas religiosas , especialmente aquelas que se relacionam a natureza da morte e a vida aps a morte. Diferenas entre grande tradio elites urbanas e pequena tradio populao camponesa dependente. Na crena popular nordestina a criana que morre tem sua conscincia libertada do corpo se transformando num anjinho com asas que voa para o cu.
NATIONS & REBHUN; 1988; FINERMAN, 1984

Anjo da Morte

Anjinho

SCHEPER HUGHES, 1985

NATIONS & REBHUN, 1988

Anjos com asas molhadas no voam


Durante o processo de morte os olhos podem rolar dentro das rbitas olhando para Deus Na preparao do corpo aps a morte so retirados os brincos de ouro, os olhos so abertos, as mos so colocadas em orao e uma vela inserida. As vestes so afrouxadas. So confeccionados caixes de madeira ou papelo que so cuidadosamente decorados com flores e papel azul. Os carregadores devem ser crianas (virgens).

Esse ritual enfatiza a pureza do novo estado da criana anjinho Forte relao com a continuao da existncia dessa criana, que pode ainda se comunicar com a me atravs de preces e sonhos at o dia que podero Mecanismo de estar juntos novamente no paraso defesa; conforto para aliviar a dor da perda (elaborao do luto que se relaciona intimamente com VNCULO)

As 7 Dores de Maria

1. Dor A profecia de Simeo no Templo Na primeira dor de Maria vemos como seu corao foi transpassado por uma espada, quando Simeo profetizou que seu Filho seria a salvao de muitos, mas tambm serviria para runa de outros. Na primeira dor de Maria somos convidados a exercitar a virtude da obedincia. Quando soube que uma espada atravessaria sua alma, Maria experimentou uma grande dor, mas confiou intensamente em Deus.

2. Dor - A fuga da Sagrada Famlia para o Egito


Quando Jos e Maria, carregando Jesus, fugiram para o Egito, foi grande a dor de Maria por saber que desejavam matar seu querido filho, aquele que trazia a salvao! Ela no se afligiu pelas dificuldades em terras longnquas; mas por ver seu filho inocente, perseguido por ser o Redentor. Quanto sofrimento Maria passou neste exlio. Porm tudo suportou com amor e alegria por Deus lhe fazer cooperadora na salvao das almas. S foi obrigada a este exlio, foi para guardar seu filho, sofrendo provaes por aquele que posteriormente seria fonte de vida e de paz. Nas maiores provaes pode haver alegria quando se sofre para agradar a Deus e por seu amor.

3. Dor A perda do menino Jesus no Templo


Quando Maria o encontra no templo, eis o que lhe responde: Eu vim ao mundo para cuidar dos interesses de meu Pai, que est no Cu. A esta resposta do menino Jesus, Maria silencia-se e compreende que Jesus sendo o Redentor da humanidade assim devia proceder, fazendo sua Me, desde aquele instante, tomar parte na sua misso redentora, sofrendo pela Redeno de todos ns! Aprendamos nesta dor de Maria a submetermo-nos aos desgnios de Deus, que muitas vezes nos fere pela perda de nossos entes queridos. Aprendamos com Maria a sofrer e a preferir a vontade de Deus em vez da nossa.

4. Dor Maria encontra-se com Jesus, no caminho do Calvrio


Ao encontrar Jesus, seus olhos a fitaram e lhe fizeram compreender a dor de sua alma. No pde lhe dizer palavra alguma, porm lhe fez compreender que era necessrio que unisse a sua dor a dor que Ele estava sentindo. No nos esqueamos que precioso o silncio nas horas dos sofrimentos. Aprendamos a sofrer em silncio, como Maria e Jesus sofreram neste doloroso encontro no caminho do Calvrio.

5. Dor A morte de Jesus na Cruz


Vemos Maria aos ps da Cruz, assistindo morte de Jesus, com a alma e o corao transpassados com as mais cruis dores! Depois de trs horas de tormentosa agonia, Jesus morre, deixando Maria na mais profunda dor. Sem duvidar um s instante, Maria aceita a vontade de Deus, e no seu doloroso silncio, entrega ao Pai sua imensa dor, pedindo, como Jesus, perdo para os que no o aceitaram e no o reconheceram como Filho de Deus. Fazer a vontade de Deus foi o seu conforto; saber que o Cu foi aberto para todos os filhos foi seu consolo! Porque tambm no Calvrio Maria foi provada com o abandono de toda consolao!

6. Dor Maria recebe o corpo de Jesus em seus braos


Com a alma imersa na mais profunda dor, Maria viu uma lana transpassar o corao de seu Filho, sem poder dizer ou fazer nada. Derramou muitas lgrimas... S Deus pode compreender o martrio desta hora, em sua alma e em seu corao! O sofrimento sempre um bem para a alma. Todos aqueles que sofrem se alegrem em Maria, que participou dos suplcios do Senhor no Calvrio, para reparar o pecado da primeira mulher.

7. Dor O sepultamento de Jesus


Bem sabia Jesus o quanto Maria sofreria vendoo sepultado e que dor a de Maria, quando viu sendo sepultado seu Filho. A humildade no rebaixa o homem, pois Deus se humilhou at a sepultura e no deixou de ser Deus. S queremos corresponder ao amor de Jesus, mostremos a Ele o nosso amor, aceitando as humilhaes de nossa vida. A aceitao da humilhao nos purifica de toda e qualquer imperfeio e, desprendendo-nos deste mundo, nos faz desejar a vida eterna. Maria nos apresenta suas sete Dores, no para que tenhamos pena de seu sofrimento, mas somente para nos mostrar que devemos tambm ns, sermos perseverantes nas tribulaes e dificuldades da vida, para um dia estar ao seu lado e ao lado de Jesus!

Вам также может понравиться