Вы находитесь на странице: 1из 18

CENTRO UNIVERSITRIO DO MARANHO UNICEUMA

TPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAO


PROF JOS GENEROSO

GESTO DA MUDANA ORGANIZACIONAL

CONCEITOS BSICOS DIANTE DAS MUDANAS FATORES POTENCIALIZADORES DO PROCESSO DE MUDANA NAS ORGANIZAES;

EQUIPE
CAROLINE NAYARA PESSOA JOSYANE PENHA MARIA CLAUDECI SILVA PATRCIA SOUTO PEDRO IGOR CARVALHO

FUTUROS ADMINISTRADORES DE EMPRESAS MAIO/2011

GESTO DA MUDANA ORGANIZACIONAL: DEFINIES


DEFINIO ENCONTRADA AUTOR qualquer alterao, planejada ou no, ocorrida na organizao, decorrente de fatores internos e/ou externos organizao que traz Bruno-Faria (2000) algum impacto nos resultados e/ou nas relaes entre as pessoas no trabalho. Qualquer transformao de natureza estrutural, estratgica, cultural, tecnolgica, humana ou de outro componente, capaz de gerar Wood Jr (2000) impacto em partes ou no conjunto da organizao. So atividades intencionais, pr-ativas e direcionadas para a obteno das metas organizacionais. Robbins (2002) Resposta da organizao s transformaes que vigoram no ambiente, com o intuito de manter a congruncia entre os Nadler, Shaw, Walton e Cols. componentes organizacionais (trabalho, pessoas, arranjos/estrutura e (1995) cultura). um acontecimento temporal estritamente relacionado a uma lgica, ou ponto de vista individual, que possibilita s pessoas pensarem e Ford e Ford (1995) falarem sobre a mudana que percebem.

O QUE GESTO DE MUDANAS?


O que se tem um conceito em construo que se caracteriza por heterogeneidade de definies e pela inexistncia de consenso, o que h de comum entre as definies a necessidade de planejamento da mudana, com objetivo de aumentar o desempenho organizacional. Conclumos que: o gerenciamento eficaz da mudana de uma organizao, processo ou tecnologia, de tal modo que dirigentes gerentes e trabalhadores trabalhem juntos para realizar com sucesso seus objetivos.

CONCEITOS BSICOS DIANTE DAS MUDANAS

Organizao Resultado das diferentes aes individuais na perspectiva de efetuar transaes planejadas com o ambiente em busca de um objetivo especfico.

CONCEITOS BSICOS DIANTE DAS MUDANAS

Cultura Organizacional Expressa o modo de vida, o sistema de crenas e valores e a forma aceita de interao e de relacionamentos tpicos de determinada organizao.

CONCEITOS BSICOS DIANTE DAS MUDANAS

Mudana Organizacional Pode significar: desde uma alterao de posio no mercado; mudana em sua funo social; modificao em seu direcionamento estratgico com possvel alterao em sua misso e viso. reavaliao de suas prticas em diferentes nveis de autoridade e responsabilidade.

FATORES POTENCIALIZADORES DO PROCESSO DE MUDANA NAS ORGANIZAES:

FATORES EXTERNOS Globalizao Aumento da competio Mudanas tecnolgicas Mudanas demogrficas Ambiente poltico e social Economia Exigncias clientes

FATORES INTERNOS Deficincias de desempenho Novas tecnologias Nova liderana Nova misso Fuses e incorporaes Atitudes dos trabalhadores

expectativas

dos

FATORES EXTERNOS
Globalizao: Podemos dizer que um processo econmico e social que estabelece uma integrao entre os pases e as pessoas do mundo todo. Aumento da competio: O aumento da competitividade significa que as organizaes precisam se defender tanto dos concorrentes tradicionais, como das pequenas e empreendedoras empresas.

FATORES EXTERNOS
Mudanas tecnolgicas: A tecnologia est mudando o trabalho e as organizaes. Sendo assim essas mudanas tecnolgicas vem tornando as organizaes mais geis. Mudanas demogrficas: O ambiente demogrfico de interesse primordial para os administradores, visto que envolve elementos constituintes dos mercados.

FATORES EXTERNOS
Ambiente poltico e social: Consiste em leis, rgos governamentais e grupos de presso que afetam ou limitam vrias organizaes e indivduos de determinada sociedade. Economia: Consiste na produo, distribuio e consumo de bens e servios. Exigncias e expectativas dos clientes: Consumidores, em condies de igualdade, tanto para discutir quanto para contrapor e questionar, sobre os produtos ou servios oferecidos por nossos fornecedores.

FATORES INTERNOS
Deficincias de desempenho: Essa deficincia de desempenho geralmente visvel em avaliaes de desempenho, medidos por mudanas de cargos ou departamentos. Novas tecnologias: Este termo passou a ser cada vez mais utilizado por economistas, administradores, consultores e analistas de negcios para descrever maquinaria e equipamentos que utilizam computao e eletrnica sofisticadas para produzir resultados.

FATORES INTERNOS
Nova liderana: O modelo de liderana vem sofrendo significativas mudanas. evidente que essas mudanas vm carregadas de forte componente tecnolgico, reavaliao de valores, nfase no ser humano e com isso modificando o modelo das novas lideranas. Nova misso: A misso deve representar a identidade de uma organizao. As misses geralmente mudam ao longo do tempo. Tais mudanas podem ocorrer de forma lenta e gradual ou de muito rpida.

FATORES INTERNOS
Fuses e incorporaes: A fuso a operao pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes suceder em todos os direitos e obrigaes. A incorporao a operao pela qual uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigaes. Atitudes dos trabalhadores: Para a maioria dos trabalhadores, o trabalho considerado elemento de sobrevivncia, em que os fatores salrio, segurana, poder e prestgio passam a ocupar posies essenciais nas concepes que indivduos e grupos sociais elaboram sobre o mesmo.

CONCLUSO
O estudo nos diz que o tema se encontra em processo de construo e se caracteriza por heterogeneidade, e que o conceito norteador de mudana organizacional o de Nadler e cols. As organizaes no devem fechar os olhos ao seu redor, e sim experimentar atividades que estimulem a criatividade e inovao, para ento garantir que o processo de mudana seja somente o comeo e no o fim de suas aspiraes organizacionais.

A GESTO DAS MUDANAS


Qualquer caminho tem pedras e dificuldades, na maior parte dos casos no plenamente conhecidos quanto ao seu tamanho e complexidade de transposio. Mas se nos atermos em demasia a isso no olharemos para a frente.
(Autor desconhecido)

REFLEXO
Ningum, jamais, consegue tomar um banho num mesmo rio duas vezes... isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial que uma experincia possa nos parecer, sempre possvel aprender-se algo novo com ela. Espero que vocs tenham aprendido algo diferente aqui e que a folha de papel das suas vidas nunca mais sejam as mesmas de quando vocs entraram aqui, no incio desse trabalho. Que saiam modificados por algum aprendizado.

Вам также может понравиться