Вы находитесь на странице: 1из 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

DISCIPLINA: DISTRBIOS DA MOTRICIDADE OROROFACIAL II DOCENTE: BRENDA ARAJO

DISCENTES: ALINE FERRAZ E JULIANA DIAS

RECIFE 2011

TRAQUEOSTOMIA
IMPLICAES DA TRAQUEOSTOMIA NA COMUNICAO E NA DEGLUTIO
Ana Paula Barros Juliana Portas Dbora Queija
Rev. Bras. Cir. Cabea Pescoo, v. 38, n 3, p. 202 - 207, julho / agosto / setembro 2009 Artigo de reviso

INTRODUO

INTRODUO
Pesquisadores e clnicos tm se preocupado com o impacto da traqueostomia em diferentes funes e descrevem suas respectivas experincias observacionais no decorrer dos anos

INTRODUO
A reviso da literatura controversa e faz refletir sobre o real impacto dos diferentes tipos de cnulas na funo de comunicao e deglutio Os efeitos da traqueostomia nas diferentes funes sero intensificadores de mau prognstico em determinadas situaes e, em outros casos, provavelmente tero impacto mnimo

INTRODUO
A impresso clnica de que a traqueostomia est associada ao aumento do risco da aspirao ainda persiste e a idia de que a decanulao ir melhorar a qualidade das funes evidente.

FISIOLOGIA E IMPACTO DA TRAQUEOSTOMIA NA COMUNICAO

TRAQUEOSTOMIA NA COMUNICAO

O impacto da traqueostomia na comunicao pode ser dividido em duas categorias

Mecnico e Fisiolgico

TRAQUEOSTOMIA NA COMUNICAO Fatores mecnicos


HISTRIA DE INTUBAO PRVIA

Dessensibilizao larngea, fixao da cartilagem cricoaritenidea, alterao do movimento e/ou da fora da musculatura larngea e edema nas pregas vocais

TRAQUEOSTOMIA NA COMUNICAO Fatores mecnicos

 O movimento vertical da laringe durante a fonao, interferindo no pitch  A restrio da elevao larngea, pode ocorrer devido 1.Tcnica cirrgica
2. Tamanho e peso da cnula 3. Status do cuff

TRAQUEOSTOMIA NA COMUNICAO Fatores fisiolgicos A cnula de traqueostomia altera o trajeto do fluxo areo expiratrio para o estoma no pescoo FLUXO E PRESSO SUB-GLTICA
Alterao da mobilidade e fora da musculatura intrnseca da laringe (pregas vocais)

FISIOLOGIA E IMPACTO DA TRAQUEOSTOMIA NA DEGLUTIO

DISFAGIA
Conceito
Alteraes na deglutio, pode ser caracterizada por alteraes da segurana do transporte do bolo alimentar, que pode desencadear na entrada de alimentos nas vias areas e gerar doenas respiratrias.

DISFAGIA
 PENETRAO  ASPIRAO
Causas:
Alteraes sensoriais, motoras, pressricas e/ou por incoordenao das estruturas e suas funes sequenciais

RESPIRAO x DEGLUTIO
Estudos demonstram o perodo de apnia que acontece para que a passagem direta do bolo pela farnge e a funo do fluxo expiratrio ao final da fase farngea da deglutio para a limpeza de possveis resduos ps-deglutio; A presena de traqueostomia pode desencadear modificaes na integrao das funes respiratrias e de deglutio, assim desencadear e justificar a disfagia.

TRAQUEOSTOMIA x DEGLUTIO
O impacto da traqueostomia pode ser mecnico ou funcional. Mecnico:
Devido a histria prvia de intubao da maioria dos pacientes traqueostomizados, aumenta-se a hiptese diagnstica de disfagia.

TRAQUEOSTOMIA x DEGLUTIO
Devem ser considerados fatores como tempo de intubao e suas sequelas.
A intubao prolongada pode danificar a mucosa e a musculatura larngea e farngea acarretando alteraes sensoriais e motoras que justificam a perda prematura do bolo

TRAQUEOSTOMIA x DEGLUTIO Essas alteraes podem ser: Alterao da elevao larngea; Do movimento das ppvv para o fechamento correto e proteo das vias areas; Penetrao e/ou aspirao antes, durante e/ou aps a deglutio e estases alimentares.

TRAQUEOSTOMIA x DEGLUTIO
Outro fator mecnico a restrio da elevao larngea no pescoo que pode ser causado por tcnicas cirrgicas, tamanho e peso da cnula e cuff muito insuflado; O cuff hiper insuflado pode comprimir a parede anterior do esfago e dificultar tambm o trnsito esofgico, facilitando o aumento do tempo de trnsito e refluxo alimentar.

TRAQUEOSTOMIA x DEGLUTIO
Na presena da traqueostomia e com consecutiva reduo da presso e quantidade do fluxo areo pode ocorrer ausncia de tosse protetora e o efeito de limpeza no caso de entrada do alimento nas vias areas ou estase pode estar ausente, ou com intensidade fraca.

TRAQUEOSTOMIA x DEGLUTIO

Com o desvio do fluxo para o estoma, alteraes do olfato e paladar podem acontecer; Alm de alterao da temperatura do fluxo na VAI o que proporciona a dessensibilizao da mucosa e consecutiva aspirao silenciosa.

TRAQUEOSTOMIA x DEGLUTIO O perodo de apnia da deglutio(fase farngea) tambm estar modificado e o paciente ter que se adaptar e coordenar as diferentes fases de inspirao e expirao agora do ventilador.

TRAQUEOSTOMIA x DEGLUTIO
A ventilao mecnica tambm acarreta modificaes na fisiologia da deglutio. O peso do equipamento adaptado a cnula, acrescido da reduo da mobilidade vertical que a presena da cnula oferece, justifica um maior grau de disfuno da elevao da laringe.

CONSIDERAES FINAIS

Consideraes Finais
A traqueostomia tem indicaes indiscutveis porm, sua repercusso na comunicao e na deglutio tambm incontestvel. Cabe aos especialistas da rea compreender melhor esses impactos e descobrir alternativas para o mascaramento ou a eliminao destes fatores quando possvel; A ausncia da comunicao e o risco aumentado da aspirao podem interferir na qualidade de vida do paciente j debilitado.

TRAQUEOSTOMIA
IMPLICAES DA TRAQUEOSTOMIA NA COMUNICAO E NA DEGLUTIO
Ana Paula Barros Juliana Portas Dbora Queija
Rev. Bras. Cir. Cabea Pescoo, v. 38, n 3, p. 202 - 207, julho / agosto / setembro 2009 Artigo de reviso

Вам также может понравиться