Вы находитесь на странице: 1из 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

Potencial auditivo de tronco enceflico: Pesquisa de limiar


Docente: Daniele Pinto Discentes: Aline, Ciclia, Tercio, Dbora, Juliana, Lucas e Natlia
RECIFE, 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

Potencial evocado auditivo do tronco enceflico por conduo ssea em indivduos normais
FREITAS et al., 2006

Pr-Fono Revista de Atualizao Cientfica

INTRODUO
RECIFE, 2011

INTRODUO
A existncia de perda auditiva pode ser definida por meio de testes comportamentais, eletroacsticos, eletrofisiolgicos PEATEs - e, mais recentemente, a resposta auditiva de estado estvel. Entretanto, a definio do tipo de perda, na maioria das vezes, no um processo simples, visto que testes comportamentais requerem da criana um desenvolvimento cognitivo para compreender ordens complexas.

INTRODUO
A pesquisa das EOA evocadas foi um grande avano para o diagnstico precoce, porm a realizao deste procedimento em crianas com alteraes na orelha externa e/ou mdia fica prejudicada

INTRODUO
Alguns estudos foram realizados utilizando os PEATEs com estimulao por conduo ssea - Animais (Sohmer e Freman, 2001), - Crianas (Cornacchia et al., 1983; Stuart e Yang, 2001;
Chapchap, 2002;Fichino, 2005),

- Adultos portadores de perda condutiva (Maudin e Jeger,


1979)

- Adultos normais (Maudin e Jeger, 1979; Cornacchia et al., 1983;


Gorga et al., 1993; Freitas et al., 2004).

INTRODUO
Dentre estes estudos, poucos enfocaram o limiar eletrofisiolgico e a anlise da funo latnciaintensidade da onda V por conduo ssea Apesar de ser consenso a utilidade da PEATE por via ssea, esse exame pouco utilizado devido a alguns fatores interferentes

INTRODUO
Fatores Interferentes Presena de artefatos A faixa de freqncia do click (1 a 4000Hz) Necessidade do mascaramento (Campbell et al.,2004)

INTRODUO
O objetivo avaliar a aplicabilidade clnica da pesquisa dos potencias evocados auditivos do tronco enceflico por conduo ssea, caracterizando a normalidade e determinando um protocolo de avaliao.

MTODO
RECIFE, 2011

Mtodo
Realizado na Clnica do Curso Fonoaudiologia da Faculdade da Odontologia de Bauru Universidade de So Paulo. 22 indivduos (14 feminino e 8 masculinofaixa etria entre 20 e 30 anos e audio normal 20 dBNA)

Mtodo

Mtodo
Foram pesquisados os limiares eletrofisiolgicos por conduo area e ssea, com apenas estimulao em uma orelha, sendo que a definio da orelha a ser testada era aleatria. No foi utilizado mascaramento indivduos normais. Equipamento de sistemas potenciais evocados EP25.

Mtodo
Limiar eletrofisiolgico obtido por conduo area Limiar eletrofisiolgico obtido por conduo ssea Para determinar melhor posicionamento do vibrador, o registro foi realizado com o posicionamento do mesmo na fronte e depois na mastide.

RESULTADOS
RECIFE, 2011

RESULTADOS
No foi possvel realizar a pesquisa dos PEATEs por conduo ssea nas intensidades de 60 e 55dB nHL em todos os indivduos pesquisados

DISCUSSO
RECIFE, 2011

Discusso
Presente estudo = limiar eletrofisiolgico por conduo ssea; para a anlise do posicionamento mais adequado do vibrador (mastide ou fronte); Trabalho de Yang et al. (1987) que estudou a latncia absoluta da onda V.

Discusso
Do total de indivduos avaliados, apenas um no apresentou registro dos PEATEs quando o vibrador foi posicionado na fronte, como mostra a Tabela 1.

Discusso
Os resultados demonstraram: Limiar eletrofisiolgico vibrador na fronte (32,69 vibrador na mastide (25 5,63 e 32,5 7,07dB nHL) > 7,33 e 30 5,34dB nHL),

ambos os sexos (portanto, a opo do vibrador posicionado na fronte no foi assumida)

Discusso
Este achado apresenta justificativas acstica e fisiolgica: 1 calibrao do vibrador realizada na mastide artificial; 2 a estrutura ssea da fronte mais compacta, oferecendo maior impedncia a transmisso do som;

Discusso
O limiar eletrofisiolgico obtido por conduo ssea apresentou valor de: Sexo feminino: 25 +7,33dB nHL com valor mnimo de 15dB nHL ;

Discusso
O limiar eletrofisiolgico obtido por conduo ssea apresentou valor de: Sexo masculino: 30 + 5,34dB nHL com valor mnimo de 25dB nHL;
Apesar do limiar eletrofisiolgico por conduo ssea nos indivduos do sexo masculino ser mais elevado, no houve diferena estatisticamente significante quando comparados os sexos (p = 0,108).

Discusso
O limiar eletrofisiolgico: limiar por conduo ssea (26,81 6,99) > limiar por conduo erea (19,54 3,75dB nHL);
com diferena estisticamente significante, sendo necessria a utilizao do fator de correo, que de acordo com os resultados deve ser de aproximadamente 10dB nHL, ou seja, 10dB nHL por conduo ssea corresponde aproximadamente a 0dB nHL por conduo erea.

DISCUSSO
A realizao da pesquisa dos PEATEs por conduo ssea mais complexa do que quando realizado por conduo area, exigindo maior cuidado e competncia tcnica do examinador, para tomadas de decises para reduo do artefato eltrico geralmente presente.

DISCUSSO
A possibilidade de pesquisar a funcionalidade da orelha interna em indivduos com malformao por meio dos PEATEs por conduo ssea, de suma importncia clnica, visto que, a caracterizao e classificao da perda auditiva nestes indivduos permitir que o tratamento seja definido de acordo com o quadro clnico apresentado, destacando que este deve ser iniciado o mais cedo possvel.

CONCLUSO
RECIFE, 2011

Concluso
Diante dos achados deste estudo concluise que os PEATEs por conduo ssea so possveis de serem realizados na prtica clnica e em conjunto com os potenciais por conduo area aumenta as possibilidades de um diagnstico mais preciso quanto ao tipo de perda auditiva.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

Potencial evocado auditivo do tronco enceflico por conduo ssea em indivduos normais
FREITAS et al., 2006

Pr-Fono Revista de AtualizaoCientfica

Вам также может понравиться