Вы находитесь на странице: 1из 18

PARADIGMA COGNITIVOCOGNITIVOCOMPORTAMENTAL

Adelaide Claudino, 2006

Origens tericas do paradigma cognitivocognitivocomportamental


 Filsofo estico - Epitectus (50 anos AC), escravo de Epafrodito, escreveu Manual de Epitecto .  O que perturba os homens no so as coisas, mas os juzos que os homens formulam sobre as coisas (Epitecto, p.23).  Implicaes da afirmao: as situaes so (e.g., objectos do mundo visual), so mais bem observadas de determinados ngulos do que de outros, e em princpio, as pessoas escolhem a sua orientao.

Adelaide Claudino05/06

A orientao pessoal - influenciada pelas crenas pessoais acerca de si prprio em relao ao mundo (e.g., espectador futebol v.s. rbitro)
 Tarefa da terapia comportamental-cognitiva - aliviar a comportamentalperturbao emocional ajudando as pessoas a mudar as suas crenas e comportamentos desajustados, no adaptados. Do ponto de vista da teoria da personalidade e da motivao  A perspectiva comportamental-cognitiva da comportamentalexperincia humana vista como o produto de quatro elementos:
1.fisiologia 2.cognio 3.comportamento Adelaide Claudino05/06 4.emoo

O modelo cognitivo-comportamental cognitivo-

Se estou tenso (fisiologia) quando escrevo um ensaio Penso no vou escrever um bom ensaio (cognio) O que me leva a sentir ansioso (emoo) Largo a caneta e vou dar um passeio a p (comportamento) Efeito do passeio ...levanta o humor, o nimo!!!  Reduzir a minha tenso (fisiologia)  Posso pensar na realidade eu escrevo bons ensaios (cognio)  e isto pode relaxar-me (emoo). relaxar   
Adelaide Claudino05/06

Comportamento (passeio) -quebra a reaco negativa em cadeia


Na tradio cognitivo-comportamental, a quebra d-se cognitivodatravs de diferentes portas de entrada: 1. Cognies 2. Comportamento Comum nas perturbaes emocionais (e.g., depresso e ansiedade) Mas tambm, 3. Fisiologia (e.g., relaxamento) 4.Emoo (e.g., ouvir disco favorito) Comum no tratamento de perturbaes de personalidade
Adelaide Claudino05/06

Pensamentos e crenas No vou escrever um bom ensaio porque sou uma pessoa estpida e sem valor.
Modelo das dificuldades do cliente de Persons Person (1989): (1989): Nvel 1 - dificuldades overt(abertas), em que interagem de modo recproco, as cognies, emoes e comportamentos. Nvel 2 - dificuldades covert (cobertas). a este nvel que as crenas centrais, nucleares operam (e.g., sou estpido). O que so as crenas centrais?
 crenas tcitas que as pessoas tm acerca delas e da sua relao com o mundo.  raramente so verbalizadas e operam geralmente margem do Adelaide Claudino05/06 conhecimento pessoal.

So crenas inferidas a partir das respostas das pessoas a uma variedade de situaes.

Reciprocidade das interaces entre o nvel 1 e o nvel 2.  A crena sou estpido aumenta a probabilidade do pensamento automtico vou confundir tudo quando vou me confrontar com a tarefa. Mas, se (if) conseguir mudar os pensamentos (if) automticos, em situaes similares, ento (then) (then) poderei mudar as minhas crenas.  Os pensamentos automticos so as reas prioritrias nas perturbaes da ansiedade e da depresso.  Nas perturbaes de personalidade as crenas so o Adelaide fcu mais directo. Claudino05/06

Crenas e diferenas individuais

As pessoas diferem nas crenas centrais, nucleares e a omnipresena das crenas individuais que torna o comportamento pessoal:  relativamente previsvel  e confere a certa pessoa uma personalidade particular. Beck et al., (1983) - personalidade  autnoma - baseia o sentido de auto-identidade nas autosuas realizaes e ter uma crena central do tipo Se no estiver no topo ento sou um falhado  sociotrpica - crena que necessita da aprovao dos Adelaide outros Claudino05/06 No sou ningum se no receber aprovao dos outros

No paradigma comportamental-cognitivo a comportamentalmotivao das pessoas produto de dois conjuntos de crenas (Bandura, 1982)
1.auto1.auto-eficcia - crena da pessoa na capacidade de realizar uma aco 2.expectativas de resultado - relaciona-se com a crena relacionaque o resultado o esperado. O processo de avaliao: identificar e distinguir diferentes perturbaes (diagnstico diferencial) Na abordagem cog.-comp.: cog. entrevista clnica  medidas de auto-relato/self-report (e.g., HADS; auto-relato/selfdepresso (perda); ansiedade (ameaa)
Adelaide Claudino05/06

Que tratamento funciona melhor para cada cliente?(Paul, cliente?(Paul, 1967)


No paradigma cogn.-comportamental sugerido que cogn.cada perturbao emocional tem um contedo especfico, especfico, que pode ser avaliado atravs de medidas de auto-relato. autoExemplo de avaliao de contedo: a minha felicidade contedo: a depende mais das outras pessoas do que de mim (Escala de Atitudes Disfuncionais, Weissman, 1979). Avaliao dos processos tpicos de distoro cognitiva
Adelaide Claudino05/06

Processos de pensamentos distorcidos (Burns, 1980) ou erros sistemticos no pensamento (e.g., pessoa deprimida, Beck, 1967).
1. Pensamento tudo ou nada -ver tudo como branco ou preto (e.g., se no tiver todo o controlo, perco o controlo de tudo 2. Hipergeneralizao - o que concludo a partir de um acontecimento negativo, e se aplica a outros acontecimentos relacionados ou no (regra). 3. Abstraco selectiva - focalizar um detalhe retirado do contexto, ignorando outros aspectos mais salientes da situao, apoiando a totalidade da experincia com base nesse fragmento a cidade estava cheia, foi horrvel,..ah sim encontrei alguns amigos...mas foi to mau na cidade Adelaide
Claudino05/06

4. Descontagem automtica -tendncia para absorver informao negativa e descontar a informao positiva, e.g., Sim cumprimentoucumprimentoume mas ele simptico para todas as pessoas.
5. Maximizao e minimizao - exagerar as imperfeies e minimizar os atributos positivos. 6. Personalizao - interpretao egocntrica de acontecimentos interpessoais relacionados com o self e.g., duas pessoas riem e sussurram na rua, enquanto ando, devem estar a dizer que estou mal vestida. 7. Afirmaes Should - imperativos morais (devo fazer, tenho que me comportar.) 8. Rotulagem - as reaces emocionais so em larga medida produto do rtulo que a pessoa adiciona a um fenmeno
Adelaide Claudino05/06

O que significa a mudana teraputica, no paradigma comp.-cog., e como se efectua? comp.Mudana = reduo de sintomas e mudana no comportamento Exemplo: (o sucesso com um cliente ansioso atingido atravs da Exemplo: reduo do n e intensidade de sintomas na HADS). Questo: Questo: operacionalizao da mudana clnica significativa? (ps(pstestes grupos normativos, disfuncionais). Caractersticas comuns s terapias cognitivo-comportamentais: cognitivo1. Racional planeado - a interpretao de um acontecimento (B) que mais influencia a resposta emocional (C) e no o evento/estmulo(A) per se (e.g., mente v.s. mquina fotogrfica)

Adelaide Claudino05/06

2. A terapia promove formao em competncias - que o cliente utiliza para aumentar a eficcia em lidar com as situaes do dia a dia (e.g., registo de experincias entre as sesses) 3. nfase no uso independente das competncias C.C. fora do contexto teraputico 4. Encorajar os atributos do cliente na melhoria do seu estado, em detrimento do terapeuta. Categorizao das terapias comportamentalcomportamentalcognitivas
 Competncias para lidar com (Coping skills) : a) auto-verbalizao ou instruo autob) comportamento resultante
(e.g.,depresso, assero, crena nunca vou expressar as minhas Adelaide necessidades) Claudino05/06

Resoluo de Problemas (problem solving) - o solving) cliente tem dificuldades na resoluo de problemas que levam manuteno e desenvolvimento da perturbao.

 Reestruturao cognitiva ( Cognitive restructuring) restructuring) a) terapia cognitiva (cognitive therapy /CT; Beck et al., 1979). So as interpretaes no adaptativas das situaes que levam ao distress emocional mais do que as crenas irracionais (e.g., crianas abusadas v.s. timidez). Recolha de dados sobre as interpretaes desajustadas das situaes
Adelaide Claudino05/06

b) terapia comportamental racional emotiva (rational emotive behavior therapy /REBT, Ellis, 1962; Dryden, 1990).

A irracionalidade o maior determinante da perturbao emocional . Pensamento dominado por imperativos morais  Terapia estrutural cognitiva (Structural cognitive therapy; Liotti, 1986) Preocupao com as estruturas profundas. Nveis de organizao cognitiva 1. Nvel central- crenas (esquemas) que as centralpessoas formaram, geralmente na infncia, e que so aspectos inquestionveis em reas do self e da realidade.
Adelaide Claudino05/06

2. Nvel intermdio - verbalizaes , descries explcitas do self, outras pessoas e do mundo. self,

3. Nvel perifrico -os planos de aco e estratgias de resoluo de problemas que cada pessoa desenvolve no dia a dia em confronto com o meio. A preocupao desta terapia explicitar o nvel nuclear. ExploraExplora-se as origens desenvolvimentais da perturbao.

Adelaide Claudino05/06

Definio de Terapia cognitivaA terapia cognitiva


uma abordagem activa, directiva e estruturada, de prazo limitado usada no tratamento de uma variedade de perturbaes psiquitricas (e.g., depresso, ansiedade, fobias queixas ligadas a dores).

 Base terica subjacente, segundo a qual o afecto e o comportamento de uma pessoa so muito determinados pelo modo como estrutura o mundo  As cognies ( eventos verbais ou imagens no sistema consciente ) baseiam-se em atitudes ou baseiamsuposies (esquemas) desenvolvidas a partir de experincias prvias (Beck,1979, p.17).  Sintomas-alvo especficos (e.g., impulsos suicidas). SintomasIdentificar cognies que sustentam os sintomas (e.g., A minha vida no tem valor nenhum e no posso mudar isso). Investigao lgica e emprica.
Adelaide Claudino05/06

Вам также может понравиться