Вы находитесь на странице: 1из 16

A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristteles

A Tripartio da Alma
Aristteles, filsofo grego, diz que os seres animados se diferenciam dos seres inanimados porque possuem um princpio que lhes d a vida. E esse princpio a alma.

Mas o que a alma?


Os corpos tm vida, mas no so vida. A alma (psyche) aquilo que d vida ao corpo, aquilo que anima, dar nimo a um corpo. Exemplo: uma pedra um corpo que no possui alma, j uma rvore um corpo que possui alma.

As trs partes da alma


Aristteles afirma a existncia de trs almas, so elas: a) Alma vegetativa b) Alma sensitiva c) Alma racional

Alma vegetativa
A alma vegetativa o princpio mais elementar da vida, ou seja, o princpio que governa e regula as atividades biolgicas. a alma bsica, primria, todos os seres vivos (animados) a possuem. a responsvel pela nutrio, crescimento, reproduo da espcie e desenvolvimento do corpo. Exemplo: uma rvore a possui, os vegetais, os animais (incluindo o homem).

Alma sensitiva
Alm das funes da alma vegetativa, os animais possuem tambm sensaes, apetites e movimento. Assim, a alma sensitiva o princpio que governa essas funes. Exemplo: A alma sensitiva prpria dos seres mais complexos biologicamente, exemplo disso so os animais.

Alma racional / intelectiva


a alma responsvel pela cognio, pela deliberao e pelo conhecimento. Segundo Aristteles, os animais irracionais no a possuem, apenas o homem. ela que torna o homem um ser especial, porque capaz de fazer com que o homem se torne melhor.

Concluso
O homem possui as trs almas (vegetativa, sensitiva e racional); Os animais possuem apenas as almas vegetativa e sensitiva; Os vegetais e os demais seres animados possuem a alma mais bsica que a alma vegetativa.

O fim supremo do homem, ou seja, a Felicidade


Segundo Aristteles todas as aes humanas tm como fim ltimo a Felicidade (eudaimonia em grego) De acordo Aristteles, na sua famosa obra tica a Nicmaco, a escolha est ligada virtude. Assim, podemos escolher o que iremos nos tornar. E para que nos tornemos bons devemos, desde o incio, praticar o bem. Agir com virtude (ao equilibrada)

Uma vida Feliz uma vida virtuosa e uma vida infeliz uma vida gasta para os vcios (aes desequilibradas, tanto por excesso ou por falta). Ora, quem procura a Felicidade no prazer e o gozo, na honra e a fama e no acmulo de riquezas, pode passar por alegrias diversas, mas estas, por si mesmas, no trazem a verdadeira Felicidade.

A felicidade consiste em aperfeioar-se enquanto homem, ou seja, os animais no precisam agir com virtude, porque eles no tm conscincia de suas aes, agem por puro instinto.

S conseguimos agir com virtude, porque temos uma alma racional, porque ela a responsvel por dominar nossas aes, ela que nos d o autocontrole, autodomnio de nossas vontades e desejos. Os animais no podem ter virtude e nem vcio, somente o homem.

A teoria da Justa-Medida
() os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos."
ARISTTELES. tica a Nicmaco. II, 1 - 1103 b. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da verso inglesa de W. D. Ros. Coleo Os pensadores. So Paulo: Editora Abril Cultural, 1973.)

Em sua obra tica a Nicmaco, Aristteles sintetiza as virtudes que constituam a excelncia moral grega. Exemplos de virtudes: Temperana, Coragem, Respeito, Gentileza, Modstia, Amizade etc.

Justa-medida

(falta) Covardia - Coragem Bravura (excesso) Equilbrio

Concluso
A ao virtuosa uma ao equilibrada, so aes excelentes, que nos levam Felicidade. A ao viciosa uma ao desequilibrada, ou por excesso ou por falta.

Вам также может понравиться