Вы находитесь на странице: 1из 13

Hlice / Propeller

Curso de MMA Starflight Academia de Aviao

O que vamos estudar?


Hlice 1 - Origem;  2 - Constituio;  3 - Materiais;


4 - Tipos de Hlices: Passo Fixo Passo Ajustvel Passo Varivel Manual Automtico Aeromtica Hidromtica Eltrica

Hlice


EstimaEstima-se que a origem da hlice remonte aos tempos do Antigo Egito mas sabe-se que sabena Antiga China as hlices j eram usadas para propulsionar embarcaes. No sculo III a.C. o filsofo grego Arquimedes desenvolveu o Parafuso de Arquimedes com o objetivo de transportar gua at superfcie e por volta de 1090 Cruzados Europeus encontraram moinhos de vento no mdio oriente. Leonardo da Vinci desenhou planos para um helicptero primitivo que fazia uso de uma hlice slida, sem ps.

Teoria do Parafuso de Arquimedes

Parafuso de Arquimedes PRTICA

A hlice um termo andrgino que designa um conjunto de ps com um mesmo centro, que ao ser girado em seu eixo, causa propulso. Cada p descreve no espao uma trajetria que , de fato, uma hlice geomtrica. geomtrica.

Este instrumento de propulso ou trao est geralmente acoplado a algum tipo de motor que empurra o que est ao seu redor (geralmente ar ou a gua) convertendo energia rotacional em translacional. Como o objeto de nosso estudo so as aeronaves, converte-se energia convertecalrica em energia mecnica (motores trmicos).

Quanto aos tipos de deslocamento, a hlice pode deslocar objetos presos a avies, helicpteros, ela, como avies, helicpteros, barcos, ou pode deslocar fluido sua volta no caso de ventiladores. As ps de hlice agem como asas de um avio e produzem fora obedecendo ao princpio de Bernoulli e 3 lei de Newton, criando uma Newton, diferena de presses entre as superfcies das ps.

A primeira hlice montada num motor, foi instalada pelo engenheiro escocs James Watt em Birmingham na Inglaterra, que a usou no seu motor a vapor. A primeira hlice movida por um motor de combusto interna, foi instalada num interna, pequeno barco (hoje conhecido como lancha) por Frederick William Lanchester tambm em Birmingham e foi testada em Oxford. Oxford. No entanto a hlice s se tornou popular quando Isambard Kingdom Brunel decidiu aplica-la em vez de uma roda de aplicagua (paddle wheel em ingls) para mover o navio SS Great Britain.

A forma de aeroflio torcido nas hlices dos avies modernos foi introduzida pelos irmos Wright quando descobriram que o conhecimento que havia de hlices (sobretudo naval) era obtido por tentativa e erro e que ningum sabia ao certo como elas funcionavam. Eles descobriram que uma hlice funciona como uma asa e usaram dados por eles conseguidos nas suas experincias com asas no tnel de vento. vento. Tambm descobriram que o ngulo de ataque em relao ao movimento variava de ponto para ponto nas ps e, portanto seria necessrio introduzir nas ps da hlice uma curvatura, ou toro, ao longo da envergadura de cada p.

As ps de hlice originais dos irmos Wright so apenas 5% menos eficientes que as suas equivalentes atuais, cerca de um sculo depois. Alberto Santos Dumont foi outro pioneiro, tendo projetado hlices antes dos irmos Wright apesar de no serem to eficientes. Ele aplicou o conhecimento adquirido de experincias com aeronaves para fazer uma hlice com veio de ao e ps de alumnio no seu bi-planador 14 bis. bi-

Alguns dos seus projetos usam uma folha de alumnio dobrado como ps, criando um aeroflio. Estas tinham pouca curvatura e no tinham qualquer toro ao longo da envergadura, o que fez com que fossem menos eficientes que as dos irmos Wright. Esta foi a primeira vez que o alumnio foi usado na construo de hlices.

Вам также может понравиться