Вы находитесь на странице: 1из 31

BACTERIOSES

Biologia, Mdulo 5 Apostila 2

Gonorreia
Doena Sexualmente Transmissvel

Blenorragia (Gonorria)
*DST? X Sim _ No Bactria: Neisseria gonorrheae Transmisso: Contato entre mucosas sexuais. Aps um curto perodo de incubao, os sintomas podem se manifestar. Sintomas: Sensao de ardncia na regio da uretra, inchao dos gnglios vaginais e corrimento amarelado e espesso. Em alguns casos, nas mulheres principalmente, pode ser assintomtica. Tratamento: Antibiticos. O tratamento tambm realizado no parceiro sexual, para ter garantida sua eficcia, mesmo que esse seja assintomtico. A mulher deve submeter-se a exames ginecolgicos peridicos preventivos, pois essa doena, se no tratada, pode causar esterilidade. Os gonococos atacam as tubas uterinas, causando inflamao, fibrose e obstruo. A contaminao vertical, pode ocorrer apenas em partos normais, durante a passagem do recm-nascido pelo canal vaginal. Os gonococos causam infeco nos olhos do beb, que pode evoluir para um quadro de cegueira. A fim de evitar essa situao, recomenda-se como profilaxia, a instilao de nitrato de prata a 1% na conjuntiva do recm-nascido.

Bactria da Gonorreia
Neisseria gonorrhoeae

Sintomas
Dor para urinar

Botulismo
*DST? _ Sim X No
 

Bactria: Clostridium botulinum (Bacilo Anaerbio!) Produz CH4 Transmisso: Fecal-oral. Ingesto de certos tipos, geralmente enlatados e em conservas, que estejam contaminados com a toxina botulnica, substncia altamente txica, produzida pelo bacilo do botulismo. O revestimento das latas destinadas a produtos alimentcios no Brasil feito com uma fina camada de verniz sobre o estanho da embalagem. Entre essa camada e o metal, praticamente no existe O2, o que permite a sobrevivncia do bacilo. Porm, se ocorrer a queda da lata ou o amassamento dessa, a camada de verniz rompe-se e os bacilos passam a habitar o interior onde est contido o alimento em questo. Ocorrer, portanto, a atividade anaerbica dos bacilos, que, na ausncia do gs oxignio, produz gs metano, que provoca o evidente estufamento do recipiente, na maioria das vezes.

Botulismo
O que realmente ameaador para o organismo humano no o bacilo Clostridium botulismium em si, mas a toxina produzida por ele que provoca a paralisia muscular, uma vez que seu mecanismo de ao consiste em bloquear a liberao da acetilcolina nas sinapses neuromusculares. O Botox , usado para fins estticos, diminui as rugas de espresso temporariamente, pois inibe as contraes musculares, causando um relaxamento excessivo que d a impresso de esticamento da pele. Tambm usado no tratamento de patologias: -Paralisias: Aliviar dores (Lado paraltico X msculo antagnico -> que causa dores.) -Hiperhidrose ou Estrabismo (sudorese): Insuficincia renal. -Enxaqueca

Toxina Botulnica no tratamento de Hiperhidrose


A toxina botulnica inibe a acetilcolina, responsvel pela transmisso dos impulsos nervosos, nesse caso, de estmulo sudorese, s glndulas sudorparas. Carter temporrio do tratamento um inconveniente, pela necessidade de constante reaplicao.

Clostridium botulismium
Bacilo do Botulismo

Coqueluche (Tosse Comprida)


*DST? _ Sim X No Bactria: Bordetella pertussis uma doena tipicamente infantil, que acomete as vias respiratrias. Tem incio com certa coriza, pode ser confundida com um simples resfriado, mas, alguns dias depois surgem acessos de tosse seca, que costumam deixar a criana sem flego. Transmisso: Inalao de ar contaminado com a bactria. Profilaxia: Vacina Trplice Bacteriana (Ttano, Coqueluche e Difteria) Observao: O quadro de tosse contnua e permanente estimula o diafragma, que, por sua vez, estimula o estmago, provocando vmitos freqentes e involuntrios. O ato de vomitar, por expulsar todo o contedo intestinal do estmago, expele, tambm, o cido clordrico produzido na regio. Assim, desencadeiam o efeito de alcalose no organismo do doente.

Tosse Comprida

Vacina: Trplice Bacteriana


Tambm conhecida como Z Gotinha (Difteria, Coqueluche, Ttano)

Clera
Bactria: Vibrio cholerae Transmisso: Fecal-oral. gua contaminada com o vibrio, ou fezes e vmitos dos doentes e portadores. Alm de alimentos lavados com gua contaminada ou por mos sujas de doentes portadores. Moscas e outros insetos tambm podem ser vetores mecnicos dos vibries, com cuidado especial com formigas, que podem chegar a deslocar-se 15 Km por dia, veiculando doenas de hospitais at domiclios familiares. Sintomas: A clera uma infeco intestinal aguda, cujo principal sintoma a diarria intensa (Tentativa homeostsica de espelir o contedo intestinal causador da infeco). A diarria da Clera conhecida como gua de arroz(fezes riziformes), sem muco e apresenta pus, de tom esbranquiado, e extremamente lquida, devido ao quadro de grave desidratao, com odor peculiar de peixe. A febre, quando existe, geralmente baixa. Junto com a diarria, podem aparecer clicas abdominais e vmitos, fazem com que perca-se grande parte dos lquidos de seu organismo, desidratando-se rapidamente, que pode levar a morte rapidamente.

Clera
Tratamento: Controle de qualidade de gua, destino adequado das fezes e vigilncia em relao aos passageiros e meios de transporte provenientes das reas onde existem doentes de clera. As deficientes condies de saneamento, especialmente a falta de rede de esgotos, a falta de estaes de tratamento de esgotos e a falta de gua potvel para atender s populaes constituem fatores essenciais para a disseminao da doena. A clera est no grupo das chamadas doenas ressurgentes, que retornaram de forma intensa aps muito tempo de controle. Em 1991, a doena voltou Amrica do Sul.

Doena ressurgente
Em 1991, a doena reapareceu na frica e tornou-se mais violenta na sia, depois de passar dcadas controlada.

Vibrio
Agente causador da Clera

Distribuio da doena no mundo

Difteria
Bactria: Corynebacterium diphtheriae (Bacilo) Transmisso: Contato com secrees do nariz e de garganta (como gotculas de saliva) da pessoa infectada. Sintomas: dor de garganta, febre, perda de apetite e uma membrana brancoamarelada, consituda por clulas mortas, pus e bactrias na garganta do doente. Tratamento: Soro antidiftrico e antibiticos. A complicao mais grave a obstruo da laringe, impedindo a respirao, causando a morte por asfixia. Profilaxia: Trplice Bacteriana (Z Gotinha).

Disenterias Bacterianas
Transmisso: gua e alimentos contaminados. Shigella sp (bacilar) Enterite (inflamao dos intestinos), diarreia, dores abdominais, e febre. Salmonella sp responsvel por intoxicaes alimentars que apresentam um quadro semelhante ao da disenteria bacilar, porm atingem partes mais altas do aparelho digestrio (estmago e intestino delgado.) Cuidados: pronto atendimento e tratamento imediato da desidratao. Profilaxia: Saneamento bsico, pasteurizao e fiscalizao do leite e a fiscalizao de supermercado, aougues, matadouros e etc. Tambm so importantes as campanhas educativas de educao higinica pessoal.

Febre Maculosa
Bactria: Rickettsia rickettsii (picada de carrapatos.) Tipicamente silvestre ou rural que se manifesta com febre alta, dor de cabea, e erupes cutneas. Profilaxia: controle de carrapatos.

Febre Tifide
Bactria: Salmonella typhi Transmisso: gua e alimentos contaminados, especialmente aqueles crus (leite, ostras, verduras, frutas e outros) Penetra via digestiva e ataca a mucosa intestinal, invade a corrente sangunea e propagase por outros rgos (fgado, bao, medula ssea) Sintomas: Febre alta, falta de apetite, dores musculares, diarreia, vmitos e manchas vermelhas ao longo da pele. Algumas pessoas podem se tornar reservatrios assintomticos das doenas, liberando-os no suor, urina e fezes. Essas so ditas portadoras. Existem tambm portadores crnicos que aps o desaparecimento dos sintomas, continuam portando e transmitindo os bacilos por meio de suas fezes. Chuvas torrenciais (enchentes) podem desencadear epidemias dessa febre, nas localidades onde so precrias as condies de saneamento bsico, pois aumenta a possibilidade da contaminao de gua potvel pelas fezes de portadores. Essas epidemias podem ser facilmente evitadas por medidas de canalizao da gua e dos esgotos, bem como a clorao da gua de abastecimento. A imunizao preventiva das pessoas feita mediante a injeo subcutnea de 2 doses de vacina antitfica, com intervalos de 2 a 4 semanas.

Febre Tifide

Meningite
Bactria: Neisseria meningitidis Transmisso: Inalao de ar contaminado pelos meningococos. As pessoas infectadas liberam por meio da tosse, espirro e fala. Ateno para o transmissor assintomtico. uma inflamao das meninges (membranas que envolvem os rgos do sistema nervoso central) e pode ser causada por vrus, bactria ou fungo. Invadem a garganta e, por meio da corrente sangunea, podem chegar s meninges. Sintomas: Febre alta, nusea, vmitos, forte dor de cabea, sonolncia e um sintoma caracterstico: a rigidez dos msculos da nuca, impedindo o doente de encostar o queixo no peito. Profilaxia: Evitar ambientes fechados, aglomeraes de pessoas, especialmente em pocas de surto. Preferir o uso de utenslios descartveis em locais pblicos (copos, talheres). Isolar o doente em hospitais especializados. As vacinas no so totalmente eficazes, sendo usada apenas em perodos epidmicos por indivduos que tiveram algum contato com doentes.

Meningite

PUNO LOMBAR: Principal meio de diagnstico.

Teste de Meningite: Se a criana estiver doente, no conseguir tocar o peito com o queixo devido dor aguda causada pela rigidez dos msculos da nuca.

Leptospirose
Bactria: Leptospira icterohaemorrhagiae (Espiroqueta) Transmisso: gua e outros materiais contaminados com fezes e urina de animais hospedeiros, ratos e camundongos + Penetrao ativa atravs de ferimentos ou rachaduras existente na pele e mucosas. Esses animais continuam eliminando as leptospiras no s durante a doena, mas tambm durante a condio de portador assintomtico. Elas podem permanecer viveis na gua estagnada por vrias semanas. Aps a incubao de 1 a 2 semanas, comea o perodo febril, durante o qual os espiroquetas esto na corrente sangunea. Posteriormente, as bactrias atacam diferentes rgos (principalmente fgado e rins), produzindo HEMORRAGIAS e NECROSE nos tecidos, o que resulta em alteraes nas funes desses rgos. O comprometimento renal, muitas vezes, crnico, determinado pela grande eliminao de leptospiras na urina. Profilaxia: Eliminao da fonte de infeco e proteo de ps e pernas por meio de vestimentas e calados fechados, que evitam a penetrao ativa. (Locais mais provveis de contaminao: Arrozais, canaviais, esgotos.)

Leptospirose

Ttano
Bactria: Clostridium tetani, ou bacilo de Nicolaer Transmisso: penetrao do ESPORO atravs de um ferimento na pele provocado por algum acidente, por queimaduras expostas ou infeces dentrias. O carter anaerbio do bacilo faz com que os ferimentos mais profundos tornem-se meios mais provveis para a proliferao da bactria que no sobrevive em presena de O2. Sintomas: Contraes e espasmos ( contraes involuntrias e sbitas) (Do rosto, nuca, parede do abdome e dos membros) A toxina produzida pelo bacilo atua sobre o sistema nervoso, provocando contraes musculares involuntrias. As convulses provocam asfixia temporria que pode evoluir para parada respiratria e ser fatal. No recm-nascido, pode ocorrer a penetrao do bacilo pelo cordo umbilical atravs de instrumentos no esterilizados ou quando se coloca estrume de vaca, fumo ou outras substncias contaminadas no umbigo da criana, a ttulo de curativo, hbito que, infelizmente, ainda praticado em certas regies, especialmente na zona rural.

Ttano ou Mal do Stimo Dia


Ferimentos profundos ou provocados por objetos perfurantes devem ser submetidos a observao mdica. A vacina anterior ao ferimento, que tenha sido aplicada h mais de um ano, requer, aps o ferimento, apenas um reforo. So necessrios tambm cuidados no tratamento da ferida: limpeza com gua e sabo, retirada de corpos estranhos e uso de anticpticos. Em caso de um indivduo nunca antes vacinado, o tratamento feito com soro antitetnico (anticorpos j prontos, produzidos, geralmente, em porcos e cavalos) e antibiticos, sob orientao mdica. Posteriormente, deve ser aplicada a vacina.

Espasmos e contraes caractersticas do quadro tetnico.

Peste Bubnica

Pneumonia

Вам также может понравиться