Вы находитесь на странице: 1из 28

Sal ou NaCl

Acadmica: Cristiane Rosa da Silva

O cloreto de sdio ao longo da histria!!!!!

Histria:
O sal at o final do sculo XX era apenas um bom conservante alimentar. Mas a sua importncia foi crescendo ao ponto dele ser usado como moeda. Com tudo isso seu valor comercial somente aumentou, criando revolues onde foi destinadas vilas para proteger as salinas das exploraes. Durante muito tempo, o sal ficou conhecido como ouro branco, por ser muito precioso.

Os Gregos e Romanos, utilizavam o sal como moeda para suas compras e vendas e com este condimento os romanos eram pagos, por isso surgiu a palavra salrio que deriva de sal. Foi tambm considerado um artigo de luxo e s os mais ricos tinham acesso. Sua principal utilidade era de conservante alimentar, pois os alimentos se mantiam consumveis por mais tempo quando estavam cobertos por sal.

Existem enormes quantidades de cloreto de sdio em antigos mares ou lagos salgados que sofreram evaporao. Um exemplo disso o Salar de Uyuni, na Bolvia, uma imensa plancie branca devido ao sal cristalizado, e que foi um dia o fundo de um mar que secou.

Historicamente a explorao de sal se realizava em salinas das zonas costeiras e dos mananciais de gua salgada (que atravessam depsitos de sal no subsolo).

O que o NaCl, o sal e o Cloreto de Sdio?

O Cloreto de Sdio popularmente conhecido como sal de cozinha,tem sua frmula qumica representada por NaCl, portanto todas estas so denominaes para SAL . O sdio um metal alcalino e est presente em abundncia nos tecidos e na alimentao humana. O Sal de cozinha, de mesa ou refinado: o mais comum e tambm mais usado para preparar os alimentos; neste sal pelas leis brasileiras deve-se ser adicionado iodo para se evitar o bcio. O sal produzido em diversas formas, so elas:

Sal Iodado Sal grosso

Sal(NaCl): slido cristalino e branco nas condies normais.

Sal no refinado , tambm conhecido como:

Sal marinho

Flor de sal

Sal refinado, tambm conhecido como:

Sal de cozinha

O cloreto de Sdio tambm conhecido como sal de cozinha, classificado como um composto inico e cristalino. Ele obtido do cristal de halita ou sal de rocha( sal grosso), j o sal que usamos na cozinha refinado.
Cristal de Halita

Para um melhor estudo da estrutura cristalina formada por molculas de NaCl, atente-se para a imagem:

Sais em geral so substncias que em soluo aquosa sofrem dissociao e apresentam ponto de fuso (P.F) e ponto de ebulio (P.E) elevados. A estrutura cristalina explica tudo: as molculas esto to fortemente ligadas que preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retculo cristalino, portanto, o ponto de ebulio se eleva.

Repare que os nions Cl- se ligam aos ctions Na+ para formar o arranjo cristalino de Cloreto de Sdio.

O sal e a sade!!!!

O sal est envolvido na regulao da quantidade de gua do organismo. O corpo humano precisa de muito pouco sal, entre 2,5 e 5,0 gramas por dia (menos do que uma colher de caf cheia de sal diariamente), quantidade que geralmente existe nos prprios alimentos. Mas o sal em quantidades inapropriadas pode estar relacionado a graves problemas de sade, seja por excesso ou at mesmo falta deste mineral.

Funes bsicas do sal no organismo: Ritmo cardaco Regulao osmtica do sangue

Impulsos nervosos

Equilbrio de gua no corpo

Contrao muscular

Equilbrio cidobase

A deficincia de sdio no organismo traz conseqncias como: Letargia, fraqueza, convulses. Por outro lado, o excesso de sdio causa: Cefalia, distrbios fisiolgicos, delrio, parada respiratria, hipertenso, eritema da pele.

Por outro lado, o excesso de sdio causa: Cefalia, distrbios fisiolgicos, delrio, parada respiratria, hipertenso, eritema da pele e reteno de lquido. Sendo assim, preciso elaborar uma dieta equilibrada deste mineral para a nossa alimentao.

Muitos dos alimentos industrializados, mesmo que de forma camuflada, contm sdio, inclusive os doces. Por essa razo, importante verificar nas embalagens dos produtos sua composio.

Por que precisamos ingerir sal?

Nossas clulas necessitam de sal tempo todo, uma vez que o sdio um importante controlador. No transporte ativo acontece a passagem de substncias atravs das membranas celulares.

Este transporte se d por um mecanismo denominado bomba de sdio, o qual ocorre quando ons como o sdio (Na+) e o potssio (K+) tm que atravessar a membrana contra um gradiente de concentrao.

Bomba de sdio

Uma importante ao desempenhada pelo cloro a sua participao na formao do cido clordrico do estmago, o qual tem como funo a digesto dos alimentos.

Sem o on cloreto, o corpo humano no poderia administrar as transmisses nervosas, o movimento de msculos ou manter os rins em funcionamento.

Obteno do Sal

Atualmente a gua do mar, lagos, rios e rochas podem conter sal. Seu processo de fabricao fsico e no qumico, dando-se por dissoluo de sal gema com gua quente injetada nas jazidas para a produo de salmoura. Aps, procede-se a concentrao, etapa que tambm realizada com a gua do mar e de lagos salgados, a cristalizao do cloreto de sdio e a colheita e sua lavagem, e se adequado, refino e adio de compostos contendo iodo para o consumo humano.

Cloreto de sdio para uso industrial, obtido seguindo as seguintes etapas:


Evaporao e concentrao da salmoura Por evaporao da salmoura de NaCl em instalaes de duplo e simples efeito. E incluem a produo conjunta de carbonato de sdio a fonte do vapor necessrio. Decantao e centrifugao dos cristais . obtidos de cloreto de sdio, quando a suspenso de cristais obtida decantada e separa-se a fase lquida ("guas mes"). A fase mais densa centrifugada, sendo separadas as restantes guas mes e obterem o cloreto de sdio mido, com teor de gua de 2 a 3%. Secagem e peneirao do sal. Quando a secagem em leito fluidizado e a obteno de granulao adequada por peneirao A peneirao ajuda o processo de embalagem e o carregamento a granel do produto acabado.

Fontes:
www.ciadaescola.com.br/zoom/materia.asp?materia=277& pagina=3 educacao.uol.com.br/.../bomba-de-sodio-potassio.jhtm www.diariodasaude.com.br/news.php?article=brasileirosconsomem-sal-cozinha-alem-limite&id=4517 www.viaki.com/home/saude/sal.php www.brasilescola.com/quimica/cloreto-sodio.htm pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_sdio pt.wikipedia.org/wiki/Sal_de_cozinha www.lafepe.pe.gov.br/medicamento_detalhes.php? www.mundoeducacao.com.br/.../cloreto-sodio.htm

Вам также может понравиться