Вы находитесь на странице: 1из 12

ISO 14000

Requisitos legais item 4.3.2

O Direito Ambiental encontra seu contedo normativo destacado no Captulo VI, da Constituio Federal de 1988, em seu nico artigo art. 225 com seus Pargrafos e incisos.


Art. 225: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend lo e preserv lo para as presentes e futuras geraes .

Legislao Processo Legislativo


Emendas Constituio Leis Complementares

Emendas Constitucionais: So modificaes ou alteraes introduzidas no corpo da Constituio, propostas ao Congresso Nacional que, no exerccio do seu poder constituinte poder aprovar ou no seguindo um procedimento especial diferente ao processo legislativo comum. A emenda aprovada promulgada pelo prprio Congresso Nacional, independentemente da sano do Presidente da Repblica. Leis Complementares: So as que se destinam a desenvolver os princpios constitucionais que no sejam auto-aplicveis, dependendo de regulamentao. autoLeis Ordinrias: So as que versam matria de natureza no constitucional. O seu processo de elaborao clssico, compreendendo a apresentao de um Projeto, passando pela discusso na Assemblia Legislativa, indo sano do Presidente da Repblica, e, finalmente sendo publicada. Lei Delegada: aquela que, no sendo competncia privada de qualquer das casas do Congresso, pode ter a sua elaborao delegada do Presidente da Repblica, a pedido deste. Medidas Provisrias: So atos legislativos com fora de lei, de vigncia temporria de 30 dias, postas excepcionalmente na esfera de competncia privativa do Presidente da Repblica, para enfrentar situao caracterizadamente de grande relevncia social urgente.

Decretos Legislativos: So as normas internas que administram o Poder Legislativo. A diferena entre o decreto legislativo e resoluo, tratada a seguir, est na sua tramitao, o primeiro obedece a todos os termos do processo legislativo ordinrio, ao passo que o ltimo segue um rito mais abreviado. Resolues: Como os decretos legislativos, so atos de autoridade do Poder Legislativo no sujeitos nem subordinados aprovao ou referendo do poder Executivo. Qualquer das duas casas do Legislativo Federal, assim como o Congresso Nacional, pode aprovar resolues prprias de sua competncia exclusiva.

Competncias


Municipal: Estadual: Federal:

matrias de interesse local, isto , que no extrapolem os limites fsicos do Municpio, devem ser administradas pelo executivo Municipal. quando a matria extrapola os limites fsicos do Municpio, ou seja, os seus efeitos no ficam confinados na rea fsica do Municpio ou envolvam mais de um Municpio, desloca se a competncia do executivo Municipal para o executivo Estadual nas hipteses em que as matrias envolvam problemas internacionais de poluio trans fronteiria ou duas ou mais unidades federadas brasileiras, a competncia ser do Executivo Federal.

O art. 6, da Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente PNMA determina quais os rgos e entidades que constituiro o Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA, seno vejamos:


Art. 6 - Ao rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, bem como as fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, constituiro o Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA, assim estruturado: I - rgo Superior: - O Conselho de Governo, tem por finalidade assessorar o Presidente da Repblica na formulao da poltica nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais; II rgo Consultivo e Deliberativo O Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, tem por finalidade assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no mbito de sua competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida. presidido pelo Ministro responsvel pela pasta e integrado por Conselheiros Titulares e Suplentes designados na forma da Lei.

III - rgo Central: Ministrio do Meio Ambiente, tem por finalidade planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como rgo federal, a Poltica Nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente IV - rgo Executor: O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA, tem por finalidade executar e fazer executar, como rgo federal, a poltica e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente. uma entidade autrquica, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, criada pela Lei Federal n 7.735/89. O IBAMA exerce a Secretaria Executiva do CONAMA, sendo o principal responsvel pelo cumprimento de suas deliberaes. V - rgos Seccionais: so os rgos ou entidades estaduais, constitudos na forma da Lei, responsveis pela execuo de programas, projetos e pelo controle e fiscalizao de atividades capazes de provocar a degradao ambiental; VI - rgos locais: os rgos ou entidades municipais, incumbidos legalmente pelo controle e fiscalizao dessas atividades, nas respectivas jurisdies .

Licenciamento Ambiental


Art. 10 da Lei Federal n 6.938/81 determina que A construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, no Territrio Nacional, dependero de prvio licenciamento de rgo estadual competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, em carter supletivo, sem prejuzo de outras licenas exigveis .

Licenciamento Ambiental


o procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente analisa a localizao, instalao, ampliao e operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

Licena Ambiental


o ato administrativo pelo qual o rgo ambiental competente estabelece as regras, condies, restries e medidas de controle ambiental que devero ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa fsica ou jurdica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental. A licena ambiental uma ferramenta fundamental, pois permite ao empresrio tomar conhecimento das possveis fontes de poluio e de riscos existentes na sua atividade e de que forma estas podem ser controladas. A licena permite o funcionamento da atividade de forma compatvel com os padres de qualidade ambiental, garantindo o desenvolvimento sustentvel.

Вам также может понравиться