Вы находитесь на странице: 1из 45

Para comear...

BEM
Estar 100% presente (corpo e alma) em cada momento Ser um participante envolvido e ativo; Focar a aprendizagem, o progresso do conhecimento e o ajudar e ser ajudado; Superar preconceitos, pr-julgamentos, barreiras mentais; Postura aberta ao novo, ao indito, ao diferente; buscando ampliar horizontes; Ir fundo nas coisas; Praticar efetivamente os valores bsicos: honestidade, transparncia e respeito.

Tipos de Conhecimentos

Conhecer incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenmeno qualquer. O conhecimento no nasce do vazio e sim das experincias que acumulamos em nossa vida cotidiana, atravs de experincias, dos relacionamentos inter-pessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

Entre todos os animais, ns, os seres humanos, somos os nicos capazes de criar e transformar o conhecimento; Somos os nicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situao de mudana do conhecimento;

Somos os nicos capazes de criar um sistema de smbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas prprias experincias e passar para outros seres humanos. Essa caracterstica o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos ces, dos macacos e dos lees.

Ao criarmos este sistema de smbolos, atravs da evoluo da espcie humana, permitimo-nos tambm ao pensar e, por conseqncia, a ordenao e a previso dos fenmenos que nos cerca.

Existem diferentes tipos de conhecimentos:

Conhecimento Cientfico: Atravs da classificao, da comparao, da aplicao dos mtodos, da anlise e sntese, o pesquisador extrai do contexto social, ou do universo, princpios e leis que estruturam um conhecimento rigorosamente vlido e universal. O conhecimento cientfico procura alcanar a verdade dos fatos (objetos) e depende da escala de valores e das crenas dos cientistas; ele resulta de pesquisas metdicas e sistemticas da realidade.

Conhecimento Cientfico
o conhecimento racional, sistemtico, aproximadamente exato e verificvel da realidade. Sua origem est nos procedimentos de verificao baseados na metodologia cientfica. Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doena; descobrir como se d a respirao dos batrquios.

Podemos ento dizer que o Conhecimento Cientfico: - racional e objetivo. - Atm-se aos fatos. - Transcende aos fatos. - analtico. - Requer exatido e clareza. - comunicvel. - verificvel. - Depende de investigao metdica. - Busca e aplica leis. - explicativo. - Pode fazer predies. - aberto. - til (GALLIANO, 1979, p. 24-30).

Conhecimento popular: conseguido na vida quotidiana e, muitas vezes, ao acaso; fundamenta-se apenas em experincias vivenciadas ou transmitidas de pessoas para pessoas; faz parte das antigas tradies.  Este conhecimento tambm pode derivar de experincias casuais, atravs de erros e acertos, sem a fundamentao dos postulados metodolgicos.  Subjetivo, valorativo, assistemtico, falvel, verificvel, inexato.


Conhecimento Emprico (ou conhecimento vulgar, ou sensocomum)

o conhecimento obtido ao acaso, aps inmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido atravs de aes no planejadas.
A chave est emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. Exemplo:

Conhecimento Teolgico: Este conhecimento est intimamente relacionado f e crena divina, ou ainda a um Deus (...). De modo geral apresenta respostas para questes que o ser humano no pode responder com os demais conhecimentos (filosfico, popular ou cientfico), pois envolve aceitao, ou no.  Valorativo, inspiracional, no verificvel, infalvel, exato.


Conhecimento Teolgico
Conhecimento revelado pela f divina ou crena religiosa. No pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formao moral e das crenas de cada indivduo.
Exemplo:

Acreditar que algum foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnao; acreditar em esprito etc..

Conhecimento Filosfico: a busca do SABER. O conhecimento filosfico conduz a uma reflexo crtica sobre os fenmenos e possibilita informaes coerentes. Valorativo, racional, sistemtico, no verificvel, infalvel, exato.

Conhecimento Filosfico
fruto do raciocnio e da reflexo humana. o conhecimento especulativo sobre fenmenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenmenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da cincia.
Exemplo: "O homem a ponte entre o animal e o alm-homem" (Friedrich Nietzsche)

Conhecimento Artstico
BaseiaBaseia-se emoes BaseiaBaseia-se no sentir e no no pensar

Exemplo: A pintura de Monalizza

Conhecimento Tcnico
BaseiaBaseia-se na profissionalizao Segue um modelo

Exemplo: receita de bolo

O QUE PESQUISAR?

Pesquisa:
Pesquisa o mesmo que busca ou procura. Pesquisar, portanto, buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Cincia a pesquisa a busca de soluo a um problema que o algum queira saber a resposta. Pesquisa portanto o caminho para se chegar cincia, ao conhecimento. O importante que o pesquisador saiba usar os instrumentos adequados para encontrar respostas ao problema que ele tenha levantado.

O objetivo da Cincia resolver problemas atravs da pesquisa!


Qual o problema que voc est resolvendo?  Comece de um desafio prtico  Extraia da um problema terico  Certifique-se que o problema Certifique

 relevante  no-resolvido no resolvvel

Objetivos de Pesquisa
 Fazer

uma contribuio inovadora para a Cincia responder a uma pergunta


de interesse para a comunidade cientfica ainda no respondida anteriormente de relevncia para o interesse social (caso de tecnologia)

 Deve

A

parte mais difcil :


achar a pergunta certa !

Pesquisa
 Uma

atividade organizada e cooperativa

voc deve conhecer o campo de pesquisa em que ir contribuir


 Tem

suas prprias regras

Uso de citaes, plgio, e produo cooperativa


 Produto

da pesquisa

teses, livros, artigos produo na literatura aberta

Atividade de Pesquisa
 Deve

produzir uma contribuio indita em sua rea do conhecimento  Contribuio


pode ser puramente terica baseada em teoria com base em experimentao Pode ser uma melhoria de tcnicas existentes deve ter resultados que possam ser generalizados

Tipos de Pesquisa
na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal dever ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais. Num exemplo grosseiro eu no poderia procurar um tesouro numa praia cavando um buraco com uma picareta; eu precisaria de uma p. Da mesma forma eu no poderia fazer um buraco no cimento com uma p; eu precisaria de uma picareta. Por isso a importncia de se definir o tipo de pesquisa e da escolha do instrumental ideal a ser utilizado.

OS TIPOS DE PESQUISAS

Pesquisa Experimental: toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento. Exemplo: Pinga-se uma gota de cido numa placa de metal para observar o resultado. Pesquisa Exploratria: toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenmeno. Exemplo: Saber como os peixes respiram.


Pesquisa Social: toda pesquisa que busca respostas de um grupo social. Exemplo: Saber quais os hbitos alimentares de uma comunidade especfica. Pesquisa Histrica: toda pesquisa que estuda o passado. Exemplo: Saber de que forma se deu a Proclamao da Repblica brasileira. Pesquisa Terica: toda pesquisa que analisa uma determinada teoria. Exemplo: Saber o que a Neutralidade Cientfica.

METODOLOGICAMENTE O QUE ESPERO QUE VOCS APRENDAM:


 Como

organizar seus pensamentos;  Como colocar suas idias no papel;  Como comunicar-se de comunicarmaneira adequada no meio cientfico.

Metodologia: Os tipos de mtodos Mtodo DEDUTIVO: capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocnio dedutivo tem o objetivo de explicar o contedo das premissas que, quando verdadeiras, levaro inevitavelmente a concluses verdadeiras, visto que, por intermdio de uma cadeia de raciocnio em ordem descendente, de anlise do geral para o particular, chega-se a uma concluso. Ou seja, a resposta j estava dentro da pergunta.

Essa forma de raciocnio chamada silogismo, construo lgica que a partir de duas premissas, retira uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de concluso (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). Veja um clssico exemplo de raciocnio dedutivo: Todo homem mortal (premissa maior) Pedro homem (premissa menor) Logo, Pedro mortal. (concluso)

Podem-se definir duas caractersticas bsicas do mtodo dedutivo, segundo Salmon (1978): Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso verdadeira. Toda a informao ou contedo da concluso j estava implicitamente nas premissas.

Mtodo indutivo

A induo j existia desde Scrates, entretanto seus expoentes modernos so os empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume. Considera que o conhecimento fundamentado na experincia, no se levando em conta princpios preestabelecidos. Assim como no mtodo dedutivo, na induo o raciocnio fundamentado em premissas, contudo, diferentemente do anterior, premissas verdadeiras levam a concluses provavelmente verdadeiras. No raciocnio indutivo, a generalizao deriva de observaes de casos da realidade concreta. Pode-se, segundo Lakatos e Marconi (2000), determinar trs etapas fundamentais para toda a induo:

a) Observao dos fenmenos; b) Descoberta da relao entre eles e; c) Generalizao da relao.

Abaixo um clssico exemplo de raciocnio indutivo: a) Antnio mortal. a) Joo mortal. a) Paulo mortal. ... a) Carlos mortal. b) Ora, Antnio, Joo, Paulo... e Carlos so homens. c) Logo, (todos) os homens so mortais.

Define-se assim, duas caractersticas bsicas do mtodo indutivo segundo Salmon (1978):

Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso provavelmente verdadeira. A concluso encerra informaes que no estavam nas premissas.

O mtodo Hipottico-Dedutivo Este mtodo confronta as duas escolas anteriores, ou seja, racionalismo versus empirismo no que diz respeito maneira de se obter conhecimento. Ambos buscam o mesmo objetivo, mas enquanto os racionalistas apiam-se na razo e intuio concebida aos homens, os empiristas partem da experincia dos sentidos, a verdade da natureza. So inmeras as crticas aos dois mtodos, partindo inclusive de seus prprios defensores, contudo, foi a partir de Sir Karl Raymund Popper que foram lanadas as bases do mtodo hipotticodedutivo.

Segundo Popper (1975) o mtodo hipotticodedutivo o nico realmente cientfico, por no se basear em especulaes, mas sim na tentativa de eliminao de erros. Luciano (2001, p. 18) afirma que:
[...] quando os conhecimentos disponveis sobre determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenmeno, surge o problema. Para tentar explicar as dificuldades expressas no problema, so formuladas conjecturas ou hipteses. Das hipteses formuladas, deduzem- se conseqncias que devero ser testadas ou falseadas. Falsear significa tornar falsas as conseqncias deduzidas das hipteses.

Consiste na adoo da seguinte linha de raciocnio: [...] em 1937, [...] sugeri que toda discusso cientfica partisse de um problema (P1), ao qual se oferece uma espcie de soluo provisria, uma teoria-tentativa (TT), passando-se depois a criticar a soluo, com vista eliminao do erro (EE) [...] (POPPER, 1975, p. 140, grifo nosso). P1 - - - - - - - - TT - - - - - - - - EE - - - - - - - P2

Lakatos e Marconi (2000, p. 74) expem o esquema apresentado por Popper da seguinte forma:

Conhecimento Prvio
Problema
CONJECTURAS

Falseamento

O Mtodo dialtico
Desde a Grcia antiga, o conceito de Dialtica sofreu muitas alteraes, absorvendo as concepes de vrios pensadores daquela poca. Tem-se o conceito de eterna mudana , institudo por Herclito (540-480 a.C.) e, paralelamente, a essncia imutvel do ser institudo por Parmnides que valoriza a Metafsica em detrimento da Dialtica. Posteriormente, Aristteles re-introduz princpios dialticos nas explicaes dominadas pela Metafsica, porm esta permanece norteando as discusses sobre o conhecimento at o Renascimento.

No Renascimento, o pensamento dialtico entra em evidncia, atingindo seu apogeu com Hegel, que atravs dos progressos cientficos e sociais impulsionados pela Revoluo Francesa, compreende que no universo nada est isolado, tudo movimento e mudana e tudo depende de tudo, retornando assim, s idias de Herclito. Hegel, por ser um idealista, prope uma viso particular de movimento e mudana, considerando que as mudanas do esprito que provocam as da matria. Segundo Lakatos e Marconi (2000, p. 82), existe primeiramente o esprito que descobre o universo, pois este a idia materializada .

A atual fase da dialtica est apoiada nos Ensinamentos de Marx e Engels, denominada dialtica materialista que, assim como na fase anterior, considera que o universo e o pensamento esto em eterna mudana, mas a matria que modifica as idias e no o contrrio. Assim se pode afirmar que a Dialtica um mtodo de interpretao dinmica e totalizante da realidade da qual se pode extrair quatro regras principais:

Para terminar...BEM

OBRIGADO!

Вам также может понравиться