Вы находитесь на странице: 1из 88

Piaget e o desenvolvimento

Jean Piaget revolucionou a teoria do desenvolvimento intelectual. ConsideravaConsiderava-se a si prprio epistemlogo. De facto, interessava-se interessavaessencialmente pela epistemologia gentica que pretende estudar como se estrutura o conhecimento, isto , a sua natureza e evoluo.

O desenvolvimento intelectual est relacionado com a gnese do conhecimento; da a designao psicologia gentica.

O organismo tem, ao nascer, um patrimnio gentico que permite interagir com as experincias que vo acontecendo. uma teoria psicobiolgica por se basear no conceito de adaptao, que o processo interactivo da relao organismo-meio. organismo-

Piaget um construtivista e interaccionista na medida em que defende uma posio que no nem inatista (o patrimnio gentico determinante), nem empirista (tudo advm do meio), dando ao sujeito um papel activo na construo do conhecimento e do desenvolvimento.

A sua formao de bilogo influencia a maneira como perspectiva o processo adaptativo atravs da assimilao e da acomodao, numa dinmica interactiva indivduoindivduo-meio.

O desenvolvimento cognitivo faz-se por fazmudanas de estruturas atravs de invariantes funcionais, isto , de mecanismos de adaptao, que so a assimilao e a acomodao.

Assimilao um processo mental pelo qual se incorporam os dados das experincias aos esquemas de aco e aos esquemas operatrios* operatrios* existentes. um movimento de integrao no meio do organismo.

Organismo (sujeito)

meio

* Esquema de aco: so estruturas perceptivoperceptivo-motoras que se podem reproduzir e generalizar. Esquemas operatrios: so estruturas conceptuais marcadas pela reversibilidade mental

Acomodao o processo mental pelo qual os esquemas existentes vo modificar-se em funo das experincias modificardo meio. um moviemnto do organismo no sentido de se submeter s exigncias exteriores, adequando-se ao adequandomeio.

Organismo (sujeito)

meio

A adaptao o equilbrio entre a assimilao adaptao e a acomodao.

Organismo (sujeito)

meio

Estes movimento so interactivos, pois o facto de o sujeito integrar os dados do meio e estes serem assimilados permite que os esquemas evoluam e que, portanto, sejam mais capazes de responder aos problemas.

Estas actividades mentais em que h um predomnio da assimilao (jogo simblico) e outras em que h um predomnio da acomodao (imitao).

A inteligncia perspectivada como uma adaptao do indivduo e das suas estruturas cognitivas ao meio. Esta adaptao orientada pela equilibrao entre as aces do organismo sobre o meio e as do meio sobre o organismo.

Isto , h um processo interno que regula o equilbrio entre a assimilao e a acomodao.

O desenvolvimento cognitivo fruto de factores biolgicos de maturao, experincias do mundo fsico, interinterrelao e transmisso social (Piaget referiu tambm as experincias lgicolgicomatemticas, ao nvel operatrio), e ainda, de um mecanismo auto-regulador autoque a equilibrao. equilibrao.

pela equilibrao que o sujeito melhor se adapta ao meio, isto , que a sua inteligncia progride no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.

Quatro factores que explicam o desenvolvimento

Estdios de Desenvolvimento

A evoluo faz-se por estdios. Os fazquatro estdios de desenvolvimento so estruturas de conjunto que tm a sua unidade funcional, o que vai permitir caracterizcaracteriz-los.

Cada estdio diferente do outro, do ponto de vista qualitativo, tem as suas formas prprias de adaptao ao meio. O desenvolvimento vai no sentido de uma melhor adaptao do sujeito ao meio.

Os estdios caracterizamcaracterizamse por:


- Uma estrutura com caractersticas prprias; - Uma ordem de sucesso constante (embora possam existir diferenas cronolgicas);

- Uma evoluo integrativa, isto , as estruturas adquiridas so integradas no estdio seguinte. As novas estruturas so assim hierarquicamente superiores.

Investigaes recentes indicam que os estdios no so estanques como se pensava e que poderemos encontrar algumas caractersticas de um estdio no anterior e no seguinte. Assim, as idades mdias de incio e de fim de cada estdio so meras referncias tericas.

Os quatro estdios de desenvolvimento de Piaget

- Estdio sensrio-motor (dos 0 aos 18/24 sensriomeses); - Estdio pr-operatrio (dos 2 aos 7 pranos);

- Estdio das operaes concretas (dos 7 aos 11/12 anos); - Estdio das operaes formais (dos 11/12 aos 15/16 anos);

Estdio sensrio-motor (dos 0 aos 18/24 meses) sensrio-

um estdio de desenvolvimento que se caracteriza por uma inteligncia prtica que se aplica resoluo de problemas (procurar um guizo escondido, alcanar a bola, entre outros), e que pe em jogo as percepes e o movimento da a designao de sensrio-motor (foi sensriodividido por Piaget em 6 sub-estdios). sub-

uma inteligncia baseada na aco, anterior linguagem. E ao pensamento. A criana nasce com reflexos e actividades espontneas, e vai evoluindo devido ao confronto com as experincias com o mundo envolvente ela tem um papel activo no seu desenvolvimento.

Os primeiros esquemas de aco so os esquemas reflexos inatos, como suco e a preenso, e as capacidades sensoriais, como a audio, a viso, o olfacto e o tacto, ainda no coordenadas entre si.

Desde que nasce, o beb exercita os seus reflexos inatos. Por exemplo, alguns dias aps o nascimento, mama melhor. Ele vai assimilando e acomodando a partir dos reflexos.

O mundo percepcionado como catico, pois no estruturado em funo de um tempo e espao. Um pouco como se a realidade fosse constituda por diapositivos separados o espap o percepcionado, e o tempo a durao da aco. Para o beb, no existe diferenciao entre ele e o meio envolvente.

Ao longo do primeiro ano, os esquemas de aco vo-se coordenando entre si: vopor exemplo, o esquema de aco de agarrar e o de puxar permitem ao beb fazer funcionar o guizo suspenso por cima do bero. Por meios de tentativas e erros, so seleccionados os comportamentos que do os resultados desejados.

Cerca dos seis meses, o beb j identifica objectos e percebe a constncia de vrias formas, por isso, distingue as pessoas estranhas das que lhe so familiares.

Depois dos 10 meses, a realidade passa progressivamente a ser mais estvel com a aquisio da permanncia do objecto. Isto , o beb passa a compreender que as coisas existem mesmo que no olhe para elas, e o mundo deixa de ser catico.

A construo do objecto permanente, permanente, que se inicia cerca dos 9 meses, um marco importante no desenvolvimento da inteligncia. Para sabermos se um beb j adquiriu esta noo, podemos fazer uma experincia:

frente dele tapa o boneco, com que est a brincar, com uma fralda. Se ele sabe que o boneco est apenas escondido, levanta a fralda e recupera-o. recuperaAntes da construo do objecto permanente, desatar a chorar, pois, ao deixar de o ver, como se ele deixasse de existir.

Tambm aos 12 meses ele vai ter actos intencionais com coordenao de meios e de fins para obter o que deseja. Pode pois, puxar o cobertor para apanhar o brinquedo.

Quem no assistiu a cenas em que o beb, para atingir um objecto que deseja e que est no centro de uma mesa, puxa a toalha para o conseguir. Com bvias consequncias!

O interesse pelo mundo que o rodeia aumenta significativamente depois do ano de idade. O beb faz tentativas na descoberta de novos meios, experimentando.

A partir dos 18 meses, a criana, de uma forma interiorizada, consegue uma inveno rpida de novos meios para resolver problemas: no por taceamento, como anteriormente, mas por combinao mental.

esta interiorizao que vai permitir uma sbita compreenso dos problemas. Comea a entender que h um espao geral, onde ele e vrios objectos se incluem.

Neste perodo comea a haver mudanas qualitativas na inteligncia da criana. Entre os 18 meses e os 2 anos, fazfaz-se a transio de uma inteligncia sensriosensrio-motora para uma inteligncia representativa, simblica.

Assim, a criana capaz de imitar, sem a presena do objecto. Acontecimentos que presenciou podem ser imitados posteriormente imitao diferida e diz palavras referentes a coisas ou pessoas ausentes. Se ouve falar a av, pijama, casa, co j tem as representaes mentais correspondentes.

A criana comea, pois, a ter imagens das coisas ou pessoas, o que lhe vai permitir passar para um novo estdio do desenvolvimento, onde existe uma funo simblica. Ela faz a passagem de uma inteligncia de aco prtica para um nvel de representao.

O desenvolvimento deste estdio mostra bem como o pensamento nasce da aco.

Estdio pr-operatrio (dos 2 aos 7 anos) pr-

A existncia de representaes simblicas vai permitir criana poder usar uma inteligncia diferente. Para Piaget, h inteligncia antes da linguagem, mas no h pensamento.

O pensamento corresponde a uma aco interiorizada, assente na capacidade de simbolizao, e no na aco imediata e directa como no perodo sensrio-motor. sensrioA criana passa a poder representar objectos ou aces por smbolos. Ao falar, ao brincar ao faz de conta, ao desenhar, exerce uma funo simblica,

Pois vai representar uma coisa por outra. Ao falar, as palavras so smbolos, ao desenhar uma roda, dir que um carro; no jogo simblico, um pau um cavalo ou um avio a jacto, conforme lhe apetece; ralha boneca, que se portou muito mal, improvisa uma floresta, com animais e rvores, no prprio quarto.

Sub estdios entre os 2 e os 7 anos


- O pr-conceptual ou o exerccio da prfuno simblica (cerca dos 2 aos 4 anos) - O do Pensamento intuitivo (cerca dos 4 aos 7 anos)

A principal caracterstica deste estdio, ao nvel do pensamento, o egocentrismo. O egocentrismo intelectual define-se pelo defineentendimento pessoal que o mundo foi criado para si e pela incapacidade de compreender as relaes entre as coisas.

A criana no compreende o ponto de vista do outro porque se centra no seu ponto de vista. A criana est autocentrada. Este egocentrismo, que muito marcado no comeo deste estdio, vai sofrendo uma parcial descentrao medida que nos aproximamos do estdio seguinte.

O egocentrismo est presente em frases como: H vento porque estou com muito calor; A noite vem quando para ir para a cama; A lua segue-me. segue-

Imaginemos, numa sala de jardim de Infncia, uma situao com crianas volta de uma mesa onde foi construda, com figuras, uma representao de paisagem rural.

Se pedirmos s crianas para descreverem, uma a uma, as imagens que v o seu colega que est do outro lado da mesa, frente a ela, a criana descreve o que ela prpria v como sendo o que a outra est a ver: os bois da frente, a bicicleta a ir embora, a entrada da casa, a janela com a cortina ao vento.

O seu pensamento no se descentra, a realidade percepcionada e imaginada a partir do seu ponto de vista. Existe pensamento mgico, onde os mgico, desejos se tornam realidade, sem preocupaes lgicas, uma imaginao prodigiosa que permite tudo explicar.

Outras caractersticas mentais:


Animismo Atribuio a objectos inanimados de emoes e pensamentos. Assim, a criana bate mesa onde se magoou, diz boneca que tem que comer a sopa toda ou afirma que o Sol lhe sorriu. Desenha a Lua e o Sol com uma cara.

O animismo tambm vai decrescendo: as crianas mais velhas podem atribuir vida j no a todos os objectos mas, por exemplo, quilo que mexe, como o vento e a chuva.

Realismo Sem preocupaes de objectividade, a realidade constituda pela criana. Se no animismo ela d vida s coisas, no realismo d corpo, isto , materializa as suas fantasias. Se sonhou que o lobo est no corredor, pode ter medo de sair do quarto.

Finalismo As aces interessam pelos resultados prticos. As crianas esto sempre a questionar os adultos; no entanto, embora se diga que esto na idade dos porqus, nesta idade procuraprocura-se. Sobretudo, saber para qu.

No nos podemos esquecer que as coisas tm como finalidade, a prpria criana, dado o seu egocentrismo. Assim, o monte em declive para ela poder correr.

O pensamento infantil neste estdio sincrtico, isto , de uma forma global e confusa, no diferencia o essencial do superficial, a parte do todo, o particular do geral.

Os raciocnios so associaes na base da fantasia onde se passa de uma situao particular para outra: - A me no est no quarto, logo, est na sala de jantar. - O Pedro faltou, est doente

Tem dificuldade em apreender conceitos gerais, como os de espao, tempo e velocidade.

O pensamento intuitivo, a partir dos 4 anos, j com uma certa descentrao cognitiva, vai permitir solucionar alguns problemas e possibilitar muitas aprendizagens.

No entanto, este pensamento irreversvel, isto , a criana est sujeita s configuraes perceptivas sem compreender a diferena entre as transformaes reais e aparentes.

A criana vai poder classificar e seriar objectos por aproximaes sucessivas, embora sem uma lgica de conjunto.

ApresentamApresentam-se duas rguas iguais criana (ela deve estar de acordo de que tm o mesmo comprimento), colocadas paralelamente. Na sua presena, desloca-se uma delas, deslocaperguntando criana se considera que as rguas tm o mesmo comprimento ou se uma maior que a outra.

Ela responder que uma maior que a outra. Sendo mais frequente a criana considerar como maior a que foi deslocada. A mudana da configurao perceptiva f-la considerar que o comprimento das frguas tinha mudado.

Estdio das operaes concretas (dos 7 aos 11/12 anos)

No estdio das operaes concretas, a criana tem um pensamento lgico com a capacidade de fazer operaes mentais. Isto , a criana organiza o pensamento em estruturas de conjunto e os seus raciocnios lgicos so tambm reversveis.

pela reversibilidade que a criana pode entender que, se 2+2 so 4, tambm 4-2 so 2. Ela compreende que, 4se se poide somar, tambm se pode subtrair, e que as duas operaes esto relacionadas. A no reversibilidade do estdio pr-operatrio era impeditiva prdesta compreenso.

As experincias de conservao da matria slida e lquida so muito exemplificativas dos tipos de raciocnios inerentes.

Assim, do-se criana 2 bolas de doplasticina, perguntando-lhe se so iguais perguntando(fazendo as respectivas mudanas at ela considerar que so). Na sua presena, faz-se um rolo com fazuma das bolas, mantendo-se a outra mantendoigual.

PerguntaPergunta-se criana se acha que existe a mesma quantidade de plasticina ou se considera que h mais quantidade na bola ou no rolo.

O tipo de resposta dada leva-nos a levacompreender se a criana adquiriu ou no a conservao desta invarincia (substncia). Se ela responder que tem a mesma quantidade, porque foi capaz de ter reversibilidade e ter compreendido logicamente, no ficando presa mudana na configurao perceptiva.

Podemos fazer uma experincia idntica com 2 copos com lquido que a criana considera com igual quantidade. Mudamos, na sua presena, o lquido de um dos copos para um outro copo de forma diferente e perguntamos-lhe se os perguntamoscopos tm a mesma quantidade de lquido.

Se ela disser que no, perguntamos qual que tem mais lquido. Esta experincia pode ainda ser feita mudando os lquidos dos 2 copos primeiros copos para 2 copos de formas diferentes.

O que se pode concluir que, quando a criana tem noo de conservao da matria slida, normalmente adquirida mais cedo (cerca dos 7 anos), ou de matria lquida (cerca dos 8 anos), ela capaz de ter um raciocnio lgico, reversvel, e de ter invariantes de pensamento.

A conservao a possibilidade de entender a permanncia e a constncia, apesar das transformaes da forma. Existem outras conservaes que advm posteriormente, como a do peso (cerca dos 9 anos) e, mais tarde ainda, a do volume (cerca do 11 anos).

Graas aos esquemas mentais operatrios, a criana consegue agora compreender a relao parte-todo, a parte-todo, noo do tempo e de espao globais, de velocidade, fazer operaes de velocidade, classificao e de seriao, obter a conservao do nmero. nmero.

O pensamento descentrado vai agora permitir que ela entenda que, quando um marroquino vem a Portugal, estrangeiro, e que, quando um portugus vai a Marrocos, tambm o . Assim, como vai permitir perceber que o seu pai tambm filho, ou ainda explorar um mapa.

A criana pode compreender e explicar as situaes problemticas graas reversibilidade e s suas preocupaes lgicas de reflexo sobre o real.

Estdio das operaes formais (dos 11/12 aos 15/16 anos)

O estdio formal caracteriza-se por um caracterizapensamento abstracto e pelo exerccio de raciocnios hipottico-dedutivos. hipottico-

Assim, o adolescente desprende-se do desprendereal, sem precisar de se apoiar em factos, pode pensar abstractamente e deduzir mentalmente sobre vrias hipteses que se colocam: capaz de resolver problemas atravs de enunciados verbais.

O adolescente exercita ideias no campo do possvel e pensa sobre o pensamento. So estas capacidades que vo permitir definir conceitos e valores, assim como estudar determinados contedos escolares, como a geometria descritiva, a filosofia ..

Aps esta definio, fcil entender por que que a adolescncia se caracteriza por aspectos de egocentrismo cognitivo.

Este estdio foi reavaliado por psiclogos, com estudos interculturais que introduziram alguns problemas universalidade e modalidade do pensamento formal.

O prprio Piaget veio introduzir algumas precaues sobre a generalizao das caractersticas deste estdio, dizendo que os seus estudos foram limitados a uma populao de estudantes suios. Ele chamou a ateno para os contextos educativos no desenvolvimento deste estdio.

Вам также может понравиться