Вы находитесь на странице: 1из 22

Efeitos da corrente eltrica Ao percorrer um condutor, a corrente eltrica pode produzir os seguintes efeitos:

Efeito trmico ou efeito Joule


Os constantes choques que os eltrons livres sofrem durante o seu movimento no interior do condutor fazem com que a maior parte de energia cintica desses tomos se transforme em calor, provocando um aumento na temperatura do condutor. O fenmeno do aquecimento de um condutor, devido passagem da corrente eltrica, chamado de efeito trmico ou efeito Joule. Esse efeito a base Du funcionamento de vrios aparelhos chuveiro eltrico, secador de cabelos, aquecedor de ambiente, ferro eltrico etc.

Efeito luminoso
Em determinadas condies, a passagem da corrente eltrica atravs de um gs rarefeito com que ele emita luz. As lmpadas fluorescentes e os anncios so aplicaes desse efeito. Neles h a transformao direta de energia eltrica em energia luminosa.

Efeito magntico
Um condutor percorrido por uma corrente eltrica cria um campo magntico na regio prxima a ele. Esse um dos efeitos mais importantes, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformadores, rels etc.

Efeito qumico
Uma soluo eletroltica sofre decomposio quando atravessada por uma corrente eltrica. a eletrlise. Esse efeito utilizado, por exemplo, no revestimento de metais: cromagem, niquelao etc.

Efeito Fisiolgico
Ao percorrer o corpo de um animal, a corrente eltrica provoca a contrao dos msculos, causando a sensao de formigamento e dor, proporcional a intensidade da corrente, podendo chegar a provocar queimaduras, perda de conscincia e parada cardaca. Esse efeito conhecido como choque eltrico

Elementos de um circuito eltrico


De uma maneira geral, denomina-se circuito eltrico ao conjunto de caminhos que permitem a passagem da corrente eltrica, no qual aparecem outros dispositivos eltricos ligados a um gerador

Quando o caminho a seguir pela corrente nico, ele chamado circuito simples.

Gerador eltrico
um dispositivo capaz de transformar em energia eltrica outra modalidade de energia. O gerador no gera ou cria cargas eltricas. Sua funo fornecer energia as cargas eltricas que o atravessam. Industrialmente, os geradores mais comuns so os qumicos e os mecnicos.

Os geradores qumicos transformam energia qumica em energia eltrica. Exemplos: pilha e bateria.

Os geradores mecnicos transformam energia mecnica em eltrica. Exemplo: dnamo e alternador de automvel. A representao desses geradores no circuito :

A pilha eltrica tem dois plos: o anodo o plo negativo e o catodo o plo positivo. Cada plo tem um potencial diferente do outro. Uma srie das reaes qumicas no interior da pilha mantm essa diferena de potencial entre os dois plos. Quando unimos ambos os plos com um condutor, os eltrons, por tem carga negativa, tendem a se mover para as zonas em que o potencial eltrico maior. Assim, unindo os plos com um condutor, os eltrons passam atravs deste, do anodo ao catodo, estabelecendo-se uma corrente eltrica.

Embora os eltrons circulem desde o anodo at o catodo, historicamente se estabeleceu que a corrente eltrica circula do plo positivo ao negativo. Isso ocorreu devido ao desconhecimento que se tinha sobre a natureza da corrente. Apesar de incorreto, esse critrio mantido ainda hoje.

Receptor eltrico
um dispositivo que transforma energia eltrica em outra modalidade de energia- no exclusivamente trmica. O principal receptor o motor eltrico, que transforma energia eltrica em mecnica, alm da parcela de energia dissipada sob a forma de calor. Veja a representao no circuito:

Resistor eltrico
um dispositivo que transforma toda a energia eltrica consumida integralmente em calor. Como exemplo, podemos citar os aquecedores, o ferro eltrico, o chuveiro eltrico, as lmpadas comuns e os fios condutores em geral. Representao no circuito:

Dispositivos de manobra
So elementos que servem para acionar ou desligar um circuito eltrico (como as chaves e os interruptores). Representao no circuito:

Dispositivos de segurana
So dispositivos que, ao serem atravessados por uma corrente de intensidade maior que a prevista, interrompem a passagem da corrente eltrica, preservando da destruio os demais elementos do circuito. Os mais comuns so os fusveis e os disjuntores. Representao no circuito: Os disjuntores que substituem os fusveis tem a vantagem de no se queimarem em caso de sobrecarga de energia, ou curto circuito pois desligam o circuito automaticamente.

Dispositivos de controle
So utilizados nos circuitos eltricos para medir a intensidade da corrente eltrica e a ddp existentes entre dois pontos ou, simplesmente para detect-las. Os mais comuns so o ampermetro, o voltmetro e o galvanmetro.

Ampermetro: aparelho que serve para medir a intensidade da corrente eltrica. Representao:

Voltmetro: aparelho utilizado para medir a diferena de potencial entre dois pontos de um circuito eltrico. Representao:

Galvanmetro: aparelho utilizado para indicar a passagem da corrente ou a existncia de uma ddp. Representao:

Exerccios
1. Descreva o efeito Joule. D exemplos de sua aplicao em dispositivos utilizados em uma residncia. 2. Explique a funo e faa a representao esquemtica dos seguintes dispositivos de um circuito eltrico:
Bateria; Motor eltrico; Resistor; Chave; Fusvel; Ampermetro; e Voltmetro.

Вам также может понравиться