Вы находитесь на странице: 1из 20

Universidade Federal do Piau Campus Ministro Reis Veloso Curso: Fisioterapia Disciplina: Anatomia I Professor: Marcelo Filgueiras Grupo:

Carla Malny Jardeliane Amaral Joo Paulo da Rocha Eduardo Prado Ndia Veras Pammela Weryka Pedro Henrique

Punho
Sistema articular

Introduo
Punho: conjunto de ossculos proximais da mo e sua articulao com os ossos do antebrao, rdio e ulna; Se ajusta diversas atividades e formas de preenso; Multiarticular e biaxial (flexo/extenso, aduo/abduo)

Articulaes e ligamentos do punho e mo


Articulao radiocrpica

Sinovial elipside biaxial; Ocorre entre os ossos proximais do carpo e a extremidade distal do rdio; Ligamentos: rdio-crpicos palmares e dorsais e ligamentos colaterais do rdio e da ulna.

Articulao radiocrpica

Ligamento rdio-crpico palmar e ligamento rdio-crpico dorsal. K Ligamento colateral do rdio e ligamento colateral da ulna.

Articulao intercrpica
Articulaes sinoviais do tipo plana; Deslizamento resulta em flexo do punho; Ocorre entre a fileira proximal dos ossos do carpo (pisiforme, piramidal, semilunar e escafide) e a fileira distal dos ossos do carpo (uncinado, capitato, trapezide e trapzio); Ligamentos: intercrpicos palmares e dorsais.

Articulao intercrpica

Ligamento intercrpico palmar Ligamento intercrpico dorsal

Articulao carpometacrpica
Articulao sinovial do tipo selar Ocorre entre o osso do carpo (o trapzio) e a base do primeiro metacarpo (o polegar); Ligamentos: intercrpicos palmares e dorsais.

Articulao carpometacrpica

Ligamento carpometacrpico palmar Ligamento carpometacrpico dorsal

Articulao intermetacrpica
Articulaes sinoviais do tipo plana; Permite apenas o movimento de deslizamento; Ocorre entre os ossos do metacarpo; Ligamentos: metacrpicos palmares e dorsais.

Ligamento metacrpico dorsal

Articulao metacarpofalangianas
Articulaes sinoviais do tipo elipside biaxial; Ocorre entre as cabeas dos ossos do metacarpo e as bases das falanges proximais; So reforadas, a cada lado, por um ligamento colateral, e pelos ligamentos palmares.

Articulao metacarpofalagianas

Ligamentos colaterais

Articulao interfalagiana
Articulao do tipo gnglimo; Ocorre entre a cabea da falange e a base da falange seguinte; Reforadas pelos ligamentos colaterais e palmares.

Articulao interfalangiana

Вам также может понравиться