Вы находитесь на странице: 1из 10

TERAPUTICA MEDICAMENTOSA A prescrio da medicao funo exclusiva do mdico; A administrao da medicao funo da enfermagem; Em alguns hospitais, e a depender da equipe,

e, a adm. de algumas medicaes ficam sob a responsabilidade do mdico. Antes de administrar uma medicao o enfermeiro precisa ter segurana da necessidade e da responsabilidade de sua aplicao; A via de administrao e a dose ideal da medicao, requerem conhecimento e habilidades tcnicas do enfermeiro.

NOES SOBRE FARMACOLOGIA


Droga qualquer substncia capaz de produzir alteraes somticas ou funcionais no organismo vivo. (benfico ou malfico) Dose quantidade de medicamento que deve ser administrado ao paciente a cada vez. Tipos de dose: 1 dose mnima a menor quantidade capaz de produzir efeito teraputico. 2 dose mxima a maior quantidade capaz de produzir efeito teraputico. 3 dose teraputica aquela capaz de produzir o efeito desejado. 4 dose manuteno aquela necessria para manter os nveis desejveis de medicamento na corrente circulatria, nos tecidos, diretamente o tratamento. 5 dose txica a quantidade de uma droga que ultrapasse a dosagem teraputica.

NOES SOBRE FARMACOLOGIA


Toxidade agir como medicamento agir como txico. Margem de segurana limites entre a dose de seguranas e a dose txica. 6 Dose letal a quantidade de uma droga que causa morte de uma pessoa.

CLASSIFICAO poder de ao:


1 ao local prprio local de aplicao 2 Ao sistmica aps a sua administrao absorvido e levado pela corrente circulatria at tecidos e rgos (para fazer efeito);

FORMAS DE APRESENTAO
Semi lquidos pomada, creme, gel. Slidas p, comprimido, cpsula, drgea, supositrios, pastilhas, vulos, plula. Lquidos soluo, xarope, suspenso, tinteiro, emulso, elixir. Gasosos gs, aerossol.

Tipos de medicamentos
Analgsicos Antitrmicos Anti-inflamatrios Antibiticos Psicotrpicos Anti-hipertensivos Anti-helmnticos Anti-glicemiantes Anti-convulsivantes Cardiotnicos Antidepressivos Anestsicos Anti-histamnicos Anticidos Sedativos outros

Vias de administrao e locais de administrao

1) Oral(Sublingual, gstrica e intestinal) 2) Retal 3) Tpica => Cutnea + Ocular Otologica+ Nasal Vaginal 4) Parenteral: => Intradrmica => Subcutnea => Intramuscular => Endovenosa

ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS

Cuidados durante o preparo:


1) lavagem das mos; 2) ambiente limpo e iluminado; 3) concentrao evitar conversas,

distraes (erro); 4) ler e conferir o rotulo antes do preparo; 5) preparar s quando tiver certeza do medicamento; 6) s administrar a medicao se tiver prescrio mdica; 7) identificar o medicamento; 8) conferir a validade; 9) observar aspectos e colorao do medicamento; 10) deixar o local limpo aps preparo; 11) quando preparado para mais de um (1) paciente cuidado na organizao da bandeja.

ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS

Cuidados na administrao: no perder de vista, nem a bandeja, nem o carrinho; conferir o nome do paciente com cuidado; ficar junto ao paciente at que ele tome a medicao; No administrar medicao que no foi voc quem preparou; anotar no pronturio a hora e a medicao administrada.

Clculo de gotejamento
Dosagem de soluo:

Clculo de Medicao

Soluo uma mistura homognea composta de duas partes distintas; Soluto o que ser dissolvido Solvente o lquido no qual o soluto ser dissolvido.
1. O clculo da dosagem: Exige responsabilidade e conhecimento do profissional de enfermagem. a) Importante conhecer: 1ml possui 20 gotas 1 hora possui 60 minutos 1 gota possui 3 micro gotas
a) Gotejamento de Solues

Formula: n de gotas/m=Volume total 3 x tempo onde: Volume (V) = quantidade de soluo prescrita pelo mdico 3 = constante T= tempo em horas que ser administrada a soluo.

Clculo de Medicao
1) Soluo glicofisiolgica Soluo em que tem como soluto a glicose e cloreto de sdio, em propores diferentes. Ex: soluo 1:4 500ml Soma-se os nmeros da soluo prescrita, divide-se o volume prescrito pelo resultado da soma, e o quociente representado ser fisiolgico e o mesmo subtrado do dividendo representa o soro glicosado. Ex: Soluo 1:4 500ml Soma 1 + 4 = 5 Divide 500 : 5 = 100 O quociente 100ml que o SF. O dividendo que 500ml menos o quociente que 100ml = 400ml que o SG, logo: Colocamos 400ml de SG + 100ml SF, e obtivemos a soluo 1:4 - 500ml de soro glicofisiolgica.

Clculo de Medicao
1) Transformao

hipertnicas usadas nas transformaes do SG ou SF, em concentraes maiores que as padronizadas. Ex: SG a 5% - 500ml para transformar em SG a 10% - 500ml. 1 passo: o que tenho? 100ml 5g 500ml X X = 500 x 5 / 100 = 25g 500ml de SG a 5% contm 25g de glicose. 2 passo: o que preciso? 500ml 10g 100ml X X = 500 x 10 / 100 = 50g 500ml de SG a 10% contm 50g de glicose.

de

solues

Clculo de Medicao
3 passo: o que falta? Temos 25g e a prescrio foi 50g; Falta portanto 25g. 4 passo: O que devo repor atravs das ampolas? Ampola glicose de 10ml a 50% 100ml 50g 10ml X X = 10 x 50 / 100 = 5g Se em uma ampola de 10ml a 50% contm 5g, em quanto ml teremos 25g? 10ml 5g X 25g X = 10 x 25 / 5 = 50ml = 5 ampolas OBS: nos clculos devemos sempre atentar para a dose prescrita, em relao a dosagem que temos, da utilizamos uma regra de trs simples (Ex: 1g = 1000mg).

Вам также может понравиться