Вы находитесь на странице: 1из 55

TENDNCIAS

O Barroco Mais que um estilo um gosto.

CARAVAGGIO RUBENS VELZQUEZ REMBRANDT VERMEER

CARAVAGGIO (1571-1610) (1571Caravaggio, alis, Michelangelo Merisi, nasceu em Caravaggio, Itlia, no dia 28 de Setembro de 1573, ficando a dever o nome sua terra natal. o primeiro grande representante do estilo barroco. Iniciou sua carreira como assistente de pintor aos 15 anos. Aps a morte dos pais, vendeu as terras que herdou e, em 1593, transferiu-se para Roma, cidade que prometia trabalho. Era o chamado perodo da contra-reforma e o clero catlico investia na produo artstica , a fim de combater as ideias dos protestantes.
A pintura barroca - tendncias

Caravaggio Desde cedo utilizou os contrastes de luz e sombra. Outra caracterstica residiu no recurso a elementos populares como modelos. Neste quadro a vidente retrata uma cigana que encontrara na rua.

A adivinha, c. 1596, leo sobre tela, 99 x 131 cm, Muse du Louvre, Paris

A pintura barroca - tendncias

Caravaggio O aspecto mais notvel da sua obra o tratamento da luz, que recebe o nome de tenebrismo. Consiste em projectar a luz sobre as formas, por vezes com violncia, e em contraste intenso e brusco com as sombras. As figuras, as cenas sobressaem num fundo sem fundo.
Narciso,1598-99 leo sobre tela, 110 x 92 cm, Galleria Nazionale d'Arte Antica, Roma

A pintura barroca - tendncias

Caravaggio Mas os primeiros trabalhos com a sua marca, usando contrastes de luz e sombras que provocam efeitos dramticos, aparecem na igreja de San Luigi dei Franchesi e na Capela de Contarelli, esta com cenas da vida de So Mateus
A vocao de S. Mateus, 1599-1600, Mateus, leo sobre tela, Contarelli Chapel, San Luigi dei Francesi, Roma

A pintura barroca - tendncias

Caravaggio S.Mateus e o anjo mostra um homem comum, que trabalha no campo, com as unhas dos ps sujas. , sem dvida, um homem que no sabe escrever. No h nada de sagrado na figura. O anjo guia a sua mo pelo livro; a sua funo a de um professor e no de um inspirador
S.Mateuse o anjo, 1602, leo sobre tela, 232 x 183 cm., Formerly Kaiser-Friedrich-Museum, Berlin
A pintura barroca - tendncias

Tit had to be redone. Caravaggio O quadro anterior foi rejeitado. Na segunda verso o anjo surge do cu, com um pormenor muito bonito no desenho das mos. Parece estar apenas a enumerar a S. Mateus aquilo que no deve esquecer.

S. Mateus e o anjo, 1602, leo sobre tela, 292 x 186 cm, Contarelli Chapel, Chapel, San Luigi dei Francesi, Roma Francesi,

A pintura barroca - tendncias

Caravaggio A deposio no Tmulo constituiu a nica obra devota que foi aceite sem hesitao, pelos clientes, mas mesmo assim com modelos de profisses duvidosas.

A deposio do tmulo, 1602-03, leo sobre tela, 300x203 cmm Pinacoteca do Vaticano, Roma
A pintura barroca - tendncias

Caravaggio

A igreja romana de Santa Maria Scala recusou este quadro, por ausncia de decoro. A obra seria comprada por Rubens.

A morte da Virgem, 1606, leo sobre tela, 369 x 245 cm, Muse du Louvre, Paris

A pintura barroca - tendncias

Caravaggio Caravaggio representou uma Maria inchada , num ambiente de pobreza. Ter usado como modelo uma prostituta, que ,grvida, se suicidara, atirando-se s guas do rioTibre.

A morte da Virgem (pormenor), 1606, leo sobre tela, 369 x 245 cm, Muse du Louvre, Paris

A pintura barroca - tendncias

Pieter Pauwel RUBENS, (1577-1640) (1577Petrus Paulus Rubens nasceu em Siegen, na Alemanha, filho de um advogado flamengo. Foi educado em Anturpia, regio de Flandres. Formou-se mestre de pintura em 1598 e viaja para a Itlia em 1600, para exercer como pintor em Veneza. Trabalhou para o duque de Mntua, como pintor da corte e tornou-se seu representante em misses diplomticas.

Rubens Influenciado pelo Renascimento italiano, desenvolveu um estilo prprio, acrescentando maior luminosidade s cores e reduzindo o contraste claro/escuro.

A Virgem adorada pelos anjos, 1608 leo sobre ardsia, 425 x 250 cm, Santa Maria Vallicella, Rome

A pintura barroca - tendncias

Rubens O precoce sucesso da carreira de Rubens foi confirmado por um bom casamento. No quadro celebratrio transparece o orgulho no seu amor

O artista e a sua mulher no caramancho da madressilva, 1609-10 leo sobre tela, 178 x 136,5 cm, Alte Pinakothek, Munique
A pintura barroca - tendncias

Rubens O levantamento da cruz foi o primeiro grande retbulo que pintou depois do regresso a Anturpia. As fuguras muscolosas lembram a Capela Sistina; a luz sugere a de Caravaggio.

A pintura barroca - tendncias

Rubens Apesar de se tratar de um rapto, na verdejante paisagem da cena, no h sangue, nem violncia, antes dinamismo, vitalidade, sensualidade e exuberncia.

t l lt

fil r t l , i t

i i

, c. cm,

A pintura barroca - tendncias

Rubens A Batalha das Amazonas, mostra plenamente a impetuosidade do seu talento.

A batalha das Amazons, 1618 Oil on panel, 121 x 166 cm, Alte Pinakothek, Munique

A pintura barroca - tendncias

Rubens

As trs Graas tema recorrente na histria da arte, com origem na mitologia grega, - de Rubens so mulheres vitais, energicas, de abundantes carnes nacaradas.

s, As trs Gr r madeira, eo del rado,

cm, adrid

A pintura barroca - tendncias

Rubens Por volta de 1630, a turbulncia e dramatismo da pintura de Rubens transformou-se num estilo mais amadurecido. Irromperam o lirismo e a ternura. A tal no ser estranho o seu segundo casamento com uma jovem e a sua retirada para uma casa de campo.
Jardim do amor, c. 1633 leo sobre tela, 198 x 283 cm, Museo del Prado, Madrid

A pintura barroca - tendncias

Rubens Esta mudana para o campo levou-o, na fase final da sua vida, a um renovado interesse pelas paisagens.

Paisagem com arco-irs, c. 1638 leo sobre painel, 136 x 236 cm, Wallace Collection, Londres

A pintura barroca - tendncias

Diego Rodriguez de Silva y


VELZQUEZ (1599-1660) (1599Os pais de Velzquez chegaram a Sevilha no final do sculo XVI. O seu naturalismo barroco permitiu-lhe captar, como ningum, o que via. Atingiu um conjunto de conquistas que no encontraria semelhana at ao sculo XIX. inteligente, conhecedor da histria da arte, retratista da famlia real, alcanou as honras de cavaleiro da Ordem de Santiago por sua fidelidade Coroa.
Altivo,

Velzquez Tambm Velzques pintou, inicialmente, maneira de Caravaggio

Pequeno-almoo. c. 1618 leo sobre tela, 109 x 102 cm, The Hermitage, St. Petersburg

A pintura barroca - tendncias

Velzquez O aguadeiro de Sevilha, pintado aos 20 anos, mostra j o seu gnio e a sua compreenso do caracter e dignidade individuais.

O ir S il , leo sobre tela, , cm, elli ton seum, ondres

A pintura barroca - tendncias

Velzquez Mais tarde Velsquez foi nomeado pintor da Corte espanhola e mudou-se para Madrid.

Filipe IV, 1624-27 leo sobre tela, 210 x 102 cm, Museu do Prado, Madrid
A pintura barroca - tendncias

Velzquez Segundo interpretaes recentes, este quadro contm um subtil conselho a Filipe IV: - tal como Baco alegra os homens com vinho, tambm o rei devia aliviar a dor e o sofrimento dos seus sbditos.

LOS borrachos (O triunfo de Baco),1629, leo sobre tela, 165x227 cm., Museu do Prado, Madrid A pintura barroca - tendncias

A pintura barroca - tendncias

Velzquez A rendio de Breda mostra o momento a entrega das chaves de uma cidade holandesa depois de o exrcito espanhol a ter tomado. Contudo, o que transparece o clima cordial em que se desenrola a cena. As lanas e riste assinalam claramente o exrcito vencedor.
Ar i r (As l il on canvas, useo del rado, s), cm, adrid -

A pintura barroca - tendncias

Velzquez A sua ligao Corte fez com que tivesse produzido vrios retratos da famlia real

A Rainha Isabel de Bourbon, 1634-35 leo sobre tela, 301 x 314 cm., Museu do Prado, Madrid
A pintura barroca - tendncias

Velzquez As meninas o mais famoso quadro de Ve lzquez. J foi descrito como uma "teologia da pintura". A obra prima pela ambiguidade.

As M i s, leo sobre tela, useu do rado,

cm., adrid

A pintura barroca - tendncias

Velzquez Passa-se no estdio do pintor e no centro mostra a herdeira acompanhada pela sua pequena corte.

As Meninas (pormenor), 1656-57 leo sobre tela, 318 x 276 cm., Museu do Prado, Madrid
A pintura barroca - tendncias

Velzquez esquerda possivel observar um pintor, um auto-retrato de Velzques. Este olha para fora do quadro na direco do espectador ou, melhor, para os reis de Espanha, que sero os alvos do seu trabalho ou meros visitantes que aparecem reflectidos no espelho ao fundo.
As Meninas (pormenor), 1656-57 leo sobre tela, 318 x 276 cm, Museu do Prado, Madrid

A pintura barroca - tendncias

REMBRANDT, Van Rijn (1606(16061669)


Rembrandt nasceu na cidade holandesa de Leiden, era filho de um moleiro e da filha de um padeiro. Aos 25 anos mudouse para Amesterdo e estabeleceu-se como retratista, aplicando a formao artstica que havia tido na sua cidade natal. As primeiras obras realizadas abriram-lhe as portas para vastas encomendas, tendo mesmo recebido no seu ateli muitos alunos, que lhe pagavam bem, e pode dizer-se que ganhava bastante dinheiro com os seus trabalhos.

Rembrandt

Neste quadro, Rembrandt tinha j desenvolvido um estilo barroco pleno e amadurecido. Representa uma cena do Antigo Testamento plena de violncia, ao mesmo tempo cruel e sedutora..

A cegueira de Salomo, 1636 leo sobre madeira, 236 x 302 cm., Instituto Staedal, Frankfurt

A pintura barroca - tendncias

Rembrandt As paisagens de Rembrandt no so simples descries topogrficas de colinas, bosques rios ou caminhos, mas antes a metamorfose de espaos operada por luzes fugazes, que traduzem as emoes pessoais.

Paisagem com uma ponte de pedra, c. 1638 leo sobre madeira, 29,5 x 42,5 cm Rijksmuseum, Amsterdo

A pintura barroca - tendncias

Rembrandt Em A descida da cruz de Rembrandt, a luz sobrenatural rompe a escurido e ilumina o grupo central. Cristo no um corpo herico, com belos contornos, mas sim uma massa morta que inspira piedade,
A descida da cruz, c. 1633 leo sobre telaa, 95,7 x 72,2 cm Bayerisch Staatsgemalde-sammlungen, Munique

A pintura barroca - tendncias

Rembrandt poca estavam em voga os retratos de grupos profissionais. Porm, nesta obra, R. ultrapassa os limites do gnero e aproxima-se do quadro histrico. Os membros da guilda dos cirurgies so retratados de forma extremamente precisa, mas fora das convenes vingentes.
A lio de anatomia do Dr. Nicolaes Tup, 1632 leo sobre telaa, 1,7 x 2,17 m Mauritshuis, Haia

A pintura barroca - tendncias

Rembrandt
Este o seu mais famoso retrato-grupo. Trata-se de uma companhia de arcabuzeiros, representada no instante em que a se pe em movimento e as fileiras comeam a formar-se. Mas se cada um se dedica s suas ocupaes do costume tambm parece fazer o que lhe apraz.

A ronda da noite, 1642 leo sobre tela,Rijksmuseum, Amsterdo

A pintura barroca - tendncias

Rembrandt O capito comunica ao tenente a ordem de partida.

A ronda da noite (pormenor), 1642 leo sobre tela, Rijksmuseum, Amsterdo


A pintura barroca - tendncias

Rembrandt

O artista representa as aces mais diversas. Aqui carrega-se a espingarda

A ronda da noite (pormenor), 1642 leo sobre tela, Rijksmuseum, Amsterdo


A pintura barroca - tendncias

Rembrandt acol representa-se a bandeira.

A ronda da noite (pormenor), 1642 leo sobre tela, Rijksmuseum, Amsterdo

A pintura barroca - tendncias

VERMEER, Johannes (1632-1675)


De Vermeer, que nasceu em Delft, Pases Baixos, pouco se sabe. Ter sido discipulo de Karel Fabritius, o melhor . aluno de Rembrandt. Representou, com tranquilidade, um universo burgus, feminino, num perodo de paz e prosperidade. Os seus cenrios so quase e luminosos. Combinou suavidade e preciso, atravs de um claro rigor entre os cambiantes de sombra e luz. Em quase todas as composies a fonte de luz reside numa janela, que ilumina o espao interior.

Vermeer A intemporalidade e a tranquilidade transparecem deste quadro. As silenciosas actividades das personagens so separadas e independentes umas das outras. Que estaro a fazer as crianas?

Uma rua de Delft. 1657-58, leo sobre tela, 54,3 x 44 cm, Rijksmuseum, Amsterdo

A pintura barroca - tendncias

Vermeer
Em A vista de Delft, cidade parcialmente representada e iluminada pelo sol que rompe as nuvens, ressalta a claridade atmosfrica , a profundidade espacial e a variao de luz. H quem sugira ilaes polticas nesta vista: o edifcio mais iluminado albergava o tmulo de Guilherme I de Orange, smbolo da independncia nacional.
Vista de Delft, 1659-60 leo sobre tela, 98,5 x 117,5 cm., Mauritshuis, Haia

A pintura barroca - tendncias

Vermeer O mapa uma superfcie sobre a qual se faz a montagem do mundo e exprime o progresso do conhecimento. Em contraste com a cena mundana - um soldado a seduzir uma mulher dando-lhe vinho -, salienta-se o grande mapa que ocupa a parede.
Oficial com mulher sorridente, c. 1657 leo sobre tela, 49.2 x 44.4 cm., Frick Collection, Nova Iorque

A pintura barroca - tendncias

Vermeer Neste complexo quadro , em que o pintor se autoretrata de costas, uma esplndida representao de um mapa ocupa a parede central. A cartografia uma criao anloga arte de pintar. A tapearia conduz-nos pintura
A arte da pintura, 1665-67 leo sobre tela, 120 x 100 cm, Kunsthistorisches Museum, Viena

A pintura barroca - tendncias

Vermeer O mapa por si s uma pintura: a Holanda est na orla de um mar repleto de navios, emoldurada por vistas topogrficas das principais cidades e cartelas brasonadas. uma smula da arte cartogrfica da poca.

A arte de pintura, 1665-67 (pormenor) leo sobre tela, 120 x 100 cm, Kunsthistorisches Museum, Viena

A pintura barroca - tendncias

Vermeer

Como o gegrafo, o astrnomo era tambm um cartgrafo profissional.

O astrnomo, c. 1668 leo sobre tela, 50 x 45 cm, Museu do Louvre, Paris

A pintura barroca - tendncias

Vermeer Como o gegrafo, o astrnomo era tambm um cartgrafo profissional.

O gegrafo, c. 1668, , leo sobre tela, 53 x 46,6 cm, Stdelsches Kunstinstitut, Frankfurt Kunstinstitut,

A pintura barroca - tendncias

Vermeer

Neste quadro repete-se a citao de mapas. Mas outro tema irrompe: Mulheres que lm cartas. So um tema recorrente na curta obra de Vermeer. Curiosamente, a Holanda valorizava o ensino de ambos os sexos como factor de progresso.

Mulher de azul lendo uma carta, 1663-64 , 1663leo sobre tela, 46,6 x 39,1 cm., tela, Rijksmuseum, Amsterdam

A pintura barroca - tendncias

Vermeer Este quadro uma obra inicial. O rosto, com sinais de preocupao, reflectese nas vidraas da portada. A janela, alm de assegurar a entrada da luz, parece aqui sugerir a vontade da mulher em contactar com o mundo exterior.
Rapariga lendo uma carta janela, 1657 leo sobre tela, 83 x 64,5 cm., Gemldegalerie, Dresden

A pintura barroca - tendncias

Vermeer

A msica e a leitura aparecem associadas. A indiscrio do professor e o olhar preocupada da rapariga, que se desvia da carta em direco ao espectador, no parecem augurar uma boa notcia.

A lio de msica interrompida, 1660-61 Oil on canvas, 39,4 x 44,5 cm., Frick Collection, New York

A pintura barroca - tendncias

Vermeer Em A carta de amor, a luz, inevitavelmente vinda da esquerda, resplandece como nunca. O brilho da cena encontra contraponto na intensidade da troca de olhares

A carta de amor, 1667-68 leo sobre tela, 44 x 38,5 cm., Rijksmuseum, Amsterdam

A pintura barroca - tendncias

Vermeer Repete-se a presena da criada, que, neste caso, sai da escurido, interrompendo a escrita de uma missiva com a entrega de uma outra. Por uma nica vez, a carta representada na sua dupla funo de escrita e de leitura.

A senhora e a criada, 1667-68 leo sobre tela, 89,5 x 78,1 cm., Frick Collection, Nova Iorque

A pintura barroca - tendncias

Vermeer

Este um dos seus retratos mais audazes. H na boca entreaberta, no olhar, no vermelho do chapu de plumas, algo ao mesmo tempo intenso e sublime.

Jovem com chapu vermelho1668 (?) leo sobre madeira, 23 x 18,1cm, National Gallery of Art, Washington

A pintura barroca - tendncias

Bibliografia
AA, Dicionrio de pintura, Lisboa, Editorial Estampa, 2005. - Barroque et Rococo, dir. Rolf Toman, Berlim, Feierabend, 2003. - FOUCAULT, Michel, Las meninas, in As palavras e as coisas. Uma arqueologia das cincias humanas, Lisboa, Edies 70, 2005 - GOMBRICH, E. H., Histria da arte, Lisboa, Publico/Phaidon,, 2006. - Histria da arte no Ocidente, coord. Martin Kemp, Lisboa, Editorial Verbo, 2006 - JANSON, H. W., Histria da arte, 3 ed., Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 1977. -SCHNEIDER, Norbert, Vermeer, 1632-1675. emoes veladas, Colnia, Tashen, 2001. - SLIVE, Seymour, Pintura Holandesa 16001800 , S. Paulo, Cosac & Naify Edicess 1998 - SVETLANA Alpers, A arte de descrever: a arte holandesa no sculo XVII, S. Paulo Edusp, 1999 . -LAMBERT, Gilles, Caravaggio, 1571-1510, Colnia, Tashen, 2001. - BOCKEMUHLm Michel, Rembrandt, 16061669. O mistrio da apario, Colnia, Tashen/Pblico, 20031. - O Barroco: arquitectura, escultura, pintura, edio de Rolf Toman, KonigsWinter, Konemann, 2004.
-

A pintura barroca - tendncias


Trabalho efectuado no mbito da aco sobre Recursos Educativos Digitais Escola. Antnio Arroio Jos Augusto Oliveira MMIX

Вам также может понравиться