Вы находитесь на странице: 1из 39

DIREITO PROCESSUAL PENAL I

Reviso 2010 Prof. Mauro Cabral

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Tutela Penal do Estado recebem esta tutela os bens penalmente protegidos, cuja violao importa na imposio de uma pena. Jus puniendi Direito de punir, pertencente ao Estado e que decorre da violao de uma norma tutelada penalmente.

jus libertatis Direito de Liberdade da pessoa. jus puniendi X jus libertatis = lide penal (conflito de interesses qualificado pela pretenso de um dos interessados e pela resistncia do outro Mirabete). Processo Penal o instrumento estatal destinado soluo da lide penal.

Direito Processual Penal conjunto de princpios e normas que regulam a aplicao jurisdicional do Direito Penal, a sistematizao dos rgos jurisdicionais, finalizando com a persecuo penal. Processo Penal Acusatrio contraditrio, pblico, imparcial, com distribuio das funes de acusar, defender e julgar a rgos distintos.

Aplicao da Lei Processual Penal


Lei Processual Penal Brasileira no Espao: 1. Princpio locus regit actum; 2. Aplica-se aos processos que vierem a desenvolver no territrio, sem prejuzo de convenes; 3. Somos submetidos ao Tribunal Penal Internacional, em carter subsidirio e para crimes de genocdio, contra a humanidade, guerra e agresso.

Lei Processual Penal no tempo: 1. A lei processual penal se aplica desde logo, sem prejuzo dos atos realizados na gide da lei anterior; 2. No retroativa nem ultrativa; 3. Se for norma mista, de carter processual e penal (material), prevalece a regra do Direito Penal.

Interpretao da Lei Processual Penal


Art. 3 - A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais do direito

Contagem de Prazo no Direito Processual Penal art. 798 CPP


Exclui o primeiro dia e inclui o ltimo; Comea a contar no primeiro dia til e termina sempre em dia til; Conta-se o prazo a partir: 1. da intimao; 2. da data de audincia se estiver presente; 3. do dia que a parte manifestar, nos autos, a cincia inequvoca.

Principais Princpios do Processo Penal


Devido Processo Legal art. 5 LIV, C.F. Ampla Defesa (tcnica e autodefesa) art. 5, LV, CF; Contraditrio art.. 5, LV, CF; Presuno de Inocncia art. 5. LVII, CF; Juiz natural (art. 5, LIII, CF) desdobrado tambm no princpio do Promotor natural (STF);

Publicidade art. 5, LX e 93, IX C.F. (excees: defesa da intimidade ou interesse social); Durao razovel do processo art. 5, LXXVIII C.F.; Motivao das decises art. 93, IX, CF; Verdade Real (excees admitidas: limitao para juntada de documentos no Plenrio do Jri; Reviso Criminal prejudicial ao ru; Inadmissibilidade de provas obtidas por meio ilcito; transao penal e extino da punibilidade);

Identidade Fsica do Juiz art. 399, 2 CPP; Imparcialidade do Juiz ( garantias: vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos)- arts. 252, 254 e 112 CPP e 95 CF Igualdade das Partes (art. 127 e 133 CF); Persuaco Racional ou Livre Convencimento (art. 155 CPP); Iniciativa das Partes (art. 129 I, CF)

Ne eat judex ultra petita partiun(arts. 383 e 384 CPP) Inadmissibilidade das provas obtidas por meio ilcito (art. 5 LVI); Favor Rei ( propicia aes e recursos exclusivos da defesa); Duplo grau de Jurisdio (art. 5 2 CF).

Inqurito Policial
Conceito : procedimento administrativo e investigatrio que tem por escopo fornecer elementos para o incio da ao penal; Atribuio local da consumao dos fatos. Para priso, no local da priso; Valor probatrio : relativo; No existe nulidade e os vcios no anulam o processo, podendo macular o prprio ato.

Inqurito Policial - Caractersticas


Escrito ( art. 9 CPP); Sigiloso (art. 20 CPP no se aplica ao Juiz, Promotor e Advogado); Oficial (elaborado pelo Estado); Oficioso (obrigatrio); Indisponvel (art. 17 CPP- impede arquivamento na Delegacia); Forma inquisitorial ( procedimento se concentra nas mos de uma s autoridade); Autoritrio (presidido por autoridade policial); Dispensvel (arts. 12; 27; 39 5 e 46 1 CPP).

Juizados Especiais Criminais


Crimes de menor potencial ofensivo; Se autoria conhecida e as circunstancias no indicarem a necessidade de Inqurito Policial, ser lavrado termo circunstanciado; No h priso em flagrante, ao menos se o autor dos fatos se recusar a assinar compromisso de comparecer sede do Juizado.

Incomunicabilidade
Art. 21 CPP; Constitucionalidade discutida ante a vedao constitucional da incomunicabilidade do preso durante o estado de defesa art. 136, 2, IV CF) Depende de deciso judicial, a requerimento da Autoridade Policial ou Ministrio Pblico; Prazo 03 dias; No atinge o advogado; Decretado por interesse da sociedade ou quando a investigao exigir.

Incio do Inqurito Policial art. 5 CPP


Portaria de ofcio; Requisio da Autoridade Judiciria; Requisio do Ministrio Pblico; Requerimento do ofendido ou seu representante legal; Requisio do Ministro da Justia; Auto de Priso em Flagrante.

PROVIDNCIAS ART. 6 CPP


Preservar o local do crime; Apreender objetos que interessem percia; Colher todas as provas (lcitas) que servirem ao esclarecimento do fato e suas circunstncias; Ouvir o ofendido; Proceder reproduo simulada dos fatos;

Ouvir o indiciado; Identificar o indiciado; Averiguar a vida pregressa do indiciado; Remeter, em 48 horas, nos crimes de violncia contra a mulher, eventual pedido de medidas protetivas (Lei 11.340/06); Solicitar autorizao para infiltrao de agentes policiais em organizaes criminosas ( leis 9034/95 e 11.343/06).

Concluso do I.P.
1. 2. 3. 4. Relatrio; Pode o M.P., a qualquer momento, manifestar-se no processo. Remetido ao MP pode ele: Oferecer Denuncia 05 dias preso e 15 solto; Requerer diligncias; Requerer o arquivamento; Requerer designao de audincia preliminar.

Arquivamento de I.P.
Requerido pelo M.P. e determinado pelo Juiz; Se arquivado, pode retomar as investigaes se surgirem novas provas (art. 18 CPP); irrecorrvel o despacho que determina o arquivamento do I.P. exceto nos casos de crime contra economia popular que cabe recurso do ofcio.

Discordando o Juiz do pedido de arquivamento:


1. 2. 3. 4. Remeter os autos ao Procurador Geral de Justia ( art. 28 CPP) que poder: Oferecer denncia; Designar outro Promotor para oferecer denncia; Requerer diligencia e designar outro Promotor para continuidade; Insistir no Arquivamento.

Inqurito Policial e Ao Penal Privada


Encerrado o inqurito policial, ele encaminhado ao Juzo competente onde aguardar provocao do ofendido ou, a requerimento do ofendido, ser entregue diretamente a este, mediante traslado.

Prazo para concluso de I.P


30 dias, solto (pode prorrogar); 10 dias, preso (improrrogvel); 15 dias, preso, Justia Federal (pode prorrogar por igual perodo); 90 dias solto e 30 dias preso (drogas) pode duplicar pedido; 10 dias, preso ou solto, crime contra economia popular.

Ao Penal
Pblica iniciada pelo Ministrio Pblico, pode ser incondicionada ou condicionada; Privada titularidade do ofendido ou seu representante legal, pode ser propriamente dita (exclusiva) e subsidiaria da pblica.

Ao Penal Pblica
1. Titularidade do M.P (oficialidade); Proposta por denncia; Obedece os princpios: Obrigatoriedade ou legalidade abrandada pela possibilidade de transao penal (discricionariedade regrada); 2. Indisponibilidade (abrandada pela suspenso condicional do processo); 3. Indivisibilidade ( exceto em composio civil); 4. Intranscendncia.

Representao
Ao Penal Pblica Condicionada; Condio de Procedibilidade; Prazo seis meses, em regra, do conhecimento da autoria; Retratao at oferecimento da Denncia (lei 11.340/06 aps oferecimento, antes do recebimento).

Ao Penal Privada
1. 2. 3. Iniciada por queixa ou queixa-crime; Vtima querelante e ru querelado; Principais princpios: Oportunidade (decadncia e renncia); Disponibilidade (perempo e perdo); Indivisibilidade (exceto em composio civil). Personalssima induzimento essencial e ocultao de impedimento ( art. 236 CP).

A) B) C)

D)

2008.1 Acerca do princpio da inocncia, assinale a alternativa correta: O juiz deve ter plena convico de que o acusado responsvel pelo delito, bastando a dvida a respeito da sua culpa para absolv-lo; O ru tem o dever de provar sua inocncia e cabe ao acusador apresentar indcios de autoria e materialidade; Com a deciso de pronncia, que reconhece a existncia de crime e indcios de autoria, o nome do ru pode ser includo no rol dos culpados; A restrio liberdade do acusado antes da sentena definitiva deve ser admitida sempre que se verificar o fumus boni juris, independente da existncia do periculum in mora

2007.1 Acerca do Inqurito Policial, assinale a alternativa correta: A)Do plexo de direitos dos quais titular o indiciado, instrumento a prerrogativa do advogado de acesso aos autos, da qual, porm, excluram-se os IPs, que correm em sigilo; B)No direito fundamental do indiciado, no curso do IP, fazer-se assistir por advogado; C)No curso do IP, ao indiciado, no dado o direito de manter-se em silncio; D)Todo IP modalidade de investigao que tem seu regime jurdico traado a partir da Constituio Federal, mecanismo que das atividades genuinamente estatais de segurana pblica.

A)

B)

C) D)

2008. Com base no CPP, assinale a opo correta acerca do inqurito policial: O MP, caso entenda serem necessrias novas diligncias, por consider-las imprescindveis ao oferecimento da denncia, poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial; Se o rgo do MP, em vez de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do IP o juiz determinar a remessa de ofcio ao tribunal de justia para que seja designado outro promotor para oferec-la; A autoridade Policial, caso entenda no estarem presentes indcios de autoria, poder mandar arquivar o IP; Depois de ordenado o arquivamento do I.P. pela autoridade judiciria, a autoridade policial no poder proceder a novas pesquisas, ainda que tome conhecimento de outras provas.

A) B) C)

D)

2009.1 Em relao ao inqurito policial, assinale a opo incorreta: Caso as informaes obtidas por outros meios sejam suficientes para sustentar a inicial, o IP torna-se dispensvel; O MP no poder requerer a devoluo do IP autoridade policial, seno para que sejam realizadas novas diligencias, imprescindveis; Na hiptese de Ao Penal Publica, condicionada ou incondicionada, a autoridade policial dever instaurar, de ofcio, o I.P. sem que seja necessria provocao ou representao; A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de I.P

2008.2 Maria, que tem 18 anos de idade, universitria e reside com os pais, que a sustentam financeiramente, foi vtima de crime que processado mediante ao penal pblica condicionada representao. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta:

A) Caso Maria venha a falecer, prescrever o direito de representao se seus pais no requererem a nomeao de curador especial ao Juiz, no prazo legal; B)O representante legal de Maria tambm poder mover a ao penal, porque Maria era sua dependente econmica; C)Caso Maria deixe de exercer o direito de representao, a condio de procedibilidade da ao penal poder ser satisfeita por requisio do Ministro da Justia; D) Caso Maria represente e o MP no promova ao no prazo legal, Maria poder mover ao penal privada subsidiria da Pblica.

Denncia ou Queixa
Peas iniciais da Ao Penal Pblica; Requisitos (art. 41 CPP): 1. Exposio dos fatos em todas as suas circunstncias- imputao; 2. Identificao do autor; 3. Capitulao; 4. Pedido de condenao; 5. Rol de testemunhas.

Causas de rejeio da inicial art.395 CPP


1. For manifestamente inepta; 2. Faltar pressuposto processual (existencia de um Juiz competente; relao concreta de direito penal e presena de rgo regular da acusao e, posteriormente, interveno da defesa) ou condio da ao (possibilidade jurdica do pedido, interesse de agir e legitimidade para a causa); 3. Faltar justa causa para o incio da ao penal.

Recursos contra rejeio


Recurso em sentido estrito regra 05 dias; Apelao nos crimes de menor potencial ofensivo 10 dias.

Ao Civil Ex delicto
Necessidade de sentena penal condenatria com transito em julgado; Executa no cvel pelo valor mnimo fixado para indenizao ou por liquidao do valor art. 63 CPP; No se confunde com Ao de Reparao de danos por ato ilcito;

Ao Civil de Reparao de danos


Quando no existir sentena criminal transitada em julgado; O Juiz deve sobrestar o andamento do feito por um ano podendo prorrogar at final deciso penal; Sentena absolutria que reconhea a inexistencia do fato; que prove no ter sido o acusado o autor dos fatos e que reconhea causa extintiva da punibilidade impedem a ao civil art. 65 e 66 do CPP

Вам также может понравиться