Вы находитесь на странице: 1из 32

Os desafios ticos para a pesquisa em educao na perspectiva de Paulo Freire

Prof. Dr. Bianco Zalmora Garcia 1 Encontro de Pesquisas em Educao: Confluncias e divergncias na pesquisa em Educao
UENP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARAN Campus de Cornlio Procpio

Parte I
A teoria da ao dialgica em Paulo Freire

Parte I

A teoria da ao dialgica
 A teoria da ao dialgica de Freire tem como horizonte a defesa da tica Universal do Ser Humano, enquanto expresso da prpria natureza de nossa espcie, que vai sendo construda e reinventada ao longo da histria.  Ela se fundamenta em duas dimenses crticas convergentes e indissociveis que se referem nossa condio de ser humano, na unidade, como ser tico e ser de conhecimento. A teoria da ao dialgica se orienta para a constituio da subjetividade tica e epistmica na e pela prxis na perspectiva da humanizao e libertao.

Parte I

A teoria da ao dialgica
 A radicalidade tica do pensamento de Paulo Freire constitui-se na centralidade da liberdade-libertao que marca a concepo da ao dialgica, em suas interfaces terico-prticas, dialeticamente convergentes: ao poltica de transformao social e ao poltica educativa.  A liberdade emerge da prpria natureza do dilogo que se enraza na radicalidade ontolgica vivenciada por todo ser humano: em sua abertura vital ao mundo e aos outros como ser inacabado e impulsionado na sua vocao de ser mais: humanizar-se na humanizao do mundo.

Parte I

A teoria da ao dialgica
 A radicalidade ontolgica de todo ser humano: a abertura vital ao mundo e aos outros que todo ser humano vivencia historicamente em sua experincia fundante enquanto ser inacabado que se torna consciente de seu prprio inacabamento.  Esta a razo pela qual, ao resgatar-se pelo dilogo como conscincia de si em sua conscincia de e para outro, sujeito entre sujeitos, o ser humano v-se impulsionado a mover-se no mundo e com o mundo em busca ininterrupta por realizar sua vocao do ser mais.

Parte I

A teoria da ao dialgica
 A interpretao dialtica sobre a vida humana que, enquanto presena no mundo, vai se gestando na histria, a partir da interveno nas realidades constitutivas do prprio mundo, o fundamento para conceber uma tica universal do ser humano. Quando falo da tica universal do ser humano estou falando da tica enquanto marca da natureza humana enquanto algo absolutamente indispensvel convivncia humana. [...] falo de sua vocao ontolgica para o ser mais, como de sua natureza constituindo-se social e historicamente (Pedagogia da
Autonomia.1997: 20).

Parte I

A teoria da ao dialgica
 A natureza humana no est pronta e tampouco um a priori da histria. Estamos em constante busca para realizar nossa vocao ontolgica de nos tornarmos mais humanos e humanizarmos o mundo.  No significa que a humanizao seja de fato algo, absolutamente certo e automaticamente realizvel na histria. A negao do ser mais enquanto vocao ontolgica do ser humano tambm possvel, tanto que um fato concreto na histria.  Enquanto seres da busca, nos encontramos sempre imperfeitos, inconclusos e condicionados por situaes limites que atrofiam nosso prprio ser e nos desumanizam.

Parte I

A teoria da ao dialgica
 O dilogo restabelece o direito do ser humano, como sujeito, de pronunciar o mundo pela palavra concebida como sntese da ao e reflexo, isto , palavra concebida como prxis.  Em virtude da intersubjetividade originria do dilogo, a pronncia do mundo realizada necessariamente na reciprocidade solidria dos sujeitos envolvidos, comprometidos co-responsavelmente.  Neste sentido, o dilogo apresenta um substrato ticonormativo para a coordenao das aes dos sujeitos, particularmente nas prticas de educao e pesquisa, orientadas para a transformao da realidade.

Parte I

A teoria da ao dialgica
 A liberdade emerge da prpria natureza do dilogo, isto , do substrato tico-normativo da dialogicidade que configura e informa a ao autntica, substantivamente democrtica: aquela orientada na liberdade para a liberdade.  No dilogo, toda ao coordenada apresenta-se como uma ao radicalmente democrtica: a tica freireana uma tica substantivamente democrtica.  A liberdade configura a ao e dela, ao mesmo tempo, constitui sua finalidade. Deste modo, Freire compreende a prxis autntica, isto , a palavra verdadeira cuja pronncia seja a de transformar o mundo.

Parte I

10

A teoria da ao dialgica
 Toda ao dialogicamente coordenada, em particular aquela que se manifesta nas prticas educativas e de pesquisa, tem por finalidade a transformao da em todas as suas dimenses, realidade humanizando-a, e por este modo permite que mulheres e homens se resgatem e se reconheam em sua dignidade como sujeitos de sua histria e no como meros objetos.  A libertao, como sentido emancipatrio da ao dialgica - ao substantivamente poltica e adjetivamente educacional - situa-se no horizonte de uma viso utpica de sociedade e impe desafios ticos educao e a pesquisa: responsabilidade e coerncia radicalmente assumidas.

Parte I

11

A teoria da ao dialgica


A dialogicidade, intrnseca abertura vital de todo ser humano em relao ao mundo e aos outros, integra a compreenso da existncia humana: inacabado, consciente de sua incompletude e essencialmente insatisfeito, o ser humano vai se reinventando em sua busca por ser mais. A dialogicidade constitui-se na prpria condio existencial de humanizao e nela engendra a radicalidade tica da liberdade e da solidariedade substantivamente democrtica, que se traduz na busca esperanosa e permanente de emancipao.

Parte I

12

A teoria da ao dialgica


A dialogicidade envolve uma racionalidade molhada de afetividade que imprime sua orientao tico-normativa a toda ao que se realiza sob horizonte emancipatrio da humanizao de mulheres e homens engajadas/os solidaria e co-responsavelmente na transformao do mundo, na e pela prxis. A partir da compreenso deste mover-se do ser humano na histria se pode reconhecer na ao dialgica a sua inerente politicidade (ato poltico) e, por ela, a sua referncia epistmico-pedaggica, isto , sua educabilidade (ato gnosiolgico).

Parte I

13

A teoria da ao dialgica


A politicidade no pode ser considerada como um mero atributo ou uma mera dimenso da ao dialgica que se realiza na prxis, mas a sua prpria substncia. Portanto, toda ao dialgica uma ao poltica e como tal, por sua orientao emancipatria, desdobra-se, de forma interdependente, em prticas polticotransformadoras e em prticas poltico-pedaggicas. Agora eu digo que, para mim, a educao poltica. Hoje, digo que a educao tem a qualidade de ser poltica, o que modela o processo de aprendizagem. A educao poltica e a poltica tem educabilidade
(FREIRE E SHOR, Medo e Ousadia, 2003: 76-77).

Parte I

14

A teoria da ao dialgica


Os dois planos de orientao terico-prtica da ao dialgica as prticas polticas e educativas propriamente ditas se relacionam, convergem e dialeticamente se pressupem. Ambas no podem prescindir do conhecimento crtico construdo intersubjetivamente, de forma dialgica. A dialogicidade permite a Freire reconceituar a relao teoria e prtica em sua unidade dialtica, alm da qual no h prxis autntica. Neste sentido todo ato educativo torna-se um ato de conhecimento e toda busca do conhecimento, enquanto ao dialgica, qualifica-se como educativo, e como tal desdobra-se na ao transformadora.

Parte I

15

A teoria da ao dialgica


Pela intersubjetividade dialgica, estabelece-se a comunicao entre os sujeitos cognoscentes que se debruam sobre o objeto do conhecimento no mundo que compartilham. Para Freire, deste modo constitui-se o verdadeiro conhecimento e, por sua vez, permite uma insero cada vez mais crtica na realidade. Supera-se a contradio entre ensinar e aprender: No h docncia sem discncia, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenas que os conotam, no se reduzem condio de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprender Pedagogia da Autonomia, p.25

 

16

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo em Paulo Freire

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo


17

Para Freire, o ser humano, historicamente situado no mundo e com o mundo, ao reinventar-se, experimenta continuamente a tenso existencial entre estar sendo para poder ser e de estar sendo o que herda e o que adquire. Este permanente ato criador do sujeito, no sentido da humanizao, exige o exerccio da criticidade (assuno do sujeito epistmico) para que, no enfrentamento das contradies da realidade, possa assumir livre e intersubjetivamente decises, opes e rupturas (assuno do sujeito tico): ser sujeito epistmico e tico, na e pela prxis, em solidariedade dialgica, tomando co-responsavelmente as rdeas da histria em suas mos.

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo


18

Na condio de sujeitos, mulheres e homens se apresentam existencialmente inconclusos, condicionados e no determinados e, por isso, abertos co-responsavelmente s possibilidades de mudanas e de transformaes da realidade: nisso compreende-se a eticidade da presena humana no mundo, com o mundo e com outros seres humanos. A responsabilidade de decidir e optar envolve liberdade, autodeterminao e criticidade: ser sujeito. Neste sentido, mulheres e homens, necessariamente em suas relaes com o mundo e com os outros, tornam-se verdadeiramente seres ticos.

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo


19

A crena freireana na humanizao rejeita veementemente toda e qualquer forma de manipulao e discriminao que negam a radicalidade ontolgica de todo ser humano e impedem-no de lutar por sua humanizao por meio da ao transformadora das estruturas anti-dialgicas injustas e opressoras - em que se encontra coisificado ou quase coisificado: impedem-no de se tornar sujeito da ao. A f amorosa e esperanosa no poder criador de mulheres e homens, na perspectiva tica, revela a concepo freireana acerca da condio radical de todo ser humano em que se enraza o fundamento da eticidade ou da tica universal do ser humano. 19

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo


20

Liberdade, autonomia, responsabilidade e capacidade de deciso, de escolha e de intervir so atributos que somente podem ser conferidos ao sujeito da ao que, em virtude de sua vocao ontolgica, torna-se ser tico. Ao se fazer capaz de observar, intervir, optar, o sujeito torna-se apto a escolher entre prosseguir ou romper com a prpria eticidade. Convm ressaltar que para Freire, ser tico no uma qualidade que se agrega ao humana. intrnseca constituio mesma do ser humano compreendido em sua experincia vital pela qual se assume como sujeito, capaz de escolha e deciso racionais.

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo


21

O ser humano confronta-se com o incessante desafio da desumanizao, como distoro daquela vocao. A humanizao s pode ser ponderada na compreenso dialtica desta tenso existencial entre a possibilidade de ser e de no ser, de oprimir e de libertar-se, de estar sendo diminudos como objetos e de estar autenticando-se como sujeitos. Enfim, a eticidade emerge propriamente desta tenso radical e profunda que envolve a experincia existencial de todo ser humano, cuja relao dialtica entre conscincia intencionada ao mundo e conscincia de si como ser inacabado implica o permanente movimento de busca por ser mais.

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo


22

O sentido tico da presena humana no mundo aponta para um processo permanente de conquista de emancipao: exige a denncia da desumanizao situao de excluso, alienao e dominao - que, em suas razes estruturais econmicas, educacionais e scio-culturais distorce a vocao ontolgica do ser humano, enquanto sujeito, no seu mover-se no mundo e com o mundo e com os outros. A radicalizao tica marca a necessidade de empreender formas solidrias e emancipatrias de ao orientadas para assuno e auto-reconhecimento crtico de mulheres e homens como sujeitos de sua humanizao. Abre-se ao anncio, esperana, sonho possvel que se projeta ao indito vivel.

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo


23

Em Pedagogia da Autonomia, Freire denomina a tica universal do ser humano como uma tica da solidariedade fundada na compreenso de que mulheres e homens so capazes de se assumirem como sujeitos fazedores da histria e que, na histria, se fazem, e como tais, capazes de deciso, de ruptura, de opo, como seres ticos . Freire rejeita qualquer forma de discriminao como ofensa a radicalidade ontolgica do ser humano e, portanto, incompatvel com os pressupostos normativos da substantividade democrtica radicada na vocao ontolgica de todo ser humano: uma tica da unidade na diversidade.

Parte II
O sentido tico da presena humana no mundo e com o mundo


24

Em Pedagogia da Autonomia, Freire afirma: O inacabamento de que nos tornamos conscientes nos fez seres ticos. O respeito autonomia e dignidade de cada um um imperativo tico e no um favor que podemos ou no conceder uns aos outros (p.66) As prticas polticas e educacionais de interveno no mundo no tem sentido algum se no forem pautadas no resgate da humanidade negada em milhes de pessoas pelo mundo todo, a partir de nosso quintal. Da a minha recusa rigorosa aos fatalismos quietistas que terminam por absorver as transgresses ticas em lugar de conden-las (p.113)

25

Parte III
Desafios da tica freireana na educao e na pesquisa

Parte III
Desafios da tica freireana na educao e na pesquisa


26

Por um lado, o compromisso tico autntico manifesta-se na rigorosidade metdica com que o sujeito aprofunda responsvel e criticamente sua curiosidade epistemolgica, enquanto inquietao indagadora, que o leva a buscar o desvelamento da realidade. Diz Freire, em Pedagogia da Autonomia: sem rigorosidade metdica no h pensar certo
(p.55)

Por outro lado, a rigorosidade tica implica na radical coerncia no agir e no pensar e pressupe a f-amorosidade pelo ser humano aliada indignao a justa raiva - de sua negao. Todo pensar certo radicalmente coerente (ibid. p.37)

Parte III
Desafios da tica freireana na educao e na pesquisa


27

Conhecer e agir constituem-se indissociavelmente como interfaces de uma mesma ao humana. Esta, por sua vez, pressupe que o sujeito da ao a rigorosidade assuma responsavelmente epistemolgica da curiosidade e a rigorosidade tica da coerncia na abordagem crtico-reflexiva e comprometida da realidade, nas prticas educativas e de pesquisa. Este duplo dimensionamento impe a cada um de ns, (1) de um lado, a responsabilidade epistemolgica de conhecer criticamente a realidade e nela atuar transformando-a na perspectiva da humanizao do ser humano e do mundo onde esta inserido.

Parte III
Desafios da tica freireana na educao e na pesquisa


28

(2) De outro lado, a responsabilidade de agir, em particular na docncia e na pesquisa, com radical coerncia segundo coordenadas tico-normativas determinadas pelo sentido emancipatrio que orienta a prxis dialgica (responsabilidade tica). Nas prticas educativas e de pesquisa, a primeira exigncia: conhecer rigorosamente a realidade. Segunda exigncia consiste no comprometimento e engajamento e, por fim, a terceira exigncia consiste na autntica humildade que deve caracterizar a rigorosidade sem transform-la em arrogncia intelectual.

Parte III
Desafios da tica freireana na educao e na pesquisa


29

Na educao e na pesquisa, o vinculo rigorosidadehumildade na ao-compromisso no pode ser rompida, sob pena de incorrer, de um lado, na negao da humildade manifesta no descaso elitista com que s vezes at certos intelectuais progressistas tratam o saber popular. De outro lado, a negao da rigorosidade ocorre ao mitificar a sabedoria popular, imobilizando-se nela. A humildade envolve amorosidade crtica e escuta: exigncia radical do reconhecimento do outro como outro, na sua alteridade, enquanto sujeito, no seu direito de pronunciar a palavra negada.

Parte III
Desafios da tica freireana na educao e na pesquisa


30

A ao dialgica constitui-se como ato de liberdade e para a liberdade. Entretanto, a liberdade no pode ser confundida com o laissez faire, sem comprometimento com o resultado da ao. Isso no liberdade. Freire afirma, em Pedagogia da Autonomia, que no domnio da deciso, da avaliao, da liberdade, da opo, que se instaura a necessidade da tica e se impe a responsabilidade. A prticas dialgicas educativas e de pesquisa devem se orientar coerentemente por relaes horizontais e simtricas entre os sujeitos, na liberdade de pronunciarem a palavra, mediados pelo mundo que buscam conhecer.

Parte III
Desafios da tica freireana na educao e na pesquisa


31

Segundo Freire, o ato cognoscente em particular nas prticas educativas e de pesquisa - constitui-se autenticamente como interveno no mundo. No h ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda no conheo e comunicar ou anunciar a novidade (Pedagogia da Autonomia, p. 29)

32

Os desafios ticos para a pesquisa em educao na perspectiva de Paulo Freire


Prof. Dr. Bianco Zalmora Garcia
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Filosofia

e-mail: bianco@sercomtel.com.br Londrina Paran

Вам также может понравиться